domingo, 13 de março de 2011

Deputado do castelo está ameaçado de despejo

Deputado do castelo está ameaçado de despejo


Publicação: 05/03/2011 13:03 Atualização:


Depois de ficar famoso no Brasil inteiro como o deputado do castelo, Edmar Moreira (PP) se vê envolvido agora numa história com um imóvel bem mais modesto: o apartamento funcional cedido pela Câmara para moradia de parlamentares. Conhecido pela suntuosa construção que ergueu na década de 1980 no interior de Minas Gerais, o ex-deputado extrapolou o prazo fixado pela Câmara para devolução do imóvel, que continua ocupando mesmo depois de ter sido derrotado na disputa pela reeleição em 2010. A data final para desocupação do apartamento era o dia 2.

O quarto-secretário da Câmara, Júlio Delgado (PSB), responsável pelo setor de habitação da Casa, enviou notificação ao ex-parlamentar. Caso Moreira não desocupe o imóvel até a semana que vem, Delgado afirma que entrará com ação de despejo. “Precisamos do imóvel, que será usado por outros parlamentares”, argumenta. Conforme o regimento da Câmara, os deputados têm 30 dias, contados a partir do início da legislatura, em 1º de fevereiro, para devolver os apartamentos. Como as eleições foram em 3 de outubro, Edmar teve, portanto, cinco meses para deixar o imóvel.

Segundo Delgado, a relutância do ex-parlamentar em entregar o apartamento ocorre exatamente no momento em que aumentou a demanda pelas habitações fornecidas pela Câmara. “Em 2007, foram 200 pedidos de apartamentos e 300 de auxílio-moradia. Este ano, a situação se inverteu. Foram 300 solicitações de imóveis e 200 de auxílio-moradia. Também segundo o regimento da Câmara, os parlamentares são obrigados a optar por um ou outro. No caso do auxílio, o valor é de R$ 3 mil mensais. A pequena parte restante dos deputados, por já ter casa em Brasília, dispensa os dois benefícios.

Para complicar, o quarto-secretário diz que, do estoque de apartamentos, um total de 430 imóveis, cerca de 80 estão sem condições de uso e 140 estão em reforma. Como o total disponível não será suficiente para atender todos os parlamentares, a Câmara estabeleceu critérios para ocupação dos apartamentos. Deputados que vão mudar com a família para Brasília, por exemplo, têm prioridade. Os que não conseguirem receberão o auxílio-moradia até que os imóveis em reforma estejam prontos. Parte das obras serão concluídas até julho. Os apartamentos têm três quartos – um deles suíte –, escritório e dois banheiros.

Histórico
Edmar Moreira passou a ser conhecido como o senhor do castelo em 2009, quando foi indicado corregedor da Câmara dos Deputados. A construção não foi incluída na declaração de Imposto de Renda do parlamentar, que se defendeu afirmando ter vendido o complexo, avaliado em R$ 20 milhões, para o filho. Edmar, que à época pertencia ao DEM, perdeu o cargo de corregedor e, em seguida, deixou o partido para evitar expulsão. A reportagem tentou contato com o ex-parlamentar por intermédio do gabinete do filho, o deputado estadual Leonardo Moreira (PSDB), mas não houve retorno.
Fonte: Correio Braziliense 

Dilma lamenta morte do ex-deputado Eduardo Valverde

Dilma lamenta morte do ex-deputado Eduardo Valverde

A presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do ex-deputado federal Eduardo Valverde, do PT de Rondônia, em acidente de trânsito ocorrido na noite desta sexta-feira.

A seguir, a nota divulgada há pouco pela Presidência da República com as palavras de Dilma:
"Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-deputado federal Eduardo Valverde (...).
Carioca que morava em Rondônia há 20 anos, Valverde atuou firmemente para a consolidação sindical daquele estado, participando diretamente da fundação de vários sindicatos e do Partido dos Trabalhadores, no qual exercia, atualmente, a função de presidente regional do estado de Rondônia. Como auditor fiscal do trabalho e parlamentar, lutou pelas causas sociais, pela erradicação do trabalho escravo e contra a exploração do trabalho de crianças e adolescentes.

Fonte: O ESTADO DE S.PAULO

O impasse criado em torno da provável saída do prefeito Gilberto Kassab do DEM

O impasse criado em torno da provável saída do prefeito Gilberto Kassab do DEM já começa a preocupar políticos mogianos, temerosos de que os desdobramentos da longa novela possam interferir no relacionamento – excelente, até agora – entre a Prefeitura de Mogi e o Governo do Estado de São Paulo. Não é segredo para ninguém que o prefeito Marco Bertaiolli (DEM), mais do que integrante do grupo político de Kassab, é também afilhado político do prefeito paulistano. E que para onde Kassab pender, também penderão Bertaiolli e seu grupo. Ocorre que a saída dele do DEM está intimamente ligada a um projeto político de médio prazo, voltado para uma candidatura a governador do Estado de São Paulo, em 2014. Acontece que Alckmin já trabalha pensando em sua reeleição, o que pode azedar de vez o entendimento pleno que vem sendo a marca de seu governo, pelo menos até agora, com Mogi das Cruzes. Basta se ver quantos secretários de Estado, membros do primeiro escalão alckmista, já visitaram Mogi ou receberam, em seus gabinetes, o prefeito Bertaiolli, demonstrando evidente disposição de atenderem aos pleitos da Cidade. A preocupação de políticos ligados ao governo municipal é que a tão esperada oportunidade de obter o máximo possível da atual administração estadual em favor de Mogi possa vir a ser interrompida por conta de questões político-partidárias, que se esboçam no horizonte nublado do principal líder político do DEM no Estado. Diante de tal quadro, só é possível ter certeza de uma coisa: o prefeito Bertaiolli terá de demonstrar toda sua capacidade de articulação para, ficando ao lado de Kassab, não permitir que isso venha a se confrontar com os interesses políticos do governador. Um desafio que, se não for enfrentado com perícia e muito jogo de cintura, poderá jogar por terra um cenário favorabilíssimo à sua administração, com reflexos evidentes para o seu próprio futuro dentro da política. A sorte está lançada.


Fonte: O Diário de Mogi

O PR deu início a um amplo processo de reestruturação interna em todo o Estado de São Paulo.

O PR deu início a um amplo processo de reestruturação interna em todo o Estado de São Paulo. Sob alegação de que é preciso valorizar "pessoas realmente comprometidas com o crescimento acelerado do partido", o comando regional da agremiação simplesmente destituiu as Comissões Provisórias dos Diretórios Municipais de cerca de 200 municípios, um terço de todo o Estado, as quais serão remontadas com gente de confiança do presidente Tadeu Candelária – ou do deputado federal Valdemar Costa Neto. O processo de reformas do PR foi profundo, a ponto de não poupar sequer Provisórias de municípios como São José dos Campos, São José do Rio Preto e Guarulhos. A traumática decisão já está provocando uma verdadeira romaria de inconformados políticos à sede do Diretório Regional, em São Paulo. Pouco adiantam os protestos ou apelos. As decisões foram tomadas em cima do mapa eleitoral do Estado, tendo por base a votação obtida pelos candidatos do PR em cada uma das cidades ou regiões, nas eleições passadas. Entre os destituídos, há quem diga que tais medidas se basearam, principalmente, nos votos obtidos por Valdemar Costa Neto. Fontes ligadas ao partido não confirmam. Mas o caso de São José dos Campos é exemplar. Ali, onde Valdemar teve perto de 1.300 votos, o presidente da Provisória alcançou mais de 45 mil, conseguindo a segunda suplência na Assembléia Legislativa. As suspeitas de traição por lá recaem ainda sobre outros dois vereadores que teriam apoiado candidatos a deputado federal da Cidade, pertencentes a outros partidos. Fatos semelhantes teriam ocorrido em outras localidades. Por isso, o drástico corte, a pouco mais de um ano e meio das eleições municipais. Tempo suficiente para as reestruturações, segundo uma fonte. Como quarta maior força eleitoral do País – perdendo apenas para PT, PSDB e PTB –, o PR deixou para trás os tempos de pequenez para se transformar em objeto de desejo de muitos políticos. A ponto, diz a fonte, de agora poder escolher as pessoas com quem deverá se aliar. Ousada ao extremo, a destituição das Provisórias será um teste decisivo para o partido – e, principalmente para Costa Neto – nas eleições do próximo ano. Os resultados nessas cidades serão o termômetro que dirá se tal medida foi acertada. Ou não.


Fonte:O Diário de Mogi

O deputado André do Prado (PR)

O deputado André do Prado (PR), que irá tomar posse na próxima terça-feira, aprova o processo de reestruturação interna deflagrado pelo comando regional de seu partido – leia-se Valdemar Costa Neto –, que destituiu cerca de 200 Comissões Provisórias de cidades do Estado de São Paulo, onde foram detectados indícios de infidelidade partidária durante as eleições passadas. "Os diretórios serão renovados onde ficou evidente que não houve compromisso partidário de seus dirigentes no pleito passado", disse André à coluna, confirmando a informação divulgada ontem, com exclusividade, neste espaço. A renovação do PR deverá alcançar perto de um terço das cidades do Estado, mas o deputado, pessoa de confiança do deputado federal Valdemar Costa Neto, acredita que haverá tempo suficiente para um rearranjo pleno, antes das eleições municipais do próximo ano. Segundo Prado, o crescimento dos últimos tempos, que levou o PR à condição de quarta maior legenda do País, deverá facilitar a recomposição das Comissões Provisórias destituídas, já que tem sido intensa a procura de políticos de renome pela agremiação. "O PR está buscando pessoas comprometidas com o partido, suas bandeiras e interesses para continuar crescendo. E para isso, é fundamental ampliar o quadro de deputados, vereadores e prefeitos para conquistar cada vez mais tempo no rádio e tevê. Vamos buscar a melhor opção em cada Município", disse André. O ex-prefeito de Guararema tem autoridade para falar sobre o assunto: afinal, foi ele quem após ter deixado a Prefeitura de Guararema, percorreu todo o interior do Estado cuidando da formação de diretórios e reestruturando o partido para as eleições presidenciais e legislativas passadas. Todo esse trabalho também colaborou para a sua eleição a deputado estadual, no final do ano passado.


Fonte: O Diário de Mogi

O deputado André do Prado (PR)

O deputado André do Prado (PR), que irá tomar posse na próxima terça-feira, aprova o processo de reestruturação interna deflagrado pelo comando regional de seu partido – leia-se Valdemar Costa Neto –, que destituiu cerca de 200 Comissões Provisórias de cidades do Estado de São Paulo, onde foram detectados indícios de infidelidade partidária durante as eleições passadas. "Os diretórios serão renovados onde ficou evidente que não houve compromisso partidário de seus dirigentes no pleito passado", disse André à coluna, confirmando a informação divulgada ontem, com exclusividade, neste espaço. A renovação do PR deverá alcançar perto de um terço das cidades do Estado, mas o deputado, pessoa de confiança do deputado federal Valdemar Costa Neto, acredita que haverá tempo suficiente para um rearranjo pleno, antes das eleições municipais do próximo ano. Segundo Prado, o crescimento dos últimos tempos, que levou o PR à condição de quarta maior legenda do País, deverá facilitar a recomposição das Comissões Provisórias destituídas, já que tem sido intensa a procura de políticos de renome pela agremiação. "O PR está buscando pessoas comprometidas com o partido, suas bandeiras e interesses para continuar crescendo. E para isso, é fundamental ampliar o quadro de deputados, vereadores e prefeitos para conquistar cada vez mais tempo no rádio e tevê. Vamos buscar a melhor opção em cada Município", disse André. O ex-prefeito de Guararema tem autoridade para falar sobre o assunto: afinal, foi ele quem após ter deixado a Prefeitura de Guararema, percorreu todo o interior do Estado cuidando da formação de diretórios e reestruturando o partido para as eleições presidenciais e legislativas passadas. Todo esse trabalho também colaborou para a sua eleição a deputado estadual, no final do ano passado.


Fonte: O Diário de Mogi

Cerimônia leva convidados à Assembleia

Cerimônia leva convidados à Assembleia

A posse dos deputados estaduais paulistas acontece no Plenário Juscelino Kubitschek, que tem capacidade para receber quase mil pessoas. Entretanto, a cerimônia também será transmitida por telões espalhados pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Cada um dos 94 deputados eleitos recebeu dez convites oficiais para distribuírem aos seus familiares. Porém, muitos optaram pela confecção de convites próprios, como foi o caso de André do Prado (PR), que mandou fazer mais 300 unidades para chamar amigos e parentes. "Toda a minha família estará presente, além de pessoas que me ajudaram a vencer essa eleição", explicou ele.
Mais experiente, Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) montou uma espécie de videoconferência em seu gabinete. "A gente chama os amigos e acompanhamos a posse juntos no gabinete, como se fosse uma sala de espera. Como os deputados são empossados um a um, dá para fazer isso, sem problemas", salientou Gondim.
Logo após a cerimônia, que deve começar às 15 horas, haverá a eleição da Mesa Diretiva, com a escolha do presidente, vice-presidente e secretários. (S.P.)

Fonte : O Diário de Mogi

Trabalho de revisão prevê extinção de até 400 leis

Trabalho de revisão prevê extinção de até 400 leis
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
"Deveremos distribuí-las em pelo menos quatro pacotes"
"São leis antigas que não têm mais efeito prático"
Protássio Nogueira,
Vereador
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) da Consolidação das Leis deverá encerrar os trabalhos até a primeira quinzena do próximo mês e o resultado será a extinção de 400 publicações das 6,5 mil existentes.
Segundo o presidente do grupo de trabalho, o democrata Protássio Ribeiro Nogueira, as leis suprimidas serão apresentadas ao plenário em blocos. "Deveremos distribuí-las em pelo menos quatro pacotes", adiantou. Cada parlamentar deverá analisar a proposta da CEV e somente após esta avaliação individual é que o conjunto de regras será votado pela revogação ou continuidade.
Nogueira acredita que as indicações da comissão especial deverão ser respeitadas. "São leis antigas que não têm mais efeito prático", afirmou.
A maioria das 400 publicações está compreendida entre os anos de 1949 e 1964. Para as regras neste intervalo de tempo, o trio que forma o grupo de trabalho no Legislativo entrou em consenso pela revogação. Olimpio Osamu Tomiyama (PTB) e Nabil Nahi Safiti (DEM) são os outros membros.
Apenas três leis estão fora deste período. E foram justamente elas que precisaram de uma discussão mais ampla. Trata-se de leis de 1966, transformações de cargos no funcionalismo público; 1976, que dispõe de doação de área para Coca-Cola, na Vila Jundiaí, em Brás Cubas; e de 1981, sobre a prorrogação de contrato de serviços do 17ª Batalhão da Polícia Militar em Mogi. "Nós, o departamento jurídico da Câmara e a empresa responsável pelo levantamento das leis, nos encontramos e resolvemos também incluí-las no pacote de revogação", explicou o presidente da CEV.
Os vereadores iniciaram os trabalhos da comissão em julho do ano passado. A expectativa era de que a apresentação do estudo terminasse ainda em 2010.


Leis históricas
Durante a análise das leis foram encontradas publicações inusitadas e muitas delas com relevante conteúdo histórico. Entre os exemplos destacados está o projeto de lei de 1959 que autorizava os primeiros estudos para a construção da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) e uma norma de 1949 que obrigava a devolução da cobrança indevida de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos moradores de Ferraz de Vasconcelos, quando a cidade pertencia a Mogi das Cruzes.
A consolidação das leis de Mogi foi realizada pela Auditoria e Desenvolvimento de Sistemas em Administração Municipal (Audipam). O investimento da Câmara foi de R$ 75 mil. A empresa também ficou responsável pelo serviço de busca criado na página da Câmara na Internet. A ferramenta permite que o cidadão tenha acesso aos projetos aprovados desde a criação do Legislativo mogiano.

Fonte: Mogi News

Nitroglicerina pura

Nitroglicerina pura
Tem o dedo e a mão inteira de um mogiano de coração, o jornalista e radialista João Carlos Alkmin Barbosa, o mais novo escândalo da área policial, aquele provocado pelo vazamento de um vídeo gravado no Shopping Pátio Higienópolis, em que o secretário de Estado da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, passa ao jornalista Mário César Flores, da Folha de S. Paulo, informações acerca de irregularidades de um funcionário de sua pasta.
Divulgação/ Daniel Carvalho


Amigo do Taubaté
Alkmin tem laços estreitos com Mogi das Cruzes há décadas, morou aqui na juventude, e tem o ex-vereador Benedito Faustino Taubaté Guimarães como um grande amigo. Foi o jornalista quem detonou a tal gravação em seu site, "Vejo São José", a bomba da revelação de que Ferreira Pinto resolveu atacar seus desafetos dentro da secretaria, dando à Imprensa o prato cheio do tráfico de informações que teria sido praticado pelo assessor da secretaria, sociólogo Túlio Kahn.


Primo-irmão
O jornalista Alkmin é primo do governador Geraldo Alckmin (PSDB), mora em São José dos Campos há algumas décadas, já sofreu e sobreviveu a dois atentados a tiros. Polêmico, ele falou do parentesco com Alckmin à Folha: "Infelizmente, sou primo dele (Alckmin). Mas não tenho relações com ele há muito tempo. Não me lembro da última vez em que falei com ele. Não tenho culpa de ser parente do ´picolé´. Mas sou do ramo bom da família, do ramo de Minas Gerais".
Divulgação


Pneumático
Foi Alkmin quem intermediou, em 2005, visitas de executivos da empresa de remodelagem de pneus BS Colway a Mogi. Tinha no então vereador Taubaté e no deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), também amigo do jornalista, entusiastas da instalação de uma unidade da empresa na cidade. O projeto não deu certo. Caiu na confusão da eleição da mesa diretiva da Câmara e refugou.
Divulgação


Amigo do Tiririca
Taubaté, por sua vez, foi entrevistado há alguns dias por uma equipe da Folha, vinculada à jornalista Mônica Bergamo. O motivo: saber em detalhes a relação do ex-vereador e hoje assessor do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) com o deputado federal Tiririca (PR/SP).


O culpado de tudo
A invenção política de Tiririca, feita com amor de pai por Taubaté no escritório do PR mogiano em 2009, como revelado com absoluta exclusividade por esta coluna no início da campanha eleitoral, acabou lançando o fenômeno eleitoral Brasil adentro, do hoje membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.




Lucena na Globo
Começou bem o deputado federal Roberto de Lucena (PV), cujo domicílio eleitoral é Arujá. Lucena foi entrevistado pelo "Jornal Hoje", da Rede Globo, na quinta-feira. O parlamentar, que é pastor evangélico, é autor do projeto de lei que quer liberar em todo o país o uso dos elevadores sociais por domésticas, porteiros e outros empregados. Se for aprovado, esse tipo de discriminação passa a ser crime, punido com prisão.




Unidos para sempre
Dirigentes do PT de Mogi negam a divisão do partido preconizada pelo petista Rodrigo Valverde em e-mail enviado à coluna na semana passada. Valverde citou as diversas tendências que compõem o partido e ressalvou que a filiação do presidente da OAB/Mogi, Marco Soares, está assegurada, embora sua candidatura a prefeito não tenha ainda entrado na pauta. Clodoaldo diz que não há tendências, que o partido está coeso e vai caminhar forte para as eleições.




Jean e as mulheres
O vereador Jean Lopes (PCdoB) fazia apologia ao Dia Internacional da Mulher e aliava à data o apoio de seu partido à eleição de Dilma Rousseff, quando seu colega Olimpio Tomiyama (PTB) resolveu provocá-lo, citando que um dos maiores nomes do PCdoB, o vereador paulistano Netinho de Paula, teve o espancamento da esposa como mancha pessoal. Lopes, desconsertado, disse que Netinho pedira desculpas pelo ocorrido. 
Daniel Carvalho/ Divulgação


Novo Paulo Maluf 
Para alguns parlamentares, Lopes mudou a versão do "estupra, mas não mata", pronunciado por Paulo Maluf há alguns anos. "Para o Jean Lopes, amigo do Netinho, é ´espanca, mas não mata e pede desculpas em seguida, que está tudo bem´", comentou um vereador.

Fonte: Mogi Nwes

Construção de três ecopontos deve começar somente no 2º semestre

Construção de três ecopontos deve começar somente no 2º semestre
A partir do encerramento da licitação pública, empresa vencedora terá até 120 dias para iniciar os serviços
Bras Santos
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Terreno na Volta Fria está sendo preparado pela Prefeitura para a implantação de uma área de transbordo de resíduos domiciliares
A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Mogi das Cruzes habilitou a Engesec Construções Limitada para a segunda fase da concorrência pública aberta para a contratação de empresa especializada para a construção de três ecopontos que receberão restos da construção civil e outros resíduos considerados inservíveis.
A mesma comissão comandada pela advogada Elen Maria Valente Carvalho desclassificou do processo a GR Construções e Comércio. Dessa forma, só a Engesec deverá participar, no próximo dia 21, da fase de abertura do envelope com a proposta comercial para instalação dos ecopontos no Parque Olímpico (distrito de Brás Cubas), na Vila Nova Jundiapeba e no Jardim Armênia, no distrito de Cesar de Souza. Se a GR não entrar com recurso contra a qualificação da Engesec (publicada ontem no Diário Oficial), essa licitação poderá ser concluída até o final desse mês. A partir do encerramento do processo licitatório, a vencedora do certame terá até 120 dias para iniciar os serviços, segundo informações transmitidas no último dia 8 pela secretária do Verde e Meio Ambiente de Mogi, Maria Inês Soares Costa Neves. Esse prazo indica que dificilmente as obras começarão antes da metade do ano.
O jornal apurou que os três ecopontos deverão custar entre R$ 450 mil e R$ 700 mil. Com a implantação dos pontos para entrega dos resíduos, a Prefeitura mogiana espera evitar o despejo clandestino de materiais inservíveis em diversos pontos do município.
"A expectativa é muito grande para instalação desses pontos de coleta de resíduos. No entanto, precisamos aguardar a conclusão de todas as etapas da licitação", comentou a secretária na última conversa que manteve com a reportagem.



Terraplanagem
Na quinta-feira, a reportagem visitou a área onde a Prefeitura iniciou no mês passado uma obra de terraplanagem para implantação de uma área de transbordo de resíduos domiciliares. O solo começou a ser preparado em um terreno da Prefeitura que fica na estrada da Volta Fria, no distrito de Brás Cubas.
De acordo com um morador do local, faz pelo menos 20 dias que não se vê o movimento de caminhões ou máquinas na área onde a Prefeitura pretende instalar a estação de transbordo, local para onde será enviado todo o lixo recolhido na cidade durante o dia, para posterior envio ao aterro da empreiteira Pajoan em Itaquaquecetuba.
No início do mês, a secretária Maria Inês informou que a terraplanagem já tinha sido iniciada, mas observou que não havia uma previsão para o término do trabalho.



Fonte: Mogi News

Ajuda ao Japão



Ajuda ao Japão
O deputado federal Junji Abe (DEM), ao lado dos parlamentares, Yolanda Ota, Hidekazu Takayama, Luiz Nishimori e Walter lhoshi, deve viajar ao Japão amanhã, na tentativa de ajudar os brasileiros vítimas do terremoto e do tsunami que abalaram aquele país. Os deputados, que fazem parte da Frente Parlamentar Brasil-Japão, seguem numa missão de emergência.




Corrente de orações
A notícia, dada pelo portal Globo.com, ontem à noite, ouviu o presidente da frente, Takayama, que revelou detalhes da expedição, cujo destino específico é a região de Tóquio, local que, embora não tenha sido afetado diretamente, servirá como base para o contato com os brasileiros que vivem em terras japonesas. Yolanda Ota, outra ouvida pela matéria, pediu "uma corrente de orações pelo Japão". 
Adriano Vaccari




Pedra fundamental 
A eleição para a nova diretoria da Associação dos Servidores Municipais faz relembrar seu primeiro presidente, Mário Celso Gomes da Silva, que, em 1984, lançou a pedra fundamental no que seria a sede social, no Socorro, hoje um moderno clube à disposição do funcionalismo.




De volta para o futuro
Silva, que nos anos da administração Junji Abe ficou ausente dos trabalhos do antigo "Barracão", hoje denominado de Depósito de Materiais para Obras, retornou à função estratégica com o prefeito Marco Bertaiolli (DEM), dando um suporte importante ao secretário de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira.






Raízes do Nabil
Outro que foi presidente da associação durante muitos anos foi o engenheiro e hoje vereador Nabil Safiti. Ali, nos anos 90, Nabil fez seu laboratório político e tem na entidade e em funcionários do Demapo considerável base eleitoral.








Tempo zero
Nota dada ontem pela jornalista Cristina Gomes na coluna expõe uma peculiaridade interessante: a elevada possibilidade de inexistência de tempo de TV no horário eleitoral para o Partido da Democracia Brasileira, a ser criado nas próximas semanas sob a batuta do prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM), e que deverá ter a adesão do prefeito Marco Bertaiolli (DEM).




Leque de apoios
Para Bertaiolli, desde que confirmadas no ano que vem as expectativas de apoios partidários para sua reeleição, mesmo com um eventual "tempo zero" para o PDB, não haverá problemas. Somando-se PMDB, PSDB, PDT, PTB, PV, PTdoB, algumas outras pequenas legendas e um pé mantido, com alguém de confiança, no que restar do DEM, haverá um suporte televisivo considerável ao prefeito.




Socialismo moreno
A criação do PDB ainda pode agregar em Mogi outros partidos tidos como de esquerda: o PSB, legenda que é objeto do desejo de Kassab para receber a fusão pós-pleito de 2012, de sua nova agremiação, e o PCdoB, tido e havido como "acordado" desde já numa aliança com Kassab, juntando interesses do prefeito paulistano e do vereador paulistano Netinho de Paula.








Déjà vu
No PSB, Bertaiolli ganharia um problema estilo "déjà vu": ter de tratar com o hoje vereador Chico Bezerra, que em 2008 lhe prometeu amor político eterno, mas acabou abandonando o barco, em direção à candidatura do deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS). 
Daniel Carvalho




Câmara prefeito
O PCdoB, no entanto, tem outro plano: lançar candidatura própria à Prefeitura. O vereador Jean Lopes e seu irmão Elizeu, donos do partido em Mogi, já têm um nome: o do advogado Olavo Câmara, que já foi filiado ao partido e tem um histórico de esquerda.




Convite feito
Câmara reconhece que foi convidado por Lopes a retornar ao PCdoB e ser o candidato a prefeito do partido em 2012. Ficou de pensar. Disse que não descarta a ideia e que teve outros convites, mas que ainda não há prognóstico do que irá fazer.




Biografia vermelha
O advogado foi militante ativo do antigo MDB, nos anos 70, quando criou o "Grupo Novo", desalinhado aos vereadores da época. Depois, amigo de Leonel Brizola, foi fundador do PDT na cidade, candidato a vereador bem votado, mas não eleito, em 1988, e, antes, em 1986, candidato a deputado estadual. Por último, foi secretário da Educação na última administração de Waldemar Costa Filho. Câmara mantém uma estreita amizade com o filho de WCF, o deputado federal Valdemar Costa Neto.

Fonte: Mogi News

Expresso tem novos horários já amanhã

Expresso tem novos horários já amanhã
A partir desta segunda, usuários poderão utilizar trens que circulam entre Mogi e SP sem baldeação
Bras Santos
Da Reportagem Local
A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram antecipar em praticamente um mês a ampliação do número de viagens do Expresso Leste no trecho entre as estações Luz e Estudantes. O acréscimo de horários atende reivindicação da comunidade mogiana.

Por meio da Assessoria de Imprensa, a CPTM informou que a partir de amanhã os usuários do Alto Tietê poderão utilizar as composições que circulam entre Mogi das Cruzes e a capital (sem a necessidade de baldeação em Guaianases) em novos horários. As 24 viagens extras (12 em cada sentido) serão implementadas progressivamente até o próximo dia 11 de abril (confira no quadro abaixo o cronograma de implantação dos novos horários).
A decisão do governo estadual de antecipar a nova grade de horários deverá agradar aos usuários de Mogi, Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos, que são sacrificados com o transbordo obrigatório na estação de Guaianases, que ainda continuará acontecendo na maioria das viagens, especialmente nos horários de pico. No final de fevereiro, questionado pelo Mogi News, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que a quantidade de viagens do Expresso Leste seria ampliada. Ele, porém, não deu nenhuma garantia para outra reivindicação: a extensão dos trens até o distrito de César de Souza.

Ainda naquela ocasião, Alckmin disse, entretanto, que a nova tabela de horários do Expresso Leste seria colocada em prática pela CPTM a partir da segunda quinzena do mês de abril. Na última sexta-feira, a companhia de trens, além de informar sobre o início das viagens extras para essa segunda-feira, antecipou a informação de que no final de abril poderão ser implantadas outras três faixas de horário por sentido. Nos próximos dias, a CPTM deverá revelar mais informações sobre os novos horários previstos para o final do mês que vem.

Fonte: Mogi News