terça-feira, 19 de março de 2019

Bolsonaro foi Bolsonaro, o gol marcado hoje é inegável

Bolsonaro foi Bolsonaro, o gol marcado hoje é inegável

 por Mario Vitor Rodrigues  [ 19/03/2019 ] [ 21:04 ]  Atualizado em [ 19/03/2019 

  Beta
Foto: Brendan Smialowski / AFP

“Ninguém sai de sua pele”, costumava repetir o meu avô materno para justificar momentos de desconfiança, concluindo que cedo ou tarde todos cedemos à nossa natureza. Jamais questionei tal lógica, contudo poucas vezes ela se tornou tão verdadeira aos meus olhos quanto hoje, durante o encontro entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump. Com uma diferença fundamental: não se tratou de um caso em que o sujeito acaba decepcionando ao revelar quem realmente é. Bem ao contrário, Bolsonaro surpreendeu. E assim foi, precisamente, por não ter abandonado o seu estilo.

Nem tudo foi perfeito durante a visita oficial, alguns hão de ponderar. E estarão certos.

Por exemplo, o jantar com a participação do dito filósofo Olavo de Carvalho e o ex-estrategista Steve Bannon — hoje persona non grata na Casa Branca — era dispensável. Aliás, tudo ali cheirou àquele Brasil quixotesco pintado pelo bolsonarismo durante as eleições. O pavor da China, guerras culturais, conspirações amalucadas e o protagonismo de uma gente alheia ao mundo real. Como se nada disso bastasse, Paulo Guedes ainda tentou se aproximar de Olavo de Carvalho.

“Mas uma aproximação dessas não seria saudável?”, alguém pode questionar. Depende. Para o Brasil, certamente não. Digo, se há uma pasta nesse governo que merece ser preservada, que vale a pena acompanhar de perto e nutrir esperança de que funcione, inclusive pela capacidade das pessoas envolvidas, é a economia. E a verdade é que a visão liberal de Paulo Guedes vai de encontro à agenda conservadora e messiânica de Olavo.

Trocando em miúdos, o gesto de Guedes é compreensível, mas extrapola em ingenuidade. Ao contrário do ministro da Economia, a ala ideológica do governo vive em um mundo que não tolera o pragmatismo.

Houve também o discurso do chanceler Ernesto Araújo na Câmara de Comércio americana, tachado como “constrangedor” e “bizarro” por algumas das pessoas presentes com as quais conversei. Aumenta a cada dia a tese de que a diplomacia brasileira adotará uma postura diferente da usual durante o mandato de Jair Bolsonaro. Um pouco mais descentralizada. Pois, se realmente for isso, será um erro.

O ponto é que existe um chanceler. E se ele não é bom o suficiente, se inclusive Eduardo Bolsonaro é quem na prática faz o serviço, é preferível que seja feita a troca. O que não pode é o chefe do Itamaraty passar vergonha, e, assim, arranhar também a imagem do país.

Tudo isso dito, me parece inegável: Bolsonaro tem um quê de Lula. Por vezes, demonstra inclusive ter um quê de Dilma. É tão populista e popular, avesso a salamaleques, quanto o maior líder petista. E consegue parecer tão destrambelhado na hora de se comunicar que, não raro, lembra Rousseff. Todavia, no dia de hoje essa maneira de ser foi vantajosa para o país.

Não há espaço para questionar o peso de um presidente americano ter repetidas vezes confirmado que apoiará a entrada do Brasil na OCDE. Não cabe olhar de soslaio para um pronunciamento que, além do já garantido status de aliado especial fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte, acena com a efetiva entrada do Brasil na OTAN. Não vale torcer o nariz para a colaboração com o FBI, assim como seria tolo desdenhar do acordo de salvaguardas tecnológicas e o uso da Base de Alcântara.

Dentre tantas facetas, Donald Trump é reconhecido por ser um ególatra. São notórios os momentos em que, no meio de líderes de outras potências, encontrou um jeito de sobressair, às vezes até de maneira pouco educada.

Hoje, teve pela frente um líder disposto a alimentar esse ego. E não de uma maneira falsa. O culto ao trumpismo é genuíno nesse caldo pseudo-direitista e conservador que vem se consolidando aqui, mesmo antes do último pleito. Assim, como diriam os mais jovens afeitos aos aplicativos usados para encontrar almas gêmeas, “deu match”. E foi bom para o Brasil.

Arrisco-me a dizer que hoje foi o primeiro grande momento do governo Jair Bolsonaro desde a posse. A dúvida é saber até quando a atual gestão será capaz de aproveitá-lo. De todo modo, pelo menos por agora, enquanto termino este texto, ele é inegável."
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/colunistas/mario-vitor-rodrigues/bolsonaro-foi-bolsonaro-o-gol-marcado-hoje-e-inegavel/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Fonte: Gazeta do Povo

Estudante que lutou com atirador encoraja garotas a praticar autodefesa

Para ela, a autodefesa, que desenvolveu no tatame, é necessária tanto para a independência da mulher, quanto para se proteger da violência diária
Por Aline Moreira - de Suzano19 MAR 2019 - 20h39

Rhyllary começou a praticar a luta com 13 anos
Foto: Sabrina Silva/DS

 A estudante e lutadora de jiu-jitsu, Rhyllary Barbosa de Souza, de 15 anos - que enfrentou um dos atiradores do massacre na Escola Estadual (E.E) Profº Raul Brasil - encoraja garotas a aprender a se defender. Para ela, a autodefesa, que desenvolveu no tatame, é necessária tanto para a independência da mulher, quanto para se proteger da violência diária.

"A mensagem que deixo para as meninas que querem praticar luta é que elas estão no caminho certo. Em minha opinião, essa coisa de mulher ser delicada e vulnerável já passou; a gente está vivendo outro tempo. Por mais que somos taxadas como frágeis, temos que aprender a nos defender sozinhas porque a maldade no mundo não é só direcionada aos homens, mas também as mulheres", conta. 

Ela ainda ressalta que as mulheres hoje em dia precisam estar preparadas psicologicamente e fisicamente pra todo e qualquer tipo de adversidade. "A luta não vai tirar a delicadeza da mulher, em momento algum, mas vai deixá-la preparada. Precisamos estar alerta para tudo", enfatiza. 

Rhyllary começou a praticar a luta com 13 anos. Ela jamais imaginava que dois anos depois precisaria colocar em prática o que aprendeu para salvar a sua vida e a dos demais colegas, uma vez que Rhyllary foi responsável por abrir o portão principal da escola e permitir que os demais alunos evadissem o local. 

"A minha reação na hora foi muito automática, quando a gente pratica esse tipo de luta e passa por alguma ameaça, já sabemos como responder e como nos comportar", informa. Rhyllary ainda conta que não permitiu que o atirador a derrubasse no chão. Para isso, ela usou táticas que aprendeu durante os treinos para conseguir escapar do criminoso. 

"Eu acredito que ele estava tentando me derrubar no chão para me machucar, mas não permiti isso. Ele tentou dar um soco no meu rosto, mas eu virei e ele acertou na cabeça e foi aqui que eu me chacoalhei para ele me soltar", relembra. 

Rhyllary é firme quando anuncia que irá continuar estudando na escola e praticando a luta que tanto gosta. "Vou seguir no jiu-jitsu, sempre buscando me aperfeiçoar mais, e vou continuar na escola pelos amigos". 

Fonte:Diário de Suzano

Deputados apoiam detectores de metais em escolas da região Pedido foi feito pelo deputado Marcos Damasio (PR) para o governador João Dória (PSDB).

Por Dennis Maciel - Suzano19 MAR 2019 - 22h11
Implantação dos detectores de metais tem como objetivo aumentar a segurança nos colégios da região
Foto: Bruna Nascimento/DS

 
O deputado estadual Marcos Damasio (PR) encaminhou um pedido para o governador João Doria (PSDB) solicitando a implantação de detectores de metais nas escolas da região. O pedido foi feito na semana passada, após o massacre na Escola Estadual Raul Brasil. Outros deputados também se mostraram favoráveis ao projeto. A implantação dos detectores de metais tem como objetivo aumentar a segurança nos colégios da região. 

Segundo Damasio, o pedido foi feito diretamente ao governador. "Encaminhei o pedido ao governador João Dória na semana passada através da Indicação 402/2019, solicitando a implantação deste equipamento de segurança nas escolas, principalmente aquelas com maior número de ocorrências", afirma o deputado.

Damasio também pediu ao governador, por meio da Indicação 403/2019, o reforço do policiamento ostensivo da Ronda Escolar e maiores investimentos em recursos para que as equipes possam atuar com maior eficiência.

O deputado estadual Estevam Galvão afirma ser favorável a implantação de detectores de metais nas escolas. "Acho interessante. Todas as ações de segurança que os órgãos públicos puderem implementar para proteger alunos, professores e funcionários são válidas e importantes. Os equipamentos e estrutura de segurança devem ser estendidos a todas as unidades de ensino", afirma.

O deputado estadual Rodrigo Gambale diz aprovar a idéia. Segundo ele, quaisquer ações em prol da segurança são válidas. "Devemos deixar nossas escolas mais seguras. Também é necessário que existam ações preventivas como palestras de combate ao bullying", afirma.

A discussão sobre o assunto têm sido intensa desde 2011, após o massacre do Realengo, que resultou na morte de 12 crianças. Na época políticos cariocas também apresentaram projetos que visavam a implementação de detectores de metais na entrada dos colégios. 

O tema voltou à tona após o massacre na Escola Raul Brasil, que acabou resultando na morte de 10 pessoas. No início desta semana, o Conselho de Segurança (Conseg) do Boa Vista informou que também encaminhará um ofício ao Governo do Estado cobrando a instalação dos equipamentos. 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que os procedimentos de segurança em todas as 5,3 mil escolas serão revisados e afirma que estuda um projeto para reforçar a segurança nas escolas mais vulneráveis.


Fonte:Diário de Suzano



INTERNACIONAL: Trump: Brasil será principal aliado dos Estados Unidos fora da Otan

6 horas atrás2 min. - Tempo de leitura

Fabio Palodette
Compartilhe!



O presidente dos EUA, Donald Trump, se reúne com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em Washington. (Foto/ reprodução redes sociais)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil será designado principal aliado dos Estados Unidos fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ainda deixou aberta a possibilidade de o Brasil integrar a Otan, que é uma organização militar formada por países da Europa e da América do Norte, com origem na oposição ao socialismo liderado, na época, pela União Soviética, hoje extinta.

“Como disse ao presidente [Jair] Bolsonaro, vou designar o Brasil como principal aliado que não é da Otan, e até possivelmente um aliado da Otan. Falei com muitas pessoas a respeito disso. Nossas nações trabalham juntas para proteger os nossos povos do terrorismo, do crime transnacional, das drogas, do tráfico de armas e de pessoas, que está agora na vanguarda do crime”, disse.

Trump e Bolsonaro se reuniram na Casa Branca. Para Trump, a reunião entre ele e o presidente brasileiro foi “excelente”.

Barreiras
Trump também afirmou que as empresas de seu país “estão prontas para entrar” no mercado brasileiro, aguardando mudança nas “regras do jogo”. Trump disse que “reciprocidade” é sua palavra favorita e afirmou que Brasil e Estados Unidos estão dispostos a reduzir as barreiras comerciais entre si.

“O presidente Bolsonaro e eu estamos comprometidos em reduzir as barreiras comerciais, facilitar o investimento e a inovação em uma série de indústrias –  energia, agricultura, tecnologia. O presidente tem uma visão de liberar o setor privado, abrir a economia”, disse Trump, depois do encontro com o presidente Jair Bolsonaro.

“E esse é o caminho para que o Brasil tenha um crescimento econômico forte. Nossas empresas estão prontas para entrar quando essas regras do jogo forem iguais”, completou.


Fonte:O Diário de Mogi

INVESTIGAÇÃO: Polícia diz que 3º suspeito de massacre em escola é mentor intelectual do crime

3 horas atrás2 min. - Tempo de leitura
Fabio Palodette
Compartilhe!

Policiais em frente a escola Professor Raul Brasil (Foto: Divulgação)
A polícia apreendeu nesta terça-feira (19) um menor de idade suspeito de ter participado da organização do atentado na Escola Estadual Raul Brasil,  na cidade de Suzano. Ele estava em casa quando foi apreendido. De lá, seguiu para o Instituto Médico Legal, onde passou por exames e foi encaminhado ao Fórum de Suzano. O adolescente foi acompanhado dos pais e pelo advogado Marcelo Feller. Segundo o Tribunal de Justiça (TJ), a audiência determinou a internação provisória do menor, por 45 dias na Fundação Casa. A unidade em que o adolescente ficará internado não foi divulgada.

O menor chegou a se apresentar à justiça um dia após o massacre, na quinta-feira (14). Ele negou a participação e foi liberado. Nesta segunda-feira (18), a Polícia apresentou ao Ministério Público um relatório com os resultados das buscas feitas do suspeito. A Polícia Civil apresentou à Justiça um documento com 13 tópicos que reforçam a participação do adolescente no planejamento do crime, e informou que foram encontradas conversas que deixam clara a participação do menor no planejamento do massacre.

Uma das novas evidências é o depoimento de uma professora que afirma que, no início do mês, durante uma dinâmica de grupo em sala sobre expectativa de futuro, “ele respondeu que seu maior sonho era entrar em uma escola, armado, e atirar em várias pessoas aleatoriamente”. Outras pessoas foram ouvidas. Em outro depoimento, um amigo do suspeito afirmou que ele havia dito que tinha planejado o crime com um dos assassinos, mas que não sabia quando seria executado.

“Ele é uma pessoa fria, com toda a certeza”, afirmou o delegado Alexandre Dias. Ele afirmou que, as investigações indicam que o rapaz é um dos mentores do massacre junto do adolescente Guilherme Taucci, de 17 anos. “Ele foi mentor intelectual, comprou objetos que poderiam fazer ele participar do delito e teve participação junto dos autores na compra desses objetos.”

O promotor  Rafael Ribeiro do Val, responsável pelo caso, afirmou que Ministério Público investiga pessoas que tenham exaltado o atentado em Suzano pela internet. “Aqueles que tem exaltado atentados como em Columbine (EUA) e em Suzano estão sendo monitorados e serão responsabilizados, pois exaltação de um crime de forma pública é um crime”, afirmou.

Fonte:O Diário de Mogi

INVESTIGAÇÃO: Polícia diz que 3º suspeito de massacre em escola é mentor intelectual do crime

3 horas atrás2 min. - Tempo de leitura
Fabio Palodette
Compartilhe!

Policiais em frente a escola Professor Raul Brasil (Foto: Divulgação)
A polícia apreendeu nesta terça-feira (19) um menor de idade suspeito de ter participado da organização do atentado na Escola Estadual Raul Brasil,  na cidade de Suzano. Ele estava em casa quando foi apreendido. De lá, seguiu para o Instituto Médico Legal, onde passou por exames e foi encaminhado ao Fórum de Suzano. O adolescente foi acompanhado dos pais e pelo advogado Marcelo Feller. Segundo o Tribunal de Justiça (TJ), a audiência determinou a internação provisória do menor, por 45 dias na Fundação Casa. A unidade em que o adolescente ficará internado não foi divulgada.

O menor chegou a se apresentar à justiça um dia após o massacre, na quinta-feira (14). Ele negou a participação e foi liberado. Nesta segunda-feira (18), a Polícia apresentou ao Ministério Público um relatório com os resultados das buscas feitas do suspeito. A Polícia Civil apresentou à Justiça um documento com 13 tópicos que reforçam a participação do adolescente no planejamento do crime, e informou que foram encontradas conversas que deixam clara a participação do menor no planejamento do massacre.

Uma das novas evidências é o depoimento de uma professora que afirma que, no início do mês, durante uma dinâmica de grupo em sala sobre expectativa de futuro, “ele respondeu que seu maior sonho era entrar em uma escola, armado, e atirar em várias pessoas aleatoriamente”. Outras pessoas foram ouvidas. Em outro depoimento, um amigo do suspeito afirmou que ele havia dito que tinha planejado o crime com um dos assassinos, mas que não sabia quando seria executado.

“Ele é uma pessoa fria, com toda a certeza”, afirmou o delegado Alexandre Dias. Ele afirmou que, as investigações indicam que o rapaz é um dos mentores do massacre junto do adolescente Guilherme Taucci, de 17 anos. “Ele foi mentor intelectual, comprou objetos que poderiam fazer ele participar do delito e teve participação junto dos autores na compra desses objetos.”

O promotor  Rafael Ribeiro do Val, responsável pelo caso, afirmou que Ministério Público investiga pessoas que tenham exaltado o atentado em Suzano pela internet. “Aqueles que tem exaltado atentados como em Columbine (EUA) e em Suzano estão sendo monitorados e serão responsabilizados, pois exaltação de um crime de forma pública é um crime”, afirmou.

Fonte:O Diário de Mogi

Construção civil: Empresários chineses mostram interesse em investir em Mogi

Além do setor, representantes de produção de tintas e de comunicação destacaram a infraestrutura da cidade
Foto: Junior Lago/PMMC


Prefeito recebe comitiva de empresários chineses do setor da construção civil
O prefeito Marcus Melo (PSDB) recebeu na tarde de ontem uma comitiva de empresários chineses no prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O grupo formado por representantes dos segmentos de construção civil, investimentos, produção de tintas sustentáveis e de comunicação se interessou pela infraestrutura mogiana e apresentou interesse em investir na construção civil na cidade.
"Nosso desejo é de que possamos ampliar e fortalecer o vínculo empresarial, comercial e cultural com a China. Mogi das Cruzes está de portas abertas para vocês que queiram construir um Brasil melhor e uma China melhor", disse o prefeito Melo, que esteve acompanhado pelo vice-prefeito Juliano Abe (MDB), o vereador Jean Lopes (PCdoB) e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes.
O diretor da China Television Broadcasting and Communication (Beijing) Cultural Exchange Center, Zhang Jun, ficou impressionado com a cidade. "O desenvolvimento das áreas de cultura e educação é muito importante para a fundação de um país. A intenção de nosso grupo é pesquisar a possibilidade para investimentos no setor da construção civil e mercado imobiliário", disse. O grupo também apresentou uma tinta sustentável, que traz benefícios à saúde e ao meio ambiente.
A reunião contou com a participação de Luiz França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que destacou o bom momento para o investimento no setor da construção civil. "Este mercado tem atraído o interesse de empreendedores tanto nacionais, como estrangeiros. Temos certeza de um novo ciclo de desenvolvimento no mercado imobiliário brasileiro", disse.
Estiveram presentes o presidente da Câmara Geral dos Empresários Chineses no Brasil, Luiz Ye Kangmiao; Gao Xing, presidente da Inner Mongolia Xingtai Real Estate Group; Zhang Zhiqin, presidente da Inner Mongolia Xingtai Real Estate Development Company; Zhang Xinzhang, presidente da Inner Mongolia Hengdong Group; Li Bingnan, presidente da Inner Mongolia Jiatai Investment Group; Li Xinhua, presidente da Beijing Yijiakang Photocatalyst Environmental Protection Technology Co., Ltda; e Wang Qingjun, vice-diretor da China Television Broadcasting and Communication (Beijing) Cultural Exchange Center.

Fonte:Mogi News

Melhor fluidez: Estado promete investimento para rodovia Mogi-Bertioga

Governador do Estado, João Doria, deverá anunciar, em até um mês, os valores da obra que será feita na estrada
Foto: Divulgação


Vereadores de Mogi discutiram ações em reunião com superintendente do DER
A Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), um dos principais acessos dos moradores do Alto Tietê e Região Metropolitana ao litoral, deve receber ainda este ano, do governo do Estado, mais investimentos e novas obras para segurança dos motoristas e melhor fluidez de trânsito. A garantia foi dada pelo superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Paulo Cesar Tagliavini, à Comissão Especial de Vereadores (CEV) da Câmara de Mogi das Cruzes, criada para pleitear melhorias na SP-98. No encontro, realizado na capital, no início da tarde de ontem, estiveram presentes o presidente da CEV , o vereador Francimário Vieira, o Farofa (PR), vereador Antônio Lino da Silva (PSD) - membro da CEV-, vereador Sadao Sakai - o presidente da Câmara Municipal de Mogi -, além de integrantes da Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab). 
De acordo com o vereador, presidente da CEV, Francimário Vieira (PR), o Farofa, em 20 a 30 dias serão apresentados os detalhes dos investimentos na Mogi-Bertioga. "O governador João Doria deve anunciar a liberação de recursos e detalhes de obras num trecho de quase dois quilômetros da SP-98 e que devem ocorrer ainda este ano", afirmou Farofa. "Trata-se de um investimento considerável que vai proporcionar mais segurança aos usuários e maior fluidez na via, como forma de acabar os congestionamentos e viagens longas, especialmente no trecho de Serra, o que atende o pleito desta Comissão Especial de Vereadores", acrescentou o parlamentar republicano.
Segundo ele, uma outra intervenção deve ser feita na SP-98. É a implantação de dispositivos de travessia no Km 57, trecho urbano da via, onde residem centenas de pessoas e existem dezenas de estabelecimentos comerciais, além do Centro de Convivência da Apae, que é frequentado por cerca de 600 pessoas com deficiência e seus familiares para dar seguimento no tratamento terapêutico e de equoterapia.
"Solicitamos neste trecho, uma travessia segura para cadeirantes, pessoas idosas, além de crianças que residem na Vila Moraes. Além da velocidade dos veículos há outro empecilho que é a existência de um canteiro central que impede qualquer cadeirante ou pessoa com mobilidade reduzida de passar de um lado para outro da estrada", afirma Farofa.
Em abril próximo, a CEV "Mogi-Bertioga" deve completar um ano de sua instituição. Na oportunidade, como encerramento "oficial" das atividades, segundo Farofa, deve ser realizada uma audiência pública de "prestação de contas". "Por conta de uma Resolução e como determina o Regimento Interno da Câmara, a CEV tinha direito de prorrogação de prazo de trabalhos por mais 180 dias. Contudo, como vereador e com o compromisso que tenho com os mogianos, continuarei lutando pelas benfeitorias na SP-98 para a fluidez e desenvolvimento do comércio local ", disse Farofa, que na CEV conta com o apoio dos vereadores: Antônio Lino da Silva (PSD), Diego Martins, o Diegão (MDB), Mauro Margarido, o Maurinho Despachante e Caio Cunha (PV).

Fonte:Mogi News