domingo, 2 de outubro de 2011

Histórias do ex-prefeito Waldemar Costa Filho (XIX)

O início da ditadura militar, nos anos 60, trouxe consigo uma série de arbitrariedades que iriam se agravar com o correr do tempo. Na transição rápida demais de um estágio a outro de governo, quem tinha um mínimo de autoridade e valia-se dela para fazer o que bem entendesse. Era a época da caça às bruxas e Mogi das Cruzes não ficou de fora dela. A Cidade naquela época tinha um delegado de Polícia com jeitão de xerife, o qual participava ativamente da vida administrativa do Município. Para azar de Waldemar Costa Filho, que dava seus primeiros passos na política, o delegado era seu adversário e logo decidiu tirar proveito do momento para classificar o desafeto como "inimigo do regime" e mandar prendê-lo. Waldemar estava na Sometra, revendedora de caminhões de sua propriedade, quando foi surpreendido por dois policiais que pediram para que ele os acompanhasse até Delegacia de Polícia. Waldemar concordou em seguir com eles, desde que fosse dirigindo o seu próprio carro, um Fusca, que fazia grande sucesso à época. Antes de chegar à Delegacia, ficou sabendo por um dos policiais, que o objetivo do delegado era mandá-lo, de cabeça raspada, para o Raul Soares, um navio que ficava ancorado próximo ao Porto de Santos, e de onde muitos presos políticos desapareceram. Waldemar desceu do carro, em meio a um tumulto que se formou no DP. E bastaram segundos de hesitação da escolta para que ele voltasse rapidamente ao Fusca e o colocasse em movimento, dando início a uma fuga cinematográfica. Contra as velhas "peruas" da Polícia Civil, ele usou a habilidade de piloto de kart e a velocidade do Fusca quase zero. Tomou o caminho de Salesópolis e desapareceu. Foi, na verdade, para o Cocuera, onde o amigo e vereador Taro Konno o abrigou em seu sítio, até que a situação se acalmasse e ele pudesse voltar à vida política da Cidade. Em 1968, Waldemar seria eleito prefeito de Mogi pela primeira vez, dando início a uma longa série de quatro mandatos.


No ar


Aterrissou neste final de semana, no Aeroporto de Congonhas, onde ficará baseado, o Citation, jato executivo birreator, novo brinquedo do empresário Henrique Borenstein. O novo helicóptero, já encomendado (e pago!) chega em dezembro.


Calor


A temperatura subiu, o movimento para as praias de Bertioga cresceu e congestionou ontem a Perimetral, em Braz Cubas, logo pela manhã. Só o pessoal do Trânsito não deu as caras por lá.


Como antes


O empresário Eduardo Gomes deu por encerradas as tratativas com a Lopes Consultoria em torno do controle de sua Eduardo Imóveis. Nada muda.




Candidato


Cid Torquato é esperado em Mogi assinar filiação partidária. É candidato a vereador no ano que vem.


Sopa de letrinhas


A candidatura do prefeito Bertaiolli à reeleição pelo PSD já tem o apoio dos seguintes partidos: PSDB, PMDB, PSB, PDT, PSC, PV, PC do B, PSDC, PR, PRB e... possivelmente, o DEM.


Fonte:O Diário de Mogi

Apafi terá sede no Parque Santana

EM FRENTE Representantes da Apafi lançaram oficialmente ontem as obras para a construção de unidade
Danilo Sans
A Associação de Pais e Amigos Portadores de Fissura Lábio-Palatais de Mogi das Cruzes (Apafi-MC) fez ontem o lançamento da obra de sua nova sede, no Parque Santana. A construção já havia começado, mas houve um impasse entre a Prefeitura e a instituição por conta do terreno, que foi doado em 2004 onde agora está instalada a Praça Deputado Federal Paulo Kobayashi, conhecida como Praça do Oito.


Moradores chegaram a sugerir que a área fosse utilizada como uma extensão dos equipamentos para a prática de caminhadas e esportes. A Administração chegou a oferecer um outro terreno para que a instituição pudesse se instalar, mas não houve um consenso.


Conforme diz a presidente da entidade, Maria Eugênia Alckmin Claudino, as obras devem continuar no espaço original. "O pessoal da Prefeitura ficou de mandar uma lista de locais disponíveis, mas não recebi nada. Tivemos o maior trabalho para conseguir regularizar o terreno, o alvará para a construção e levantar as doações, então não posso deixar parado. A empresa que cedeu os materiais quer vê-los sendo utilizados", fala.


Há cerca de um mês, nossa reportagem foi à praça, que tinha uma parte cercada pela obra, mas nenhuma informação para os frequentadores. Essa, aliás, foi a principal reclamação apresentada pelos usuários. No entanto, a presidente da entidade diz que um mutirão foi feito e as pessoas foram informadas sobre o que estava sendo construído ali, e sobre a função da associação. "Mostramos nossos serviços e o pessoal nos recebeu muito bem, e alguns ainda se propuseram a nos ajudar", fala.


A Apafi presta serviços gratuitos a pessoas com deficiências labiopalatais ou craniofaciais, com atendimento fonoaudiológico, psicológico e social, além de encaminhamento a cirurgias em centros de referência. Atualmente atende a 120 pessoas da Região. A sede fica na Rua Salvador Cabral, no Mogilar, e é alugada. De acordo com Maria Eugênia, parte dos recursos para manutenção do local é proveniente de verba municipal. "Mas não é suficiente, então complementamos com bazares e eventos realizados aqui".


Fonte:O Diário de Mogi

PSDB deve assumir centro-direita

Aloysio vai ao Plenário pedir royalties para educação
No Brasil dos anos 90, o PSDB se dispôs a dar uma guinada rumo a políticas ditas de centro-direita. Fez reformas, vendeu empresas e modernizou o Estado, que estava desestruturado e insolvente. Deu certo e ele ficou oito anos no poder. Então, não faz sentido se dizer agora que lhe roubaram as bandeiras da social-democracia e que ele ficou sem discurso. O partido - que nem consegue se entender internamente, como explicitou o senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) - tem de defender o que fez e assumir-se dentro daquele espaço político.
Esse é o ousado conselho que dá aos tucanos a americana Frances Hagopian, uma estudiosa dos partidos brasileiros. "Acredito que eles podem se destacar nesse espaço de centro-direita, se tiverem coragem para fazer isso", diz a professora da Universidade Harvard. "Precisam mostrar o que fizeram, ser fiéis a si mesmos."
O fenômeno não é novo, avisa. "Na Inglaterra, Tony Blair levou os trabalhistas para o centro e deixou os conservadores sem chão. No Chile, a Concertación criou uma ampla agenda que confundiu os partidos."
Em São Paulo, onde participou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de um debate no Centro Ruth Cardoso, ela explica, nesta entrevista: 


Há uma grande insatisfação, no Brasil, com os partidos e os políticos. O governo tem uma aliança de 14 partidos, manda demais, domina o Legislativo...
É a mesma queixa que se faz no Chile, em países da Europa, até nos Estados Unidos. Lá a Casa Branca envia uma reforma da saúde, ou leis para o meio ambiente, e elas ficam 18 meses, até mais, encalhadas. Isso de fato complica a democracia, pois os governos acabam não dando respostas a questões urgentes da sociedade. Mas acho que, no geral, a democracia amadureceu por aqui, está melhor do que há 20 anos. Os partidos, pelo menos os grandes, se fortaleceram. Refiro-me a dois ou três, os âncoras, com grandes bancadas e com presidenciáveis.


Um desses âncoras, o PSDB, vive um momento difícil. O PT incorporou as bandeiras da social-democracia e ele perdeu espaço, votos e o discurso. De que modo deveria reagir?
Nos anos 90, na Inglaterra, ocorreu o mesmo. Tony Blair levou o Partido Trabalhista para o centro e os conservadores ficaram sem chão - e isso durou 15 anos. Também no Chile se fez a Concertación e foi a mesma coisa. Isso é parte do jogo.
Mas aqui o PSDB precisa encontrar um rumo. De que modo?
O que a democracia social viveu aqui foi interessante. Por razões ideológicas, que eu entendi, o partido deu um primeiro passo à direita, para reformar o Estado. Perceberam que não dava para avançar em saúde ou educação com um Estado desestruturado, na bancarrota. Precisavam recuperar a solvência fiscal, vender as empresas de aço, depois outras, fazer uma reforma administrativa, a previdenciária. E veja, foi o PSDB que deu essa guinada para a centro-direita. Pois agora devia assumir o que fez, valorizar metas como os investimentos na infraestrutura, sanear o sistema fiscal. Acredito que eles podem destacar-se nesse espaço, de centro-direita, se tiverem coragem para fazer isso.
Mas uma guinada para a direita, por menor que seja, é política e eleitoralmente arriscada. No Brasil "é proibido" ser de direita...
Não estou dizendo que um partido da social-democracia deva "se reinventar" como partido de direita. A coragem de que falo é para debater metas concretas, ousadas. Seria um bem para o País. O debate político aqui tem áreas de consenso, como melhorar a educação, que é tarefa urgente para se chegar à justiça social. Mas você pode ter um grande projeto, que inclua novas reformas, modernizar portos, atacar de fato toda a infraestrutura. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, e uma delas é diminuindo o tamanho do Estado, para recuperar recursos e destiná-los, aí sim, às urgências sociais. Como se vê, estas são causas da social-democracia. Sei que isso nos leva a outra questão, que é a de definir o que é uma social-democracia em 2012. É um bom debate. Sabemos que ela é certamente diferente dos anos 90 ou dos anos 70. O País teria muito a ganhar abrindo essa discussão.
Como fica o PT nesse cenário?
O problema das esquerdas, como já se viu na Europa, sempre foi descobrir como se manter fiel às suas bases e moderar o discurso para ganhar eleições. O PT fez isso em 2002. No longo prazo, esse movimento para o centro pode matar sua identidade como partido de esquerda. Se isso se agravar, aparece outro partido de esquerda e lhe toma o lugar.


Enfim, a sra. acha que a insatisfação política no Brasil é apenas parte de uma crise maior?
Eu não acho que o Brasil esteja vivendo uma crise. Há diferenças de opinião, dentro da normalidade. E olhe que, hoje, a normalidade não é pouca coisa.


Fonte:O Diário de Mogi

PDT indica Paulinho à Prefeitura

O PDT decidiu ontem, em Convenção Estadual realizada na Capital paulista, a indicação do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, como pré-candidato do partido à Prefeitura de São Paulo. Sentado ao lado do atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassabaaulinho teve seu nome gritado pelo público presente à Convenção No evento, além de Kassab e lideranças do PDT, estavam presentes também o presidente estadual do PT, Edinho Silva, e o ministro do Trabalho Carlos Lupi, do PDT.


Durante discurso, Kassab defendeu a indicação do atual presidente da Força Sindical ao cargo. "Terei orgulho e satisfação se puder passar o bastão de prefeito para o Paulinho", disse.


Após participar da Convenção, entretanto, Kassab disse que ainda não definiu o apoio a um candidato. "O PDT é um partido aliado no governo (municipal) e acho correto e legítimo o PDT ter um candidato", disse a jornalistas.


Kassab destacou que essas alianças podem ocorrer no primeiro ou no segundo turno e que é natural que os partidos optem por indicar candidatos próprios. O mesmo poderá ser feito pelo PSD, o partido recém-criado pelo prefeito paulistano. Essa possibilidade, entretanto, deve ser descartada caso José Serra, do PSDB, resolva se candidatar. "Se ele for candidato, terá meu apoio", destacou.


O prefeito também pontuou outros nomes para os quais daria seu apoio. É o caso do senador Aloysio Nunes, do PSDB; do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, que ingressou no PSD; do Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge; e do secretário municipal de Planejamento, Francisco Vidal Luna. Todos eles, segundo Kassab, resistem à ideia de se candidatarem.


Questionado sobre a possibilidade de Aloysio Nunes deixar o PSDB e ingressar no PSD, Kassab afirmou que teria orgulho em tê-lo no partido, mas afastou a possibilidade. "Já vi declarações de que ele ficará no PSDB", ressaltou.


Fonte:O Diário de Mogi

PSD procura candidatos a prefeito

DIVISãO Gilberto Kassab dividiu o Estado por regiões e designou deputados para definir os candidatos


SOROCABA
O PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, corre atrás de nomes aptos a concorrer às eleições municipais de 2012 para incluir no quadro de filiações no Estado. A preferência é para ex-prefeitos, vereadores e novas lideranças com potencial de votos. Entre os alvos, estão peemedebistas da ala quercista descontentes com a executiva estadual, que dissolveu duas centenas de diretórios no Estado.


O PSD obteve registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na terça-feira e corre contra o tempo para formar as bases dentro do prazo de filiações, visando ao pleito do ano que vem. O prazo termina na sexta-feira.


O Estado foi dividido em regiões sob a coordenação de deputados estaduais e federais. Para esse trabalho, Kassab se apoiou na divisão administrativa utilizada pela Fundação Seade, vinculada ao governo paulista. Para os planos do prefeito, que almeja disputar o cargo de governador em 2014, a articulação política com lideranças em todo o Estado é fundamental e, para tanto, Kassab tem retomado muitos dos contatos de suas campanhas a deputado federal.


"Como o partido vai debutar nas urnas, é importante sair com um resultado bom", argumentou o deputado Eleuses Paiva, coordenador em São José do Rio Preto. A preocupação, segundo ele, é formar um quadro de filiados com pessoas que tenham chances de ser candidatas. "Em mais de 50% das cidades da região vamos ter candidaturas a prefeito ou vice, mas o momento agora é de tocar as filiações."


A discussão sobre candidaturas virá num segundo momento, segundo Paiva.


Em Araraquara, o vice-prefeito Valter Merlos migrou para o PSD e pode enfrentar nas urnas o atual prefeito, Marcelo Barbieri (PMDB). O peemedebista Milton Araújo, de Rio Preto, conta que o PSD acabou se tornando opção para o grupo não alinhado com a atual executiva estadual peemedebista. "Aqueles que têm pretensões mais imediatas e ficaram sem garantia de legenda no partido estão migrando."


Na assessoria do deputado Guilherme Mussi Ferreira, eleito pelo PV e que coordena o PSD no sudoeste paulista, o ex-deputado Bruno Feder diz que a estratégia é buscar filiações fora das prefeituras. "Muitos prefeitos têm ligações com a gente, mas não podem se abrir, pois dependem do governo estadual para investimentos em seus municípios." Mesmo assim, segundo ele, o partido já conseguiu a adesão de 80 vereadores na região e, destes, 25 devem ser candidatos a prefeito. "Com a definição do registro, a gente percebe que todo mundo está querendo entrar."


Avaré, Taquarituba e Itapeva são cidades com candidaturas acertadas à prefeitura. "O prefeito de Piraju (Francisco Rodrigues, do PP) e o ex-prefeito e pré-candidato em Fartura (José da Costa, do PSDB) vieram conosco." Feder contabiliza adesões importantes também em Itapeva, Capão Bonito e Itapetininga.


O prefeito de Itu, Herculano Passos Júnior, eleito pelo PV e adepto do PSD desde o lançamento, disse que o partido preparou com antecipação a lista de filiações. "Agora é só confirmar." Ele coordena o partido na região com sua mulher, a deputada estadual Rita Passos, e recebia ontem pré-candidatos a prefeito de cidades do entorno de Sorocaba.


Ex-prefeitos como Erval Steiner, de Porto Feliz, Ademir Borsatto, de Tatuí, e Marcos Andrade, de Iperó, já asseguraram a filiação à legenda para voltar à disputa pelas prefeituras. Em Sorocaba, o PSD deve concorrer com o atual vereador Hélio Godoy, que deixou o PTB. "Teremos candidaturas em todas as cidades da região", prometeu Passos Jr.


A meta do PSD é ter candidatos a prefeito ou vice em metade dos 645 municípios paulistas, com chances de eleger 40%. Em Bauru, o partido se aproximou do prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB), pré-candidato à reeleição, em busca de uma composição. "Temos um grande apreço pela administração dele, mas não depende só da gente", explicou o presidente local da sigla, o empresário Antonio Correa.


No Vale do Paraíba, a captação de filiados foi confiada ao deputado Junji Abe, que deixou o DEM. Segundo ele, vereadores e ex-prefeitos que esperavam a definição do TSE já sinalizaram com a adesão. O PSD ainda não desistiu de ter o apoio da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Veras, que ensaiou a ida para o partido de Kassab, mas permanece no DEM. Interlocutores do prefeito paulistano têm procurado com insistência a prefeita, mas ela evita falar a respeito.


Fonte:O Diário de Mogi

Licença

Jorge Moraes



A AGCO, detentora da marca Valtra do Brasil, obteve da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) na semana passada a Licença de Instalação e requereu a Licença de Operação para novos equipamentos na rua Capitão Francisco de Almeida, 695, em Brás Cubas.
Modernização
Não se trata ainda da fábrica de colheitadeira, segundo informou a Assessoria de Imprensa. A definição da cidade que receberá o investimento ainda não saiu. A documentação aprovada faz parte de ajustes comuns na unidade fabril de Mogi. 
Capacidade maior
São licenças de funcionamento de novas máquinas e equipamentos, oriundos de investimentos em modernização do parque fabril e de tecnologia (TI), ambos para melhoria da produtividade e para a ampliação da capacidade instalada na planta. 
Reunião
O secretário de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, convocou uma reunião com as agremiações que devem desfilar no carnaval de 2012. O assunto é, obviamente, o carnaval e, como sempre, os preparativos para o ano que vem. A reunião ocorrerá na próxima quinta-feira.
Daniel Carvalho

Djapa
Pela primeira vez na cidade, a parceria entre um restaurante e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) ajudará a divulgar o que Mogi tem de opções nas áreas de lazer e entretenimento. O restaurante Djapa, localizado na Vila Oliveira, criou folhetos com os principais pontos turísticos de Mogi e as principais informações sobre a cidade. 
Quentinho
O material, que acaba sair do forno, será distribuído em hotéis e pontos turísticos: "A ideia é que as pessoas conheçam as várias opções, como andar de moutain bike, saltar de asa delta, andar de caiaque na represa... Mogi tem um potencial até pouco explorado e a administração municipal vem investindo nisso. Não custa, como empresário, dar uma ajuda neste sentido de divulgar a nossa cidade", afirmou o empresário José Miguel Hallage, do Djapa. Quanto mais se divulga, melhor.


Associação
Hallage é membro do Conselho Municipal do Turismo, indicado como representante por meio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, cuja sede é em São Paulo.


Divulgação

Canarinho
O Diretório Municipal do PRB de Mogi conseguiu a filiação do Canarinho, o comediante do programa A Praça é Nossa. A legenda não sabe ainda se o SBT autorizará Canarinho a concorrer a uma vaga na Câmara de Mogi, mas está no compasso de espera para ver qual será a definição do "homem do baú", o lendário apresentador e dono do SBT, Silvio Santos. 
Apoio
"Estamos montando um time bem legal. Temos pré-candidatos a vereadores de líderes sindicais a professores universitários e até empresários", afirmou o presidente da legenda, Álvaro Nicodemus. Tudo indica que o PRB apoiará, na majoritária, a reeleição do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM). O partido já possui uma lista de 30 pré-candidatos para a Câmara.


Caldeirão
Outra novidade no PRB é o pré-candidato Alex, o mogiano que ganhou fama ao aparecer no programa "Caldeirão do Huck", apresentado por Luciano Huck. O apresentador e sua equipe, na companhia da cantora Preta Gil, estiveram em Mogi para gravar o quadro e recuperar a "lata-velha" de Alex. Acabaram conhecendo Alexandra, que vive com Alex há 11 anos e é transexual. A história do casal, que vive em Mogi, com o preconceito enfrentado pelos dois ganhou repercussão no País. Depois da fama, Alex, ao que tudo indica, deverá enveredar para a política.


Visita
O deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB) é o convidado esperado de hoje, a partir do meio-dia, no sítio "O Sonho Começa Aqui", na estrada do Beija Flor. Atendendo a um convite feito pelo sargento Ricardo Nogueira Soares, o deputado falará de política e dos rumos do PTB na cidade. 
Fundo partidário
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo suspendeu o repasse de novas cotas do fundo partidário ao diretório regional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) porque a agremiação teve as contas referentes ao exercício de 2005 reprovadas. Os juízes determinaram ainda que o partido devolva ao erário cerca de R$ 9 mil devido à aplicação irregular de recursos recebidos do fundo partidário. 
Reprovadas
O PTB teve suas contas anuais desaprovadas por diversas irregularidades, entre as quais a não comprovação da contribuição recebida de parlamentares no valor de R$ 37.992,64 e por ultrapassar em R$ 3.367,31 o limite de 20% permitido por lei para gastos de pessoal com recursos do fundo partidário, que atualizados totalizam cerca de R$ 9 mil.


Também dançaram
As contas anuais do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e do Partido Republicano Progressista (PRP) também foram reprovadas. A ausência de identificação de origem de receita no valor de R$ 54.648,00 para o PSTU e de R$ 23.943,00 para o PRP levou à condenação de ambos os partidos ao recolhimento desses valores ao fundo partidário. Tanto o PSTU quanto o PRP tiveram suspensas as cotas do fundo por 12 meses até que o esclarecimento seja aceito pela Justiça Eleitoral.
e-mails do leitor
Empréstimos
O crescimento do endividamento vem apresentando fortes sequelas sociais em todos os segmentos da população, um dos segmentos mais afetados é dos servidores e funcionários em geral que estão pendurados nos famigerados empréstimos consignados. Sempre achei um absurdo alguns segmentos da mídia, principalmente redes de televisão e economistas renomados com reportagens e comentários ressaltando ser uma boa para economia estes empréstimos em função dos juros apresentarem taxas menores entre 2% a 3%. É quase a mesma coisa em enaltecer que a maconha é melhor que a cocaína ou o cigarro é melhor que a maconha... Ora, desde quando tomar dinheiro emprestado é uma boa para economia de qualquer cidadão ou de qualquer empresa? Agora a verdade vem à tona, propagandas estimulam os consumidores a se endividarem, comprar sempre a crédito e ninguém se preocupa com a falta de educação financeira, com a falta de cultura orçamentária existente em todo Brasil, esta é a realidade dos fatos. Quem deve estar comemorando muito são os bancos, estes sim, pois manipulam os salários de milhares e milhares de servidores e consumidores por dentro e por fora dos seus contracheques. Por quê? Por que por fora do contracheque tem os empréstimos que os bancos fazem e debitam nas contas correntes dos servidores e consumidores. A chamada "casadinha"... Nestes empréstimos não tem margem consignada nenhuma, eles emprestam bastante porque sabem que tem o saldo dos salários todo mês na conta corrente do trabalhador, dos aposentados e todos que estão passando por esta situação. Em resumo, os bancos ficam com os salários de uma forma ou de outra e os "entendidos" achando que este dinheiro vai para o consumo... Pelo jeito, daqui a pouco são estes servidores, aposentados e consumidores que vão precisar reivindicar para entrar no programa Bolsa Família!
Emanuel G. da Silva
www.sosdividas.com.br
Imagem do dia
Mauricio Sumiya


Para cima
Fios em rua na Vila Lavínia são usados como "varal".


Note o leitor quantos pares de tênis estão pendurados na rede!


Fonte:Mogi News

Obras Ruas do Botujuru têm melhorias

Vista parcial-Foto:valpacha

O bairro Botujuru está recebendo pavimentação, além da implantação de guias e sarjetas nas ruas do local. No total, serão onze vias beneficiadas até dezembro, prazo que a empresa contratada para realizar o serviço tem para concluir a obra. O secretário de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, informou que a parte de asfalto está sendo realizada por funcionários da Prefeitura. Ele destacou que as ruas não precisam ser interditadas para que as benfeitorias sejam realizadas. O serviço está orçado emR$ 141.007,32.


Ferreira afirmou que algumas ruas já estão recebendo a pavimentação asfáltica. "A Prefeitura já vem fazendo a pavimentação. Agora, serão implantadas as guias e sarjetas para fazer o acabamento da obra", relatou. Ele explicou que as ruas Glória, Aleluia, Felipe Sawaya e Cristovão Colombo são algumas que foram incluídas nas benfeitorias. "Em alguns trechos iniciaremos posteriormente a pavimentação. No total, serão 11 ruas atendidas por esse programa", acrescentou.


O secretário contou que o pedido de melhorias para a região é antigo. "A pavimentação já era uma solicitação antiga colocada agora em prática. Isso não foi realizado antes por questões orçamentárias. A obra de pavimentação começou em abril com a equipe da secretaria realizando o serviço. Essa empresa só foi contratada para complementar o trabalho", ressaltou. "Nas ruas Glória e Aleluia, Felipe Sawaya e Cristovão Colombo a obra está na fase de colocação de guia para fecharmos o acabamento", pontuou.


Já existe um plano para as próximas ruas que estarão em obras e não haverá necessidade de interdições. "Como as ruas são estreitas pode haver um pequeno prejuízo em um curto espaço de tempo para as pessoas que passam pelo local quando as máquinas estiverem operando", esclareceu. (L.N.)


Fonte:Mogi News

Revitalização Novo Mercado do Produtor deve ser entregue até julho

Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Pacote de R$ 1,4 milhão prevê uma ampla reforma no espaço
A Prefeitura de Mogi das Cruzes deu início ao processo licitatório para contratação da empresa que ficará responsável pela reforma e adaptação do Mercado do Produtor "Minor Harada", antiga Cobal, no Mogilar. As empresas interessadas em participar do certame, que tem investimentos estimados em R$ 1,4 milhão, deverão apresentar documentos e propostas comerciais até às 16 horas do dia 7 de outubro na Secretaria Municipal de Gestão, na avenida Narciso Yague Guimarães, 277, 1º andar. Vence a concorrência pública quem oferecer o menor preço. 
A previsão, segundo informou a Coordenadoria de Comunicação Social, é de que o contrato seja assinado no mês de novembro e, logo em seguida, os trabalhos comecem. Como são 240 dias de serviços, ou seja, oito meses, acredita-se que o novo Mercado do Produtor seja entregue à população totalmente revitalizado até o fim do primeiro semestre de 2012, ou seja, até julho do ano que vem. 
O anúncio da revitalização foi feito pelo prefeito Marco Bertaiolli (DEM) em junho desse ano. O espaço ganhará o nome de Minor Harada, que foi secretário de Agricultura na gestão de Waldemar Costa Filho e morreu neste ano. Entre as obras que serão realizadas, se destaca a reforma dos banheiros, que serão adequados aos deficientes, como exige o padrão de acessibilidade.


Outra novidade é a instalação de uma praça de alimentação para os consumidores. As instalações hidráulicas e elétricas também serão totalmente trocadas. "Vamos fazer a individualização tanto da água, quanto da energia", destacou o secretário municipal de Agricultura, Oswaldo Nagao. A pintura dos telhados e a reforma do alambrado também serão realizadas. 


Terminal de ônibus 
As obras de reforma não incluem a área que abrigou o Terminal de ônibus, no Mogilar. O terreno foi "devolvido" à pasta, no início do ano com a reinauguração do novo Terminal Estudantes. Segundo Nagao, um projeto para a região ainda precisa ser realizado pela Secretaria de Planejamento. "De início, poderemos utilizar o local como estacionamento, mas será algo temporário", acrescentou. 


Fonte:Mogi News

Política local PP é o maior partido de Mogi com 6 mil filiados

Partido Progressista liderá o ranking na cidade, seguido pelo PMDB e pelo PSDB, na última colocação está o PCO, com apenas um simpatizante
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Santos: "Bom trabalho"
O Partido Progressista (PP) é a legenda com o maior número de filiados em Mogi das Cruzes. Atualmente, conta com 6.345 simpatizantes. Na segunda posição do ranking aparece o PMDB, com 3.781, seguido pelo PSDB, com 3.153. O balanço foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e tem como referência o mês de agosto de 2011. Fora do pódio estão: PTB (4º), com 2.700, e o PT (5º), com 2.284. O PDT aparece em sexto com 1.923. As outras legendas não atingem nem mesmo mil filiados. 
Dos grandes partidos da cidade, o DEM é o que apresenta o pior resultado (517) e deverá sofrer ainda mais baixas a partir desta semana, com a esperada debandada de democratas para o recém-criado PSD. O prefeito Marco Bertaiolli deverá puxar a fila, seguido pelos três vereadores: Carlos Evaristo da Silva, Nabil Nahi Safiti e Protássio Ribeiro Nogueira. 
Na outra ponta da tabela de filiados está o PCO com apenas um filiado. O PTN tem 12 simpatizantes e o PSTU é apoiado por 22 nomes.

O município conta com um universo de 269.110 eleitores, segundo o próprio TRE, e apenas uma média de 10% dos mogianos aptos a votar estão filiados a um partido. Vinte e sete partidos são registrados na Justiça Eleitoral da cidade, porém, para o sistema do TRE quatro deles aparecem como não vigentes. São eles: PTC, PTN, PRTB e o PDT, este último, mesmo com quase dois mil pedetistas, passa por um momento conturbado. A ex-presidente, a vereadora Odete Souza, foi destituída e o sindicalista Jorge Carlos de Morais, o Arakém, assumiu o comando. Odete pode estar de saída para o PP.

Há menos de uma semana para o fim da janela eleitoral, dia 7 de outubro - futuros candidatos devem estar filiados por pelo menos um ano na legenda que disputará o pleito - a atual lista deverá sofrer mudanças.


Planos
O presidente da sigla com o maior número de eleitores filiados, o advogado Gustavo Ferreira dos Santos, garantiu que a diferença para o segundo colocado deverá ser ainda maior nos próximos anos. "Participei de encontros no Diretório Estadual e recebi a missão de filiar 2.500 nomes até as eleições de 2012", revelou. 
"Já conseguimos cerca de 1.700 e nossa expectativa é que a meta inicial será ultrapassada", revelou. "O crescimento representa que temos feito um bom trabalho", frisou o presidente do PP. Recentemente, os progressistas anunciaram uma aliança com o PT e o PTB para disputar as eleições municipais. 
Já o presidente do PMDB em Mogi, o vereador Geraldo Tomaz Augusto, afirmou que o partido também busca aumentar o número de filiados. A estratégia adotada será a criação de comitês que discutirão temas específicos, como questões relacionadas à mulher, aos jovens e aos portadores de deficiência. "Além de aumentar o aspecto quantitativo, vamos ampliar intelectualmente o PMDB na cidade", contou. "Nossa meta é buscar mil novos nomes", revelou.

O vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira também preside o PSDB mogiano e avalia que a prioridade deste momento é a busca por pré-candidatos. "O PSDB é um partido com uma grande história e o processo de filiação se dá ao longo de todo o ano", salientou.

O PTB foi presidido por um longo período pelo empresário Walter Bolzani Junior, mas, recentemente, passou a ter a liderança de Gilberto Moro. Bolzani agora integra os quadros do PMDB. Mesmo com a baixa, Moro, que mesmo sendo secretário-geral sempre comandou as ações do partido, destacou que tem realizado reuniões pelos bairros para mostrar o projeto do PTB: "O número de filiados representa crescimento e amadurecimento. Não temos uma programação para arregimentar novos nomes, no entanto, no ano que vem vamos priorizar esta ação."

Fonte:Mogi News

Personagem Professor decide trocar o aluguel pelas prestações da casa própria

Com o valor que seria destinado à locação de um imóvel, casal de namorados optou pelo financiamento
Cleber Lazo
Da Reportagem Local

Com as chaves da casa própria em mãos, Antonio e Cecília vão marcar a data do casamento
O professor Antonio Augusto Mateus Kogawa, de 25 anos, é um dos exemplos de mogianos que por meio do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida irá concretizar o sonho da casa própria. Morador do Jardim Maricá, ele só aguarda as chaves. O bairro escolhido foi a Vila São Paulo, no distrito de César de Souza. "Já posso casar", disse Kogawa, para alegria da noiva Cecília. A cerimônia deverá ocorrer entre os meses de janeiro e março de 2012. "Agora é ir atrás das mobílias", revelou.


"Pesquisamos muitos imóveis, mas quando encontramos esta casa, nos apaixonamos", lembrou o professor, que teve a ajuda da noiva para escolher o futuro lar. "Olhamos vários apartamentos, mas o conforto e a privacidade de uma casa térrea pesaram na hora da decisão", revelou. 
Após encontrar a residência na Vila São Paulo, teve início o processo para a liberação da casa. "Entreguei todos os documentos pedidos e a assinatura do contrato aconteceu 60 dias depois de iniciarmos o processo", disse. "E só não saiu antes porque eu demorei para levar tudo o que foi pedido", disse.


O empreendimento custava R$ 120 mil. "Negociei direto com o responsável e consegui um desconto de R$ 5 mil", comemorou. Com uma entrada de R$ 23 mil e o subsídio de R$ 6 mil, o financiamento da Caixa ficou em R$ 62 mil. "Vou pagar R$ 720 por mês de prestação. Quase o atual preço do meu aluguel", contou. "Tenho 30 anos para pagar o financiamento, mas quero quitá-lo o quanto antes", afirmou. "Vou fazer uma poupança", planeja.


"Nossa casa tem 70 m² de construção e fica em frente a uma avenida. Escolhi César de Souza porque é uma área em desenvolvimento", frisou Kogawa, que encontrou um imóvel pronto para morar. "Havia a oportunidade de empreendimentos na planta, mas como meu objetivo é casar no começo do ano que vem, decidi pela casa já com a obra concluída", disse. 
O professor destacou a importância do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. "Se não fossem as condições colocadas à disposição pelo programa, não teria conseguido minha casa", disse.

Com o valor que seria destinado à locação de um imóvel, casal de namorados optou pelo financiamento
Cleber Lazo
Da Reportagem Local


Com as chaves da casa própria em mãos, Antonio e Cecília vão marcar a data do casamento
O professor Antonio Augusto Mateus Kogawa, de 25 anos, é um dos exemplos de mogianos que por meio do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida irá concretizar o sonho da casa própria. Morador do Jardim Maricá, ele só aguarda as chaves. O bairro escolhido foi a Vila São Paulo, no distrito de César de Souza. "Já posso casar", disse Kogawa, para alegria da noiva Cecília. A cerimônia deverá ocorrer entre os meses de janeiro e março de 2012. "Agora é ir atrás das mobílias", revelou.


"Pesquisamos muitos imóveis, mas quando encontramos esta casa, nos apaixonamos", lembrou o professor, que teve a ajuda da noiva para escolher o futuro lar. "Olhamos vários apartamentos, mas o conforto e a privacidade de uma casa térrea pesaram na hora da decisão", revelou. 
Após encontrar a residência na Vila São Paulo, teve início o processo para a liberação da casa. "Entreguei todos os documentos pedidos e a assinatura do contrato aconteceu 60 dias depois de iniciarmos o processo", disse. "E só não saiu antes porque eu demorei para levar tudo o que foi pedido", disse.


O empreendimento custava R$ 120 mil. "Negociei direto com o responsável e consegui um desconto de R$ 5 mil", comemorou. Com uma entrada de R$ 23 mil e o subsídio de R$ 6 mil, o financiamento da Caixa ficou em R$ 62 mil. "Vou pagar R$ 720 por mês de prestação. Quase o atual preço do meu aluguel", contou. "Tenho 30 anos para pagar o financiamento, mas quero quitá-lo o quanto antes", afirmou. "Vou fazer uma poupança", planeja.


"Nossa casa tem 70 m² de construção e fica em frente a uma avenida. Escolhi César de Souza porque é uma área em desenvolvimento", frisou Kogawa, que encontrou um imóvel pronto para morar. "Havia a oportunidade de empreendimentos na planta, mas como meu objetivo é casar no começo do ano que vem, decidi pela casa já com a obra concluída", disse. 
O professor destacou a importância do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. "Se não fossem as condições colocadas à disposição pelo programa, não teria conseguido minha casa", disse.


Fonte:Mogi News

Minha Casa, minha vida Construtoras avaliam o programa Minha Casa, Minha Vida de forma positiva

Daniel Carvalho

Ascenção: "Processo e rápido"
Fim da burocracia e recurso disponível foram os principais pontos indicados pelas construtoras na avaliação do programa Minha Casa, Minha Vida. O diretor comercial da construtora e incorporadora Genea, Mario Fernandes Ascenção Filho, destacou que a avaliação das propostas dos clientes é feita de forma rápida. "A superintendência de Mogi é um dos exemplos de como o Minha Casa deve ser tratado. Todos os funcionários da Caixa se dedicam ao máximo para atender a demanda de processos porque sabem da importância deste projeto. Se Mogi é um dos destaques no repasse de recursos, muito se deve ao serviço prestado nas agências do município", frisou. 
"Hoje não é possível imaginar o País sem este programa habitacional. Ele superou as expectativas até dos mais otimistas e não só aqueceu o mercado, mas gerou empregos e fez com que a economia se mantivesse aquecida", pontuou.


Opinião semelhante tem o diretor de crédito imobiliário da MRV Engenharia, Cristiano José Chiabi. "Colocar subsídios de até R$ 23 mil à disposição do cliente e diminuir os juros foram facilitadores. Ninguém paga mais aluguel. Todos preferem comprar a casa própria", disse.


Ambos os diretores ressaltaram que a análise não é centralizada na Caixa e com os correspondentes bancários, muitos pedidos são realizados pelas próprias construtoras ou imobiliárias e chegam ao banco apenas para a aprovação. "Antes, os financiamentos não eram liberados em menos de 30 dias, agora, é possível concretizar o repasse da verba em incríveis sete dias", disse o diretor comercial da construtora e incorporadora Genea. (C.L.)


Fonte:Mogi News

Samu Mogi pode ter serviço de motolância

Daniel Carvalho

Prefeito acompanhou primeiras horas de funcionamento da central de urgências e emergências
O Consórcio Regional do Samu (Cresamu) deverá pleitear, no início de 2012, investimentos do Ministério da Saúde para implantação do serviço de motolância para reforçar o atendimento de urgências em Mogi e região. A novidade foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde e presidente do Cresamu, Paulo Villas Bôas de Carvalho, durante visita à Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure), que iniciou oficialmente suas atividades ontem. O número de veículos e os recursos necessários para implantação do novo serviço serão definidos até o fim deste ano, segundo Villas Bôas, uma vez que ainda depende da demanda que o Cresamu terá nos próximos meses, aliado ao fato de que em janeiro outras duas cidades da região devem aderir ao consórcio: Arujá e Guararema. 
"A motolância é um veículo disponibilizado pelo Ministério da Saúde para driblar o trânsito a fim de que chegar mais rápido às ocorrências mais leves e que não tenham grande número de vítimas. É um suporte que pretendemos implantar aqui no Alto Tietê, uma vez que o Cresamu deve passar de três para cinco municípios e a distância entre eles é grande", explanou Carvalho. 
Outra medida que deve ser adotada nos próximos meses é a construção de bases do Samu descentralizadas. A previsão inicial, anunciada pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli, era de ter ambulâncias do Samu em Brás Cubas e na base da Polícia Rodoviária às margens da Mogi-Bertioga (SP-98). 
Ontem, nas duas primeiras horas de operação, a Cure de Mogi atendeu dez chamados de resgate. O primeiro, que preciso do acionamento da UTI móvel do Samu, foi um acidente na Mogi-Bertioga, com cinco pessoas feridas. "Os paramédicos e bombeiros chegaram em questão de minutos e salvaram as vítimas. O que é mais do que uma prova do motivo de insistirmos tanto com o governo federal para ter o Samu. Numa ação já foram cinco vidas salvas. E a partir de hoje serão muitas outras", disse o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli.


Trotes
Nem bem começou a funcionar, a Central de Urgências da Prefeitura já é alvo de trotes. Segundo o secretário-adjunto da Saúde, Marcello Cusatis, desde o início da semana, diversos telefonemas são feitos à unidade por um cidadão contando piadas. Ele informou que a polícia será acionada e irá identificar o autor dos trotes. (N.A.)


Fonte:Mogi News