domingo, 2 de outubro de 2011

Samu Mogi pode ter serviço de motolância

Daniel Carvalho

Prefeito acompanhou primeiras horas de funcionamento da central de urgências e emergências
O Consórcio Regional do Samu (Cresamu) deverá pleitear, no início de 2012, investimentos do Ministério da Saúde para implantação do serviço de motolância para reforçar o atendimento de urgências em Mogi e região. A novidade foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde e presidente do Cresamu, Paulo Villas Bôas de Carvalho, durante visita à Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure), que iniciou oficialmente suas atividades ontem. O número de veículos e os recursos necessários para implantação do novo serviço serão definidos até o fim deste ano, segundo Villas Bôas, uma vez que ainda depende da demanda que o Cresamu terá nos próximos meses, aliado ao fato de que em janeiro outras duas cidades da região devem aderir ao consórcio: Arujá e Guararema. 
"A motolância é um veículo disponibilizado pelo Ministério da Saúde para driblar o trânsito a fim de que chegar mais rápido às ocorrências mais leves e que não tenham grande número de vítimas. É um suporte que pretendemos implantar aqui no Alto Tietê, uma vez que o Cresamu deve passar de três para cinco municípios e a distância entre eles é grande", explanou Carvalho. 
Outra medida que deve ser adotada nos próximos meses é a construção de bases do Samu descentralizadas. A previsão inicial, anunciada pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli, era de ter ambulâncias do Samu em Brás Cubas e na base da Polícia Rodoviária às margens da Mogi-Bertioga (SP-98). 
Ontem, nas duas primeiras horas de operação, a Cure de Mogi atendeu dez chamados de resgate. O primeiro, que preciso do acionamento da UTI móvel do Samu, foi um acidente na Mogi-Bertioga, com cinco pessoas feridas. "Os paramédicos e bombeiros chegaram em questão de minutos e salvaram as vítimas. O que é mais do que uma prova do motivo de insistirmos tanto com o governo federal para ter o Samu. Numa ação já foram cinco vidas salvas. E a partir de hoje serão muitas outras", disse o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli.


Trotes
Nem bem começou a funcionar, a Central de Urgências da Prefeitura já é alvo de trotes. Segundo o secretário-adjunto da Saúde, Marcello Cusatis, desde o início da semana, diversos telefonemas são feitos à unidade por um cidadão contando piadas. Ele informou que a polícia será acionada e irá identificar o autor dos trotes. (N.A.)


Fonte:Mogi News