domingo, 2 de outubro de 2011

Política local PP é o maior partido de Mogi com 6 mil filiados

Partido Progressista liderá o ranking na cidade, seguido pelo PMDB e pelo PSDB, na última colocação está o PCO, com apenas um simpatizante
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Santos: "Bom trabalho"
O Partido Progressista (PP) é a legenda com o maior número de filiados em Mogi das Cruzes. Atualmente, conta com 6.345 simpatizantes. Na segunda posição do ranking aparece o PMDB, com 3.781, seguido pelo PSDB, com 3.153. O balanço foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e tem como referência o mês de agosto de 2011. Fora do pódio estão: PTB (4º), com 2.700, e o PT (5º), com 2.284. O PDT aparece em sexto com 1.923. As outras legendas não atingem nem mesmo mil filiados. 
Dos grandes partidos da cidade, o DEM é o que apresenta o pior resultado (517) e deverá sofrer ainda mais baixas a partir desta semana, com a esperada debandada de democratas para o recém-criado PSD. O prefeito Marco Bertaiolli deverá puxar a fila, seguido pelos três vereadores: Carlos Evaristo da Silva, Nabil Nahi Safiti e Protássio Ribeiro Nogueira. 
Na outra ponta da tabela de filiados está o PCO com apenas um filiado. O PTN tem 12 simpatizantes e o PSTU é apoiado por 22 nomes.

O município conta com um universo de 269.110 eleitores, segundo o próprio TRE, e apenas uma média de 10% dos mogianos aptos a votar estão filiados a um partido. Vinte e sete partidos são registrados na Justiça Eleitoral da cidade, porém, para o sistema do TRE quatro deles aparecem como não vigentes. São eles: PTC, PTN, PRTB e o PDT, este último, mesmo com quase dois mil pedetistas, passa por um momento conturbado. A ex-presidente, a vereadora Odete Souza, foi destituída e o sindicalista Jorge Carlos de Morais, o Arakém, assumiu o comando. Odete pode estar de saída para o PP.

Há menos de uma semana para o fim da janela eleitoral, dia 7 de outubro - futuros candidatos devem estar filiados por pelo menos um ano na legenda que disputará o pleito - a atual lista deverá sofrer mudanças.


Planos
O presidente da sigla com o maior número de eleitores filiados, o advogado Gustavo Ferreira dos Santos, garantiu que a diferença para o segundo colocado deverá ser ainda maior nos próximos anos. "Participei de encontros no Diretório Estadual e recebi a missão de filiar 2.500 nomes até as eleições de 2012", revelou. 
"Já conseguimos cerca de 1.700 e nossa expectativa é que a meta inicial será ultrapassada", revelou. "O crescimento representa que temos feito um bom trabalho", frisou o presidente do PP. Recentemente, os progressistas anunciaram uma aliança com o PT e o PTB para disputar as eleições municipais. 
Já o presidente do PMDB em Mogi, o vereador Geraldo Tomaz Augusto, afirmou que o partido também busca aumentar o número de filiados. A estratégia adotada será a criação de comitês que discutirão temas específicos, como questões relacionadas à mulher, aos jovens e aos portadores de deficiência. "Além de aumentar o aspecto quantitativo, vamos ampliar intelectualmente o PMDB na cidade", contou. "Nossa meta é buscar mil novos nomes", revelou.

O vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira também preside o PSDB mogiano e avalia que a prioridade deste momento é a busca por pré-candidatos. "O PSDB é um partido com uma grande história e o processo de filiação se dá ao longo de todo o ano", salientou.

O PTB foi presidido por um longo período pelo empresário Walter Bolzani Junior, mas, recentemente, passou a ter a liderança de Gilberto Moro. Bolzani agora integra os quadros do PMDB. Mesmo com a baixa, Moro, que mesmo sendo secretário-geral sempre comandou as ações do partido, destacou que tem realizado reuniões pelos bairros para mostrar o projeto do PTB: "O número de filiados representa crescimento e amadurecimento. Não temos uma programação para arregimentar novos nomes, no entanto, no ano que vem vamos priorizar esta ação."

Fonte:Mogi News