terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tráfico volta ao Complexo do Alemão, diz Exército

São Paulo - A Divisão de Homicídios (DH) da Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga pelo menos dois assassinatos que seriam represálias do tráfico de drogas na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, na zona norte, mesmo após a ocupação do conjunto de favelas pela Força de Pacificação, composta por paraquedistas do Exército e por policiais militares. Documentos confidenciais do Centro de Inteligência do Exército (CIE) também apontam que o tráfico de drogas voltou ao Complexo do Alemão.

A forma de atuação dos traficantes mudou, mas na Favela da Galinha um relatório aponta que homens armados mantêm uma boca de fumo itinerante. Para evitar prisões, o tráfico conta com alguns mototaxistas, que trabalham como olheiros. O documento do Exército aponta que em algumas bocas o usuário tem de dizer a senha ("onde estão os amigos?") para comprar entorpecentes.
As mortes dos dois moradores na Vila Cruzeiro, um baleado e outro a pauladas, também estão sendo investigadas pela polícia. "A parte baixa está ótima, mas na parte alta da favela alguns moradores contaram que houve cobrança do tráfico", disse um morador da Vila Cruzeiro.
Os relatórios do Exército mostram que o tráfico voltou em várias localidades do conjunto de favelas. Um informe aponta que uma boca de fumo funciona atrás do depósito de uma loja na localidade conhecida como Skol, na Favela da Fazendinha. Na mesma favela, nas localidades conhecidas como "Casinhas" e "Campo do Seu Zé", os traficantes também instalaram bocas de fumo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Agencia Estado - 11/01/2011

Previsão do Inmet é de mais chuva para Sudeste e Centro-Oeste

As regiões Centro-Oeste e Sudeste do país continuam sendo castigadas pela chuva. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que permaneça chovendo durante a semana nos Estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e do Espírito Santo.

Goiás Velho é uma das cidades de Goiás que foram castigadas pela chuva no Centro-Oeste do país. O Rio Vermelho, que corta a cidade, transbordou em alguns pontos, assustando moradores. A Defesa Civil de Goiás informa que, do dia 1º de janeiro até ontem (10), choveu cerca de 331 milímetros no Estado, mais de 100 milímetros do que o registrado em todo o mês de dezembro (213 milímetros).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Goiás, coronel Lopes, o principal problema em Goiás Velho é a cheia do Rio Vermelho. Por causa do aumento no volume da água, uma ponte de madeira que dá acesso ao Hospital de Goiás Velho cedeu e está interditada. Foram atingidas 31 casas, mas sem vítimas. “A Defesa Civil do Estado de Goiás está monitorando o Rio Vermelho. A ponte será reconstruída após o período de chuva.”
Segundo o chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Luís Cavalcante, a previsão é de mais chuva para o Centro-Oeste durante toda a semana. “São as chamadas chuvas de verão, mas eventualmente pode acontecer fortes chuvas em alguns locais.”
As chuvas devem continuar castigando a Região Sudeste devido a uma frente fria que está no local. Luís Cavalcante fala que há possibilidade de mais chuvas como a que atingiu São Paulo, na madrugada. Várias pessoas morreram e ficaram desabrigadas. Houve mais de 37 pontos de alagamento. Os motoristas enfrentam muita lentidão no trânsito. A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo suspendeu o rodízio municipal de carros hoje, devido à chuva.

Da Agência Brasil
Em Brasília   - www. uol - 11/01/2011

Video - Pontos de alagamento mantém população ilhada em SP

http://www.band.com.br/primeirojornal/conteudo.asp?ID=100000387647#

Chuva deixa São Paulo de baixo d'água

Chuva deixa 5 mortos e 53 pontos de alagamento em SP

BRUNO LUPION - Agência Estado


Pelo menos cinco pessoas morreram e três ficaram feridas em deslizamentos de terra na capital e em Mauá, na Grande São Paulo. Duas vítimas ainda estão desaparecidas. A forte chuva que atingiu São Paulo na noite de ontem fez transbordar os rios Pinheiros e Tietê e os córregos Cabuçu de Baixo, na zona norte, Jaguaré, na zona oeste, e Morro do S, na zona sul.
Na manhã de hoje, 53 pontos da cidade permaneciam alagados, de um total de 120 contabilizados desde o início da chuva, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). A Marginal Tietê apresentava quatro pontos de alagamento: no acesso à Rodovia Presidente Dutra, na altura da Ponte do Piqueri, sob a Ponte do Limão e na região do Cebolão, próximo ao acesso à Rodovia Castello Branco.
Durante a madrugada o Corpo de Bombeiros recebeu chamados de dezenas de pessoas ilhadas pela cidade, e o Rio Pinheiros transbordou na altura da Ponte da Cidade Universitária. Moradores do Jardim Rochdale, na divisa com Osasco, relatam que a água do Rio Tietê invadiu cerca de 50 casas, destruindo móveis e eletrodomésticos. "Sábado aconteceu isso, hoje de novo. A água subiu tanto que está batendo no pescoço de alguns moradores", disse o motorista Rodrigo Silva, de 38 anos.

Deslizamentos

O Corpo de Bombeiros registrou diversos deslizamentos na capital, com quatro mortos e um ferido. Até a manhã de hoje, a corporação não tinha um balanço do total de ocorrências do tipo. Em Mauá, na Grande SP, quatro deslizamentos deixaram três feridos e duas pessoas estão desaparecidas.
Um morador de rua também morreu na Rua Major Quedinho, região central de São Paulo. Segundo testemunhas, ele foi arrastado pela enxurrada até bater em um carro. O homem foi socorrido à Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.
Em Mauá, duas pessoas estão desaparecidas após duas casas deslizaram sobre uma residência no Alto da Boa Vista. Os bombeiros continuam as buscas. No Jardim Rosina, uma pessoa morreu soterrada em casa.


Previsão


Até as 4h30 de terça-feira, choveu 125,2mm na estação telemétrica Cabuçu de Cima - Vila Galvão, na região norte, divisa com Guarulhos, e 118,8mm na estação do Rio Tietê em São Miguel, na zona leste. Na estação da Bela Vista, região central, a precipitação alcançou 96,8mm.
No momento há apenas chuva leve e chuviscos isolados na cidade, mas ainda pode haver novos alagamentos devido ao refluxo dos rios, segundo o CGE. O órgão ressalta que o solo encharcado mantém elevado o risco de inundações e deslizamentos de terra.
O tempo não muda muito ao longo da semana e segue abafado com sol entre nuvens na capital, com termômetros oscilando entre 19ºC e 29ºC. As chuvas continuam ocorrendo na forma de pancadas, principalmente no final das tardes, e permanece elevado o risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Bombeiros procuram três mulheres desaparecidas em deslizamento em São José dos Campos (SP)

O Corpo de Bombeiros retirou na manhã desta terça-feira (11) o segundo corpo de um deslizamento de terra que atingiu quatro casas no bairro Rio Comprido, em São José dos Campos (91 km de São Paulo), no Vale do Paraíba. Até o momento, duas mulheres, de 54 e 29 anos, morreram no local e outras três, de 40, 11 e 3 anos, estão desaparecidas. As equipes de resgate continuam as buscas com cerca de 50 pessoas envolvidas no trabalho.
Mais cedo, os bombeiros haviam dito que as cinco mulheres, da mesma família, haviam morrido, mas a informação foi corrigida.

O acidente aconteceu devido ao excesso de chuva na noite de ontem, que fez com que um barranco deslizasse e atingisse as residências. Duas meninas, uma com 16 e outra com 13 anos, foram retiradas com vida, ontem à noite, e encaminhadas ao Hospital Municipal de São José dos Campos.
Em todo o Estado de São Paulo, a chuva da madrugada já provocou a morte de dez pessoas. Além das duas mortes em São José dos Campos, três pessoas morreram em um soterramento em Mauá, que também deixou dois feridos; duas pessoas, mãe e filha, morreram no bairro do Jaçanã, na zona norte da capital paulista, após o desmoronamento da casa onde estavam; uma pessoa morreu soterrada em Embu, em região próxima ao bairro do Capão Redonda, na zona sul de São Paulo; um afogamento foi registrado em Mogi das Cruzes; e um sem-teto foi arrastado pela enxurrada na avenida Nove de Julho, na capital, e morreu afogado. O homem foi socorrido à Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.
Os bombeiros também atenderam a 12 chamados para desabamentos de terra até as 6h desta terça-feira.
Alagamentos

Às 11h, a cidade de São Paulo ainda registrava quatro pontos de alagamentos em consequência dos temporais, todos transitáveis.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) pede aos motoristas que evitem a região da marginal Tietê hoje. O rodízio de veículos foi suspenso na capital paulista, segundo a assessoria de imprensa do órgão. Segundo a CET, a decisão vale para todo o dia. Além disso, a marginal Pinheiros e a avenida dos Bandeirantes estão liberadas até meio-dia para a circulação de caminhões.
Às 11h25, a CET registrava 14 km de congestionamento na capital paulista, o equivalente a 1,6% dos 868 km monitoramos na cidade.

Quantidade de chuva

A chuva que atinge a cidade de São Paulo desde o início do ano já soma 93% do esperado para todo o mês de janeiro, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).
De acordo com o órgão, desde segunda-feira (10) até às 7h da manhã de hoje (11), choveu em média na capital 68,8 mm, o equivalente a 29% para o mês de janeiro. No acumulado do mês, choveu na cidade 221,2 mm, o que equivale a 93% do esperado para o mês, que é de 239 mm.

Em 2010, o volume de chuvas em janeiro foi de 157,3 mm, apenas 66% do esperado para todo mês de janeiro.
Os meteorologistas do CGE afirmam que, no ano passado, houve chuva todos os dias, o que não deve acontecer neste ano.


* Com informações de Liv Taranger, especial para o UOL Notícias, em São José dos Campos
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/01/11/bombeiros-procuram-tres-mulheres-desaparecidas-em-deslizamento-em-sao-jose-dos-campos-sp.jhtm