quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ano começa com mudanças nos comandos das Polícias

Prestes a completar cinco anos com a maior patente da carreira militar, o coronel Álvaro Batista Camilo deverá deixar o cargo de comandante geral da Polícia Militar de São Paulo no início de 2012. Com a substituição dele, que é nascido na cidade de Ferraz de Vasconcelos, são esperadas mudanças "em dominó" nos comandos de praticamente todas as unidades da PM no Estado, inclusive no Alto Tietê, que tem registrado um aumento nos índices de criminalidade, possivelmente reflexo da falta de investimentos nas estruturas policiais. O avanço da violência tem motivado uma verdadeira campanha de prefeitos locais para a ampliação dos efetivos e, principalmente, para que policiais que tenham ligação com a Região sejam promovidos para os cargos superiores. Agora, com a alteração no comando geral, o momento se torna ainda mais oportuno para que os chefes dos Executivos possam fazer valer os seus pedidos na definição da nova estrutura regional. Para o Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-12), por exemplo, o tenente-coronel José Francisco Braga, que mora em Mogi, responde pelo 17o Batalhão e está na ponta da agulha para uma nova promoção - a coronel -, é cotado para ser o substituto do coronel Antonio Carlos Imperatriz, que é de Ribeirão Preto. Além da PM, são esperadas mudanças no comando também da Polícia Civil, a qual sofre, em especial, com a carência de viaturas. A Delegacia Seccional, hoje nas mãos do delegado João Roque Américo, que mora na cidade de Araraquara, poderá ganhar um novo titular em 2012 e um dos mais cotados para o posto é o delegado do 1o Distrito Policial, Marcos Batalha. Mogiano e conhecedor de cada canto de Mogi e cidades vizinhas, ele foi promovido no semestre passado à condição de delegado de Primeira Classe e, portanto, está apto para exercer o maior posto da Polícia Civil na Região. E o que é melhor, tem a simpatia e o apoio da maioria das autoridades locais.


Recurso


A Prefeitura de Mogi vai receber R$ 1,019 milhão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para construir duas quadras escolares cobertas e com vestiários. Os recursos têm apoio financeiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e serão aplicados no Distrito de Jundiapeba. Uma das quadras será construída na Rua Manoel Fernandes e funcionará como anexo da escola municipal Álvaro de Campos Carneiro. A outra quadra atenderá os alunos da escola Municipal Vereadora Astrea Barral Nébias, mas vai ser construída num terreno em frente.




 Ranking


Três dos cinco deputados federais eleitos pelo Alto Tietê figuram no ranking dos melhores deputados do País, segundo levantamento feito pela Revista Veja e o Núcleo de Estudos do Congresso, do Rio de Janeiro, que traz também os melhores do Senado Federal. A proposta de medir a atuação dos políticos em favor de um Brasil mais moderno e competitivo se baseou nos posicionamentos adotados em oito questões vitais para o desenvolvimento do País – alvos de projetos que tramitam nas duas Casas-, de uma carga tributária menor à qualidade da educação, passando pelo combate à corrupção e o equilíbrio entre os três poderes.




Ranking 1


Entre os 513 parlamentares da ativa, 201 obtiveram pontuação entre 0 e 10 e constam no ranking dos melhores deputados federais do Brasil. Do Alto Tietê, estão na lista Iolanda Seiko Ota (PSB), com 2,9 de nota e a 161a colocação; Roberto de Lucena (PV), com 2,1 e a 188a posição; e Guilherme Mussi (PSD), com 1,7 de nota e a 199a colocação. Todos eles, políticos no primeiro mandato. Os mais experientes – Junji Abe (PSD) e Valdemar Costa Neto (PR) – ficaram de fora.




 Agenda


Prevista inicialmente para a semana passada, a reunião entre o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, está agendada para às 15 horas de hoje, na Capital. Na pauta, as reformas das quatro estações de trem de Mogi das Cruzes e as soluções para acabar com as passagens de nível da Cidade.




 Fonte:O Diário de Mogi

Mais policiais já atuam na Cidade

DANILOS SANS


Os 29 policiais militares que foram prometidos para integrar a corporação no Município já estão trabalhando na Cidade, informou ontem o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), durante a entrega da sobra de recursos orçamentários da Câmara Municipal. Com isso, o déficit passará a ser de 9%. Nas últimas semanas, a falta destes profissionais em número suficiente tem sido uma das principais cobranças feitas pela Administração Municipal ao Governo do Estado.


Ainda hoje devem chegar mais 50 policiais que ficarão no Alto Tietê durante a "Operação Verão", da PM. Deste efetivo extra, 40 irão atuar em Mogi das Cruzes, conforme explica o responsável pelo 17º Batalhão da Polícia Militar, capitão Anderson Augusto Pires Almeida Bastos. "São estudantes da escola de sargentos que deverão ser utilizados para coibir principalmente os crimes de roubo e furtos a residências, roubo ao comércio e algumas outras operações", conclui.


Bertaiolli, que esteve com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) ontem, ainda comentou as avaliações técnicas que deverão ser realizadas pelo Estado para definir a necessidade no aumento do número do efetivo fixado pela Polícia Militar em Mogi. "O estudo técnico deve demonstrar que precisa ser ampliado - e eu acho que precisa mesmo. Com isso, a gente vai ver que este déficit de 9% será ainda maior", aponta.


Também para reforçar o policiamento em Mogi, neste período de festas, o coronel Luiz Eduardo Pesce de Arruda, comandante do Policiamento Metropolitano do Estado de São Paulo, se comprometeu a trazer novamente os agentes das Rodas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) para a Cidade, assim como já aconteceu durante a 75ª edição dos Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni", quando um batalhão de elite ajudou a reforçar a segurança de Mogi.


Sobra de recursos


Ao entregar o cheque de R$ 2,1 milhões referente à sobra de recursos orçamentários de 2011 da Câmara Municipal, o presidente do legislativo de Mogi, Mauro Araújo (PMDB), fez um apelo ao prefeito Bertaiolli para que parte do dinheiro fosse investida na ampliação do sistema de monitoramento por câmeras da Cidade, "principalmente no Socorro, Vila Oliveira e Jardim Universo, em Braz Cubas".


Em resposta, o prefeito disse que deve realizar estudos para que isso venha a acontecer, mas adiantou que o dinheiro deve ser incluído no orçamento com recursos para o próximo ano. "A ampliação das câmeras é uma necessidade de Mogi. Se pudermos investir este dinheiro, a gente vai fazer isso", destaca.


O chefe do executivo lembra que algumas das câmeras já instaladas deve fazer, inclusive, o monitoramento do trânsito. "Na Ciemp (Central Integrada de Emergências Públicas), há alguns agentes de trânsito que acompanham isso, bem como bombeiros, guardas municipais e policiais militares", conta.


Uma das ações que devem ser realizadas em 2012 junto ao Ciemp é a integração dos semáforos da Cidade com a central de monitoramento. Com isso, conforme o prefeito explica, "será possível alterar o tempo destes semáforos remotamente, verificando pelos monitores a necessidade de maior fluidez ou retenção nos cruzamentos da Cidade".




Fonte: O Diário de Mogi




CPTM anuncia duas novas linhas

SÃO PAULO

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) faz 20 anos transportando a impressionante marca de 3 milhões de passageiros por dia, mais do que os metrôs de Paris, Buenos Aires, Santiago, ou mesmo Londres. Os números superlativos, no entanto, só acentuam um problema não resolvido até agora - ainda há duas CPTMs, aquela que funciona com ar-condicionado e estações novas; e outra com trens antigos e sem espaço para os passageiros.


Para diminuir a distância entre essas duas realidades, a CPTM começa a implementar em 2012 o seu maior plano de ampliação e modernização desde que foi fundada, em maio de 1992. Até 2020, a companhia pretende construir mais duas linhas, com ao menos seis paradas no total, e outras dez estações nas linhas já existentes Isso sem contar as reformas que precisam ser feitas nas plataformas atuais.


A CPTM promete ter as 89 estações acessíveis até 2014 - atualmente, são 37, com mais nove em obras e outras três em licitação para contratação das obras, que devem começar no ano que vem.


Além disso, o sistema está passando por obras de infraestrutura e modernização, para diminuir o tempo médio entre os trens dos atuais seis minutos para três minutos de intervalo - o que daria o várias vezes prometido "padrão de metrô" aos trens. Técnicos da companhia comparam os serviços que têm de ser feitos com "trocar um pneu com o carro em movimento".


O que faz sentido, se for pensada a velocidade com que a rede ganha usuários. Em 2005, a CPTM transportava menos da metade dos passageiros de hoje, 1,3 milhão de pessoas por dia.


"Só em 2011, crescemos quase 1 milhão de passageiros, o que dá a dimensão da importância da CPTM hoje no transporte da Região Metropolitana de São Paulo", diz Mário Bandeira, presidente da companhia.


"Ainda temos muito problemas, somos um sistema aberto, então sofremos com muitas interferências externas, como lixo e chuva. E ainda há linhas que precisam de investimentos para chegar no patamar de qualidade das outras. O importante é que a CPTM chega aos seus 20 anos sabendo do seu papel no transporte público e o que fazer para melhorar", completa.


O "boom" de passageiros tem três explicações: primeiro, a queda do desemprego da última década fez mais gente usar os trens para ir ao trabalho. Segundo, a integração tarifária com metrô e ônibus, o que tornou o sistema mais atrativo. O terceiro é o aumento das estações com baldeação, especialmente no metrô, que deixa a viagem mais rápida - e atrativa.


O trabalho de modernização inclui tarefas aparentemente simples, mas que foram postergadas durante vários anos. Um exemplo é o isolamento das linhas. Só em 2010 é que a CPTM teve 100% dos trilhos cercados por muros e grades, o que evita a presença de pessoas nos trilhos e traz mais segurança à operação.


Outro problema que caminha para uma solução é a separação do transporte de passageiros do transporte de cargas. Boa parte das linhas da CPTM é compartilhada. Fora dos horários de pico, os passageiros têm de esperar trens que vêm do interior ou de outros Estados passar pela região central da cidade no caminho até Santos.


Há quatro semanas, houve as primeiras reuniões entre a companhia e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para definir como será feito o Ferroanel (um leito de trilhos ao redor da Região Metropolitana). Mas ainda não há data para que as obras comecem.


Quem utiliza a rede vê algumas melhorias, especialmente na qualidade dos trens, ainda mais quando se leva em conta a comparação do serviço de hoje com o do começo da década passada. Mas reclama da superlotação, cada vez maior.


Fonte: O Diário de Mogi

A volta é em fevereiro, avisa Jader

A Mesa Diretora do Senado Federal marcou uma reunião extraordinária para hoje, em pleno recesso parlamentar, para dar posse ao senador Jader Barbalho (PMDB-PA), que fora barrado pela Lei da Ficha Limpa. A antecipação da cerimônia permitirá a Jader receber duas ajudas de custo de R$ 26,7 mil, o salário de janeiro, quando o Congresso estará em recesso, e um valor proporcional a quatro dias de dezembro.


Ontem, porém, a senadora Marinor Brito (PSOL), que assumiu o mandato com o impedimento de Jader, entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para se manter no cargo e impedir a reunião extraordinária. Ela argumenta que a medida não poderia ser tomada no recesso. O tribunal poderia avaliar o caso na noite de ontem, mas nenhuma decisão foi tomada até as 20 horas.


O desejo do peemedebista é uma posse discreta. Ele não pretende fazer discursos nem chamou aliados regionais para o evento. "Eu não gostaria que os companheiros do PMDB que reservaram esse final de ano para estarem com suas famílias viessem para Brasília apenas para participar de uma formalidade. Não vai ter discurso, não vai ter nada. Minha rentrée no Senado será em fevereiro, da tribuna", disse Jader.


Apesar disso, o presidente do PMDB, Valdir Raupp (RO), o líder Renan Calheiros (AL) e outros caciques são esperados. Antes da posse, a Mesa ainda terá de decidir oficialmente que vai acatar a decisão do Supremo a favor de Jader.


Segundo mais votado no Pará na eleição para o Senado em 2010, Jader foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e seus votos foram considerados nulos. Em 2001, ele renunciou ao mandato para não ser cassado como um dos suspeitos de desviar recursos do Banco do Pará (Banpará), na época em que era governador do Estado.


Neste ano, porém, o STF decidiu que a nova lei não poderia ter sido aplicada em 2010. Com isso, candidatos ficha suja que tivessem recebido os votos necessários deveriam tomar posse. Jader já tinha sido julgado pelo STF e saiu derrotado. O PMDB pressionou o tribunal e o presidente Cezar Peluso, no dia 14, votou duas vezes para desempatar a favor de Jader a análise de um recurso. Com isso, o peemedebista foi liberado para assumir.




Concurso


O Senado decidiu retificar o edital do concurso para consultor legislativo lançado na semana passada. A Casa reconheceu haver "inconsistências" nos conteúdos programáticos e diz já ter pedido à Fundação Getúlio Vargas solução para o problema. Levantamento dos sites Congresso em Foco e SOS Concurseiro mostrou que parte do conteúdo foi copiada de um edital de dez anos atrás.


Em nota divulgada ontem, o presidente da comissão do concurso público do Senado, Davi Anjos Paiva, admitiu o problema. "A Comissão do Concurso Público detectou inconsistências nos conteúdos programáticos para o cargo de Consultor Legislativo. Ato contínuo, contatou a Fundação Getúlio Vargas, responsável pela elaboração dos editais, e cobrou solução rápida para o problema", diz trecho. Segundo ele, a alteração deve ser feita nos próximos dias.


Fonte:O Diário de Mogi

Economia

Daniel Carvalho

Os R$ 2,1 milhões devolvidos ontem pela Câmara à Prefeitura resultaram, segundo o presidente do Legislativo, Mauro Araújo, de uma série de ações de gestão para reduzir gastos, como o programa Câmara Verde, que inclui a separação de materiais recicláveis, além de reuso da água da chuva. "Em janeiro de 2011, a conta de água da Câmara foi de R$ 12.617,04. Em dezembro, pagamos apenas R$ 610,56. Isso é possível especialmente pelo moderno sistema de coleta de água da chuva e a implantação de uma cisterna, que é usada na irrigação dos jardins", destacou Araújo. Outra medida: a terceirização do sistema de segurança, com a contratação de uma empresa especializada, para suprir vigias que se aposentaram. A troca da frota do Legislativo também ajudou: "Compramos 25 carros Sandero 1.6, equipados com direção elétrica, ar condicionado, direção, dando os antigos carros, com 11 anos de uso, como forma de pagamento. Uma economia de cerca de R$ 10 mil por carro, e, claro, na utilização do orçamento", destacou. Para 2012, a Câmara terá orçamento de R$ 21 milhões. (N.A.)


Fonte:Mogi News

Câmeras Brás Cubas pode ter monitoramento

Vereadores pediram ontem ao prefeito Bertaiolli a ampliação da vigilância com câmeras também para o distrito
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Sistema de monitoramento foi ampliado na cidade há 6 meses com instalação de mais câmeras
O novo sistema de monitoramento por câmeras na cidade, gerenciado pela Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) de dentro da Prefeitura e inaugurado há cerca de seis meses com 283 câmeras, poderá ser novamente ampliado em 2012. O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) acatou pedido da Câmara Municipal e prometeu realizar estudos para instalar mais câmeras de monitoramento nos centros comerciais de Brás Cubas e do Jardim Universo. 
A solicitação foi feita ontem pelos vereadores Mauro Araújo (PMDB), Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) e Pedro Komura (PSDB) durante visita ao gabinete do prefeito para a entrega de um cheque no valor de R$ 2,1 milhões, proveniente da sobra do orçamento do Legislativo em 2011. O grupo de parlamentares, que compõe a mesa diretiva da Câmara Municipal, quer que parte dos recursos seja empenhada na ampliação da Ciemp. 
"Brás Cubas, Jardim Universo e tantos outros bairros da região oeste da cidade têm crescido muito, tanto em moradias como em estabelecimentos comerciais. E para evitar situações de risco, para garantir a segurança de moradores e de trabalhadores do comércio, a Câmara Municipal pede a utilização de parte dos recursos para a instalação de câmeras nessas regiões", detalhou o presidente na Casa de Leis, Mauro Araújo. 
O prefeito confirmou a necessidade de investimentos e prometeu avaliar o pedido. "Vamos incluir esses R$ 2,1 milhões no orçamento municipal do ano que vem e dar início a estudos que apontem a possibilidade de ampliarmos o sistema de videomonitoramento, ainda em 2012, que é muito necessário nestas regiões". 
Bertaiolli lembrou que desde 2005 até junho deste ano, o município contava com 128 câmeras, sendo 96 fixas e 32 móveis. "De lá para cá o monitoramento foi reforçado e passou para 206 câmeras fixas e 77 móveis. Foi um grande avanço e que poderemos fazer mais no ano que vem, conforme as necessidades", disse. 
O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, garantiu que algumas ruas de Brás Cubas, Jardim Universo, Jundiapeba e César de Souza possuem, hoje, câmeras de monitoramento. "Nos centros comerciais dessas regiões, há hoje uma estrutura pronta, com algumas câmeras para visualizar a movimentação nas lojas, mas que também podem ser ampliadas. Existe cabeamento (fibra óptica) para isso", disse o secretário.


Fonte:Mogi News

Três escolas de samba devem documentação

Jorge Moraes

Brascubão está pendente
Três escolas de samba podem ficar fora do carnaval mogiano em 2012. Unidos de Sales, Estação Primeira de Brás Cubas e Acadêmicos do São João ainda não entregaram todos os documentos necessários para o credenciamento na Secretaria Municipal de Cultura e podem ficar sem o repasse municipal para a confecção das fantasias e carros alegóricos. Oitos escolas devem receber a verba amanhã.


De acordo com a secretária-adjunta de Cultura, Eliana Mangini, as escolas deixaram de entregar certidões negativas de débitos fiscais e INSS, documentos essenciais para a liberação do repasse. O primeiro chamamento público de convocação do carnaval terminou no dia 11 de novembro. O prazo foi prorrogado até o dia 6 de dezembro e, desta vez, as escolas têm até o dia 15 de janeiro para entregar os documentos pendentes. 
"Nossa preocupação é de não dar tempo para repassarmos a verba e a escola acabar sendo prejudicada, já que a maioria depende apenas do repasse municipal para produzir as peças do carnaval", comentou Eliana. 
As escolas devem procurar, com urgência, a Secretaria de Cultura, que fica na rua Doutor Ricardo Vilela, 69, no centro de Mogi. 
Na semana passada, o Mogi News percorreu os barracões das principais escolas de samba da cidade. Na São João, Brás Cubas, Águia de Prata e Unidos de Sales, os barracões foram encontrados totalmente vazios. Já no caso da escola Mocidade Independente da Vila Natal, um dos sambistas informou que a escola está aguardando o recebimento do repasse para iniciar a produção das fantasias. 


Mais escolas
O carnaval de 2012 contará com duas novas escolas de samba. Uma é o retorno da Unidos do Conjunto Santo Ângelo, que recebeu novo nome e passa a ser Unidos do Morro. A outra desfilará em forma de bloco e chama-se Esquadrão Alvinegro.


Fonte:Mogi News

Fim de ano Perimetral fica congestionada

Outro problema: ao percorrer ontem a via, reportagem notou más condições de tráfego
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Logo no início da tarde de ontem, uma enorme fila se formava num dos trechos da via. Ambulantes aproveitavam para arrecadar dinheiro extra com o trânsito lento
Muita gente decidiu antecipar a viagem para o litoral para comemorar a chegada do Ano Novo, neste fim de semana. Entretanto, isso não evitou a formação de congestionamentos, especialmente na avenida Perimetral, no distrito de Brás Cubas, trajeto obrigatório dos motoristas, principalmente paulistanos e mogianos, com destino à Mogi-Bertioga (SP-98). 
Logo no início da tarde de ontem, uma enorme fila se formava próximo a um hipermercado na avenida Henrique Peres e seguia até o cruzamento com a avenida Japão. O para e segue de carros era tão comum que ambulantes aproveitavam para arrecadar um dinheiro extra neste fim de 2011 vendendo água mineral, pipoca, bolas, entre outros produtos. 
A previsão, segundo a Polícia Rodoviária, é de que cerca de 60 mil veículos passem pela cidade até sábado, por meio das rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga. Se a previsão se confirmar, todos esses carros passarão obrigatoriamente pela avenida Perimetral. Isso significa que será necessária maior atenção do Departamento de Trânsito da Prefeitura, tanto para a manutenção da estrada como de esquemas especiais para dar maior fluidez ao trânsito e orientar os motoristas que trafegarem pela Perimetral. 
Na semana passada, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) se reuniu com o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Clodoaldo Pelissioni, para conseguir investimentos do Estado em obras de melhorias na via Perimetral. Além da recuperação e manutenção da pavimentação de cerca de 15 quilômetros da via, Bertaiolli quer ainda a instalação de um novo retorno na rodovia Mogi-Dutra, nas proximidades do acesso para a estrada do Pavan, e a instalação de um viaduto próximo ao cruzamento com a avenida Japão. 
De acordo com a administração municipal, por dia, pouco mais de 15 mil carros chegam à cidade pela Mogi-Dutra e seguem pela Perimetral até atingir a rodovia Mogi-Bertioga. Ao percorrer ontem a via, a equipe de reportagem observou a precariedade e as más condições de tráfego na avenida: o asfalto está cheio de fissuras e há buracos e ondulações, especialmente no trecho entre a avenida Henrique Peres e a Valetina Borenstein, rota dos carros que vem de outras cidades e seguem para o litoral.


Fonte:Mogi News

Radares

Divulgação



A nova norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que desobriga os órgãos de trânsito a alertarem os motoristas sobre a presença de radares de velocidade em vias públicas não terá efeito prático e imediato nas ruas de Mogi das Cruzes.


Placas
Pelo menos é o que garantiu o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada, que afirmou que a sinalização hoje existente e que indica a presença de radares não será retirada.


Respeito
"Entendo que a  legislação de trânsito e as sinalizações implantadas deveriam ser respeitadas independentemente da presença do agente fiscal de trânsito ou de instalações de equipamentos medidores de velocidades ou eletrônicos que fiscalizem o desrespeito ao semáforo fechado e outras infrações de trânsito", afirmou o secretário.


Polícia Rodoviária
Pela nova regra, as placas que indicam limite de velocidade não necessitam mais ser colocadas. Os radares, por sua vez, precisam estar visíveis. De acordo com o Contran, a mudança atende a um pedido da Polícia Rodoviária Federal. A alteração foi feita no dia 13 de dezembro, sem muito alarde.


Rio Preto
Em algumas regiões do Estado de São Paulo como São José do Rio Preto, o poder público não perdeu tempo e já anunciou que irá cumprir a decisão do Contran, que derruba a exigência das placas. Em Mogi, não haverá alteração, a princípio, mas a própria resolução 396 determina que as alterações sejam feitas no máximo em até seis meses, ou seja, as placas devem ser mesmo retiradas e as novas deverão obedecer à legislação em vigor. 
Indústria da multa
A maior preocupação é que agora a "dita" indústria da multa ganhe ainda mais força, puna os motoristas e, pior, não melhore em nada a situação caótica no trânsito, o número de acidentes e o de mortes. 
Nova frota
O presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PMDB), irá apresentar hoje, às 10h30, o novo veículo que irá compor a frota do Legislativo. A Câmara adquiriu 25 veículos Renault Sandero 1.6 completos, que devem ser entregues na segunda quinzena de janeiro. Hoje, três dos novos carros estarão no pátio da Câmara para apresentação à Imprensa.


Jorge Moraes

Retrospectiva
Chegou ontem às mãos dos assinantes e dos leitores dos jornais Mogi News e Diário do Alto Tietê, a 39ª Mogi News Revista, fruto da bela sacada da direção do Grupo Mogi News e, especialmente, do trabalho das jornalistas e editoras Vera Marcolino (Negócios) e Carla Fiamini (Social) com suas equipes formadas ainda pelas repórteres Juliana Miranda, Maria Regina Almeida e Mariane Binoki, que garimparam, cada qual em sua área, o que foi destaque ao longo de 2011.


Celebridades
O trabalho pode ser constatado nas 64 páginas de retrospectiva sobre fatos marcantes no Brasil, no mundo, em Mogi e na região. E, de outro lado, as celebridades que brilharam na coluna social neste ano. 
Impresso
Destaque ainda para o editorial escrito por Carla Fiamini que enfoca principalmente que em época de IPads, IPods, Facebook e Twitter, já foi decretada, muitas vezes, a morte do jornalismo impresso, mas que (podem falar à vontade!) continua mais vivo do que nunca. A revista é um exemplo disso.


Fisioterapia
A Comissão Municipal Permanente de Licitação da Prefeitura de Mogi habilitou três empresas (Demax Serviços e Comércio Ltda, Engesec Construções Ltda e a Teto Construtora) para a segunda fase da licitação para a contratação daquela que fará a execução das obras e serviços de construção do novo centro fisioterápico na rua Francisco Afonso de Melo, em Brás Cubas. 
Envelopes
Foi aberto o prazo de cinco dias úteis para eventuais contestações deste resultado. E já foi marcada para o próximo dia 5 de janeiro de 2012 a abertura do segundo envelope com a proposta comercial das empresas. Quem vai levar?
AME
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mogi, que só depende da compra de equipamentos e da inauguração oficial por parte do governo estadual, deverá sofrer um novo atraso. Durante a visita em Santa Isabel, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) chegou a dizer que esta seria a prioridade número 1 do Estado para o Alto Tietê e que a inauguração deveria ocorrer em janeiro. Ontem, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli afirmou que deve ser entre fevereiro e março, mas não falou o motivo para o atraso. 
Gesso
"Você quer ouvir o que faz um deputado? Trabalha muito e produz pouco. Não porque não queira produzir. O sistema da Casa é engessado por interesses políticos, partidários. É muito engessado".


Divulgação

Fenômeno
A frase foi dita pelo deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, o mais votado do País nas eleições passadas, ao fazer um balanço deste primeiro ano de atividade parlamentar. Lançado com o fenômeno comprovado pelas urnas pelo deputado federal mogiano Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, Tiririca ainda continua dando o que falar.
e-mails do leitor
Regularização
O programa paulista de regularização de núcleos habitacionais, apelidado de Cidade Legal, está a pleno vapor. Ele existe para suprimir a indefinição dominial e estabelecer de quem é a propriedade da terra ou do imóvel urbano para, assim, garantir segurança social e jurídica a todos os envolvidos. Mas, o que realmente significa esse verdadeiro "esforço de reportagem" - como diriam os jornalistas - que hoje mobiliza um grupo multidisciplinar de profissionais e técnicos integralmente devotados, além de cinco grandes consórcios de empresas, que prestam serviços a mais de 450 prefeituras em todo o Estado de São Paulo? Ele existe para fazer a articulação mais rápida e prática possível entre as prefeituras e todos os serviços públicos necessários à legalização dos terrenos e das moradias. E, assim, provar que é possível, e saudável, resgatar e salvaguardar a ordem jurídica que regula o direito à propriedade legítima. Porque, com um documento sério na mão, tudo melhora, do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município ao acesso a recursos dos governos para infraestrutura e produção. E sem a documentação correta, nada disso pode evoluir. O Cidade Legal também é a forma que o governo do Estado encontrou para evitar o aborrecimento fundiário futuro nas regiões metropolitanas e em todas as cidades do interior que queiram crescer de forma verdadeiramente sustentável. O programa hoje é sucesso: aproximadamente 70% dos municípios paulistas já pediram a ajuda do governo estadual para regularizar terrenos e casas, populares ou não, beneficiando mais de 9,5 milhões de pessoas. O programa se tornou praticamente o primeiro colocado nas listas de pedidos dos prefeitos paulistas. Regularizar e apaziguar as questões fundiárias de todas as cidades do Estado de São Paulo passou a ser apenas uma questão de tempo. 
Silvio Torres
Sec. Est. da Habitação
Imagem do dia
Daniel Carvalho

Negócio de ocasião
Vendedor ambulante fatura com o comércio de bolas em meio ao trânsito complicado, ou melhor, quase parado, na via Perimetral.


Fonte:Mogi News