quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Câmeras Brás Cubas pode ter monitoramento

Vereadores pediram ontem ao prefeito Bertaiolli a ampliação da vigilância com câmeras também para o distrito
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Sistema de monitoramento foi ampliado na cidade há 6 meses com instalação de mais câmeras
O novo sistema de monitoramento por câmeras na cidade, gerenciado pela Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) de dentro da Prefeitura e inaugurado há cerca de seis meses com 283 câmeras, poderá ser novamente ampliado em 2012. O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) acatou pedido da Câmara Municipal e prometeu realizar estudos para instalar mais câmeras de monitoramento nos centros comerciais de Brás Cubas e do Jardim Universo. 
A solicitação foi feita ontem pelos vereadores Mauro Araújo (PMDB), Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) e Pedro Komura (PSDB) durante visita ao gabinete do prefeito para a entrega de um cheque no valor de R$ 2,1 milhões, proveniente da sobra do orçamento do Legislativo em 2011. O grupo de parlamentares, que compõe a mesa diretiva da Câmara Municipal, quer que parte dos recursos seja empenhada na ampliação da Ciemp. 
"Brás Cubas, Jardim Universo e tantos outros bairros da região oeste da cidade têm crescido muito, tanto em moradias como em estabelecimentos comerciais. E para evitar situações de risco, para garantir a segurança de moradores e de trabalhadores do comércio, a Câmara Municipal pede a utilização de parte dos recursos para a instalação de câmeras nessas regiões", detalhou o presidente na Casa de Leis, Mauro Araújo. 
O prefeito confirmou a necessidade de investimentos e prometeu avaliar o pedido. "Vamos incluir esses R$ 2,1 milhões no orçamento municipal do ano que vem e dar início a estudos que apontem a possibilidade de ampliarmos o sistema de videomonitoramento, ainda em 2012, que é muito necessário nestas regiões". 
Bertaiolli lembrou que desde 2005 até junho deste ano, o município contava com 128 câmeras, sendo 96 fixas e 32 móveis. "De lá para cá o monitoramento foi reforçado e passou para 206 câmeras fixas e 77 móveis. Foi um grande avanço e que poderemos fazer mais no ano que vem, conforme as necessidades", disse. 
O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, garantiu que algumas ruas de Brás Cubas, Jardim Universo, Jundiapeba e César de Souza possuem, hoje, câmeras de monitoramento. "Nos centros comerciais dessas regiões, há hoje uma estrutura pronta, com algumas câmeras para visualizar a movimentação nas lojas, mas que também podem ser ampliadas. Existe cabeamento (fibra óptica) para isso", disse o secretário.


Fonte:Mogi News