quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ano começa com mudanças nos comandos das Polícias

Prestes a completar cinco anos com a maior patente da carreira militar, o coronel Álvaro Batista Camilo deverá deixar o cargo de comandante geral da Polícia Militar de São Paulo no início de 2012. Com a substituição dele, que é nascido na cidade de Ferraz de Vasconcelos, são esperadas mudanças "em dominó" nos comandos de praticamente todas as unidades da PM no Estado, inclusive no Alto Tietê, que tem registrado um aumento nos índices de criminalidade, possivelmente reflexo da falta de investimentos nas estruturas policiais. O avanço da violência tem motivado uma verdadeira campanha de prefeitos locais para a ampliação dos efetivos e, principalmente, para que policiais que tenham ligação com a Região sejam promovidos para os cargos superiores. Agora, com a alteração no comando geral, o momento se torna ainda mais oportuno para que os chefes dos Executivos possam fazer valer os seus pedidos na definição da nova estrutura regional. Para o Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-12), por exemplo, o tenente-coronel José Francisco Braga, que mora em Mogi, responde pelo 17o Batalhão e está na ponta da agulha para uma nova promoção - a coronel -, é cotado para ser o substituto do coronel Antonio Carlos Imperatriz, que é de Ribeirão Preto. Além da PM, são esperadas mudanças no comando também da Polícia Civil, a qual sofre, em especial, com a carência de viaturas. A Delegacia Seccional, hoje nas mãos do delegado João Roque Américo, que mora na cidade de Araraquara, poderá ganhar um novo titular em 2012 e um dos mais cotados para o posto é o delegado do 1o Distrito Policial, Marcos Batalha. Mogiano e conhecedor de cada canto de Mogi e cidades vizinhas, ele foi promovido no semestre passado à condição de delegado de Primeira Classe e, portanto, está apto para exercer o maior posto da Polícia Civil na Região. E o que é melhor, tem a simpatia e o apoio da maioria das autoridades locais.


Recurso


A Prefeitura de Mogi vai receber R$ 1,019 milhão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para construir duas quadras escolares cobertas e com vestiários. Os recursos têm apoio financeiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e serão aplicados no Distrito de Jundiapeba. Uma das quadras será construída na Rua Manoel Fernandes e funcionará como anexo da escola municipal Álvaro de Campos Carneiro. A outra quadra atenderá os alunos da escola Municipal Vereadora Astrea Barral Nébias, mas vai ser construída num terreno em frente.




 Ranking


Três dos cinco deputados federais eleitos pelo Alto Tietê figuram no ranking dos melhores deputados do País, segundo levantamento feito pela Revista Veja e o Núcleo de Estudos do Congresso, do Rio de Janeiro, que traz também os melhores do Senado Federal. A proposta de medir a atuação dos políticos em favor de um Brasil mais moderno e competitivo se baseou nos posicionamentos adotados em oito questões vitais para o desenvolvimento do País – alvos de projetos que tramitam nas duas Casas-, de uma carga tributária menor à qualidade da educação, passando pelo combate à corrupção e o equilíbrio entre os três poderes.




Ranking 1


Entre os 513 parlamentares da ativa, 201 obtiveram pontuação entre 0 e 10 e constam no ranking dos melhores deputados federais do Brasil. Do Alto Tietê, estão na lista Iolanda Seiko Ota (PSB), com 2,9 de nota e a 161a colocação; Roberto de Lucena (PV), com 2,1 e a 188a posição; e Guilherme Mussi (PSD), com 1,7 de nota e a 199a colocação. Todos eles, políticos no primeiro mandato. Os mais experientes – Junji Abe (PSD) e Valdemar Costa Neto (PR) – ficaram de fora.




 Agenda


Prevista inicialmente para a semana passada, a reunião entre o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, está agendada para às 15 horas de hoje, na Capital. Na pauta, as reformas das quatro estações de trem de Mogi das Cruzes e as soluções para acabar com as passagens de nível da Cidade.




 Fonte:O Diário de Mogi