quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Mais policiais já atuam na Cidade

DANILOS SANS


Os 29 policiais militares que foram prometidos para integrar a corporação no Município já estão trabalhando na Cidade, informou ontem o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), durante a entrega da sobra de recursos orçamentários da Câmara Municipal. Com isso, o déficit passará a ser de 9%. Nas últimas semanas, a falta destes profissionais em número suficiente tem sido uma das principais cobranças feitas pela Administração Municipal ao Governo do Estado.


Ainda hoje devem chegar mais 50 policiais que ficarão no Alto Tietê durante a "Operação Verão", da PM. Deste efetivo extra, 40 irão atuar em Mogi das Cruzes, conforme explica o responsável pelo 17º Batalhão da Polícia Militar, capitão Anderson Augusto Pires Almeida Bastos. "São estudantes da escola de sargentos que deverão ser utilizados para coibir principalmente os crimes de roubo e furtos a residências, roubo ao comércio e algumas outras operações", conclui.


Bertaiolli, que esteve com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) ontem, ainda comentou as avaliações técnicas que deverão ser realizadas pelo Estado para definir a necessidade no aumento do número do efetivo fixado pela Polícia Militar em Mogi. "O estudo técnico deve demonstrar que precisa ser ampliado - e eu acho que precisa mesmo. Com isso, a gente vai ver que este déficit de 9% será ainda maior", aponta.


Também para reforçar o policiamento em Mogi, neste período de festas, o coronel Luiz Eduardo Pesce de Arruda, comandante do Policiamento Metropolitano do Estado de São Paulo, se comprometeu a trazer novamente os agentes das Rodas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) para a Cidade, assim como já aconteceu durante a 75ª edição dos Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni", quando um batalhão de elite ajudou a reforçar a segurança de Mogi.


Sobra de recursos


Ao entregar o cheque de R$ 2,1 milhões referente à sobra de recursos orçamentários de 2011 da Câmara Municipal, o presidente do legislativo de Mogi, Mauro Araújo (PMDB), fez um apelo ao prefeito Bertaiolli para que parte do dinheiro fosse investida na ampliação do sistema de monitoramento por câmeras da Cidade, "principalmente no Socorro, Vila Oliveira e Jardim Universo, em Braz Cubas".


Em resposta, o prefeito disse que deve realizar estudos para que isso venha a acontecer, mas adiantou que o dinheiro deve ser incluído no orçamento com recursos para o próximo ano. "A ampliação das câmeras é uma necessidade de Mogi. Se pudermos investir este dinheiro, a gente vai fazer isso", destaca.


O chefe do executivo lembra que algumas das câmeras já instaladas deve fazer, inclusive, o monitoramento do trânsito. "Na Ciemp (Central Integrada de Emergências Públicas), há alguns agentes de trânsito que acompanham isso, bem como bombeiros, guardas municipais e policiais militares", conta.


Uma das ações que devem ser realizadas em 2012 junto ao Ciemp é a integração dos semáforos da Cidade com a central de monitoramento. Com isso, conforme o prefeito explica, "será possível alterar o tempo destes semáforos remotamente, verificando pelos monitores a necessidade de maior fluidez ou retenção nos cruzamentos da Cidade".




Fonte: O Diário de Mogi