quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Mogi das Cruzes: UPA do Rodeio comemora quatro anos com mais de 700 mil procedimentos

Unidade entrou em operação no dia 31 de outubro de 2015 dotada de equipamentos de ponta
Por de Mogi06 NOV 2019 - 20h16

UPA do Rodeio comemora quatro anos com mais de 700 mil procedimentos
Foto: Vinicius Santana/PMMC


Em quatro anos de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Rodeio realizou 706.557 procedimentos, sendo 456.020 atendimentos médicos, 57.906 exames radiológicos, 180.285 exames laboratoriais e 12.346 eletrocardiogramas. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (5), durante a comemoração pelo 4º Aniversário da unidade.

A UPA do Rodeio entrou em operação no dia 31 de outubro de 2015 dotada de equipamentos de ponta, medicamentos de alto custo e profissionais capacitados para prestar atendimentos de urgência e emergência em toda a região de Cézar de Souza, Rodeio e bairros próximos. Já está consolidada e compõem a rede formada atualmente por sete unidades de Pronto Atendimento 24 horas. A oitava está sendo construída no Distrito de Jundiapeba.

"Os resultados indicam que a UPA está cumprindo o seu papel dentro da saúde pública, com agilidade de atenção aos casos urgentes e funcionando de forma complementar aos outros serviços já existentes na cidade", avalia o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, que participou de um café da manhã com a equipe no local. “Quero aproveitar para parabenizar todos os profissionais pela qualidade do atendimento prestado à população”, completou.

A UPA funciona 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados, para atender casos de urgência e emergência para crianças e adultos, como paradas cardíacas, derrames, fraturas, quedas graves, febre alta, entre outros problemas que exigem atendimento rápido, eficiente e com resolutividade.

O mesmo padrão de qualidade é ofertado nas demais unidades de Pronto Atendimento. Mogi das Cruzes conta atualmente com sete unidades 24 horas: UPA Rodeio, UPA Oropó, PA Jardim Universo, PA Jundiapeba, Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal, Pró-Criança e Pronto Socorro da Santa Casa. Juntas, realizam uma média de 58 mil atendimentos médicos de urgência e emergência por mês, dos quais 40 mil são atendimentos de clínica geral (adultos) e 18 mil atendimentos de pediatria (crianças).

Já está em construção a oitava unidade de Pronto Atendimento da cidade: a UPA 24 horas de Jundiapeba. A nova unidade está sendo instalada em uma área municipal na rua Dr. Francisco Soares Marialva, entre avenida José de Souza Branco e rua Cecília da Rocha, localização estratégica que permitirá facilidade de acesso à toda população do distrito e proximidades. O prazo previsto de execução é maio do próximo ano, mas as obras estão em ritmo acelerado, com cerca de 40% dos serviços executados.

Fonte:Diário de Suzano