quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Boca no trombone: Presídios Paulo Passos



Boca no trombone
Presídios
Paulo Passos
Aos que os conhecem, os presídios brasileiros são vistos há muito como locais inabitáveis, depósito de seres humanos desencaminhados, masmorras que nada devem aos temíveis cárceres medievais, da época em que imperava a Inquisição.

Embora tal realidade, os gritos de alerta, os protestos veementes dos estudiosos do assunto têm se quedado no vazio, refletido em ouvidos moucos. 
De um momento para o outro, no entanto, o ministro da Justiça resolveu envolver-se com o tema e, em declaração, que vindo de quem veio tem o caráter de oficial, rendendo-se à realidade, exaltou as péssimas condições de nossas casas de custódias, deplorou a vida que é reservada ao presidiário - pela primeira vez, órgão de alto escalão, admite que vivem eles em meio às fezes, sem que se respeitem os seus mais comezinhos direitos.

Usando de sinceridade contundente, que às vezes incomoda e se mostrou novidadeira para o homem público, em tom dramático ressaltou que preferiria morrer a ter de cumprir pena por longo tempo no País. 
Digo que incomoda, porque grande número de brasileiros discorda de sua manifestação. Levados pela violência que não para de crescer, que recrudesce a cada instante, entendem que o sentenciado é tratado na medida do crime que cometeu, não cabendo em seu favor qualquer melhoria.

Digo que postura novidadeira, porque afrontou o governo do qual é membro e um dos principais responsáveis pelo caos que grassa no sistema carcerário (tanto que, de imediato, auxiliares da presidente, os "aspones" de sempre, consideraram inoportunas as palavras francas do ministro).

Em sua alocução, o chefe da pasta federal também "descobriu" que a ressocialização torna-se impossível nos antros disponibilizados pelo Estado para o cumprimento das sanções e que, ali, os novatos tornam-se pressas fáceis para as organizações criminosas, células cancerosas que estendem seus tentáculos para além cárcere.

Respeitando os refratários à opinião - e, na atualidade, quem lhes pode tirar a razão -, concordo com o desabafo ministerial.

Temos normas que determinam o tratamento a ser imposto ao presidiário e, sob pena de se atirar por terra sistema jurídico erigido durante o vagar dos anos, e, sedimentado às duras penas, devem elas ser observada.

Ou se cumprem os seus preceitos e se dá ao condenado - que mesmo errando, continua sendo ente social - o que lhe é de direito - principalmente viver com dignidade - ou se acaba de vez com a farsa e implanta-se a abominável pena de morte.

O que não se permite mais é continuar com o simulacro denunciado. Parabéns senhor ministro. Pena que tenha notado tais aberrações somente no instante em que políticos de nomeada estão prestes a experimentar as prisões!

Paulo Passos, é advogado, mestre e doutor em Direito pela PUC-SP

Fonte:Mogi News

Centro de Medicamentos vai traçar perfil de paciente



Centro de Medicamentos vai traçar perfil de paciente
QUI, 22 DE NOVEMBRO DE 2012 00:00
A-A+

Cusatis, Bertaiolli, Cuco e Miyake visitaram ontem (21) as instalações do novo Centro Municipal de Distribuição de Medicamentos / Foto Edson Martins

Desde ontem (21), a Secretaria Municipal de Saúde já pode traçar um perfil dos pacientes da Cidade que frequentam a Rede Básica de Saúde, identificando quais são as doenças crônicas e, até, em que bairro elas se concentram mais, visando futuras ações de prevenção. É que o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) inaugurou o Centro Municipal de Distribuição de Medicamentos, totalmente informatizado, capaz de controlar exatamente quais são e quantos são os remédios dispensados nas unidades de saúde.

Por meio da distribuição gratuita dos medicamentos nos postos, o Município saberá quantos são os hipertensos e os diabéticos, por exemplo, e em que localidades residem. “O Centro é bem feito e tão exato que isso nos permitirá agir nos bairros onde há mais pessoas com pressão alta para que possamos fazer palestras de conscientização sobre a importância de uma vida saudável, com a prática de exercícios, diminuição de sal e seriedade da administração dos anti-hipertensivos”, explicou Bertaiolli. (Sabrina Pacca)

Fonte:O Diário de Mogi

Adiada a clínica para dependentes químicos



Adiada a clínica para dependentes químicos
QUI, 22 DE NOVEMBRO DE 2012 00:00
A-A+

Grupo de moradores de rua consome bebidas alcoólicas no Largo Bom Jesus, ao lado de suas roupas e demais pertences / Foto Gustavo Rejani

O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) informou, ontem (21), durante a inauguração do Centro Municipal de Distribuição de Medicamentos que a clínica de recuperação de álcool e drogas, prometida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), será mesmo implantada nas dependências do Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcante no ano que vem. A unidade é de extrema importância para, entre outros pacientes, tratar alguns moradores de rua que fazem uso de entorpecentes e de bebidas alcoólicas e acabam perturbando o sossego de quem vive em especial na área central, conforme já noticiou O Diário.

A informação de Bertaiolli se contrapõe a do Estado. Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio de nota da assessoria de imprensa, havia informado ao jornal que a unidade ainda está sendo projetada e que não havia prazo para o início da licitação, não tendo, sequer, uma previsão de início das obras. (Sabrina Pacca)

Fonte:O Diário de Mogi

Frase


Frase
Divulgação

"Não devemos ficar satisfeitos enquanto tantos afrobrasileiros e afroamericanos estiverem vivendo na marginalidade e na pobreza".


Bernice King, filha do líder negro Martin Luther King, durante evento no Brasil em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Fonte:Mogi News

Facebook: vereador eleito Caio Cunha (PV)


Erick Paiatto

Facebook
O vereador eleito Caio Cunha (PV), que mais do que nunca soube usar o Facebook nas eleições como o seu maior aliado, marcou para o próximo dia 4 de dezembro um twittcam pós-eleição. Anotem o horário: às 22h30, a primeira twitcam (bate-papo via vídeo). 
Tudo on-line
Os internautas também já podem se preparar, pois Caio Cunha também já anunciou que haverá outros encontros posteriores com os internautas, como a prestação de contas de seu mandato e a apresentação da equipe que estará junto com ele atendendo no gabinete. 

Perguntas e sugestões
Participe enviando suas perguntas e sugestões. O objetivo é iniciar uma legislatura participativa. Para participar deste evento basta acessar: https://www.facebook.com/events/208087352659352/ e marcar a sua presença.



Fonte:Mogi News

Volta por cima


Daniel Carvalho

Volta por cima
A coordenadora do Consórcio Regional de Saúde de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu), Marly Inês dos Reis Monteiro Garcia, deu a volta por cima. Depois de receber críticas sobre o seu trabalho por parte dos vereadores, que chegaram até a pedir o seu afastamento, a biomédica ganhou destaque numa revista da área como sendo a primeira profissional no País a comandar uma equipe e todo um serviço de atendimento de urgência. 
Inferno e céu
Do inferno astral que viveu durante o auge das críticas feitas pelo vereador Nabil Nahi Safiti (PSD), que não foi reeleito para um próximo mandato, pode-se cantarolar aquele samba que diz ´levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima´.

Fonte:Mogi News

Roteiro Cônsul-geral do Japão cumpre agenda em Mogi


Roteiro
Cônsul-geral do Japão cumpre agenda em Mogi
Divulgação

Fukushima irá à Prefeitura, plantações, associações e parque
O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, estará em Mogi das Cruzes hoje para visitas a locais como propriedades rurais, indústrias, centros esportivos, além do Parque Centenário da Imigração Japonesa. O primeiro compromisso dele na cidade é às 10 horas, na sede da Administração Municipal, onde será recebido para um café pelo prefeito Marco Bertaiolli.

A vinda de Fukushima, que assumiu o cargo de cônsul-geral em setembro deste ano, foi incentivada pelo reconhecimento que Mogi das Cruzes tem entre japoneses e descendentes, por possuir um grande número de imigrantes desse país e, consequentemente, ter muitos traços dessa cultura em diversos segmentos. 
Após passagem pela Prefeitura, o cônsul geral deverá seguir para uma visita à sede do Bukyo, na Vila Industrial, e depois ao Centro Esportivo do Bunkyo, na Porteira Preta. O almoço será seguido por mais uma bateria de visitas, desta vez a propriedades agrícolas.

A primeira propriedade a ser visitada será a de Eduardo Urakami, na Porteira Preta, que é uma verdadeira indústria de cogumelos. 
As próximas paradas serão na floricultura Shimano e na Associação dos Agricultores de Cocuera. Na sequencia Fukushima faz uma visita ao Parque Centenário. A visita do cônsul termina em uma empresa da cidade que tem planta na Vila São Francisco e é especializada na criação de fórmulas a partir de produtos naturais, como mel e própolis. 

Fonte:Mogi News

Crônicos e dependentes


Crônicos e dependentes

Clínica e Caps vão ficar prontos no ano que vemO prefeito Marco Bertaiolli (PSD) voltou ontem a garantir que, no ano que vem, devem ser implantados na cidade dois serviços de assistência às pessoas com dependência química: um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), além de uma clínica para internação de doentes crônicos.

Este último serviço, segundo o prefeito, funcionará nas dependências do Hospital Dr. Arnando Pezzutti Cavalcanti, em Jundiapeba, com recursos do governo estadual. Já o Caps AD, que terá atendimento ambulatorial, será custeado com recursos municipais. 
"Tenho um compromisso selado com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o secretário de Saúde (Giovanni Guido Cerri) com a garantia de que a clínica para internação de dependentes químicos funcionará no hospital Dr. Arnaldo, a partir do ano que vem. Paralelamente a isso, a Prefeitura fará a sua parte, que é identificar um terreno e construir o Caps AD, que vai tratar ambulatorialmente os pacientes que não necessitam de internação. Um serviço vai complementar o outro", reforçou Bertaiolli. (N.A)

Fonte:Mogi News

Jundiapeba Mais 18 imóveis são demolidos


Jundiapeba
Mais 18 imóveis são demolidos
Famílias que moravam em áreas de risco às margens do Rio Jundiaí se mudaram para apartamentos novos
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Casas que foram demolidas ontem por equipes da Prefeitura de Mogi já estavam desocupadas
Mais 18 casas foram demolidas às margens do rio Jundiaí ontem durante todo o dia. A operação foi feita na avenida Anchieta, no distrito de Jundiapeba. As famílias moravam na área que já havia sido parcialmente desocupada. 
Agora, apenas seis famí-lias, do total de 24, permanecem no local, esperando para se mudar para apartamentos do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, que tem como uma das prioridades atender moradores de áreas de risco.

As famílias que continuam no local já estão cadastradas no programa habitacional e precisam apenas regularizar os documentos para se mudar para as novas casas. "Algumas precisam entregar documentos que ficaram faltando, enquanto que outras já fizeram a vistoria nas unidades e estão fazendo pequenas adequações nos apartamentos", acrescentou o chefe de Divisão da Coordenadoria de Habitação, Fernando Leone. Ele ressaltou que a partir de agora a área passará a ser monitorada constantemente para evitar novas ocupações irregulares. Esse trabalho será feito também com a fiscalização aérea.

A demolição que foi iniciada na manhã de ontem contou com a participação de pelos menos 15 pessoas de diversas secretarias da Prefeitura. "Contamos com a participação da Guarda Municipal, de funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos e fiscais da Secretaria de Segurança e representantes da Coordenadoria de Habitação", informou Leone. Ele explicou que as casas que foram demolidas já haviam sido desocupadas. "A operação deve seguir até o fim do dia. Depois da demolição, os funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos farão a retirada dos entulhos", explicou. Parte das residências já havia sido destruída pelos antigos moradores. "Assim que eles saíram, já demoliram as casas", afirmou.

Essa operação feita pela Prefeitura de Mogi tem como objetivo retirar todas as famílias que moravam em áreas de risco, próximo ao Rio Jundiaí.

Fonte:Mogi News

Nova central Entrega de remédios terá controle eletrônico


Nova central
Entrega de remédios terá controle eletrônico
Rede Municipal de Saúde recebe por mês cerca de 50 mil receitas, o que corresponde a quase 5 mil unidades de medicamentos distribuídas
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

O prefeito Marco Bertaiolli, secretários de governo e outras autoridades conferiram ontem como o novo sistema vai funcionar
A nova Central de Medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde foi inaugurada ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) com um desafio: administrar pouco mais de 50 mil receitas recebidas mensalmente e distribuir, pontualmente, os 4.725.702 medicamentos a pacientes municipais - entre comprimidos, bisnagas, frascos, ampolas etc. Tudo por meio do Sistema Integrado de Saúde (SIS), que estará totalmente integrado ao serviço de prontuário eletrônico até o início de 2013. 
"Na prática, tudo o que entrar ou sair dessa central passará por um rigoroso sistema de fiscalização: desde a leitura do código de barras para identificação do medicamento, localização e prazo de validade, em que posto de saúde a receita foi emitida e qual é o médico que fez o pedido, até a frequência com que este medicamento é usado. A partir de hoje, ninguém pega mais de um medicamento com uma mesma receita e o estoque estará sempre abastecido", detalhou Bertaiolli, após visitar o espaço, instalado no prédio anexo à nova Secretaria Municipal de Saúde e ao novo Pró-Mulher, no bairro Mogilar.

O novo almoxarifado, inclusive, reúne medicamentos, materiais de enfermagem e insumos diversos de saúde, incluindo um espaço isolado e seguro para o armazenamento de medicamentos de uso controlado. A equipe de profissionais que fará o controle de saída e chegada dos materiais é composta por 14 funcionários, que, juntos, serão responsáveis por mais de 20 milhões de itens, entre os quais estoque de enfermagem (luvas, gases, papel lençol, algodão, máscaras, seringas, agulhas etc.) e de medicamentos ao longo do ano. 
O novo serviço conta, ainda, com um novo caminhão: um veículo zero-quilômetro equipado com baú isotérmico e plataforma elevatória, movido a biodiesel, que custou cerca de R$ 100 mil à administração municipal. "Este veículo ajudará a agilizar o programa Medicamento em Casa, que pretendemos ampliar no ano que vem, levando os remédios não apenas para a terceira idade, mas para todos pacientes crônicos", reforçou Bertaiolli.

Outro benefício deste novo departamento, segundo o prefeito, é a elaboração de um diagnóstico dos tipos de doença que existem na cidade. "Poderemos identificar em que bairro da cidade está a maior concentração de pessoas com diabete ou hipertensão e desenvolver ações para prevenção e controle dessas doenças". 

Mais usados 
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, os anti-hipertensivos estão entre os mais usados pela população de Mogi, assim como antibióticos e medicamentos para febre e dor. O gasto para a aquisição de medicamentos neste ano, segundo administração municipal, é de R$ 2,9 milhões.

Fonte:Mogi News

Ciesp Maioria das indústrias não terá férias coletivas


Ciesp
Maioria das indústrias não terá férias coletivas
Pesquisa regional do Ciesp revela que 76% das empresas vão manter a produção neste fim de ano por causa da boa fase da economia do País
Amilson Ribeiro

Camanho: "As empresas não querem perder a boa fase, por isso, a maioria vai manter a produção"
Pesquisa realizada pela Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) aponta que a maioria das empresas do Alto Tietê manterá o ritmo de produção neste fim de ano e não concederá férias coletivas aos trabalhadores.

Na pesquisa de amostragem, feita com 100 empresas de segmentos diversos - de pequeno, médio e grande porte -, 76% das indústrias informaram que não adotarão as férias coletivas neste final de ano. Outras 11% vão dispensar os funcionários por períodos que variam de 10 a 20 dias, enquanto que 13% das fábricas ainda não decidiram pela concessão ou não das férias coletivas.

Das empresas que optaram pelas férias coletivas, a maioria irá liberar os funcionários por um período de 15 dias, a partir da segunda quinzena de dezembro.

"O resultado da pesquisa revela que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela indústria em 2012, este último trimestre tem apresentado uma ligeira recuperação da atividade produtiva. É claro que as empresas não querem perder essa fase, por isso, a maioria vai manter a produção num ritmo normal. Algumas, inclusive, poderão até ampliar a produção por conta de uma demanda maior de alguns setores neste fim de ano, como o de eletrodomésticos da linha branca e o automobilístico, já que a aproximação do prazo final de isenção do IPI tem ampliado as vendas de veículos e os estoques estão reduzidos", avalia Manoel Camanho, gerente do Ciesp Alto Tietê. "Portanto, o fato de apenas uma minoria de indústrias conceder férias coletivas é positivo", acrescenta.

Na comparação com o fim do ano passado, quando a produção industrial também se manteve aquecida, as perspectivas na indústria do Alto Tietê são ainda melhores agora em 2012, uma vez que apenas 11% das empresas confirmaram que vão dar férias coletivas, muitas delas até em razão de manutenções já programadas. No ano passado, 22% das fábricas optaram por liberar os funcionários no período.

Fonte:Mogi News

Comércio Rede de supermercados investirá R$ 2 milhões em loja de Jundiapeba


Comércio
Rede de supermercados investirá R$ 2 milhões em loja de Jundiapeba
Nova unidade deve ser construída nos próximos meses no distrito mogiano e gerar pelo menos 30 empregos
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Área que está sendo negociada no distrito de Jundiapeba já abrigou um supermercado, mas hoje o prédio está desativado
Uma rede popular de supermercados de São Paulo deve investir R$ 2 milhões no distrito de Jundiapeba nos próximos meses. Segundo o vereador Pedro Komura (PSDB), integrante da Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Agricultura e Relações do Trabalho da Câmara de Mogi das Cruzes, que está intermediando as negociações entre a rede e o proprietário de um imóvel no distrito, o estabelecimento deve gerar pelo menos 30 empregos e pode começar a funcionar até o primeiro semestre do próximo ano. 
O vereador chegou a participar de uma reunião ontem em São Paulo para tratar da vinda da grande rede para o distrito. 
O supermercado vai funcionar em uma área particular de 2.500 metros quadrados. A rede deve investir R$ 2 milhões na implantação do estabelecimento, já que arcará com a reforma do imóvel na avenida Lourenço de Souza Franco, que está abandonado. O local oferece a estrutura necessária para este tipo de empreendimento, já que abrigou um supermercado há pouco mais de quatro anos. 
De acordo com o vereador, esta é uma reivindicação antiga da população do distrito, que hoje conta apenas com uma opção de supermercado disponível. 
"A população reclama que falta opção no comércio do distrito, que tem crescido muito. O mercado atual já não comporta o volume de moradores que dependem do comércio local. Então, há mais ou menos quatro meses, estou buscando e fazendo contato com grandes redes na tentativa de trazê-las para o distrito. Levei o proprietário de uma área de Jundiapeba que está abandonada, que já foi um supermercado, para conversar com os diretores de uma rede e as tratativas já estão muito avançadas para a vinda da empresa", explicou.

Neste caso, o município não deve fornecer incentivos fiscais para a instalação da rede. "O que terei de fazer é intermediar uma conversa entre a empresa e a Prefeitura, para que a documentação seja liberada de forma rápida", complementou o parlamentar.


Fonte:Mogi News