sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Independência do PR é ‘chantagem’, diz Garotinho


A A   Print   E-mail
Rafael Moraes Moura, da Agência Estado
O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) disse nesta quinta-feira, 25, que o PR tem de tomar uma decisão para definir se faz parte do governo ou da oposição, caso contrário parece fazer “chantagem”. O partido saiu da base aliada, anunciando “independência”, após a crise política provocada pela demissão do então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.


“Não existe isso (neutralidade). Existe governo e oposição. Não existe neutralidade”, disse Garotinho, antes de se encontrar no Palácio do Planalto com o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência). “O partido tem que tomar uma posição. Esse negócio de independência isso é chantagem. O partido tem que tomar uma decisão, ou é governo ou é oposição.” O encontro com Gilberto Carvalho foi pedido pelo próprio Garotinho.
O anúncio da saída do partido da base do governo foi feito na semana passada pelo senador Alfredo Nascimento. Três dias depois, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, fez um pedido para o partido voltar a integrar a base aliada. O líder da sigla na Câmara, Lincoln Portela (MG), afirmou que o PR não tinha pressa para responder o convite.
Na terça-feira, 23, no entanto, Lincoln Portela assinou o pedido de criação da CPI mista da Corrupção apresentado pela oposição. “Realmente, o líder ter assinado a CPI vai na contramão de todos os gestos que estávamos praticando. Agora, é um pouco mais de paciência e litros de saliva”, disse Ideli, nesta quinta. / Colaborou Denise Madueño


Fonte:Estadão.com.br

Chalita diz que Dilma o incentivou a ser candidato em São Paulo

Jair Stangler, do Estadão.com.br




Chalita diz que Dilma incentivou sua candidatura
O deputado federal Gabriel Chalita (PMDB-SP) afirmou nesta sexta-feira, 26, que a presidente Dilma Rousseff o incentivou a ser candidato à Prefeitura de São Paulo. Segundo o deputado, a declaração foi dada durante jantar da presidente com o PMDB esta semana.

“Eu jantei com a presidente Dilma essa semana, no jantar do PMDB, falei da campanha, do meu entusiasmo em ser candidato a prefeito de São Paulo. Ela incentivou, disse que é ótimo. Disse que quanto mais a gente tiver novos olhares para a política, mais a gente motiva as pessoas a participar”, afirmou durante seminário sobre a Frente Parlamentar de Adoção, realizado nesta sexta nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo. Também participaram do evento os senadores Lindembergh Farias (PT-RJ) e Aécio Neves (PSDB-MG).
O parlamentar também duvidou que a presidente ofereça algum ministério, como o da Educação, para que ele não seja candidato e deixe o caminho livre para o ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), favorito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disputar o cargo. “Ela não vai me convidar. Até por saber desse propósito meu e do PMDB. Ela também tem que saber que o PMDB é aliado, que quer ter candidato em São Paulo e que tem candidato em São Paulo”, declarou. Segundo ele, “há um respeito muito grande do PMDB pelo PT e do PT pelo PMDB. São partidos que têm uma aliança nacional, que é uma aliança importante para a governabilidade, estão juntos”, disse.
O deputado comentou também a visita que fez a Lula na quinta-feira, 25. De acordo com ele, foi uma “visita de cortesia”. “Nós conversamos sobre vários assuntos da vida política dele, da minha vida política”, afirmou. “Em nenhum momento ele falou em desistência de candidatura nem em aliança no primeiro turno”, completou.
Chalita afirmou que o ex-presidente considera “muito bom que São Paulo tenha vários candidatos e quanto mais candidatos nós tivermos, melhor é para a democracia.” Ele disse concordar com o ex-presidente. “É muito bom que a gente tenha sete, oito, nove candidatos, porque aí a sociedade vai ter condições de comparar sete projetos, oito projetos diferentes”, avaliou.
“Não há como PT e PMDB não terem candidato”
Para ele, “não há como convencer o PT de não ter candidato, que é um partido forte, é o partido da Presidência da República, e não há como convencer o PMDB de não ter candidato, é o maior partido do Brasil em número de vereadores, prefeitos, de senadores, e há tempos está esperando uma candidatura própria na cidade de São Paulo”.
Chalita garantiu que será candidato. “Não há hipótese do PMDB não ter candidato como não há hipótese do PT não ter candidato. Na minha leitura, não há hipótese do PSDB não ter candidato também. Então nós teremos candidatos diferentes que vão defender pontos de vista diferentes e isso é bom pra cidade”, concluiu.
Ele negou que vá disputar com Haddad o mesmo público caso ambos sejam candidatos. “Eu vejo até como um elogio (dizer que os dois tem o mesmo perfil). Gosto muito do ministro Haddad. Tem formação intelectual e acadêmica sólida. É um ministro que vem trabalhando pelo bem do Brasil”, declarou. “Agora, quando começar a campanha eleitoral vão surgir diferenças naturais. E olhares para a cidade. naturalmente eu vejo a cidade de uma forma, ele vê de outra forma. O fatos de nós sermos jovens, trabalharmos em educação, não significa que a gente pense a cidade da mesma forma… Eu vou discutir um projeto de trânsito que vai ser diferente do projeto de trânsito que ele tem pra cidade. Projeto de transporte, projeto de revitalização para a área central da cidade. Eu vou ter um olhar, ele vai ter outro”, argumentou.
Ele disse esperar que a campanha não seja marcada pela “descontrução da imagem alheia”. “Isso faz muito mal pra a política. Aconteceu na outra campanha, vem acontecendo nas campanhas eleitorais”, lamentou. “Espero que a campanha de são paulo seja para discutir problemas de São Paulo, de quem quer ser prefeito de São Paulo, de quem não quer usar a prefeitura de São Paulo de trampolim para nada”, completou.


Fonte:Estadão.com.br







Steve Jobs aparece após renúncia

Jobs aparece debilitado em fotografia tirada dois dias após anunciar que deixa o cargo de presidente da


Por Redação Link
"Eu sempre disse que se chegasse um dia em que eu não mais pudesse dar conta das minhas obrigações e das expectativas enquanto CEO da Apple, eu seria o primeiro a fazê-los saber. Infelizmente, esse dia chegou", disse Steve Jobs em sua carta de renúncia à presidência da Apple publicada nesta quarta-feira, 24. O ex-CEO enfrenta um câncer no pancreático desde 2004 e, após um transplante de fígado em 2009, sua saúde aparenta estar cada vez mais debilitada.


A imagem abaixo (publicada originalmente pelo site TMZ) foi feita nesta sexta-feira, 26. Apenas dois dias após Jobs deixar seu alto cargo na empresa que fundou em 1974.
Fonte:Estadão.com.br

Reynaldo Gianecchini deixa hospital em São Paulo


O ator foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin de células T
João Paulo Carvalho - Central de Notícias
São Paulo, 26 - O ator Reynaldo Gianecchini deixou o Hospital Sírio Libanês, no centro de São Paulo, na tarde desta sexta-feira, 26, por volta das 15h20, após receber alta médica. Gianecchini conversou rapidamente com a imprensa e agradeceu o carinho do público.


Veja também:
 O ator deixou o Síri -Libanês na tarde desta sexta-feira - Evelson de Freitas/AE
Gianecchini inicia quimioterapia contra linfoma
Reynaldo Gianecchini recebeu diagnóstico com tranquilidade, diz infectologista
Reynaldo Gianecchini é diagnosticado com linfoma


Evelson de Freitas/AE
O ator deixou o Síri -Libanês na tarde desta sexta-feira


O ator foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin de células T - tipo mais raro da doença que afeta os linfócitos (células de defesa). O início do tratamento foi adiado devido a um sangramento durante a introdução do cateter venoso central no último sábado, 20.


O cateter venoso central é um tubo implantado no paciente com câncer para facilitar a administração dos quimioterápicos e preservar as veias. Segundo a assessoria do Sírio, não é comum ocorrer sangramento durante o implante.


A doença, que atinge os linfócitos foi diagnosticada após o ator ser internado no hospital com suspeita de faringite.


Gianecchini estava em cartaz com a peça Cruel, que estreou em 27 de junho no Teatro Faap, na zona oeste de São Paulo. O espetáculo foi cancelado por tempo indeterminado.


Fonte:Estadão.com.br

Jundiaí terá trem expresso. César espera por subúrbio



Ao anunciar, na última quarta-feira, a criação de uma linha expressa de trem que ligará São Paulo a Jundiaí em apenas 25 minutos, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) dá mais uma razão para que os mogianos acreditem na extensão dos trens de subúrbio até o Distrito de César de Souza. Se a ligação com Jundiaí, numa extensão de 57 km entre as Estações Jundiaí e Água Branca da CPTM irá custar R$ 2 bilhões e será feita por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), não há por que duvidar de uma obra muito mais simples, num trajeto bem mais reduzido (5 km), onde praticamente metade do serviço já está pronta. Afinal, a linha férrea já existe – a MRS, inclusive, já se mostrou disposta a ceder espaço para a passagem do subúrbio –, necessitando apenas ser duplicada, com a construção de uma obra de arte – a complementação da passagem sobre o Rio Tietê -, e a extensão da eletrificação da rede, hoje interrompida alguns metros à frente da Estação dos Estudantes. Junto com todos esses fatores há ainda o crescimento quase assustador do Distrito de César de Souza, para onde se convergiram, nos últimos tempos, as atenções de grandes incorporadoras do setor imobiliário, concretizando as previsões de que a Cidade se expandiria rapidamente naquela direção. O fato de ter sido o Distrito que mais cresceu nos últimos dez anos, segundo o IBGE, mostra que somente a má vontade do secretário Jurandir Fernandes em relação à Cidade o leva a argumentar que não haverá demanda para a extensão dos trens até César de Souza. A propósito, com tantos argumentos favoráveis, o fato de tal obra ter sido colocada em segundo plano em relação à de Jundiaí só demonstra claramente a ineficiência da representação política de Mogi. Que Jundiaí faz jus a ela, não há que se discutir. Mas onde estão a Frente Parlamentar do Alto Tietê, as comissões de vereadores e o Condemat, que ainda não disseram a que vieram em relação à extensão dos trens até César?

Caravana – 1
Além de apresentar exemplos de políticas públicas inclusivas em municípios da Região, o mogiano Cid Torquato, coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, terá outras atribuições a partir de amanhã, quando Mogi receberá a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, a partir das 9 horas, na Associação dos Servidores Municipais, em César de Souza.

Caravana – 2
Cid deverá ser indicado formalmente pela secretária Linamara Battistella como gestor dos projetos e convênios a serem celebrados entre a gestão do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) e a Secretaria, que deverão ser chamados de Programa ParaMogi. Detalhe: o vice-governador Guilherme Afif Domingos deve vir à Cidade, amanhã, a convite da secretária Linamara.

Proibição
Carlos Evaristo da Silva

O vereador Carlos Evaristo (DEM) propôs na Câmara a proibição do ingresso de animais domésticos, em especial cães e gatos, nos Parques Centenário e Leon Feffer, mantidos pela Prefeitura. Motivo: a sujeira deixada pelos bichinhos durante seus passeios. A propósito, não seria melhor deixar entrar os animais e proibir a entrada dos donos, os verdadeiros responsáveis pelos cocôs espalhados pelos parques?



Candidato
Eterno candidato a prefeito de Itaquaquecetuba, o engenheiro Valdir Coelho joga uma cartada decisiva nas próximas eleições. Vai se candidatar novamente, mas pelo PT. O partido, até pouco tempo, avaliava a hipótese de lançar o ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, para concorrer à Prefeitura de Itaquá. Parece ter mudado de ideia.


Fonte:O Diário de Mogi



Kadafi desafia rebeldes e a Otan


TRIPOLI

O governante líbio Muamar Kadafi, em mensagem de voz divulgada na noite de ontem, pelo horário local, apelou a seus partidários que marchem aos milhões e continuem a lutar contra os insurgentes e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). "Nós derrotaremos vocês com a jihad (guerra santa)", disse um desafiador Kadafi, em seu terceiro discurso desde que caiu na clandestinidade na terça-feira. Ele pediu aos seus seguidores que "marchem aos milhões para Tripoli para expulsar os infieis, cruzados, ratos e traidores".


Kadafi fez o apelo algumas horas após os insurgentes em Tripoli disserem que tinham cercado prédios onde acreditavam que o governante e seus filhos estavam entrincheirados com partidários Mais tarde, isso provou ter sido um boato. Os combates prosseguem em Tripoli e ontem se concentraram no bairro de Abu Salim, com mortos pelas ruas. Alguns dos mortos pareciam ter sido executados.


O líder do Conselho Nacional de Transição dos rebeldes líbios em Benghazi, Mustafá Abdel Jalil, disse que 20 mil pessoas já foram mortas na guerra civil líbia, que estourou em fevereiro deste ano.


Kadafi disse que a Líbia pertence ao seu povo. "Ela não pertence à França, ou a Sarkozy ou à Itália. Destruam o inimigo, lutem como seus antepassados lutaram contra os italianos. Não tenham medo deles, tenham medo de Alá (Deus)", incitou o governante.


A breve mensagem de voz foi levada ao ar por duas emissoras de televisão pró-Kadafi, a Al-Urubah da Líbia e a Al Rai da Síria. O apelo do cambaleante líder líbio é feito no momento em que intensos combates irromperam na capital Tripoli, enquanto os insurgentes tentam reforçar seu controle sobre o país magrebino rico em petróleo, informa o "Wall Street Journal".


"Não tenham medo deles (da Otan e dos rebeldes)... Os rebeldes são poucos e vocês são muitos", disse Kadafi. "Lutem contra eles de rua a rua, em cada beco... A Otan não poderá bombardear vocês porque não poderá bombardear também os rebeldes", disse Kadafi. "Não temam os bombardeios da Otan. São apenas bombas que fazem barulho", disse.


Mas cedo ontem, o porta-voz de Kadafi, Moussa Ibrahim, disse que o governante esta seguro em seu esconderijo e na liderança da luta contra os rebeldes. Ibrahim disse em chamada telefônica à Associated Press que o governante está na Líbia e que seu moral está alto.


Kadafi está "na realidade liderando a batalha pela nossa liberdade e independência", disse Ibrahim, que foi reconhecido por sua voz, disse a AP.


Fonte:O Diário de Mogi

PSDB cobra explicações de Gleisi



POLÊMICA Mesmo exonerada, Gleisi pode receber multa de 40% sobre o FGTS, no valor de R$ 41 mil, além de sacar outros R$ 104 mil do fundo


BRASÍLIA
O PSDB fará uma representação na Procuradoria-Geral da República pedindo investigação sobre o acordo feito para a saída de Gleisi Hoffmann da diretoria financeira de Itaipu Binacional em 2006. Ela deixou o cargo para disputar uma vaga ao Senado, mas não foi "exonerada a pedido" e pode receber, pelo menos, R$ 145 mil. O diretor da empresa, Jorge Samek, diz ter demitido Gleisi porque ela desejava voltar ao cargo após a campanha.


Reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" mostrou que a ministra fez um acordo para ser demitida em vez da "exoneração a pedido". Com isso, Gleisi pode receber a multa de 40% sobre o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no valor de R$ 41 mil, além de sacar outros R$ 104 mil do fundo.


A exoneração foi publicada no dia 29 de março no Diário Oficial, dois dias antes do prazo para a desincompatibilização. O dinheiro entrou na conta de Gleisi quando ela já era pré-candidata, mas sua assessoria nega que o recurso tenha sido investido para esse fim A ministra também não quis explicar por que não pediu a exoneração. Quando deixou Itaipu, sua remuneração bruta era de R$ 31 mil.


O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), destacou que o cargo ocupado por Gleisi na estatal reforça a suspeita sobre o caso. "Como diretora financeira, ela pagou a si própria. Isso precisa ser investigado". Além da representação na Procuradoria-Geral da República, os tucanos pedirão a convocação da ministra na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.


Em entrevista à rádio CBN, o diretor-presidente da empresa saiu em defesa de Gleisi. Ele afirmou ter sido sua a decisão de demiti-la. Segundo Samek, Gleisi queria voltar para Itaipu depois da eleição e ele não concordava. "O sonho dela era fazer o licenciamento e disputar a eleição e, não sendo feliz na eleição, voltar. Então eu tomei a decisão. O diretor Jorge Samek falou: você vai e eu vou exonerar você. Sai, levanta teu fundo de garantia e vai, vai para tua campanha".


A oposição quer também esclarecer outra suspeita sobre a atuação da ministra. O deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) protocolou um requerimento pedindo informações à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República informações sobre voos realizados pela aeronave King Air da empreiteira Sanches Tripoloni no período entre 1º de janeiro de 2010 a 31 de julho de 2011.


É neste avião que os ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) teriam viajado. Ela nega, enquanto Bernardo diz não se lembrar. Jordy pediu ainda informações sobre qualquer outro avião registrado em nome da empresa ou de seus sócios.


Fonte:O Diário de Mogi

Quem será?

Daniel Carvalho



A Prefeitura de Mogi das Cruzes deverá anunciar nos próximos dias o nome da Organização Social que ficará responsável pelo gerenciamento e contratação de profissionais que irão trabalhar na Central de Urgência Remoção e Emergência (Cure), onde estarão as ambulâncias do Samu, na sede do Corpo de Bombeiros de Mogi. 


A sete chaves
A empresa vencedora já é conhecida da Secretaria de Saúde, mas, até ontem à tarde, o nome era mantido a sete chaves, já que a homologação do certame e o contrato entre as partes estavam em processo de confecção. O valor do lance também ainda é mantido sob sigilo pela administração municipal.


Velhas conhecidas
Entretanto, segundo apurou a coluna, foram habilitadas a participar do certame duas organizações já conhecidas dos mogianos: a Pró-Saúde (Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar), empresa gestora da Santa Casa de Mogi, e o Cejam, responsável por profissionais e gerenciamento do atendimento nos PSFs da cidade e Postos de Saúde 24 horas. Fontes dignas de crédito davam como certa a Pró-Saúde como vencedora do processo seletivo. 


Troca-troca
Repercutiram ontem com intensidade as notas dadas pela coluna sobre o troca-troca de partidos ocorridos na cidade, em especial, as novas filiações angariadas pelo PMDB. O partido, que está para assinar com Thamara Strelec e com o presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo, promete reforçar ainda mais o time para as eleições de 2012. 


High society 
Segundo apurou a coluna, um integrante da alta sociedade mogiana estaria prestes a assinar a ficha de filiação ao partido. 


Candidato prodígio
A nota sobre a possibilidade de Wederson José Pereira, o Edinho da Ouvidoria da Santa Casa, ser lançado candidato a uma vaga para a Câmara Municipal pelo PMDB nas eleições de 2012 gerou muito desconforto e ciúmes entre outros pré-candidatos que atuam na saúde e almejam uma vaga na Casa de Leis. O jovem, de 29 anos, ainda analisa a possibilidade de disputar o pleito, porém, na avaliação do presidente do Diretório Municipal da legenda, vereador Geraldo Tomaz Augusto, o Geraldão, diante da repercussão, ele pode ser considerado um pré-candidato "prodígio". 
Divulgação





Encontro
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o secretário de Estado das Relações do Trabalho, David Zaia, estiveram reunidos com dezenas de médicos na noite de anteontem na Expo Barra Funda. O evento era para comemoração dos 40 anos da Unimed Paulistana, na capital. O que causou curiosidade entre os presentes foi a conversa de pouco mais de cinco minutos entre Gondim e Kassab, este último fiel amigo do prefeito mogiano Marco Aurélio Bertaiolli. 


Cegonha
Gondim, ontem, aliás, era só alegria. Não pela conversa "ao pé do ouvido" com o prefeito paulistano, mas pelo nascimento de sua minha primeira neta, Ana Luiza. A menina, de 3,150 quilos, é filha de Larissa com Bruno e nasceu num hospital particular da capital, cujo nome não foi divulgado. O avô usou a rede de relacionamentos para se derreter em elogios à neta. 


Café com Bertaiolli
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli confidenciou ao repórter William Almeida seus planos de convidar toda a Imprensa para um café da manhã na Prefeitura, na próxima terça-feira, dia 30. 


Tour 
A intenção de Bertaiolli é promover um "tour" de ônibus pela cidade em visitas às obras que estão em andamento, como, por exemplo, a construção da Unica, em Jundiapeba, o recapeamento de ruas no Botujuru, as melhorias na Chácara Guanabara, entre outros serviços. "Vamos entregar, para cada um, um mapa com tudo o que já foi feito na cidade: quantas creches foram entregue e onde elas estão, onde estão os 48 quilômetros da rede de esgoto, quantos postos de saúde foram construídos, as obras de pavimentação, bairros urbanizados... Uma soma de tudo que fizemos e do que está sendo feito. E vamos visitar tudo isso dia 30", frisou Bertaiolli.


Desafio 
O assessor parlamentar André França ligou ontem para a coluna para fazer um desafio público: percorrer os 5 km da corrida, no dia 4 de setembro, em menos de 50 minutos. Quem duvidar pode apostar com ele uma cesta básica a ser doada ao Fundo Social da Solidariedade de Mogi. França lançou a aposta depois das inúmeras brincadeiras recebidas por ele em razão de uma nota publicada ontem nesta coluna que informava a participação dele num evento esportivo e sua boa forma.


Obras
A Ecopistas deverá realizar obras na rodovia Ayrton Senna. Segundo a Assessoria de Imprensa da concessionária, uma faixa adicional será implantada entre o km 56 e o km 45, sentido São Paulo. A obra está prevista no contrato de concessão e deve ser realizada a partir de junho de 2012 até junho de 2015.


Mais um 
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, receberá, às 16h30 da próxima quarta-feira, dia 31, o "esquadrão" contra a instalação do aterro sanitário em Mogi. O encontro, agendado pelo deputado federal Junji Abe (DEM, tem por objetivo conseguir a intervenção federal para barrar o empreendimento da Queiroz Galvão, alvo de repúdio popular.


Fonte:Mogi News

Encontro: Conferência destaca políticas para a mulher


Evento realizado na UMC, que contou com a palestra da ex-deputada Zulaiê Cobra, reforçou as necessidades de políticas públicas para elas
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Conferência, ontem, reforçou pedido de uma Coordenadoria da Mulher e de um Centro de Referência em Mogi das Cruzes
O papel e a importância da mulher no poder foram destaques da 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Mogi das Cruzes, ocorrida na tarde de ontem, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). O ponto alto do evento foi a palestra "Violência Contra a Mulher, seu Empoderamento para o Exercício da Cidadania", da advogada e ex-deputada federal Zulaiê Cobra Ribeiro.


Além das discussões, a Conferência serviu para que o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher reforçasse o pedido para implantação de uma Coordenadoria da Mulher na cidade, bem como a criação do Centro de Referência da Mulher, unidade especializada no atendimento social, psicológico e na prestação de assessoria jurídica, conforme está prevista na Lei 11.340/2006, a Lei Maria da Penha.


O evento teve início por volta das 13 horas com a palestra da ex-deputada. No restante da tarde, os participantes se dividiram nos quatro grupos temáticos: saúde; violência; a mulher nos espaços de poder e políticas públicas de empoderamento e autonomia das mulheres. Da conferência será criado um relatório que vai ser encaminhado ao governo estadual. O material será anexado aos resultados da 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, a ser realizada em outubro. Já o documento final será encaminhado à Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres para que seja desenvolvido o 2ª Plano Nacional.


Para Zulaiê, já passou da hora das mulheres terem espaço no poder. "Tenho 67 anos e não aguento mais ver mulheres sendo mortas por homens. Somos mais da metade da população; no município de São Paulo representamos 54% do eleitorado e elas precisam estar no poder porque o Judiciário e o Estado são machistas", disse.


A estagiária em assistência social, Kátia Alves, teve uma prima morta pelo ex-marido e diz que a conscientização dos próprios direitos é fundamental para as mulheres. "Quanto mais pessoas tivermos envolvidas e engajadas, participando e reivindicando, mais resultados vamos obter. É preciso que as mulheres façam valer os seus direitos e participem mais de eventos como este", afirmou.


Necessidades
Para a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Rosana Sant´Ana Pierucetti, além da conscientização, também se faz necessária estrutura para garantir os direitos das mulheres. "Estamos aqui para discutir os nossos direitos, para pedir uma coordenadoria; implementação da Lei Maria da Penha com tudo o que ela prevê, incluindo melhor aparelhamento da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), os juizados e centros especializados e a criação de políticas públicas que melhorem a vida das mulheres no sentido de tirá-las da extrema pobreza", disse.


Fonte:Mogi News

13º salário INSS paga R$ 37,8 mi a aposentados e pensionistas


Maurício Sumiya

Unidade de Mogi fará o pagamento a 76,6 mil beneficiários
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Mogi das Cruzes vai pagar a 76.681 beneficiários R$ 37,8 milhões, referentes à primeira parcela do 13º salário. No mês, serão pagos R$ 71,6 milhões em benefícios.


Nesta primeira etapa, será pago o adiantamento do 13º salário apenas para os beneficiários que recebem até R$ 545 por mês. Quem recebe mais do que isso vai receber o extra a partir de setembro.


Os aposentados e pensionistas devem receber 50% do valor de seu salário. Já aqueles que começaram a receber o benefício depois de janeiro devem receber o valor proporcional. Também devem receber menos de 50% aqueles que são atendidos por auxílio-doença, já que o benefício é temporário e o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. 
Não tem direito ao 13º salário quem recebe amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.


A Previdência Social esclarece dúvidas pelo telefone 135. A ligação é gratuita, a partir de telefones fixos ou públicos e tem custo de chamada local quando feita de celular. O extrato de pagamento também já está disponível pelo site www.previdencia.gov.br. 
Também pela Internet, o aposentado consegue conferir se tem direito à revisão do teto, no link "revisão de teto", na página inicial da Previdência. O reajuste médio é de R$ 175. 
São atendidas pela revisão aposentadorias concedidas entre 5 de abril de 1991 e 1º de janeiro de 2004, que tenham sido limitadas ao valor máximo pago na data do primeiro reajuste, ou seja, estes aposentados não foram beneficiados com correções anuais. A partir de setembro, os beneficiários que entraram com ações na Justiça requerendo a correção serão atendidos. (J.S.)


Fonte:Mogi News

Em Mogi: PT, PTB e PP formalizam aliança


Partidos se uniram para fortalecer o grupo nas eleições de 2012, com candidatos para a Câmara e a Prefeitura
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Representantes dos partidos se reuniram ontem para falar sobre os planos para o ano que vem e formalizar a união das legendas
A 14 meses das eleições municipais de 2012, o cenário político de Mogi das Cruzes começa a se definir. Na tarde de ontem, na sala de reuniões da Câmara Municipal, PT, PTB e PP firmaram uma aliança para a disputa ao Legislativo e ao Executivo no próximo ano. 
Com o discurso de "desenvolver um plano de governo em conjunto com a sociedade" e "oferecer alternativas à população", o presidente dos diretórios municipais do PT, Clodoaldo Aparecido de Moraes, do PP, José Gustavo Ferreira dos Santos, e do PTB, Walter Bolzani Júnior, assinaram um protocolo de intenções. 
O documento estabelece conceitos ideológicos e políticos que as legendas deverão seguir e elaborar. Entre as cláusulas está a de "realizar um amplo trabalho de consulta e debates sobre os anseios e interesses coletivos da população para as próximas gestões administrativa e legislativa, trabalho este que se dará com a ampla participação dos mais variados segmentos da nossa sociedade, das entidades de classe e outras entidades representativas de todos os setores".


O líder petista destacou que a aliança dos três partidos está aberta a outras legendas que optarem por oferecer uma nova alternativa ao município. "Este é um grupo coeso e formado após muitos diálogos", disse.


Secretário do PTB na cidade, João Gilberto Moro destacou que as conversas entre os partidos tiveram início em dezembro de 2010. "A partir da apresentação da aliança, as legendas voltam a dar sequência à formação das chapas dos candidatos à Câmara. Faremos reuniões e audiências para definirmos o plano de governo", frisou.


Entre os participantes da cerimônia estava o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Marco Soares Junior, que no próximo dia 30 vai se filiar oficialmente ao PT e já é cotado para ser o candidato ao Executivo. Outros dois nomes despontam para representar a aliança na disputa ao cargo majoritário: um empresário da cidade e o médico e ex-vereador Austelino Ferreira Mattos. A aposta é que dois, destes três nomes, vão encabeçar o grupo nas eleições do próximo ano.


Fonte:Mogi News