sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Kadafi desafia rebeldes e a Otan


TRIPOLI

O governante líbio Muamar Kadafi, em mensagem de voz divulgada na noite de ontem, pelo horário local, apelou a seus partidários que marchem aos milhões e continuem a lutar contra os insurgentes e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). "Nós derrotaremos vocês com a jihad (guerra santa)", disse um desafiador Kadafi, em seu terceiro discurso desde que caiu na clandestinidade na terça-feira. Ele pediu aos seus seguidores que "marchem aos milhões para Tripoli para expulsar os infieis, cruzados, ratos e traidores".


Kadafi fez o apelo algumas horas após os insurgentes em Tripoli disserem que tinham cercado prédios onde acreditavam que o governante e seus filhos estavam entrincheirados com partidários Mais tarde, isso provou ter sido um boato. Os combates prosseguem em Tripoli e ontem se concentraram no bairro de Abu Salim, com mortos pelas ruas. Alguns dos mortos pareciam ter sido executados.


O líder do Conselho Nacional de Transição dos rebeldes líbios em Benghazi, Mustafá Abdel Jalil, disse que 20 mil pessoas já foram mortas na guerra civil líbia, que estourou em fevereiro deste ano.


Kadafi disse que a Líbia pertence ao seu povo. "Ela não pertence à França, ou a Sarkozy ou à Itália. Destruam o inimigo, lutem como seus antepassados lutaram contra os italianos. Não tenham medo deles, tenham medo de Alá (Deus)", incitou o governante.


A breve mensagem de voz foi levada ao ar por duas emissoras de televisão pró-Kadafi, a Al-Urubah da Líbia e a Al Rai da Síria. O apelo do cambaleante líder líbio é feito no momento em que intensos combates irromperam na capital Tripoli, enquanto os insurgentes tentam reforçar seu controle sobre o país magrebino rico em petróleo, informa o "Wall Street Journal".


"Não tenham medo deles (da Otan e dos rebeldes)... Os rebeldes são poucos e vocês são muitos", disse Kadafi. "Lutem contra eles de rua a rua, em cada beco... A Otan não poderá bombardear vocês porque não poderá bombardear também os rebeldes", disse Kadafi. "Não temam os bombardeios da Otan. São apenas bombas que fazem barulho", disse.


Mas cedo ontem, o porta-voz de Kadafi, Moussa Ibrahim, disse que o governante esta seguro em seu esconderijo e na liderança da luta contra os rebeldes. Ibrahim disse em chamada telefônica à Associated Press que o governante está na Líbia e que seu moral está alto.


Kadafi está "na realidade liderando a batalha pela nossa liberdade e independência", disse Ibrahim, que foi reconhecido por sua voz, disse a AP.


Fonte:O Diário de Mogi