sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Jundiaí terá trem expresso. César espera por subúrbio



Ao anunciar, na última quarta-feira, a criação de uma linha expressa de trem que ligará São Paulo a Jundiaí em apenas 25 minutos, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) dá mais uma razão para que os mogianos acreditem na extensão dos trens de subúrbio até o Distrito de César de Souza. Se a ligação com Jundiaí, numa extensão de 57 km entre as Estações Jundiaí e Água Branca da CPTM irá custar R$ 2 bilhões e será feita por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), não há por que duvidar de uma obra muito mais simples, num trajeto bem mais reduzido (5 km), onde praticamente metade do serviço já está pronta. Afinal, a linha férrea já existe – a MRS, inclusive, já se mostrou disposta a ceder espaço para a passagem do subúrbio –, necessitando apenas ser duplicada, com a construção de uma obra de arte – a complementação da passagem sobre o Rio Tietê -, e a extensão da eletrificação da rede, hoje interrompida alguns metros à frente da Estação dos Estudantes. Junto com todos esses fatores há ainda o crescimento quase assustador do Distrito de César de Souza, para onde se convergiram, nos últimos tempos, as atenções de grandes incorporadoras do setor imobiliário, concretizando as previsões de que a Cidade se expandiria rapidamente naquela direção. O fato de ter sido o Distrito que mais cresceu nos últimos dez anos, segundo o IBGE, mostra que somente a má vontade do secretário Jurandir Fernandes em relação à Cidade o leva a argumentar que não haverá demanda para a extensão dos trens até César de Souza. A propósito, com tantos argumentos favoráveis, o fato de tal obra ter sido colocada em segundo plano em relação à de Jundiaí só demonstra claramente a ineficiência da representação política de Mogi. Que Jundiaí faz jus a ela, não há que se discutir. Mas onde estão a Frente Parlamentar do Alto Tietê, as comissões de vereadores e o Condemat, que ainda não disseram a que vieram em relação à extensão dos trens até César?

Caravana – 1
Além de apresentar exemplos de políticas públicas inclusivas em municípios da Região, o mogiano Cid Torquato, coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, terá outras atribuições a partir de amanhã, quando Mogi receberá a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, a partir das 9 horas, na Associação dos Servidores Municipais, em César de Souza.

Caravana – 2
Cid deverá ser indicado formalmente pela secretária Linamara Battistella como gestor dos projetos e convênios a serem celebrados entre a gestão do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) e a Secretaria, que deverão ser chamados de Programa ParaMogi. Detalhe: o vice-governador Guilherme Afif Domingos deve vir à Cidade, amanhã, a convite da secretária Linamara.

Proibição
Carlos Evaristo da Silva

O vereador Carlos Evaristo (DEM) propôs na Câmara a proibição do ingresso de animais domésticos, em especial cães e gatos, nos Parques Centenário e Leon Feffer, mantidos pela Prefeitura. Motivo: a sujeira deixada pelos bichinhos durante seus passeios. A propósito, não seria melhor deixar entrar os animais e proibir a entrada dos donos, os verdadeiros responsáveis pelos cocôs espalhados pelos parques?



Candidato
Eterno candidato a prefeito de Itaquaquecetuba, o engenheiro Valdir Coelho joga uma cartada decisiva nas próximas eleições. Vai se candidatar novamente, mas pelo PT. O partido, até pouco tempo, avaliava a hipótese de lançar o ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, para concorrer à Prefeitura de Itaquá. Parece ter mudado de ideia.


Fonte:O Diário de Mogi