domingo, 5 de fevereiro de 2012

Investimentos Armando inaugura escola e anuncia projeto para bairro


A unidade ficou pronta em 2011, mas entrega dependia dos serviços de pavimentação e iluminação da rua
FelipeAbreu
Mayara de Paula

Pequeno Coração: Novo prédio terá oito salas de aula e laboratório de informática
O prefeito de Itaquaquecetuba Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, inaugurou ontem a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Floro da Silva, no bairro Pequeno Coração. A cerimônia de entrega contou com a presença da deputada estadual Heroilma Tavares (PTB), vereadores da cidade e centenas de moradores do bairro. Durante o evento, Armando anunciou os investimentos que serão feitos ainda neste ano em diversos pontos do município, entre eles o Jardim Nícea, que será pavimentado a partir de março. 
A escola tem capacidade para atender 800 alunos com idade entre 3 e 5 anos. São oito salas de aula, quadra coberta, laboratório de informática e refeitório. O prédio apresenta ainda acessibilidade. 
A secretária de educação, Vera Lucia Garcia, disse que a conquista dessa unidade é de fundamental importância para o desenvolvimento da cidade. "A escola que existia aqui não comportava a demanda do bairro. Com esse espaço outros benefícios virão assim como os que já chegaram por causa dela", acrescentou
A unidade ficou pronta no segundo semestre de 2011. A inauguração ocorreu só agora para que os serviços de pavimentação e iluminação pudessem ser concluídos antes. "As ruas ao redor não tinham asfalto e infraestrutura. O Armando preferiu esperar e dar melhores condições no período de volta às aulas", explicou o presidente da Câmara de Itaquá, Roque Tavares.


O chefe do Legislativo comentou também que as obras tiveram atrasos devido a problemas na licitação. "A empresa que começou a obra em 2006 não terminou. A prefeitura teve que refazer o processo licitatório e contratar outra empreiteira para concluir o serviço", acrescentou. 


Projetos
Durante o evento, o prefeito afirmou que a cidade é a segunda mais pobre do Alto Tietê e que tem feito de tudo para melhorar as condições dos bairros. "Até o final do mandato serão 95% de ruas asfaltadas. No começo tínhamos apenas 20%. A pavimentação do Jardim Nícea, será iniciada em março", completou.


Fonte:DIÁRIO DO ALTO TIETÊ

Esperança:estrutura do Paradise Lake & Golf Resor


Paradise Golf & Lake Resort
O diretor de Turismo de Mogi, Fábio "Fumaça" Barbosa, continua otimista com a possibilidade de a Cidade vir a ser uma das subsedes da Copa do Mundo, graças, principalmente, à estrutura do Paradise Lake & Golf Resort. Barbosa participou, no último dia 1º, de mais uma reunião da Câmara Temática da Copa de 2014, defendendo Mogi na disputa com outros municípios paulistas.


 Fonte:O Diário de Mogi

Valorizado:Não é à toa que o PR vem tentando.




Simei Baldani
Com a proximidade das eleições, os partidos buscam se fortalecer internamente com pessoal de apoio aos seus futuros candidatos. Não é à toa que o PR vem tentando, a todo custo, conquistar o passe de Simei Baldani, o atual chefe de gabinete-adjunto do prefeito municipal Marco Aurélio Bertaiolli. As negociações avançam


Fonte:O Diário de Mogi


Itinerante

A Cidade de Mogi deverá servir, no início de abril, como sede do Governo Presente, de Geraldo Alckmin. Durante um dia, o governador irá se reunir com todos os prefeitos do Alto Tietê para decidir o que sua administração fará pela região até 2014. As obras prioritárias já foram elencadas pelos municípios na Agenda Metropolitana. O anúncio deve esbarrar em alguns bilhões de reais.


Fonte:O Diário de Mogi

Campeão:desembargador mogiano José Helton Nogueira Diefenthäler



O desembargador mogiano José Helton Nogueira Diefenthäler foi o que mais julgou processos no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, durante o ano passado. Ele recebeu 1.306 ações, proferiu 3.363 votos como relator e no acervo tem 439 processos. Ele integra um grupo de desembargadores que julgaram, em média, mil processos a mais do que recebem seus gabinetes, como estratégia para reduzir o passivo do TJ.


Fonte:O Diário de Mogi

PMDB e PSD podem estar a caminho de um acordo

A direção estadual do PMDB designou o deputado Jorge Caruso e o presidente municipal da legenda, vereador Geraldo Tomaz Augusto, para darem início aos entendimentos com o grupo local do PSD, visando um possível apoio do partido à virtual candidatura à reeleição do prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli. O provável acordo começará a ser discutido nos primeiros dias desta semana e, segundo apurou esta coluna, os interlocutores do partido na Cidade deverão conversar inclusive com o próprio prefeito utilizando como moeda de troca a inclusão no futuro plano de governo de Bertaiolli de algumas questões consideradas prioritárias pelo PMDB, ligadas fundamentalmente às áreas da saúde e saneamento básico. O partido vai querer interferir mais nestes setores, assim como outros de interesse mais específico do presidente local, como o da igualdade racial, já que "Geraldão" integra vários grupos de valorização dos negros, ligados tanto ao PMDB, quanto à Igreja Católica, onde atua com evidente desenvoltura. Ainda conforme apurou esta coluna, tais diretrizes, relativas ao futuro do partido nas eleições municipais, teriam sido passadas diretamente a "Geraldão" e Jorge Caruso pelo presidente regional do partido, Baleia Rossi, durante uma reunião ocorrida em São Paulo, na tarde da última quinta-feira. E como já se sabe que da parte do PSD há evidente interesse neste entendimento, o partido pode estar prestes a sepultar, de uma vez por todas, o sonho do vereador e ex-presidente da Câmara, Mauro Araújo, de se candidatar a prefeito, ou vir a utilizar a legenda para tentar conseguir o cargo de vice-prefeito de Bertaiolli, como vem sendo cogitado nos meios políticos locais.


Fonte:O Diário de Mogi

Polícia investiga a execução a tiros de dois homens



AÇÃO Mortes de Kaoru e Benedito foram registradas no Distrito Central
LAÉRCIO RIBEIRO
Continuava cercado de mistério, na tarde de ontem, o assassinato do aposentado Kaoru Hanada, de 76 anos, e do operador Benedito Sebastião Pereira de Paula, de 66 anos. Eles foram encontrados mortos a tiros de carabinas, de calibres 12, 28 e 36, por volta das 19 horas, na varanda da chácara, na Estrada Taboão-Parateí, no Bairro do Taboão. Uma menina, de 5 anos, foi achada dormindo.


O delegado Ricardo Glória e o escrivão José Maria Tadeu, de plantão no Distrito Central, registraram o duplo assassinato. Uma equipe do Setor de Homicídios foi acionada e realizou os primeiros levantamentos, que podem ajudar nas investigações, segundo determinação do delegado titular, Luiz Roberto Biló.


Os corpos foram encontrados pela estudante Gabriela Aparecida Miranda, de 22 anos. A sua família era amiga de Kaoru e Benedito, sendo que por isso, deixou a filha passar alguns dias no local. Na tarde de sexta-feira, ela contou aos policiais que ligou para a chácara, mas ninguém atendeu.


Por este motivo, Gabriela foi até lá, viu os corpos e correu para a estrada, onde deu sinal para uma viatura, do 3º Distrito Policial, em César. Os investigadores Celso e Carlos foram ao socorro da estudante e constataram as execuções.


Kaoru foi baleado no lado esquerdo da cabeça e Benedito na altura da nuca. A menina, de 5 anos, explicou que ouviu dois estampidos e pensou que fossem bombinhas. Ela cuidou de se esconder no quarto ao ver dois homens vasculhando a casa. Os celulares e documentos das vítimas desapareceram. Vinte e seis cartuchos deflagrados foram apreendidos na chácara.


O aposentado Kaoru Hanada era casado e residia na Vila Paulicéia, em César de Souza. Já o amigo dele, Benedito, morava no Jardim São Pedro.


Fonte:O Diário de Mogi

Busca por Kennedy já dura 25 anos


DANILO SANS
"Ainda tenho muita esperança de reencontrá-lo. Sempre me pergunto sobre como ele estaria hoje: Loiro? Moreno? Só vou baixar a guarda quando descer na sepultura". As palavras são de uma mãe que há 25 anos dorme e acorda tentando imaginar onde está o filho.


Kennedy Robert Pereira deve completar 30 anos no próximo dia 28. A última lembrança que a família tem dele é uma foto de infância utilizada em inúmeras campanhas que tentam desvendar o paradeiro do rapaz. O caso dele gerou tamanha comoção e foi um dos mais comentados em todo País, chegando até mesmo a virar reportagem da revista norte americana People.


A mãe, Divanei Pereira, comerciante de 48 anos, lembra com detalhes de toda a luta. "Meu filho sumiu no dia 11 de abril de 1986. Na época, ele tinha apenas 4 anos. Acordamos num dia como qualquer outro e resolvemos dar uma saída por volta das 16 horas porque o cachorrinho dele estava doente. Deixamos ele em casa com a irmã, já que minha mãe era vizinha e naquela época, as crianças ainda brincavam muito na rua, e voltamos depois de apenas 40 minutos, que foi o tempo necessário para que ele desaparecesse sem deixar o menor sinal de onde poderia ter ido".


O desespero começou a tomar conta da família na mesma hora. "Procuramos na casa da minha mãe e por todo o bairro, até porque naquela época todos se conheciam na Ponte Grande. Foi um dia inteiro de buscas intensas, mas não conseguimos uma pista sequer", conta a mãe.


Aqueles primeiros momentos ainda estão vivos em detalhes na memória de Divanei: "Me lembro que naquele dia, o cometa Halley seria visto da Terra e como a minha rua ficava de frente para a entrada do Parque Municipal, estava muito movimentada de pessoas subindo naquela parte da serra para presenciar o evento. Nós ficamos a noite inteira na calçada de casa, em claro, esperando por alguma notícia".


Depois daquela noite marcante, a família foi até a Delegacia registrar o desaparecimento. Durante sete meses, cada canto da Cidade foi vasculhado. Além da Polícia Civil, uma turma do Tiro de Guerra se empenhava no meio do mato, além de um ônibus com agentes do Centro de Operações Especiais da Polícia Militar (Coe) que veio a Mogi para realizar uma varredura completa na área.


"Lembro perfeitamente das palavras de um senhor do COE que me disse: "Eu tenho certeza absoluta de que seu filho não está morto. Também não está nesta redondeza, senão já o teríamos encontrado", recorda Divanei.


A ajuda vinha de todos os cantos. Um dos vizinhos, inclusive, emprestou três carros equipados com alto falantes que rodavam as ruas com faixas e cartazes. "Procuramos a televisão e o caso foi veiculado algumas vezes em rede nacional", conta.


"Fiquei 10 anos vivendo exclusivamente essa busca. Para mim, não existia mais família, não tinha mais filhos, ficava só com isso na cabeça o tempo todo", conta. A religião foi uma das maiores aliadas de Divanei com o passar do tempo. "Depois de 12, 13, 14 anos, fui aceitando aquela situação insuportável e acreditando que tudo na vida tem um motivo. A Igreja foi o que me deu força", afirma.


Divanei fez parte do grupo Mães da Sé. "A intenção lá era de chamar a atenção da mídia, que nestes casos têm mais poder do que a Polícia", avalia. A iniciativa, muitas vezes, dava resultado, já que as fotografias das crianças e a angústia das mães frequentemente apareciam nos programas de televisão. "Vários casos foram solucionados depois de terem aparecido no programa do Gugu ou do Moacyr Franco", lembra.


Em uma dessas aparições, o caso de Divanei foi ao ar pelo programa apresentado por Sílvia Poppovic, em 1996. "Uma pessoa do Alagoas viu a foto do meu filho e o identificou com um garoto que vivia lá com as mesmas características, inclusive uma cicatriz que ele tinha no pé", recorda.


O contato encheu de esperança a família, que logo tratou de trazer para São Paulo o jovem Marcelo dos Santos Rocha, na época com 14 anos. A semelhança era tanta que mesmo a mãe acreditava se tratar de Kennedy, desaparecido então há 10 anos. Apesar de um exame de DNA ter provado o contrário, o garoto viveu com a família por dois anos, antes de retornar a Maceió.


Eles mantêm contato até hoje e na última carta enviada por Marcelo, há três meses, o rapaz ainda se referia a Divanei como mãe e informou que estava bem, trabalhando e "solteiro", como enfatiza a comerciante, que fala ainda que "todos os dias, há 25 anos, eu deito e acordo tentando imaginar onde está meu filho".


Fonte:O Diário de Mogi

Estação Estudantes terá galeria


Júlia Guimarães

Levar arte, poesia e cultura para as estações do sistema metroferroviário paulista. A proposta é "mágica" e já existe, especialmente nos terminais da Capital. A previsão da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é de que em Mogi das Cruzes também exista um espaço semelhante. A Estação Estudantes, que será reformada a partir do próximo ano, deverá ganhar uma passagem subterrânea para pedestres, cujo conceito vai muito além de um simples local de passagem para travessia dos trilhos. O corredor, que deverá somar cerca de 300 metros de comprimento, terá ares de uma "galeria de arte". A garantia foi dada na última segunda-feira pelo presidente da CPTM, Mário Bandeira, que esteve na Cidade para uma visita ao gabinete do prefeito Marco Bertaiolli (PSD).


A futura passarela da Estação Estudantes fará a ligação entre o terminal do transporte público municipal, a estação ferroviária e a Rodoviária Geraldo Scavone, permitindo a livre passagem de pedestres de um lado para outro da linha. E é justamente neste corredor que serão realizadas as exposições artísticas. O fato de estar instalada na área não paga da estação pode ser considerado uma das grandes vantagens da futura galeria. Esta será uma iniciativa pioneira da CPTM, que possui ampla programação de eventos culturais, usualmente promovidos no interior dos prédios, ou seja, em locais a que somente usuários têm acesso. Já o projeto mogiano será realizado aos moldes do que ocorre em algumas das estações do Metrô de São Paulo, em que as pessoas podem conhecer as exposições, independentemente de pagar a passagem ou não. A reportagem de O Diário foi até a Capital nesta semana e visitou as linhas Verde e Vermelha do Metrô para conhecer essas "galerias" de perto.


A primeira parada foi na Estação Santa Cecília, na Linha Vermelha, onde o Metrô mantém um projeto permanente com paineis sobre grandes nomes da literatura nacional. Os murais coloridos, afixados ao longo de toda a área coberta do corredor de entrada do terminal, misturam fotografias e poesias de autores como Jorge Amado, Érico Veríssimo, Vinicius de Moraes, Carlos Drumond de Andrade, Clarice Lispector, entre vários outros. Todos os textos são datados e organizados cronologicamente, de forma que os paineis acabam também contando parte da história literária do País. Quando a reportagem de O Diário chegou ao local, encontrou o aposentado Clarindo da Silva parado em frente ao primeiro mural, lendo uma frase de Pero Vaz de Caminha. "É muito bom parar e ver. A gente faz uma volta ao tempo, em uma época que não conhecemos".


Na Linha Verde, o destino foi a Estação Clínicas, em Pinheiros. O terminal possui um amplo corredor de passagem, que é constantemente utilizado para dar espaço a exposições e manifestações culturais, dos mais diversos segmentos. Nesta semana, o local recebia a exposição "Natureza", de Marli Takeda. A partir da colagem de sobras de adesivos, a artista criou seis árvores, com 3,5 metros de altura cada uma, que se estendem por cerca de 20 metros no interior da passarela. Além do aspecto artístico, a intervenção também possui forte apelo conceitual, já que chama a atenção para a reciclagem e reutilização de materiais como forma de preservação ambiental.


Estudantes


A expectativa é de que a Estação Estudantes receba projetos semelhantes. A assessora técnica da CPTM, Maria Salete Zandoná, responsável pelos eventos culturais da estatal, explica que, após a conclusão das obras, o terminal deverá ser incluído num cronograma para eventos e exposições. Ela explica que alguns projetos serão promovidos pela própria Companhia, mas que a maioria deles deverá partir da própria comunidade, de artistas, entidades ou mesmo do Poder Público local. Salete comentou a importância das exposições no interior das estações: "A ideia é levar cultura e entretenimento. É muito bom observar como as pessoas param e ouvem uma música ou observam uma tela, no meio da correria da volta para casa. É uma experiência gratificante".


Fonte:O Diário de Mogi

TV Diário lança portal comercial novo Site reúne conteúdo comercial da TV Diário, desde a grade de programação até datas comemorativas




Consolidada no Alto Tietê, onde está presente há 11 anos, a TV Diário - afiliada da Rede Globo - acaba de lançar mais uma ferramenta de informação, com foco principal no mercado publicitário: um site que reúne todo o conteúdo comercial da emissora, desde a grade de programação e o perfil de público de cada atração, até as principais datas comemorativas da Região que se apresentam como oportunidades de mídia. O acesso ao conteúdo é livre e pode ser feito através do portal eletrônico www.tvdiario.com/comercial.


Resultado de um trabalho de vários meses, o novo site tem como objetivo agilizar e facilitar a chegada das informações comerciais, devidamente atualizadas, ao mercado publicitário, de forma que os planos de mídias possam ser elaborados com precisão e rapidez. Até então, esses dados eram disponibilizados através de e-mails disparados para as principais agências de propaganda e marketing.


"Com o site, essas informações são disponibilizadas de uma maneira mais ágil e detalhada para o mercado publicitário. Além disso, alcançamos um universo maior de agências de publicidade, inclusive de fora da Região, que poderão conferir as oportunidades de mídia que a televisão oferece", destaca Lysia Henriques, coordenadora de Marketing da TV Diário, empresa do Grupo Diário.


A televisão hoje é o principal veículo de mídia e responsável por 54% de todo investimento publicitário, com grande potencial de inserção no público de todas as camadas sociais. Aliás, a elaboração do plano de mídia a partir dos programas mais assistidos pelo público que se pretende atingir é uma das facilidades oferecidas pelo site comercial da TV Diário. A página eletrônica conta com a grade completa de programação e, mais do que isso, com detalhes específicos sobre o número de telespectadores daquela respectiva programação e o perfil desse público, com informações como sexo, idade e classe social.


"Isso ajuda, por exemplo, a escolher o programa que melhor se adequa ao público alvo do cliente", ressalta a coordenadora de Marketing.


Outro destaque do portal comercial é a relação das principais datas comemorativas da Região, como a Festa do Divino Espírito Santo e o Akimatsuri, festividades tradicionais e de grande apelo popular. "É uma forma de valorizar eventos característicos do Alto Tietê e que são excelentes oportunidades de mídia para as empresas", pontua Lysia.


Além de facilitar o acesso do mercado publicitário, o novo portal eletrônico www.tvdiario.com/comercial também é uma ferramenta estratégica para o Departamento Comercial da TV Diário, já que o modelo implantado possibilita acompanhar quem acessa o conteúdo eletrônico e, também, quantas vezes o acesso é feito.


"Se uma agência entra duas, três vezes num determinado serviço em busca de informações, podemos entrar em contato e prestar um atendimento diferenciado", explica a coordenadora de Marketing.


Fonte:O Diário de Mogi

Cidades se torna “feudo” do PP


BRASÍLIA



Concebido na campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, o Ministério das Cidades deveria levar para o governo federal "o jeito petista de governar", um slogan que o PT apresentava como a grande promessa de governo para as metrópoles e os grotões. Mas bastou a primeira grande crise do governo - o mensalão, em 2005 - para que a pasta fosse oferecida ao fisiologismo partidário em troca do apoio a Lula no Congresso.


Desde então, o ministério virou um feudo do PP. Foi alçado à categoria de um dos principais do País, com orçamento de R$ 22 bilhões para 2012. É na pasta que se concentram os projetos destinados a obras de saneamento e água tratada, com financiamento da Caixa Econômica Federal, e o Minha Casa, Minha Vida, que até 2014 pretende construir 2 milhões de casas, com investimentos de R$ 125,7 bilhões.


O primeiro ministro do PP a ocupar a pasta foi Márcio Fortes, que no governo Lula começou como secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento. Na crise do mensalão, percebendo que poderia sofrer um processo de impeachment no Congresso, Lula buscou socorro junto ao governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e a partidos ideologicamente muito distantes do PT, como o PP do ex-governador Paulo Maluf.


Nesse processo, no dia 20 de julho de 2005, Lula demitiu o amigo de sempre Olívio Dutra, seu ministro das Cidades. Para o lugar nomeou Márcio Fortes, cientista social e jurista, ex-aluno do Colégio Militar do Rio Janeiro. Fortes seguiu com Lula até 2010 e só não continuou no ministério de Dilma Rousseff porque o PP exigiu sua saída.


A bancada de deputados do partido o acusava de não atender a seus pleitos. Para o lugar foi indicado o ex-líder Mário Negromonte. Demitido na semana passada, Negromonte deu lugar ao deputado Aguinaldo Ribeiro (PB), que toma posse amanhã. Caberá a ele decidir se monta nova equipe ou aproveita a atual.


Após assumir a pasta, em 1.º de janeiro de 2011, Negromonte não perdeu tempo. Nomeou para sua secretaria executiva (o segundo cargo num ministério) o ex-deputado estadual Roberto Muniz (PP), que foi secretário da Agricultura da Bahia no primeiro governo do petista Jaques Wagner.


Para a assessoria parlamentar levou o ex-deputado capixaba Feu Rosa. Para a chefia de gabinete, carregou Cássio Peixoto, seu homem de confiança na Bahia, demitido na semana passada. A Secretaria de Saneamento Ambiental foi entregue ao ex-deputado catarinense Leodegar da Cunha Tiscoski, tesoureiro licenciado do partido.


Fonte:O Diário de Mogi

Projeto UCA está abandonado



DEFICIÊNCIA Dificuldades estruturais impedem que os estudantes de uma escola de Ceilândia usem de forma adequada os laptops do governo


BRASÍLIA
Lançado com entusiasmo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) praticamente foi abandonado na transição para o governo Dilma Rousseff. Parte dos 150 mil laptops comprados pelo governo por R$ 82,5 milhões está subaproveitada. Há também registro de alto índice de laptops quebrados e avariados.


Dos 600 mil computadores oferecidos em 2010 a governadores e prefeitos, que supostamente dariam continuidade ao programa, pouco mais da metade foi comprada. O prazo da oferta venceu no final do ano passado e não houve nova licitação.


Na Escola Basílio da Gama, em Tiradentes (MG), os laptops do projeto continuavam encaixotados porque a internet não funciona e faltam armários e carteiras, relata avaliação encomendada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE).


Em Santa Cecília do Pavão, no Paraná, outro dos cinco municípios alvo do projeto, a situação é "caótica", segundo o relatório ao qual o Estado teve acesso. Por falta de infraestrutura e sem capacitação adequada, os professores "sentem a inovação como ameaça", diz o texto do relatório, debatido reservadamente no governo.


"Vamos mergulhar na reflexão", reagiu o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao ser questionado sobre o destino do UCA. Na quinta-feira, o ministro anunciou da distribuição de tablets aos quase 600 mil professores do ensino médio, até o final de 2012.


"Começar pelo professor é mais seguro", repetiu o ministro Mercadante, marcando discretamente a mudança de rumo do programa de inclusão digital nas escolas.


Até aqui, o programa vem se comportando de forma errática, sugere o relatório encomendado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos num contrato de R$ 1,7 milhão com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O trabalho investigou com profundidade o impacto da segunda fase do projeto de distribuição de laptops a 10.500 alunos de todas as escolas municipais e estaduais de cinco municípios pequenos em Estados diferentes.


"O desenho do projeto subestimou as dificuldades de apropriação da tecnologia pelos professores do ensino fundamental e médio em comunidades relativamente carentes, o que levou a um subaproveitamento do UCA em sala de aula", resume o relatório final da SAE de mais de 200 páginas.


Depois de um ano de implementação do projeto, os pesquisadores concluíram que cerca de 20% dos professores não usam o laptop distribuído pelo governo; 22% declararam não ter passado por nenhum tipo de capacitação.


"Muitos se sentiram humilhados e desmotivados", diz o relatório final do trabalho coordenado por Lena Lavinas, convidada por Mercadante para um debate, junto com outros técnicos, para avaliar o destino do projeto UCA. "Vamos espancar o projeto até a nona casa decimal", adiantou o ministro, repetindo a senha usada na administração Dilma Rousseff para preparar ações do governo.


Problemas na capacitação dos professores foram mais agudos no município de São João da Ponta, no Pará. Lá, segundo o relatório, professores e diretores teriam manifestado decepção e desencanto.


"Os alunos, com a posse e o domínio sobre os equipamentos, usando-os a seu bel prazer, parecem revestidos de um poder que, somado à pouca capacitação dos professores e à falta de estrutura das escolas, confunde o processo ensino-aprendizagem, assombra e inibe a ação e a autoridade dos professores e diretores", analisa o relatório.


A avaliação não menospreza os aspectos positivos da distribuição de laptops. Parte dos alunos descobriu a informática por meio do UCA e a maioria aprova a inovação.


Fonte:O Diário de Mogi

Para melhor Jundiapeba, como se vê, não é mais o "patinho feio" de Mogi. Pelo contrário, com as melhorias proporcionadas pelo governo municipal, outras virão naturalmente


Jundiapeba, quem te viu, quem te vê, está mudando para melhor. Por muitos anos esquecido, por muito tempo deixado de lado por gover- nos municipais, nunca, em sua história, o distrito recebeu tantos investimentos do poder público municipal como nos últimos meses. São obras e serviços que estão levando para cima a autoestima dos moradores, acostumados, há décadas, com o ostracismo. 
Governar, dizem os políticos experientes, é definir prioridades. É também aplicar o dinheiro público com seriedade no que interessa à coletividade com transparência. É atender à população naquilo que ela mais precisa. Premissas que, a se notar pela transformação pela qual tem passado o distrito de Jundiapeba, estão sendo seguidas à risca pelo governo municipal.


Exemplo disso é o investimento em saúde pública com a inauguração, ontem, da Unidade Clínica Ambulatorial "Dr. Arthur Domingos Fais", a Unica, com serviços de saúde para crianças, adolescentes, homens, mulheres e idosos. São 2 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em dois blocos: principal e Academia da Terceira Idade. A população terá consultas nas áreas de cardiologia, endocrinologia, urologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, vascular, ginecologia, pediatria, medicina do adolescente, clínica geral e cirurgias de pequeno porte. Na área de exames, serão disponibilizados holter, mapa, eletroencefalograma, ultrassonografia, ecocardiografia, mamografia, entre outros.


Todo este conjunto médico representa, sem dúvida, uma inovação. Afinal, muitos dos exames que estarão disponíveis para a população ou mesmo consultas de especialidades mais complexas somente eram oferecidos pelo governo estadual e ainda assim fora de Mogi. Agora, não mais. Saúde pública é tratada com seriedade em Mogi pelo poder público.


Mas Jundiapeba, vale destacar, tem recebido também atenção especial em outras áreas, afinal ali há muitas prioridades e carências que cabe ao governante identificar e tentar sanar. Os investimentos da Prefeitura no distrito são vários, não caberiam neste espaço, mas vale citar alguns, como, por exemplo, a reforma completa anunciada há poucos dias para o Conjunto Habitacional José Bezerra de Melo, composto por 26 blocos, de 20 apartamentos cada, onde vivem 520 famílias, uma média de 2 mil pessoas. É quase um bairro! Ali, a Prefeitura fará uma revitalização total. 
Outro exemplo: no fim do ano, a Prefeitura promoveu uma limpeza geral nas ruas do distrito no sistema de mutirão; foram mais de 37 quilômetros de vias limpas, além de reparos em galerias de águas pluviais, tapa-buracos, raspagem de sarjetas, pintura de guias, entre outros serviços.


E não são somente obras físicas, ou "cosméticas", como alguns poderão dizer, que têm restituído aos moradores o gosto de viver no distrito. Há poucos dias, a Prefeitura e a Justiça fecharam um convênio para a criação de um centro judiciário de solução de conflitos que funcionará no Centro Integrado de Cidadania, o que irá acelerar o julgamento de outros processos, além de aproximar o Judiciário da população. Há ainda investimentos em segurança, em creches, em escolas de período integral, em habitação, entre outros, como mostra o suplemento especial encartado nesta edição. 
Jundiapeba, como se vê, não é mais o "patinho feio" de Mogi. Pelo contrário, com as melhorias proporcionadas pelo governo municipal, outras virão naturalmente, como a valorização dos bairros do distrito, o desenvolvimento do comércio, as agências bancárias tão esperadas, enfim, a tão sonhada qualidade de vida a que todos os cidadãos de bem merecem e têm direito. Parabéns à população batalhadora por todas essas conquistas. Ao poder público municipal, o reconhecimento de que está no caminho certo para fazer de Mogi uma cidade cada vez melhor.


Fonte:Mogi News

Sol e Chuva:Silvania Ruiz Advogada





Aqui vão duas dicas infalíveis: o verão é algo que agrada praticamente a todos. Para ficar com aquele bronzeado perfeito, a pele bonita e saudável, é necessário tomar banho com sabonete neutro, para não ressecar a cútis e obter um bronzeado mais duradouro. Após o banho, utilize uma loção própria pós-sol, que, também, irá auxiliar a manter a cor dourada por muito mais tempo. A outra dica é: nesses dias chuvosos, não existe nada mais incômodo que ficar com os sapatos molhados e os pés frios. Quando isso acontecer, coloque dentro do calçado folhas de jornal para secar mais rápido. O ideal é deixar no local de trabalho outro sapato para usá-lo enquanto o outro par seca.


Silvania Ruiz
Advogada


Fonte:Mogi News

Novidades no ar: Conversa informal

Osvaldo Birke




Marilei Schiavi e Rita Reis, a primeira entrevistada desta nova temporada do Frente a Frente
O programa Frente a Frente em novo formato, com nova apresentadora e em novo cenário. Essa é mais uma das novidades que a TV Mogi News reservou para o seu público neste segundo aniversário, comemorado hoje. A jornalista Marilei Schiavi a cada semana vai ter uma conversa informal, divertida e interessante com um entrevistado convidado. 
"No Frente a Frente, a proposta é que o grande público conheça bem o que cada um dos meus entrevistados tem a dizer - tanto no aspecto pessoal quanto no profissional - e que, inclusive, aprenda algo de útil com eles", explica a jornalista, que promete trazer pessoas da política, do mundo empresarial e artístico, esportistas, enfim, todos que tenham algo a acrescentar.


O fundo preto no cenário do Frente a Frente é proposital, para que o telespectador não divida as atenções com mais nada, além do próprio entrevistado. "Para mim, é um novo desafio", comemora a apresentadora Marilei Schiavi.


"Meu trabalho na TV Mogi News começou no programa Em Debate, onde discutia um tema específico por semana com dois entrevistados. Agora, no Frente a Frente o desafio é ainda maior, pois vai ser extrair o melhor de cada convidado", diz. Ela acredita que a experiência de 20 anos no rádio vai resultar em um bom trabalho: "Estou muito animada com o novo programa."




FÉ É A CERTEZA DO ABSOLUTO...
 É plena consciência do Infinito Poder
que rege a cinética da energia dos universos...
Purifica - te em pensamentos,palavras e ações.
Recolhe - te... e, concentrando - te, serão tuas
a Paz e a Harmonia - grande atributos do Ser.


W. Castilho


Meus parabéns minha querida Marilei Schiavi


Um forte abraço do Luizinho da Vila


Fonte:Mogi News

Novidades no ar Telejornal: a notícia com novo visual


Na semana em que completa dois anos de exibição, principal jornalístico da emissora ganha cenário moderno

Os jornalistas Tatiane Santos e Ricardo Café comandam as edições ao vivo do Telejornal Mogi News
Há exatos dois anos o público e o mercado de Mogi das Cruzes passou a assistir a um novo telejornal, com foco na cidade e nas principais notícias da região: o Telejornal Mogi News. Agora, o informativo ganha um novo cenário, moderno e mais arrojado. Mas continua com a mesma linha: muita informação, prestação de serviços, entretenimento, esporte e cultura, tudo com seriedade e qualidade - algumas das suas principais marcas. 
Desde o dia 1 de setembro de 2009, esse é o terceiro cenário. Exibido em duas edições diárias, ao vivo, o informativo tem a apresentação dos jornalistas Ricardo Café (na primeira edição, às 13h30) e Tatiane Santos (na segunda, que vai ao ar às 18 horas).


Da estreia até agora, milhares de reportagens foram exibidas e a cada dia o informativo ganha mais telespectadores, tanto pelo canal a cabo quanto pela Internet. "É a consolidação de um trabalho, que embora com apenas dois anos, já surte grande resultado", comemora o diretor de Jornalismo da TV, Paulo Quaresma. Ele lembra que o difícil foi estruturar uma equipe pequena, mas bastante profissional e afinada, para produzir entre 15 e 20 reportagens por dia. 
O novo cenário, feito pela Imprima Digital, tem tons de verde, azul, branco e prata e, no fundo, efeitos de luzes de várias cores. O projeto foi executado por etapas. Primeiro foi a mesa, a mais demorada, e depois de um tempo, simultaneamente, os outros componentes. "Quando a gente começa a desenvolver um projeto, tudo tem início pela maquete eletrônica, que ajuda a visualizar a realidade", detalha Luiz Cláudio Teruo Nakamura, sócio-proprietário da Imprima Digital. 
E ele comemora: "À medida que a gente foi montando, já deu para sentir como ia ficar o cenário do Telejornal Mogi News. Estou satisfeito com o trabalho realizado. O novo cenário deu uma cara muito bonita para um telejornal que já é muito bom."


Fonte:Mogi News

Dinamismo: TV Mogi News: dois anos de evolução


Apesar do curto espaço de tempo, a empresa caçula do Grupo Mogi News de Comunicação já conquistou uma grande fatia do mercado no qual atua

"O grande destaque da nossa produção é o foco em Mogi das Cruzes"
Sidney Moraes Diretor-presidente
Democratizar a informação e acabar com os monopólios. Esse é o caminho natural trilhado pelo Grupo Mogi News de Comunicação há mais de três décadas - linha também seguida pela TV Mogi News, a mais nova dentre as empresas do grupo.


"Quando idealizamos a TV Mogi News, que surgiu de um embrião na Web TV, pensamos em priorizar a cobertura e o foco em Mogi das Cruzes e, na medida em que a rede da NET fosse se expandindo, também seguiríamos este caminho. E os planos continuam nessa direção, pois a NET tem planos arrojados", diz o diretor-presidente do Grupo Mogi News, Sidney Antonio de Moraes. 
"Hoje ocupamos uma média de sete horas por dia no canal NET Cidade, com uma programação diversificada, em uma TV que está em constante crescimento e evolução", avalia. "São dois telejornais exibidos ao vivo diariamente e mais cinco programas semanais, cada um com um foco, o que torna a nossa produção uma das maiores da região, e toda feita pela nossa equipe", completa Moraes.


Uma das perguntas que sempre fazem para o empresário é se a TV Mogi News vai para uma emissora aberta. E ele responde: "Em 2008, criamos uma Web TV, um ano depois uma programação para a TV a cabo, que agora completa dois anos. O futuro está totalmente aberto para nós, existem muitos caminhos, muitas plataformas. Estudamos todas as possibilidades e a TV aberta é uma delas", frisa. 
Moraes se lembra de outro exemplo, já existente no grupo. "O jornal Mogi News impresso passou de semanal a bissemanal, trissemanal e diário, como o mercado esperava. Isso é muito bom, a livre concorrência é salutar. Ganha o público em geral, ganham as empresas anunciantes e as agências, ganham as cidades e todo o Alto Tietê", avalia.


Conteúdo
Uma das integrantes do Conselho de Programação, a vice-presidente do Grupo Mogi News, Sonia Massae de Moraes, conta que a preocupação constante é ter programas diversificados, tanto editorialmente quanto em seus formatos, e que atendam à expectativa do público, com uma linguagem clara e objetiva. 
Um dos trabalhos no conselho é, justamente, promover a cultura de Mogi e região e cuidar do conteúdo com finalidade não só informativa, mas também educativa, artística, cultural e científica: "Nosso objetivo com os dois telejornais diários e os cinco programas é ajudar a construir a cidadania, consolidar a democracia, promover a integração entre os diversos setores da sociedade e apoiar os processos de inclusão social em todo o Alto Tietê."


Força comercial
O diretor comercial do Grupo Mogi News, Wilson Bego, destaca a força da TV Mogi News pelo peso de alguns anunciantes. "Além de grandes redes varejistas, como a Casas Bahia e a Chevrolet, contamos com campanhas publicitárias da Caixa Econômica Federal e dos governos do Estado, de Mogi das Cruzes e, mais recentemente, do governo federal. Esses clientes só anunciam onde há credibilidade e em emissoras nas quais a programação atraia grande público para que suas mensagens publicitárias sejam vistas e assimiladas", complementa. 
Neste tópico, Moraes acrescenta: "Credibilidade não se impõe, não é um substantivo apenas para se usar em um slogan, em uma frase. Credibilidade se conquista. Em apenas dois anos de atividades da TV Mogi News, ter o aval desses grandes anunciantes e das empresas de diferentes portes que estão conosco mostra que a TV Mogi News está no rumo certo", avalia o presidente do grupo.


Fonte:Mogi News

Volta às aulas amanhã


Divulgação

Muitas crianças da região do Alto Tietê se preparam para encarar mais um ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino. Em Poá, está previsto que mais de 12 mil alunos voltem às aulas a partir de amanhã. Em Mogi, 36.770 também iniciam aulas. Em Itaquá, serão 37.112 alunos e em Arujá são esperadas mais de 10 mil crianças. Santa Isabel e Biritiba Mirim já voltaram às aulas.


Fonte:Mogi News

Transbordo Usina opera com 80% da capacidade


Instalado numa área municipal, no bairro da Volta Fria, o local recebe 80 caminhões para fazer o transbordo de lixo
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Nilmar: "Alteração de itinerários"
Há cerca de um mês operando em sistema de testes, a unidade triagem municipal, popularmente conhecida como usina de transbordo, atingiu 80% de sua capacidade total e está prestes de ser validada. A afirmação é do secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, responsável pela fiscalização dos serviços de coleta de lixo na cidade, realizados pela CS Brasil.


Segundo ele, a usina de transferência - como é denominado o espaço, instalado numa área municipal, no bairro da Volta Fria, de dez mil metros quadrados, em frente ao antigo lixão da Prefeitura - recebe diariamente 80 caminhões para fazer o transbordo de resíduos domésticos, a serem encaminhados para o aterro sanitário da Anaconda, na cidade de Santa Isabel. "Há outros caminhões, que correspondem a 20% do serviço e que fazem a coleta em bairros de limite da cidade e que vão direto ao aterro", conta Ferreira. 
O secretário de Serviços Urbanos evita estipular prazos, mas admitiu a possibilidade de promover alterações de itinerários ou nos horários do serviço de coleta da cidade. "Será feito um relatório ao fim deste mês e, somente depois, devem ser estudadas as mudanças que serão necessárias", disse. 
Atualmente, cerca de 300 toneladas de resíduos, por dia, são coletados na cidade e encaminhados à Santa Isabel, numa distância de 70 quilômetros. Na prática, a usina de transbordo de lixo deverá tornar o serviço de coleta mais ágil: os caminhões farão o recolhimento do lixo e o levarão até a usina para depositar em carretas, que levarão todo o resíduo para o destino final (aterro). "Dessa maneira, acabam-se as filas em frente ao aterro e possibilita os caminhões a realizarem maior número de viagens", comentou Ferreira. A estimativa é de que, diariamente, sejam necessárias até seis carretas. Até então, a empresa responsável pelo serviço realizava entre 50 a 60 viagens, por dia, até o aterro de Santa Isabel para levar todo o lixo produzido na cidade. 
O contrato entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a CS Brasil, para a limpeza urbana, coleta seletiva e transporte dos resíduos para destinação final é de cinco anos e tem o valor de R$ 145 milhões, que segue até 2015.


Fonte:Mogi News

Descarte Unidades do Ecoponto receberam mais de 30 toneladas de produtos


Material foi depositado nas unidades instaladas no Jardim Armênia e no Parque Olímpico, em Mogi das Cruzes
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Os produtos descartáveis, como garrafas PET, papelão e vidros, são encaminhados para o Centro de Triagem da Vila São Francisco
Com pouco mais de um mês de funcionamento, as duas unidades do Ecoponto em Mogi das Cruzes receberam 33,5 toneladas de produtos recicláveis, eletrônicos e restos de materiais de construção. O levantamento leva em conta o período entre os dias 16 de dezembro de 2011 e 16 de janeiro deste ano e mostra que 89% do material recolhido são da construção civil, que soma 30 toneladas. 
Outras duas toneladas recolhidas são dos chamados potenciais materiais descartáveis, como plástico, garrafas PET, papelão, latas e vidros. Este material é levado para o Centro de Triagem da Vila São Francisco, onde 26 trabalhadores fazem a separação do que pode ser reaproveitado para a reciclagem. A empresa CS Brasil, que detém a concessão do serviço de coleta de lixo na cidade, é que faz o transporte destes produtos.


A unidade também recolhe outros materiais, como pneus. "Neste caso, estabelecemos um limite de despejo, que é de até cinco pneus, por pessoa", explicou José Luiz Coelho, chefe de divisão da Secretaria de Verde e Meio Ambiente. 
No caso da construção civil, é permitido despejar nos Ecopontos, 1m³ de material por pessoa/dia, o equivalente a cinco carrinhos de mão cheios ou oito sacos de entulho. "Nós não recolhemos madeira, porque esse material é destinado à reciclagem para o programa Cata-Tranqueira da Secretaria de Serviços Urbanos". 
O destaque vai para o descarte de eletrônicos, como celulares, pilhas, baterias, estabilizadores, monitores de computador, placas de HD, dente outros. "É um volume grande que a população traz para cá e isso é muito bom, pois evitamos o descarte de todo esse material em um aterro sanitário. Com isso, o solo não é contaminado". 
O Ecoponto do Jardim Armênia, o maior da cidade, fica na rua Júlio Perotti, 65, teve investimento de R$ 311.812,31, e o do Parque Olímpico, na avenida Maurílio de Souza Leite Filho, sem número, de R$ 142.627,82. Para o próximo ano, a Prefeitura pretende entregar mais unidades do porte em outros distritos da cidade. Jundiapeba, por exemplo, poderá ser beneficiada com a instalação de um Ecoponto. 
O telefone para mais informações é o 4798-5130.


Fonte:Mogi News

Área central Passagem subterrânea é aprovada


Comerciantes e motoristas acreditam que o fim das cancelas e dos congestionamentos é benéfico para a cidade
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Um dos pontos críticos, bem na área central da cidade, na rua Cabo Diogo Oliver, deve ser eliminado com as obras propostas
A proposta da Prefeitura de Mogi de construir duas passagens subterrâneas ligando o Mogilar ao centro da cidade, como forma de extinguir o uso das cancelas na Dr. Deodato Wertheimer, Cabo Diogo e Presidente Campos Sales foi aprovada pela maioria dos mogianos consultados pelo Mogi News. 
Na avaliação de comerciantes do entorno da Praça Sacadura Cabral e motoristas, que diariamente são obrigados a enfrentar congestionamentos por conta do abre e fecha das cancelas nas três passagens de nível citadas, esta é a melhor alternativa para dar maior fluidez ao trânsito na área central. Alguns entrevistados, inclusive, que se declaravam céticos a qualquer melhoria naquela região, já admitem a possibilidade de as obras finalmente saírem do papel nos próximos anos. 
É o caso do barbeiro Valdemir Frederico Augusto, de 65 anos, dos quais 12 trabalhando em um estabelecimento na rua Cabo Diogo Oliver: "Já perdi as contas das vezes que vi políticos dizendo que iriam encontrar uma solução para estas cancelas. Mas, agora, que até um projeto já foi apresentado, a conversa parece ser outra. Acho que desta vez vai." 
Por outro lado, ele está receoso com o futuro do seu comércio. "Estou muito próximo da passagem, com certeza este ponto deve ser desapropriado. Tem de ter uma contrapartida aos comerciantes, quem sabe de poder ficar no centro comercial que será construído no entorno", disse. Seu Valdemir se refere à proposta de urbanização da Prefeitura no terreno de 2 mil metros quadrados ocupados pela Estação de Mogi, no qual deverá ser construído um boulevard, que poderá ser feito por meio de uma Parceria Público Privada. 
Gerente de uma lanchonete nas imediações da Praça Sacadura Cabral, Célio de Souza, 36, é da mesma opinião. "O problema precisa ser resolvido, mas os comerciantes não podem perder os clientes". 
Para o taxista José Carlos Dias, 58, a medida trará muitos benefícios, inclusive para seus negócios. "Vai ser muito bom porque poderemos passar direto sem esperar o trem passar. E o passageiro não precisará pagar o tempo que ficou parado esperando o trem passar", disse. 
O advogado José Carlos de Souza, o Charutinho, por sua vez, é um dos que contesta o prazo estipulado pela Prefeitura, de três anos, para as obras. "É um serviço complexo e moroso, além de muito caro", avaliou. 
O projeto, apresentado pela Prefeitura nesta semana à CPTM, prevê uma parceria entre as partes para a reforma e ampliação da Estação Estudantes, a construção de uma passagem subterrânea entre o terminal e a rodoviária com interligação com a estação ferroviária, além da reformulação total da Estação Central, com a demolição da atual e a construção de uma nova numa distância de 150 metros para que fique mais próxima do Terminal Central. 
As obras nas duas estações estão orçadas em R$ 70 milhões. À Prefeitura caberá realizar as obras de urbanização (praças e viadutos), em que valores ainda serão definidos.


Fonte:Mogi  News

Bolsa Família:Televisão usada e cama, pequenos "luxos" conquistados com economia


Benefício proporciona às famílias de baixa renda, além de comida na mesa, móveis, roupas e eletrodomésticos
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Mauricio Sumiya


Com muito esforço, a dona de casa Esdras cuida dos seis filhos com R$ 450 mensais, sendo R$ 230 do Bolsa Família e ainda consegue comprar roupas e eletrodomésticos
Esdra do Nascimento dos Santos, de 32 anos, não concluiu o ensino fundamental e, portanto, não teve chance de se formar em Economia. Entretanto, quando o assunto é administrar a renda familiar, ela sabe como poucos distribuir os R$ 450 mensais que recebe, dos quais R$ 230 do Bolsa Família, e que garantem a alimentação e as roupas dos seis filhos (14, 12, 9, 8 e 3 anos). Com parte do dinheiro (R$ 100), ela conseguiu recentemente realizar o sonho dos filhos de ter uma televisão de 20 polegadas.


A TV de tubo usada foi adquirida num bazar de pechincha ao custo de R$ 200, divididos em parcelas. "É o nosso luxo. Fiz algumas faxinas, que foram pagas em alimentos, separei uma parte do dinheiro para comprar roupas, mas como estávamos sem televisão e não queria as crianças na rua, o dono (do bazar) aceitou parcelar o pagamento, então, comprei", conta.


Esdra, que reside numa casa de dois cômodos na Vila Municipal, é uma das contempladas pelos apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida e deve se mudar em breve. "Agora, vou ter de ´rebolar´ para conseguir um guarda-roupa", projeta, apontando para as roupas sobre beliches, no que seria o quarto dos integrantes da família.
A irmã dela, Leda do Nascimento, de 30, também recebe o Bolsa Família por conta dos três filhos. Graças ao benefício de R$ 166 e com o "bico" como doméstica, ela conseguiu comprar uma cama de solteiro e um colchão para seus filhos. "Antes, dormíamos amontoados na cama de casal. Às vezes alguém acabava dormindo no chão".


Grávidas
O governo federal começou a pagar em dezembro passado o Bolsa Gestante, benefício que integra o Bolsa Família, concedido às grávidas de baixa renda durante os nove meses de gestação. O objetivo é estimular as mulheres a fazerem o pré-natal, a fim de garantir a saúde da mãe e do bebê.


Um mês antes, em novembro, outro benefício foi concedido para mulheres em situação de extrema pobreza que têm bebês de até 6 meses. Elas recebem Bolsa Nutriz, que tem o objetivo de estimular a amamentação, recomendada até os 2 anos de vida pelo Ministério da Saúde.


Segundo informou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, responsável pela concessão dos benefícios federais, ambos projetos têm o valor de R$ 32. O Bolsa Nutriz e o Bolsa Gestante seguem os mesmos critérios usados para a concessão do Bolsa Família. Isto significa que cada família pode receber benefícios correspondentes a, no máximo, cinco crianças - incluindo bebês em fase de gestação e aqueles que estão sendo amamentados.


As parcelas começam a ser pagas a partir do momento em que a beneficiária for identificada como gestante no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família, independentemente do estágio de gravidez.


Fonte:Mogi News

Área central Passagem subterrânea é aprovada



Comerciantes e motoristas acreditam que o fim das cancelas e dos congestionamentos é benéfico para a cidade
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Mayara de Paula


Um dos pontos críticos, bem na área central da cidade, na rua Cabo Diogo Oliver, deve ser eliminado com as obras propostas
A proposta da Prefeitura de Mogi de construir duas passagens subterrâneas ligando o Mogilar ao centro da cidade, como forma de extinguir o uso das cancelas na Dr. Deodato Wertheimer, Cabo Diogo e Presidente Campos Sales foi aprovada pela maioria dos mogianos consultados pelo Mogi News. 
Na avaliação de comerciantes do entorno da Praça Sacadura Cabral e motoristas, que diariamente são obrigados a enfrentar congestionamentos por conta do abre e fecha das cancelas nas três passagens de nível citadas, esta é a melhor alternativa para dar maior fluidez ao trânsito na área central. Alguns entrevistados, inclusive, que se declaravam céticos a qualquer melhoria naquela região, já admitem a possibilidade de as obras finalmente saírem do papel nos próximos anos. 
É o caso do barbeiro Valdemir Frederico Augusto, de 65 anos, dos quais 12 trabalhando em um estabelecimento na rua Cabo Diogo Oliver: "Já perdi as contas das vezes que vi políticos dizendo que iriam encontrar uma solução para estas cancelas. Mas, agora, que até um projeto já foi apresentado, a conversa parece ser outra. Acho que desta vez vai." 
Por outro lado, ele está receoso com o futuro do seu comércio. "Estou muito próximo da passagem, com certeza este ponto deve ser desapropriado. Tem de ter uma contrapartida aos comerciantes, quem sabe de poder ficar no centro comercial que será construído no entorno", disse. Seu Valdemir se refere à proposta de urbanização da Prefeitura no terreno de 2 mil metros quadrados ocupados pela Estação de Mogi, no qual deverá ser construído um boulevard, que poderá ser feito por meio de uma Parceria Público Privada. 
Gerente de uma lanchonete nas imediações da Praça Sacadura Cabral, Célio de Souza, 36, é da mesma opinião. "O problema precisa ser resolvido, mas os comerciantes não podem perder os clientes". 
Para o taxista José Carlos Dias, 58, a medida trará muitos benefícios, inclusive para seus negócios. "Vai ser muito bom porque poderemos passar direto sem esperar o trem passar. E o passageiro não precisará pagar o tempo que ficou parado esperando o trem passar", disse. 
O advogado José Carlos de Souza, o Charutinho, por sua vez, é um dos que contesta o prazo estipulado pela Prefeitura, de três anos, para as obras. "É um serviço complexo e moroso, além de muito caro", avaliou. 
O projeto, apresentado pela Prefeitura nesta semana à CPTM, prevê uma parceria entre as partes para a reforma e ampliação da Estação Estudantes, a construção de uma passagem subterrânea entre o terminal e a rodoviária com interligação com a estação ferroviária, além da reformulação total da Estação Central, com a demolição da atual e a construção de uma nova numa distância de 150 metros para que fique mais próxima do Terminal Central. 
As obras nas duas estações estão orçadas em R$ 70 milhões. À Prefeitura caberá realizar as obras de urbanização (praças e viadutos), em que valores ainda serão definidos.


Fonte:Mogi News

e-mails: do leitor Cracolândia



A ação articulada entre a Prefeitura e o governo de São Paulo para acabar com a Cracolândia conseguiu a façanha de ser unanimemente rejeitada. Sociedade civil organizada, movimentos sociais, Ministério Público e Igreja Católica já se posicionaram contra o fato de a operação no centro de São Paulo tratar uma questão tão delicada e dolorosa como o consumo do crack como um mero caso de polícia. A droga é um problema que deve ser tratado com repressão policial apenas quando se trata de enfrentar e coibir o tráfico - e, mesmo assim, com estratégias inteligentes que impeçam os traficantes de dominar áreas da cidade e ameaçar as pessoas. Neste caso, a repressão policial pela polícia é admissível - jamais para enfrentar usuários miseráveis e desarmados. O padre Júlio Lancelotti esclarece muito bem essa questão quando afirma que tratar o usuário das drogas como criminoso é a mesma coisa que tentar resolver o problema alcoolismo prendendo dependentes do álcool. A dependência química é uma doença e precisa ser tratada como tal. A extinção da Cracolândia só é possível se os usuários de droga puderem ser recuperados. Fora isso, o problema só estará sendo deslocado. Também seria importante construir consultórios de rua, cujos recursos já foram liberados pelo Ministério da Saúde. Criados em Salvador nos anos 1990, esses escritórios são uma fórmula de sucesso porque os profissionais envolvidos se aproximam da população usuária de drogas nas ruas, convivem com ela até ganhar a sua confiança. E isso faz toda a diferença. O viciado compreende que aquele profissional está lá para orientá-lo a viver melhor. Aí, sim, é possível realizar um trabalho psicossocial e educativo de resgate do indivíduo. 
Gilberto Alvarez, Professor


Fonte:Mogi News

Túnel do tempo



Esse carrinho bacana é um Ford 1928 Tudor, motor de oito cilindradas, flagrado estacionado em Mogi. É uma belezinha.


Fonte:Mogi News

Livro de Receitas


Divulgação

A Prefeitura de Mogi das Cruzes enviou para a redação do Mogi News alguns exemplares do 1º Livro de Receitas Culinárias, desenvolvido pelas merendeiras da cidade, que participaram de um concurso municipal. O resultado pode ser conferido na obra que chega agora às mãos de lideranças e entidades da cidade. 
Merenda
O trabalho mostra o zelo em valorizar as funcionárias da merenda municipal. O setor, aliás, merece um destaque à parte. A merenda de Mogi já foi eleita a melhor do Estado de São Paulo pela Ong "Ação Fome Zero".


Água na boca
São quase 100 receitas disponíveis com ingredientes, modo de preparo, rendimento, tempo de preparo e a apresentação do profissional, ou equipe responsável pela elaboração, além da foto do prato destacado. Dá até água na boca. 
Reforma
A escola municipal Jacks Grinberg, localizada na rua Amazonas, na Vila Cintra, em Brás Cubas, passará por uma reforma e readequação. Uma licitação foi aberta pela Prefeitura para a realização dos serviços e quatro empresas foram habilitadas para a fase seguinte: a Trópico Construtora e Incorporadora, a LTD Engenharia, a Demax Serviços e Comércio e a Fasul Pavimentação e Consultoria. A próxima etapa será no próximo dia 13, quando devem ser abertas as propostas comerciais.


Fonte:Mogi News

Prestando contas



O presidente da Comissão Permanente de Educação, vereador Mauro Araújo (PMDB), já tem um projeto em mãos para ser apresentado logo nas primeiras sessões da Câmara de Mogi: a prestação de contas na área da educação. Araújo acredita que muita gente vai torcer o nariz para o projeto, mas ele deseja que, assim como já ocorre na Secretaria Municipal de Saúde, a de Educação também faça uma prestação de contas do trabalho realizado.

Educação
"A pasta da Educação é muito importante e é necessário que acompanhemos todos os investimentos realizados pela Prefeitura e possamos opinar e verificar o andamento dos projetos", afirmou. Se o projeto for aprovado, a secretária de Educação, Maria Geny Borges Ávila Horle, deverá comparecer com sua equipe para reuniões a cada três meses para audiência com os vereadores. 


Terrenos sujos
As equipes de fiscalização atreladas à Secretaria Municipal de Segurança estão intensificando os trabalhos para evitar o despejo irregular de lixo em terrenos baldios: "Temos recebidos várias queixas sobre o problema e estamos agindo pela cidade", explicou o secretário de Segurança, Eli Nepomuceno.


Multas
No máximo em dois meses deverá ser concluída a licitação aberta pelo município para a contratação de uma empresa que ficará responsável em limpar o terreno e cobrar a conta do dono do imóvel. Hoje, o dispositivo legal usado é aplicar multas, que muitas vezes não surtem o efeito esperado da limpeza imediata do terreno baldio.



Fonte:Mogi News

Tucanada



Nesta semana, o vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB) visitou o Parque Municipal da Serra do Itapeti e, coincidentemente, se posicionou na frente de uma imagem de um tucano nas dependências do parque. Ele até posou para a foto, como se vê na imagem abaixo.


Fonte:Mogi News

Furto na barragem


A superintendência do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) nomeou uma comissão com o objetivo de apurar eventuais responsabilidades referentes aos equipamentos furtados da barragem de Taiaçupeba, em Mogi, conforme boletim de ocorrência registrado no 4º Distrito Policial de Jundiapeba.


Fonte:Mogi News

Falta de estrutura


O assunto já foi debatido entre as secretarias envolvidas e a Associação Gestora do Taboão (Agestab). As atenções estão se voltando para o distrito, que tem tudo para crescer ainda mais. Atualmente são 30 empresas já instaladas e outras oito em processo de instalação.


Fonte:Mogi News

Taboão


As secretarias de Transportes e de Desenvolvimento Econômico estão elaborando um plano para melhorar o sistema de transporte coletivo para o distrito industrial do Taboão com a criação de mais linhas para aquela região e de novos horários de ônibus. O objetivo é suprir uma necessidade urgente, pois há poucas linhas e sobram queixas de quem precisa trabalhar e fazer deslocamentos e não tem acesso a uma estrutura adequada.
 
Fonte:Mogi News

Mais baixa na PMMC


Mais baixa
Prefeitura realizará mutirão de serviços no Jardim Margarida
O assessor de gabinete Simei Baldani, que trabalhava na Prefeitura de Mogi desde a gestão de Junji Abe (PSD), pediu baixa e retornou à Assembleia Legislativa de São Paulo na condição de chefe de gabinete do atual deputado estadual André do Prado (PR).


Fonte:Mogi News