domingo, 5 de fevereiro de 2012

Descarte Unidades do Ecoponto receberam mais de 30 toneladas de produtos


Material foi depositado nas unidades instaladas no Jardim Armênia e no Parque Olímpico, em Mogi das Cruzes
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Os produtos descartáveis, como garrafas PET, papelão e vidros, são encaminhados para o Centro de Triagem da Vila São Francisco
Com pouco mais de um mês de funcionamento, as duas unidades do Ecoponto em Mogi das Cruzes receberam 33,5 toneladas de produtos recicláveis, eletrônicos e restos de materiais de construção. O levantamento leva em conta o período entre os dias 16 de dezembro de 2011 e 16 de janeiro deste ano e mostra que 89% do material recolhido são da construção civil, que soma 30 toneladas. 
Outras duas toneladas recolhidas são dos chamados potenciais materiais descartáveis, como plástico, garrafas PET, papelão, latas e vidros. Este material é levado para o Centro de Triagem da Vila São Francisco, onde 26 trabalhadores fazem a separação do que pode ser reaproveitado para a reciclagem. A empresa CS Brasil, que detém a concessão do serviço de coleta de lixo na cidade, é que faz o transporte destes produtos.


A unidade também recolhe outros materiais, como pneus. "Neste caso, estabelecemos um limite de despejo, que é de até cinco pneus, por pessoa", explicou José Luiz Coelho, chefe de divisão da Secretaria de Verde e Meio Ambiente. 
No caso da construção civil, é permitido despejar nos Ecopontos, 1m³ de material por pessoa/dia, o equivalente a cinco carrinhos de mão cheios ou oito sacos de entulho. "Nós não recolhemos madeira, porque esse material é destinado à reciclagem para o programa Cata-Tranqueira da Secretaria de Serviços Urbanos". 
O destaque vai para o descarte de eletrônicos, como celulares, pilhas, baterias, estabilizadores, monitores de computador, placas de HD, dente outros. "É um volume grande que a população traz para cá e isso é muito bom, pois evitamos o descarte de todo esse material em um aterro sanitário. Com isso, o solo não é contaminado". 
O Ecoponto do Jardim Armênia, o maior da cidade, fica na rua Júlio Perotti, 65, teve investimento de R$ 311.812,31, e o do Parque Olímpico, na avenida Maurílio de Souza Leite Filho, sem número, de R$ 142.627,82. Para o próximo ano, a Prefeitura pretende entregar mais unidades do porte em outros distritos da cidade. Jundiapeba, por exemplo, poderá ser beneficiada com a instalação de um Ecoponto. 
O telefone para mais informações é o 4798-5130.


Fonte:Mogi News