sábado, 3 de março de 2012

Cadeira do PP



 O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu ontem, por sete votos a zero, praticamente por unanimidade, que o vereador Osvaldo dos Santos (PP), o Osvaldo do Mercado Real, não foi infiel ao deixar o PPS e ir para o PP.


Sustentação
A representação do Diretório Municipal do PPS que pediu de volta a cadeira do parlamentar na Câmara foi julgada improcedente. A sustentação oral foi feita pelos advogados Tadeu Ferreira, que defendeu o vereador, e Delmiro Goveia, que é presidente da legenda e autor do pedido. 
Prognóstico
Durante a sessão que julgou o caso do vereador mogiano, até o suplente Henrique Soares, que seria beneficiado com a vaga caso a Justiça Eleitoral considerasse que houve infidelidade partidária, esteve presente: "Eu tinha certeza de que a decisão seria esta", comemorou o advogado Gustavo Ferreira, presidente do PP.


Fonte:MOGI NEWS - COLUNA CONTRACAPA - EDIÇÃO 02/03/2012

Caso Yoshifusa Pintor será ouvido em 26 de março


O juiz da 2ª Vara Criminal de Mogi das Cruzes, Gióia Perini, marcou uma nova audiência para interrogar Antônio Carlos Rodrigues Júnior, o Tartaruga, réu confesso do assassinato das irmãs Renata e Roberta Yoshifusa, em novembro do ano passado. 
A audiência está marcada para o dia 26 de março, às 16 horas, quando uma nova testemunha, o médico legista do Instituto Médico-Legal (IML) de Mogi das Cruzes, Zeno Morrone, também será ouvido. Ontem, segundo o advogado-assistente da Promotoria, José Beraldo, o juiz achou que não era necessário interrogar o acusado ontem devido à quantidade de informações coletadas e a grande comoção de todas as testemunhas. 
Depois do dia 26, cada parte terá um prazo de dez dias para apresentar as alegações finais. Depois, o promotor pronuncia ou não o réu à júri popular. Tartaruga é acusado de homicídio doloso triplamente qualificado e estupro. 
Homenagem
Renata Yoshifusa será homenageada no Fórum de Mogi, onde trabalhava. A sala do Juizado Especial Criminal (Jecrim) receberá o seu nome. O pedido será feito pelo advogado José Beraldo, que é presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de Mogi das Cruzes e Região. (J.S.)


Fonte:Mogi News

Baleado Quadrilha tenta matar advogado na Vila Rubens


Um advogado de 40 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio ontem de manhã, na Vila Rubens, em Mogi das Cruzes. Ele estava em frente à casa da ex-mulher, onde iria buscar o filho para levá-lo à escola, quando um carro, com quatro pessoas, se aproximou. De dentro do veículo, um homem apontou uma arma de fogo e efetuou vários disparos contra o advogado, que foi atingido no ombro esquerdo e no braço direito.


De acordo com a Polícia Militar, o carro usado pelos criminosos foi um Punto de cor preta. Depois dos disparos, os acusados fugiram sem levar nada. O advogado, mesmo baleado, dirigiu até o Hospital Santana, onde foi atendido no pronto-socorro. 
Segundo apurou o MN, o estado de saúde da vítima é estável e ele não corre risco de morte. O crime foi registrado como roubo tentado no 2º DP, mas no documento policial não consta a informação de que os criminosos tenham anunciado um assalto. A polícia deve instaurar inquérito para apurar os motivos da tentativa de homicídio.


Fonte:Mogi News

Caso Yoshifusa Acusado de matar irmãs almoçou com a família no dia do crime


Testemunhas revelaram detalhes do dia em que as jovens foram assassinadas na própria casa, na Vila Oliveira
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Rita e Nelson Yoshifusa chegaram emocionados ao Fórum ontem para prestar depoimento sobre o assassinato de suas duas filhas
Quase quatro meses depois do assassinato das irmãs Renata Yoshifusa, de 21 anos, e Roberta Yoshifusa, de 16, na Vila Oliveira, cinco testemunhas foram ouvidas pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Mogi das Cruzes, Gióia Perini, durante a primeira audiência de instrução e julgamento do pintor Antonio Carlos Rodrigues Júnior, o Tartaruga, assassino confesso das jovens. Ele também seria ouvido ontem, mas será interrogado em uma nova audiência. Foram ouvidos os pais das jovens, Rita e Nelson Yoshifusa, além da empregada da família, Marlene Pereira Leme da Silva, e do limpador de piscina da casa, Nelson Leão Venceslau. Os dois foram os últimos a sair do imóvel, momentos antes do crime, e afirmaram em depoimento que o assassinato foi premeditado. 
A primeira a entrar na sala da audiência foi Rita, que não teve condições de prestar depoimento e foi retirada do local. "Eles colocaram a advogada de defesa deste monstro para sentar do meu lado na hora do depoimento, eu não aguentei. Não o vi, mas sei que ele estava a três metros de distância de mim, sendo protegido pela polícia. Se eu pudesse olhar na cara dele, perguntaria o que fizemos para ele que justificasse ter sido tão cruel com as minhas filhas", disse Rita.


O segundo a ser ouvido foi Nelson Yoshifusa. O depoimento durou pouco mais de uma hora. Ele falou sobre a relação do pintor com a família e chorou após sair do Fórum. Na chegada ao Fórum, ele disse: "Espero que isso sirva de alerta para a sociedade. Para não confiarem nas pessoas de fora como nós confiamos. Eu queria que ele ficasse a vida toda na cadeia e mesmo assim não amenizaria a minha dor. Se eu ficasse de frente com ele, perguntaria: por que fez isso com a minha família? Tenho pena da alma dele. Todos os dias, quando acordo, a primeira coisa que me vem à cabeça é a aquela cena horrível das minhas filhas mortas no chão".


A terceira pessoa a ser ouvida foi Marlene. Ela disse que, no dia do crime, Tartaruga chegou à casa dos Yoshifusa por volta das 9 horas para pintar os fundos da residência. Ao meio-dia, se sentou à mesa com a família e almoçou. "Até aí, ele estava normal, conversando, brincando com as meninas". À tarde, ele foi com a Rita até um lava-rápido buscar o carro da família e teria voltado alterado. "Ele estava muito nervoso, pedi para ele recolher uns jornais do chão, que ele tinha usado para forrar o piso, e ele me respondeu com grosseria, dizendo que não estava num bom dia. Depois, fui para o segundo andar da casa, deixei Roberta dormindo e, quando desci a escada, ele estava no computador da sala, vendo um site pornográfico. Ele nem se incomodou com a minha presença, só me olhou feio. Fiquei com medo e fui embora´".


Já o limpador de piscina disse que Tartaruga ligou para Renata perguntando a que horas a jovem chegaria em casa. "Ele estava muito estranho naquele dia, inquieto. Ouvi ele falando no celular com Renata, perguntando a que horas ela ia para casa. Era comum ele ficar sozinho com as meninas", contou.


Fonte:Mogi News

UMC é parceira da Embrapa em pesquisa sobre etanol


A Universidade de Mogi das Cruzes é uma das parceiras da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) no projeto de pesquisa denominado "Bioprospecção de micro-organismos e enzimas a partir da diversidade microbiana para conversão de biomassa a etanol". O objetivo é encontrar na biodiversidade brasileira micro-organismos capazes de produzir insumos para etanol de segunda geração, o 2G, também chamado de "lignocelulósico". Liderado pela pesquisadora Betania Quirino, o programa irá iniciar as primeiras buscas justamente nos bancos de germoplasma da UMC, que já participou, com sucesso, do Projeto Genoma, ligado à área de cana-de-açúcar, da Embrapa Meio Ambiente e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Numa segunda etapa, serão estudados materiais do cerrado e da caatinga, além de resíduos agroindustriais com a finalidade de se encontrar bactérias e leveduras que possam ser utilizadas na produção do etanol. Para se estudar os micro-organismos com as técnicas tradicionais, é preciso cultivá-los. No entanto, apenas 1% deles permite o cultivo. Para explorar todo o potencial dos ambientes a serem avaliados, a equipe do projeto utilizará metodologias tradicionais e metagenômica, novidade que possibilita aos cientistas identificar genes responsáveis pela produção de determinadas enzimas, mesmo sem isolamento dos micro-organismos. O objetivo do trabalho, segundo informa o "Jornal Agora", de Mato Grosso do Sul, "é encontrar espécies produtoras de enzimas mais eficientes na quebra da celulose e leveduras capazes fermentar açúcares de cinco carbonos". Ao final de três anos, tempo de duração do projeto, coquetéis compostos pelas enzimas obtidas serão testados em biomassa pré-tratada. Financiada pela Embrapa, a pesquisa inclui cinco diferentes unidades da estatal agrícola, a FVG, Universidade Católica de Brasília, UMC, UnB e USP.



Fonte:O Diário de Mogi

Bibo garante que reajuste será votado “às claras”



Na Cidade, o projeto de lei que define o aumento do subsídio pago aos vereadores não deve ser votado "na calada da noite". Quem garante isso é o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, que há alguns dias determinou que o financeiro da Casa realize um estudo técnico do impacto deste acréscimo sobre o orçamento do Legislativo para os próximos anos.


"Seria uma irresponsabilidade votar um projeto desses sem saber exatamente quais serão as implicações futuras", diz, citando o aumento também no número de vereadores, que a partir de 2013 passará de 16 para 23, o que significa ainda gastos com mais 35 assessores. Entretanto, Bibo garante que não tem pressa para que a análise seja concluída, "até porque a gente tem até julho para votar".


O presidente afirmar ainda que a deliberação deverá tramitar normalmente por todas as comissões. "Assim que decidirmos por essa deliberação, não vai ter nada escondido, será bem às claras e, seja qual for o aumento, estaremos à disposição para qualquer esclarecimento", afirma.


A Câmara de Mogi ainda não elaborou os projetos de lei que aumentam os vencimentos de vereadores, secretários municipais, vice-prefeito e prefeito. Para os parlamentares, o reajuste pode ser de aproximadamente 62%, passando dos atuais R$ 7,4 mil para R$ 12 mil.


Conforme explica Bibo, o aumento atende às determinações previstas na Constituição Federal, que fixa o valor pago ao vereador de acordo com o vencimento do deputado estadual. "A Lei determina que ele pode ir de 1% até 60% em cima do subsídio do deputado. Isso não significa que teremos nem o mínimo nem o máximo, mas que vamos cumprir dentro de uma responsabilidade. Hoje, o orçamento é de cerca de R$ 21 milhões, e há um limite com a porcentagem disso que pode ser utilizada para pagamento de recursos humanos. Caso este limite seja ultrapassado, teremos que nos explicar ao Tribunal de Contas", conclui. (D.S.)


Fonte:O Diário de Mogi

Mais creches


O programa de expansão de creches municipais deve ir além das 40 unidades prometidas pelo prefeito Marco Bertaiolli na campanha de 2008. O governador do Estado, Geraldo Alckmin, liberou recursos para a construção de mais 13 unidades de educação infantil. O total de investimentos não foi revelado, mas, segundo apurou a coluna, as obras devem ter início ainda neste ano. 
Ministro
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (PMDB), deve vir no mês que vem a Mogi. Ele é esperado no dia 14 de abril para a solenidade da abertura do Akimatsuri, a Festa do Outono da colônia japonesa. O convite para a visita foi feita pelos vereadores Jean Lopes, Pedro Komura e Geraldão, integrantes da Comissão de Finanças. 
Expo 2012
O trio foi à Brasília para audiência com o ministro para garantir a liberação de R$ 100 mil para Expo Mogi 2012. O recurso havia sido prometido pelo ex-ministro Wagner Rossi, demitido por denúncias de corrupção. 
Jorge Moraes

Músicos
Durante visita ao Cempre "Dr. Limongi Sobrinho", no Botujuru, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli e vereadores revelaram ter gosto e interesse especial pela música. Nem bem entraram na sala com isolamento acústico do complexo educacional, Bertaiolli e os parlamentares já se posicionaram diante dos instrumentos e começaram a "fazer um som". 


Fonte:Mogi News

Vale tudo


Foi dada a largada para a busca de votos e demais estratégias dos partidos políticos para as eleições municipais em outubro. O clima de vale tudo é tão evidente que representantes de algumas legendas já circulam e se infiltram em eventos e reuniões de concorrentes partidários em busca de algum "podre" a ser utilizado durante o pleito. 
Artimanha
As artimanhas são as mais variadas: de postagens nas redes sociais, contestando os adversários e promovendo troca de acusações, até uso de gravador durante conversas e discussão com palavras de baixo calão.
Divulgação

Desarmado
Nesta semana, o alvo escolhido pela oposição foi uma secretária municipal que, precavida, não caiu nas provocações e deixou o interlocutor sem munição. Ao que tudo indica, mais uma vez, a disputa pela Prefeitura e pela Câmara irá além das urnas, se estendendo às brigas judiciais. 




Fonte:Mogi News

Novidade Pais poderão acompanhar os filhos na creche por meio da Internet


O sistema começa a funcionar na próxima quarta-feira na creche municipal da Chácara Jafet, inaugurada ontem
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

O prefeito Marco Bertaiiolli, vereadores e o padre sertanejo Alessandro Campos, que dirige a mantenedora da unidade, inauguraram a creche da Chácara Jafet ontem
A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou na tarde de ontem o Centro de Educação Infantil Municipal Professora Maria Cardoso Pereira de Miranda" na Chácara Jafet. A unidade é a 29ª do pacote de expansão que prevê 40 instituições de ensino que serão entregues até o fim deste ano. A grande novidade desta creche é o sistema de monitoramento das salas pela Internet. Mesmo longe do centro educacional, os pais poderão acompanhar os filhos pela tela do computador. O programa será ativado na quarta-feira, dia 7. A tecnologia foi uma iniciativa da entidade mantenedora Lar da Criança Rita de Cássia. 
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) contou que o sistema será recomendado para as instituições que coordenam outras unidades. "Ainda não temos condições de implantar este modelo em outras escolas, mas ele será indicado. Imaginar que existe uma creche municipal com esta qualidade é algo formidável", destacou Bertaiolli. "É nestas questões que entram a qualidade das mantenedoras. Nós temos administrado algumas creches em parceria com entidades e é muito importante que elas sejam selecionadas por critérios definidos e precisam ser muito bem fiscalizadas, porém, é necessário ressaltar iniciativas como esta", contou. 
"Estamos atingindo em Mogi a excelência da qualidade na educação municipal. Em alguns distritos já alcançamos este patamar, como o Botujuru, o Alto do Ipiranga que alçaremos em breve, assim como a Ponte Grande", afirmou.


2º chamada
Com as novas creches, pela primeira vez a cidade tem uma situação inédita. Há mais vagas do que crianças atendidas. São 764 oportunidades em aberto. Para preenchê-las foi preciso realizar a segunda chamada de inscrições do cadastro único. As famílias poderiam se inscrever no período entre 27 de fevereiro, até às 17 horas de ontem. Ao todo, a Prefeitura recebeu 1.497 nomes. 
A partir de segunda-feira, a equipe da Secretaria Municipal de Educação dará início à triagem. A classificação será definida pelas seguintes prioridades: famílias com menor renda percapita, mães que trabalham e crianças em situação de vulnerabilidade social. 
De acordo com o prefeito, a procura por vagas em creches municipais tem crescido e cada bairro enfrenta uma situação diferente. "Temos mães que tinham os filhos matriculados no ensino particular e agora buscam vagas na escola pública devido à qualidade. A falta de vagas deve ser analisada bairro a bairro. Em alguns locais, como o Botujuru, tivemos 30 vagas excedentes, mas, em Jundiapeba, faltam lugares", explicou Bertaiolli.


Fonte:Mogi News

Ligada em você Cidade ganha destaque com TV MN


Qualidade da programação é elogiada por autoridades, que acreditam que o conteúdo vai valorizar o município
Maria Salas
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Bertaiolli: "Ação consolidada"
O canal exclusivo da TV Mogi News, agora no 15 digital da NET, está superando as expectativas das autoridades da cidade, que acreditam que o conteúdo regional chega para valorizar o município. Além disso, destacaram a qualidade da imagem, que está bem melhor, se comparada quando a programação era transmitida no sistema analógico. Isso é reflexo do investimento em equipamentos HDTV (High Definition Television). 
Para o presidente da Câmara de Mogi, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, a programação está bem variada, o que é muito importante, tendo em vista que as atrações vão discutir o que de mais interessante ocorre na cidade, em todos os aspectos, mostrando o desenvolvimento de Mogi das Cruzes e região. 
O prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), ressalta que a nova fase da TV Mogi News só consolida o trabalho que vem sendo feito pelo Grupo Mogi News de Comunicação há muitos anos. "Ter uma programação voltada especialmente para a cidade é de suma importância, pois dá aos mogianos a oportunidade de estar informados sobre tudo o que acontece em nossa cidade". 
Os vereadores Mauro Araújo e Geraldo Tomaz Augusto, o Geraldão, ambos do PMDB, por exemplo, fizeram uma homenagem à emissora durante a sessão de terça-feira na Câmara Municipal. Para o vereador Mauro Araújo a cidade só ganha com a nova fase da TV Mogi News, que terá a oportunidade de explorar mais a cidade em todos os seus aspectos: "A programação está muito boa e diversificada. Ela informa e entretém. E o que é mais interessante: com foco em Mogi e região". 
Foco regional
Geraldão compartilha da mesma opinião do colega parlamentar. "Agora, a população de Mogi e região vai se ver na TV Mogi News, que está oferecendo informação, com credibilidade, levando conhecimento para o seu telespectador por meio de programas que são produzidos para o mogiano. A qualidade tanto da produção dos programas, como da imagem, está muito boa".


O deputado federal Junji Abe (PSD-SP) salienta que sente enorme orgulho de poder acompanhar mais esse avanço do sempre ousado Grupo MN. "É prova inequívoca de valorização do nosso povo, das questões que afligem o nosso cotidiano, da perseguição à melhor qualidade de vida, das nossas riquezas naturais, do nosso patrimônio artístico-cultural, da nossa trajetória nos diversos setores produtivos, das ações do Terceiro Setor, da atuação dos nossos políticos, enfim, dos fatos que são notícia na nossa sociedade. É também a certeza de um canal nascido do nobre propósito de servir à população mogiana".


A qualidade de imagem também foi ressaltada pelo procurador de Justiça, Luís Paulo Sirvinskas, que parabenizou mais esta iniciativa do Grupo MN: "A qualidade dos programas também está satisfatória. Não há dúvidas de que a emissora chega para ficar e trazer uma série de benefícios para a população que poderá se ver na TV.


O diretor do Sistema Fiesp/Ciesp no Alto Tietê, Werner Ludwig Stripecke, lembrou que a TV Mogi News é uma emissora programada para a realidade do Alto Tietê, o que possibilita dar a visibilidade que a região merece. "A televisão é uma eficiente ferramenta de comunicação, que permite levar informações rápidas até a população".


Fonte:Mogi News

Incentivo Parlamento é lançado em escola estadual


Cada escola irá analisar os trabalhos de seus alunos e escolher um projeto por categoria; o vencedor deve ser protocolado na Câmara em maio
Divulgação

Bibo visitou escola e falou do projeto: "Queremos incentivar a participação dos estudantes para que comecem a praticar a cidadania"
O presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, visitou ontem a Escola Estadual Professora Iracema Brasil de Siqueira, na Ponte Grande, para fazer o lançamento do Parlamento Estudantil 2012 nas escolas mogianas. Esta foi a primeira de várias escolas mogianas que serão visitadas pelo chefe do Legislativo com o objetivo de esclarecer como funcionará o Parlamento Estudantil. 
"O Parlamento Estudantil é uma forma dos alunos entenderem suas responsabilidades, deveres e direitos. Então, queremos incentivar a participação dos estudantes nesse evento para que comecem a praticar a cidadania. Com o Parlamento Estudantil, as crianças poderão conhecer como funciona o trabalho no Legislativo e como elaborar projetos de lei", explicou Bibo a 189 crianças do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.


O presidente explicou ainda que, para participar, o aluno deve preparar um trabalho na forma de projeto de lei, como está detalhado no manual que foi distribuído aos alunos. A escola irá analisar os trabalhos de seus alunos e escolher um projeto por categoria. O projeto vencedor deverá ser protocolado na Câmara até o dia 18 de maio. "Os alunos podem apresentar projetos nas áreas de educação, esporte, cultura, saúde, segurança, entre outros. Afinal, vocês conhecem melhor a comunidade em que vivem e sabem as dificuldades e necessidades do local", apontou.


A diretora da escola Vera Lúcia Goulart Pereira também destacou a importância da participação dos alunos. "Esse espírito de cidadania precisa crescer dentro de cada aluno, e o Parlamento Estudantil é uma forma de fazer isso acontecer", destacou, ao lado do vice-diretor, Jefferson de Castro Marinho e da supervisora de Ensino, Iraci Trindade, que representou a dirigente regional de Ensino, Tereza Lúcia dos Anjos Brandão.


No dia 1 de junho, serão divulgados no site da Câmara (www.cmmc.sp.gov.br) os 48 vereadores estudantis selecionados. No dia 11 de junho, os alunos escolhidos participarão da diplomação no Plenário da Casa de Leis, que será conduzida por um juiz eleitoral de Mogi das Cruzes. Depois, os vereadores estudantis conhecerão as dependências do Legislativo e receberão as orientações e instruções para desempenharem com sucesso o seu mandato parlamentar.


Nos dias 12 e 13 de junho, os alunos poderão acompanhar as sessões ordinárias, realizadas a partir das 15 horas. Já no dia 14, os trabalhos terão início com a posse oficial e eleição das mesas diretivas. Em seguida, serão realizadas as três sessões ordinárias, uma por categoria, com a discussão e votação dos projetos de lei de todos os vereadores estudantis. No dia 15 de junho, acontece a sessão solene de encerramento.


Fonte:Mogi News

Água para todo lado


Daniel Carvalho

Um vazamento de água no cruzamento da rua Mário Yoshida e com a avenida Alexandrina de Paula, na Vila Nova Cintra, causou transtornos para o motorista que passou pela região no início da manhã de ontem. A rede de água do lugar se rompeu e fez com que a água jorrasse por quase dois metros de altura, molhando os pedestres e veículos. Para controlar o problema, funcionários do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) trabalhavam com retroescavadeiras da autarquia. O Semae informou que duas equipes técnicas foram deslocadas para a região, com o apoio de máquinas, e trabalham para tentar reparar o problema. Manobras foram realizadas para isolar o sistema e reduzir a pressão da água. Por causa destas intervenções, não houve problemas de abastecimento na região. Os funcionários continuam trabalhando no local e darão continuidade aos serviços até que a rede esteja com seu funcionamento normal retomado. 


Fonte:Mogi News

São Salvador Donos de túmulos podem perder direito de uso


Quem não fizer os reparos necessários nas sepulturas que estão sem manutenção pode ter de devolvê-las
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Sepulturas do Cemitério São Salvador que estão em estado de abandono devem ser recuperadas
Os túmulos que estão em mau estado de conservação no Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, deverão receber manutenção por parte de seus proprietários. Um edital publicado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes solicita que 62 pessoas realizem os trabalhos. Os donos das sepulturas que estão abandonadas têm 30 dias para comparecer à administração do cemitério e regularizar a situação. A pessoa que não se apresentar no prazo estipulado está sujeita a perder o direito de continuar usando o túmulo.


O secretário municipal de Governo, Perci Gonçalves, explicou que a medida é um trabalho habitual da pasta. A maioria das pessoas que deixam os jazigos em má condição vive fora da cidade. "No momento, temos entre 400 e 550 túmulos que precisam passar por reparos. Vamos publicando estes editais gradativamente somente para atender às demandas de óbito, que hoje é de 32 ou 38 mortes por mês", informou.


Para garantir que os proprietários tenham ciência do pedido, foram enviadas também cartas informando os prazos para realizar a manutenção. "Se a pessoa não comparecer no período estabelecido, baixamos um decreto extinguindo aquela sepultura, para que outra pessoa possa usá-la", afirmou Gonçalves. Os principais problemas são rachaduras e outras avarias causadas pelo tempo e as condições climáticas.


As pessoas que forem chamadas devem ir à administração do cemitério e manifestar o interesse em regularizar a situação. Depois desta fase, será emitido um alvará para que o proprietário faça os serviços necessários. "Solicitamos que a estrutura seja feita de alvenaria e revestida de cerâmica. Não cobramos nenhuma taxa dos munícipes para que eles tenham a sepultura, mas pedimos que os locais sejam limpos e conservados".


Fonte:Mogi News