sábado, 3 de março de 2012

Novidade Pais poderão acompanhar os filhos na creche por meio da Internet


O sistema começa a funcionar na próxima quarta-feira na creche municipal da Chácara Jafet, inaugurada ontem
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

O prefeito Marco Bertaiiolli, vereadores e o padre sertanejo Alessandro Campos, que dirige a mantenedora da unidade, inauguraram a creche da Chácara Jafet ontem
A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou na tarde de ontem o Centro de Educação Infantil Municipal Professora Maria Cardoso Pereira de Miranda" na Chácara Jafet. A unidade é a 29ª do pacote de expansão que prevê 40 instituições de ensino que serão entregues até o fim deste ano. A grande novidade desta creche é o sistema de monitoramento das salas pela Internet. Mesmo longe do centro educacional, os pais poderão acompanhar os filhos pela tela do computador. O programa será ativado na quarta-feira, dia 7. A tecnologia foi uma iniciativa da entidade mantenedora Lar da Criança Rita de Cássia. 
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) contou que o sistema será recomendado para as instituições que coordenam outras unidades. "Ainda não temos condições de implantar este modelo em outras escolas, mas ele será indicado. Imaginar que existe uma creche municipal com esta qualidade é algo formidável", destacou Bertaiolli. "É nestas questões que entram a qualidade das mantenedoras. Nós temos administrado algumas creches em parceria com entidades e é muito importante que elas sejam selecionadas por critérios definidos e precisam ser muito bem fiscalizadas, porém, é necessário ressaltar iniciativas como esta", contou. 
"Estamos atingindo em Mogi a excelência da qualidade na educação municipal. Em alguns distritos já alcançamos este patamar, como o Botujuru, o Alto do Ipiranga que alçaremos em breve, assim como a Ponte Grande", afirmou.


2º chamada
Com as novas creches, pela primeira vez a cidade tem uma situação inédita. Há mais vagas do que crianças atendidas. São 764 oportunidades em aberto. Para preenchê-las foi preciso realizar a segunda chamada de inscrições do cadastro único. As famílias poderiam se inscrever no período entre 27 de fevereiro, até às 17 horas de ontem. Ao todo, a Prefeitura recebeu 1.497 nomes. 
A partir de segunda-feira, a equipe da Secretaria Municipal de Educação dará início à triagem. A classificação será definida pelas seguintes prioridades: famílias com menor renda percapita, mães que trabalham e crianças em situação de vulnerabilidade social. 
De acordo com o prefeito, a procura por vagas em creches municipais tem crescido e cada bairro enfrenta uma situação diferente. "Temos mães que tinham os filhos matriculados no ensino particular e agora buscam vagas na escola pública devido à qualidade. A falta de vagas deve ser analisada bairro a bairro. Em alguns locais, como o Botujuru, tivemos 30 vagas excedentes, mas, em Jundiapeba, faltam lugares", explicou Bertaiolli.


Fonte:Mogi News