sábado, 3 de março de 2012

Incentivo Parlamento é lançado em escola estadual


Cada escola irá analisar os trabalhos de seus alunos e escolher um projeto por categoria; o vencedor deve ser protocolado na Câmara em maio
Divulgação

Bibo visitou escola e falou do projeto: "Queremos incentivar a participação dos estudantes para que comecem a praticar a cidadania"
O presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, visitou ontem a Escola Estadual Professora Iracema Brasil de Siqueira, na Ponte Grande, para fazer o lançamento do Parlamento Estudantil 2012 nas escolas mogianas. Esta foi a primeira de várias escolas mogianas que serão visitadas pelo chefe do Legislativo com o objetivo de esclarecer como funcionará o Parlamento Estudantil. 
"O Parlamento Estudantil é uma forma dos alunos entenderem suas responsabilidades, deveres e direitos. Então, queremos incentivar a participação dos estudantes nesse evento para que comecem a praticar a cidadania. Com o Parlamento Estudantil, as crianças poderão conhecer como funciona o trabalho no Legislativo e como elaborar projetos de lei", explicou Bibo a 189 crianças do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.


O presidente explicou ainda que, para participar, o aluno deve preparar um trabalho na forma de projeto de lei, como está detalhado no manual que foi distribuído aos alunos. A escola irá analisar os trabalhos de seus alunos e escolher um projeto por categoria. O projeto vencedor deverá ser protocolado na Câmara até o dia 18 de maio. "Os alunos podem apresentar projetos nas áreas de educação, esporte, cultura, saúde, segurança, entre outros. Afinal, vocês conhecem melhor a comunidade em que vivem e sabem as dificuldades e necessidades do local", apontou.


A diretora da escola Vera Lúcia Goulart Pereira também destacou a importância da participação dos alunos. "Esse espírito de cidadania precisa crescer dentro de cada aluno, e o Parlamento Estudantil é uma forma de fazer isso acontecer", destacou, ao lado do vice-diretor, Jefferson de Castro Marinho e da supervisora de Ensino, Iraci Trindade, que representou a dirigente regional de Ensino, Tereza Lúcia dos Anjos Brandão.


No dia 1 de junho, serão divulgados no site da Câmara (www.cmmc.sp.gov.br) os 48 vereadores estudantis selecionados. No dia 11 de junho, os alunos escolhidos participarão da diplomação no Plenário da Casa de Leis, que será conduzida por um juiz eleitoral de Mogi das Cruzes. Depois, os vereadores estudantis conhecerão as dependências do Legislativo e receberão as orientações e instruções para desempenharem com sucesso o seu mandato parlamentar.


Nos dias 12 e 13 de junho, os alunos poderão acompanhar as sessões ordinárias, realizadas a partir das 15 horas. Já no dia 14, os trabalhos terão início com a posse oficial e eleição das mesas diretivas. Em seguida, serão realizadas as três sessões ordinárias, uma por categoria, com a discussão e votação dos projetos de lei de todos os vereadores estudantis. No dia 15 de junho, acontece a sessão solene de encerramento.


Fonte:Mogi News