sábado, 3 de março de 2012

São Salvador Donos de túmulos podem perder direito de uso


Quem não fizer os reparos necessários nas sepulturas que estão sem manutenção pode ter de devolvê-las
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Sepulturas do Cemitério São Salvador que estão em estado de abandono devem ser recuperadas
Os túmulos que estão em mau estado de conservação no Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, deverão receber manutenção por parte de seus proprietários. Um edital publicado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes solicita que 62 pessoas realizem os trabalhos. Os donos das sepulturas que estão abandonadas têm 30 dias para comparecer à administração do cemitério e regularizar a situação. A pessoa que não se apresentar no prazo estipulado está sujeita a perder o direito de continuar usando o túmulo.


O secretário municipal de Governo, Perci Gonçalves, explicou que a medida é um trabalho habitual da pasta. A maioria das pessoas que deixam os jazigos em má condição vive fora da cidade. "No momento, temos entre 400 e 550 túmulos que precisam passar por reparos. Vamos publicando estes editais gradativamente somente para atender às demandas de óbito, que hoje é de 32 ou 38 mortes por mês", informou.


Para garantir que os proprietários tenham ciência do pedido, foram enviadas também cartas informando os prazos para realizar a manutenção. "Se a pessoa não comparecer no período estabelecido, baixamos um decreto extinguindo aquela sepultura, para que outra pessoa possa usá-la", afirmou Gonçalves. Os principais problemas são rachaduras e outras avarias causadas pelo tempo e as condições climáticas.


As pessoas que forem chamadas devem ir à administração do cemitério e manifestar o interesse em regularizar a situação. Depois desta fase, será emitido um alvará para que o proprietário faça os serviços necessários. "Solicitamos que a estrutura seja feita de alvenaria e revestida de cerâmica. Não cobramos nenhuma taxa dos munícipes para que eles tenham a sepultura, mas pedimos que os locais sejam limpos e conservados".


Fonte:Mogi News