domingo, 14 de agosto de 2011

Histórias do ex-prefeito Waldemar Costa Filho (XII)



O leitor Jayro Alves Cardoso continua lembrando histórias de Waldemar, dos tempos da Mineração Geral do Brasil, onde ambos trabalharam. Jayro, ainda jovem, e Waldemar, mais velho, no cargo de chefe de Pessoal da primeira siderúrgica instalada na Cidade. O leitor lembra a paixão do ex-prefeito pela velocidade. "Certo domingo, no campo da Minerasil, na Vila Industrial, seria disputada a final do campeonato interno entre os times da MGB. Quase todos os setores tinham a sua equipe. De repente, surge um avião monomotor, do tipo "teco-teco" em vôo rasante, assustando muita gente e atirando sobre o campo a bola que seria usada na disputa. Revelou-se depois, que o piloto não era outro senão Waldemar". Jayro também lembra o "lado humano" do mineiro, revelado num dramático acidente ocorrido no interior da Mineração. "Deu-se, certo dia, quando uma caçamba, repleta de ferro fundido, que circulava por uma ponte rolante, desprendeu-se do cabo de sustentação, derramando o seu terrível conteúdo, qual lava de um vulcão, e atingindo alguns operários. A ambulância foi acionada e Waldemar, vendo a gravidade da situação, assumiu o volante, dispensando o motorista. Saiu em desabalada carreira, rumo à Santa Casa. Ele tinha a fama de bom motorista – corredor de kart, como era –, e conseguiu chegar rápido ao hospital. Foi, talvez, o mais grave acidente ocorrido na Mineração. Pelo menos duas pessoas morreram", lembra o leitor.




Dilma - 1

O cerimonial da Caixa Econômica Federal é quem está preparando a festa para entrega dos primeiros 280 apartamentos construídos em Mogi, com financiamento do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.


Dilma - 2


Por se tratar de um grande empreendimento voltado especificamente para famílias realmente de baixa renda, ao contrário de outros financiamentos do "Minha Casa", o governo quer dar uma atenção especial ao evento. E já se especula até mesmo uma possível vinda da presidente Dilma Rousseff (PT) à Cidade para participar da cerimônia. A confirmação pode sair nos próximos dias.




Lançamento


A Lopes Imóveis, da Capital, sai na frente e já divulga o lançamento, em breve, dos dois prédios comerciais e um residencial que a Helbor irá levantar no interior da área do Mogi Sopping Center, conforme antecipou esta coluna. "Grandiosidade, sofisticação e imponência" são adjetivos usados para divulgar o empreendimento na internet.


História


A expansão da telefonia por regiões quase despovoadas do Estado de São Paulo, entre o final do século XIX e meados do século XX é o tema da publicação "Fotografia e Telefonia", um conjunto de cinco volumes lançado pela Fundação Telefônica, com objetivo de "difundir a história do desenvolvimento das telecomunicações em território paulista e divulgar seu acervo fotográfico". Merece ser vista.



Para homem, não inventaram um aparelhinho que possa detectar (o câncer de próstata). É o velho dedo. O danado é o cara se viciar e querer estar todo dia na porta do urologista.


Fonte:O Diário de Mogi



Empresa tem projeto de aeroporto





O sonho de Mogi das Cruzes ter um aeroporto está mais próximo de ser realizado do que muitos imaginam. Nesta semana, a direção da OAS, uma das maiores construtoras do Brasil, se reunirá com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) para apresentar o projeto de um aeroporto na Cidade. E o lugar escolhido para a prospecção do empreendimento aéreo não poderia ser outro: o Distrito Industrial do Taboão.


De acordo com o apurado por O Diário, a proposta da OAS prevê que o terceiro aeroporto da Região Metropolitana de São Paulo seja construído na área pertencente ao empresário Raul Lerário, na região conhecida como Aparecidinha. O espaço é o mesmo pleiteado por uma outra construtora, a Queiroz Galvão, para um destino bem diferente: a instalação de um lixão para receber resíduos domésticos e industriais.


O terreno em questão tem cerca de dois milhões de metros quadrados, está numa região plana e praticamente livre de interferências, inclusive sem adensamento populacional, além da logística privilegiada. Ou seja, a poucos minutos da Capital e do Vale do Paraíba, ao lado de grandes rodovias, colada com um ramal ferroviário de cargas e próxima do traçado desenhado para o futuro Trem de Alta Velocidade.


"Esse interesse da OAS confirma que a instalação de um aeroporto em Mogi, no Distrito do Taboão, é viável. Tanto que a empresa já fez até um projeto para isso", ressaltou o prefeito Bertaiolli.


Por mais de uma vez, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que Mogi das Cruzes é uma das cidades paulistas que possui condições de ser escolhida para a construção do terceiro aeroporto metropolitano que, segundo ele, é fundamental para absorver a demanda do setor a médio prazo. E a recente decisão do Governo Federal de entregar a concessão dos terminais aéreos à iniciativa privada é tida como a maneira mais rápida de viabilizar os investimentos necessários no setor.


"Com o projeto e o interesse da iniciativa privada em construir um novo aeroporto metropolitano, que todos sabem que é necessário, não acredito que o Governo irá colocar entraves", avaliou o chefe do Executivo mogiano. "Vamos conhecer o projeto feito pela OAS e discutir os encaminhamentos que precisarão ser dados a ele daqui para frente", acrescentou Bertaiolli.


O interesse, e principalmente o potencial técnico de Mogi das Cruzes para receber um aeroporto, já é de conhecimento do Governo Federal. Ainda em 2007, por determinação do então ministro da Defesa, Nelson Jobim, a Cidade foi incluída entre as áreas a serem avaliadas pela Infraero para sediar o terceiro terminal metropolitano de São Paulo. Na ocasião, representantes da União se mostraram entusiasmados com as condições favoráveis de logística e a posição geográfica do Taboão, com uma extensa área disponível e sem grandes aglomerações urbanas à sua volta, que é uma das principais dificuldades apresentadas por outras regiões.


Fonte:O Diário de Mogi

Deficiente ainda tem dificuldade


DANILO SANS
Grande parte dos prédios públicos de Mogi das Cruzes não está adaptada para receber pessoas com mobilidade reduzida. Além de um decreto federal de 2004, o Município vem descumprindo também uma lei criada aqui, em 1990. A reportagem de O Diário fez um tour pelo Centro, começando pelo marco zero, na Praça Coronel Almeida, em companhia de um cadeirante, um deficiente visual e uma arquiteta, para mostrar as dificuldades e o que poderia ser feito para melhor receber essas pessoas.


Os problemas começam a ser apontados antes mesmo de sairmos do lugar. "No Museu Guiomar Pinheiro Franco, a gente já não pode entrar", diz Nivaldo Alves, de 45 anos, que há 12 depende de uma cadeira de rodas para se locomover. Como será visto adiante, ele aponta um dos problemas que é repetido em diversos pontos da Cidade: a falta de rampas de acesso.


Parado, no centro da praça, é só virar para os lados para ver um ponto de ônibus, outro de táxi, uma banca de jornal e vários telefones públicos. O espaço aberto, porém, vira um labirinto para quem não pode perceber o mundo utilizando a visão. "Aqui, como na maioria dos locais, não há um piso podotátil para nos guiar. Quando a gente chega, acaba perdendo a referência", lamenta Ricardo de Oliveira Pedroso, que está sem enxergar desde que sofreu um acidente de carro, também há 12 anos.


A arquiteta Bianca Cristiane, de 31 anos, também aponta algumas falhas. "As rampas daqui não têm piso antiderrapante e nem corrimão. As pedrinhas portuguesas dificultam muito a passagem do cadeirante", mostra ela, indicando que um corredor plano no local seria o mais adequado e não iria descaracterizar o local. Ela ainda aponta uma das rampas que está construída bem no pé da parada de táxi. "Isso só mostra falta de capacitação. Pior do que não fazer, é fazer de qualquer jeito. Depois de pronto, é muito difícil mudar", ressalta.


É provável que, no dia a dia, você nunca tenha prestado atenção em como o orelhão pode ser um dos maiores empecilhos para o deficiente visual. A bengala, objeto que faz com que eles possam identificar e desviar dos obstáculos, passa direto pela parte de baixo da cabine e não encontra a base que a sustenta, a barra azul. O resultado é previsível: a cabeça do deficiente dá um encontrão na cabine telefônica. "Neste caso, somente o piso podotátil poderia nos orientar sobre onde estão estes objetos", conta Ricardo, que brincando diz saber a localização exata de pelo menos 90% dos telefones públicos de Mogi. Outra solução, neste caso, seria a instalação de bases que acompanhassem todo o corpo das cabines.


"Fazer uma rampa destas é como construir uma porta para sair na parede", disse Nivaldo, que ao tentar atravessar a rua dispunha de guia rebaixada apenas para descer, mas não encontrou a mesma facilidade quando tentou subir a calçada que estava do outro lado. "Por aqui, poucos locais dão condição de acessibilidade. A gente consegue andar pela praça, mas para fazer a travessia da rua já não dá", diz ele. Esta, aliás, é uma das maiores dificuldades dos cadeirantes aqui na Cidade.


Se já é difícil subir na calçada, fica pior conseguir manter-se no trajeto. Além de esburacadas, a maior parte delas é estreita. São necessárias ‘perícias’ para passar com a cadeira de rodas entre o poste e a parede. "A gente se rala mesmo", diz Ricardo, apresentando o dorso da mão repleto de cicatrizes.


Num outro ponto, foi possível flagrar dona Regina Aparecida Matos, de 50 anos, levando o amigo Francisco Alves de Souza, cadeirante de 87 anos, pela contramão, disputando caminho com os veículos na Rua José Bonifácio. "As calçadas daqui são horríveis. Não têm rampas de acesso e são todas fora de nível", disse ela, alegando não ter forças para empurrar a cadeira pela guia alta.


Na Cidade, atravessar uma avenida movimentada é um desafio tanto para o deficiente visual quanto ao cadeirante. Um deles precisa adivinhar quando os carros estão parados, já que o semáforo não é sonoro. O outro tem que se virar para descer a calçada, chegar até a faixa e atravessá-la, subindo a guia do outro lado que também não é rebaixada.


A advogada Leia Baptista Macedo, que foi vereadora na Cidade, é autora de um projeto de lei 1990 que determina que prédios públicos sejam acessíveis a portadores de deficiência. Como ela mesma diz, seria possível fazer de Mogi das Cruzes uma cidade ideal, apenas com a fiscalização das leis vigentes que dispõem sobre o tema. Ela ainda fala do Fórum Municipal, que tem uma rampa de acesso, mas que sempre dá em uma porta fechada, dos cartórios, que não são adaptados, de prédios sindicais, consultórios e lojas. Entretanto, ela elogia a atual administração. "O prefeito já teve a iniciativa. As coisas estão sendo feitas, mas ainda falta muito para que todas as pessoas tenham acessibilidade por aqui", diz.


Fonte:O Diário de Mogi


Semáforos entram em operação



ALERTA Semáforos exigem que motoristas redobrem a atenção nas proximidades da Praça Kazuo Kimura


SABRINA PACCA


Começam a funcionar amanhã, em tempo integral, os semáforos instalados pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, no entorno da Praça Kazuo Kimura, no Bairro Nova Mogilar. Os equipamentos, que ainda operarão em caráter experimental, atendem, segundo a Administração, a necessidade de ampliar a segurança no local e não a de reduzir as filas de carros que se formam nas vias de acesso à rotatória. Para a Prefeitura, o pedestre tem prioridade naquele local.


Nos últimos dias, a Secretaria fez uma série de testes, em diferentes horários. O projeto elaborado mostra que os semáforos são a melhor maneira de disciplinar o trânsito na região. "Agora, é ajustar aquilo que foi projetado e conferir o funcionamento no dia a dia. Por isso, eventuais ajustes ainda podem acontecer", disse o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria, Paulo Castilho.


Os semáforos foram colocados em todas as pontas da circunferência, que dão acesso à Rua Manoel Bezerra de Lima Filho, à Avenida Francisco Rodrigues Filho, nos dois sentidos (Centro e Cezar de Souza), e à Avenida Yoshiteru Onishi.


Com a implantação dos equipamentos, a rotatória inteira passará a ter três pistas, o que, de acordo com Castilho, facilitará o fluxo dos 35 mil veículos que contornam o local diariamente. Castillo lembrou que a semaforização visa ampliar a segurança. "Pensamos em primeiro lugar nos pedestres e na segurança do fluxo de carros como um todo e não apenas em diminuir as filas que se formam na rotatória. Estas vão existir sempre, independentemente do número de veículos que passem pelo local", contou.


Um estudo, realizado por uma empresa especializada em trânsito, apontou que, de todas as faixas de direção, a mais intensa e complicada é a de quem vem de César de Souza pela Francisco Rodrigues Filho e utiliza a praça para entrar na Manoel Bezerra de Lima, atravessando, logo à frente, a linha férrea.


Este ponto, conforme o levantamento, representa mais de 70% de todas as aproximações e cria uma fila de carros que alcança a extensão de 180 a 200 metros no horário de pico da tarde, quando a média é de 4.320 veículos circulando por hora. Com o semáforo instalado e contando com o respaldo de uma simulação foi apontado que essa mesma fila poderia ser reduzida em cerca de 30%, também no período de maior movimento.


Atenção


A instalação dos equipamentos semafóricos na rotatória requer cuidados redobrados dos motoristas já que muitos ainda não se familiarizaram com os novos equipamentos. "Até estarem totalmente em funcionamento, ainda vamos presenciar algumas cenas de erros que, com o tempo e instrução dos agentes de trânsito, deverão cessar", prometeu Castilho, durante a fase de testes.


Fonte:O Diário de Mogi

Reis: “Faxina não ameaça sustentação”


Os sucessivos escândalos no governo - resultando, por vezes, no afastamento de apadrinhados de partidos aliados ao Palácio do Planalto - não devem ameaçar a maioria governista no Congresso, na avaliação do cientista político Fábio Wanderley Reis, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Reis considera que a prioridade dos partidos fisiológicos que compõem a base da presidente Dilma Rousseff é manter-se no governo, para usufruir o máximo possível de benesses como cargos e liberação de emendas parlamentares. "Esses partidos, em última análise, não vão colocar fogo no circo", argumenta.


O cenário mais provável para os próximos anos do governo Dilma, na análise do cientista político, é um arranjo "precário e instável" entre Executivo e Legislativo. "Essa é a aposta mais provável, tendo em vista o ânimo briguento da presidente." "Em grande medida, a manutenção desses partidos na base cabe à própria presidente", opina Reis. "Dada sua natureza fisiológica, sobretudo o PMDB, eles não têm nada a ganhar afastando-se do governo. A não ser, é claro, que isso lhes seja imposto."


Por isso, pondera o professor, há espaço para que a presidente "dê um murro na mesa" para demarcar o limite dos partidos aliados em seu governo. Segundo ele, "se o murro não for forte demais", haverá tolerância. Centrão. Reis discorda da tese do filósofo Marcos Nobre, que vê o risco da formação de um novo "centrão", como forma de reação à postura anticorrupção de Dilma "Acho muito improvável", pondera. "Temos a formação da base governista desde a gestão de Fernando Henrique Cardoso."


Em sua opinião, contudo, há "falta de habilidade" na articulação política - evidenciada pela demora no envio da Desvinculação das Receitas da União (DRU) ao Congresso. A medida autoriza o governo a gastar livremente, até 2015, 20% dos recursos arrecadados com impostos, e é vista como fundamental para a gestão orçamentária.


O cientista político avalia que "falta projeto" à maior parte das siglas que compõem a bancada governista para que elas migrem para a oposição. Ele reconhece, contudo, que há o risco de a base dificultar a gestão econômica, sobretudo se houver necessidade de cortes de gastos. "É uma situação complexa, porque o Brasil precisa manter a cabeça fora d’água para respirar, se a crise nos atingir."


Para ele, é "ingênuo" o pedido do governo, feito em um encontro na quarta-feira entre a presidente e líderes governistas no Congresso, para que os parlamentares colaborem no combate à crise. "Há uma preocupação de repetir o sucesso econômico do governo Lula", diz Reis.


Fonte:Mogi News

PR ameaça deixar a base aliada


fora Alfredo Nascimento, que deixou recentemente o governo sob acusação de irregularidades, leva o partido para o confronto com Dilma
BRASÍLIA
Alvo da faxina promovida pela presidente Dilma Rousseff no Ministério dos Transportes, o Partido da República (PR) ameaça agora sair da conflagrada base de apoio do governo no Congresso. A posição do PR será anunciada na terça-feira, em pronunciamento do senador Alfredo Nascimento (AM), que foi defenestrado dos Transportes na esteira das denúncias de corrupção e hoje comanda o partido.
"O PR saiu do céu, mas não vai para o inferno. Pagará os seus pecados no purgatório", afirmou o senador Blairo Maggi (MT). Padrinho político de Luiz Antonio Pagot, ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Maggi quer agora que todos os integrantes do PR entreguem seus cargos no governo.
Embora Dilma tenha feito uma devassa nos Transportes, que derrubou 27 servidores, os superintendentes estaduais do Dnit não mudaram. Apenas o de Mato Grosso, escolhido por Pagot, abandonou o posto em solidariedade a ele. Além de assento nessas repartições, o PR ocupa uma diretoria de Furnas.
"Não tem sentido adotarmos uma posição de independência em relação ao Palácio do Planalto, sair da base aliada e continuar com os cargos", insistiu Maggi. "É possível fazer política sem ter vaga no governo." O senador propôs que o PR desfiliasse o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, sucessor de Nascimento, para quem o partido "não é lixo" nem pode ser "varrido" da administração. "Passos não representa o PR", insistiu. A proposta de expurgo, porém, ainda não tem apoio da maioria.
Na quarta-feira, Dilma assumiu as rédeas da coordenação política do governo para contornar as insatisfações no PR. Chamou ao Palácio do Planalto o deputado Anthony Garotinho (RJ), que tem feito ácidas críticas a ela na tribuna da Câmara.
"Por que você está falando tão mal de mim?", perguntou Dilma, que, a exemplo de Garotinho, já foi do PDT. Ela pediu ao deputado "compreensão" com o cenário econômico e disse não ser possível aprovar mais despesas, como a proposta de emenda constitucional que estabelece um piso nacional de salários para policiais e bombeiros, conhecida como PEC 300.
Naquele mesmo dia, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, reuniu-se com Nascimento, Maggi e com o senador Antonio Russo (PR-MS).
Com 41 deputados e 7 senadores (João Ribeiro está de licença médica), o PR pode fazer diferença e ser o fiel da balança em votações no Congresso. Na prática, o Planalto teme o "efeito cascata" das reclamações, já que o PMDB também não esconde mais o desconforto e está em queda de braço com o PT.
Na semana passada, líderes do PMDB avisaram Ideli que a base não votará nenhum projeto do governo na Câmara até o feriado de 7 de setembro se o Planalto não liberar rapidamente recursos de emendas parlamentares.
"O governo estica a corda até o final para o cumprimento da execução do Orçamento. Agora fica parecendo que a presidente vai ceder à chantagem", protestou o deputado Lincoln Portela (MG), líder do PR na Câmara. Segundo ele, o PR não irá para o campo adversário. "Nós não seremos oposição. A ideia é dar apoio crítico à presidente." Na votação da Desvinculação das Receitas da União (DRU), no final do ano, por exemplo, o PR vai dar trabalho. Dilma considera "fundamental" prorrogar a DRU por quatro anos. O mecanismo permite ao governo manejar livremente 20% dos recursos do Orçamento.
Emendas
Levantamento feito pelo DEM no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) revela que o governo está liberando a conta-gotas as emendas de parlamentares ao Orçamento de 2011. Dos R$ 10,8 bilhões autorizados, o governo empenhou R$ 55,2 milhões (0,51%). Entre junho e julho, o aumento não foi significativo: foram R$ 17,3 milhões em julho, ante R$ 11,4 milhões no mês anterior.
Em meio ao clima de rebelião, os aliados tentam pressionar o governo ameaçando criar uma CPI. A ideia é apoiar uma comissão que investigue um episódio específico, se a relação com o Planalto não voltar à normalidade. Coube ao PR ser o porta-voz da defesa de uma CPI restrita, e não genérica, como quer a oposição. "Se a CPI tiver um propósito único e esclarecedor, aí sim podemos apoiá-la", admite o líder Lincoln Portela.

Fonte:O Diário de Mogi

Doação


Já está em trâmite na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, do governo do Estado, o processo de cessão da área de 8,5 mil metros quadrados do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) no Socorro para a Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Adriano Vaccari

Educação
A determinação, de doação do terreno, partiu do superintendente do órgão, Clodoaldo Pelissioni, em atendimento a um pedido da administração municipal, que pretende construir no local a terceira unidade do Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre), com capacidade para atender 1.040 alunos em tempo integral. Até então, o espaço, ocioso, tem sido utilizado como escritório regional do DER, o chamado DER-10. 
Análise
No momento, segundo apurou a coluna, integrantes do Conselho do Patrimônio Imobiliário - pertencente à Secretaria Estadual de Planejamento - realizam coleta e análise de documentos para oficializar a doação. Ainda não há um prazo para a formalização do acordo. 
Segurança
Os preparativos para a realização dos Jogos Abertos do Interior, entre os dias 7 e 19 de novembro, no município, não se restringem apenas ao alojamento, organização de centros esportivos e premiações. A segurança dos atletas e visitantes da cidade durante os 12 dias de competições tem sido a principal pauta nos encontros entre o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, e o comando da Polícia Militar da região. 
Daniel Carvalho

Maior efetivo
Na última quinta-feira, após evento na Câmara Municipal, Nepomuceno e o subcomandante do 17º Batalhão da PM, João Henrique, deram início às tratativas para o aumento do efetivo durante as competições esportivas, que devem aumentar a população da cidade em até 20 mil pessoas. O número do reforço policial não foi divulgado, porém, o representante da PM já garantiu rondas constantes nas imediações dos alojamentos e dos locais de competições. 
Jorge Moraes

Ampliação 
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) voltou a reforçar o pedido ao governo do Estado para realizar com urgência obras de ampliação do Hospital Luzia de Pinho Melo. O parlamentar queixa-se da falta de leitos para internação de pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para atendimento no Pronto-Socorro e no Ambulatório de Especialidades e a ampliação de leitos da Unidade Coronariana.
Denúncias 
O pleito de Gondim se inspira em denúncias de pacientes atendidos no Luzia de Pinho Melo feiras durante o programa radiofônico da Rede Metropolitana e descrito na coluna, na edição de ontem. O governador ainda não respondeu ao deputado mogiano.


Números 
Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que o número de atendimentos no Pronto-Socorro do Luzia de Pinho Melo aumentou: 20 mil consultas e procedimentos por mês, contra 11 mil, há sete anos, na época anterior às primeiras obras de ampliação. As cirurgias no hospital também tiveram crescimento de demanda de 64 para 600 mensais, ou seja, um aumento de aproximadamente 830%. 
À espera
A direção do Centro Oncológico e pacientes com câncer em Mogi e todo o Alto Tietê também continuam no aguardo de respostas do governo do Estado, leia-se Secretaria de Estado da Saúde, sobre a possibilidade de aumentar o teto e também a atualização do Sistema Único de Saúde (SUS). 
Limitado 
Há mais de dois meses, tanto o Centro Oncológico como o Hospital do Câncer de Mogi tiveram o atendimento limitado, o chamado teto do SUS. Por ultrapassar 20% da cota estabelecida por mês, a unidade administrada pelo cancerologista Flávio Isaías teve o "teto" de atendimento bloqueado, ou seja, está impossibilitada de atender novos casos de câncer e pacientes são obrigados a se deslocar para hospitais da capital.
Daniel Carvalho

Promessa é dívida 
O governo Geraldo Alckmin (PSDB) chegou a prometer, por duas vezes, em visita a Mogi e cidades da região, interceder com o secretário de Saúde, Giovani Cerri, para resolver a situação. A última promessa de Alckmin foi feita no final de junho, durante lançamento da pedra fundamental do Hospital de Brás Cubas. Contudo, já se passaram quase 80 dias e... nada.


Kits
Integrantes do Lions Club Centro de Mogi estiveram ontem à tarde na sede do Instituto Pró+Vida, na Vila São Sebastião. O grupo de "leões", liderado por Rubens Marialva e João Montes, foi distribuir 34 kits de uso pessoal aos idosos, que estão sob os cuidados do padre Alfredo Morlini, o padre Vicente. Os kits (com prato, copos e tigelas de sobremesa), além de 300 litros de leite e fogão, foram comprados com a arrecadação do almoço realizado pelo Lions em 31 de julho.
e-mails do leitor
Judiciário
A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região convida todos os magistrados, servidores e público em geral para a realização do seminário com o tema: "Poder Judiciário e Imprensa: um Diálogo Aberto", que acontecerá no auditório do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, localizado na avenida Paulista, 1824, 25º andar, Torre Sul, São Paulo. Começa no dia 26 de agosto, das 9 às 12 horas, e prossegue nos dias 1, 8, 16 e 23 de setembro, das 10h às 12 horas. O evento será transmitido por videoconferência. Informamos aos senhores magistrados que o evento está em fase de credenciamento na Enfam. As inscrições deverão ser feitas pelo formulário eletrônico disponível no endereço www.trf3.jus.br/semag. Somente será conferido certificado de participação aos inscritos que atingirem a frequência mínima de 75% da carga horária total do evento, de 11 horas.


Paulo Leandro Silva
plsilva@jfsp.jus.br


Concurso
A Sabesp abriu inscrições para concurso para preenchimento de 1.060 vagas para a função de estagiário. A aplicação do processo seletivo está a cargo da Empresa de Seleção Pública e Privada e as inscrições podem ser feitas pelo site www.esppconcursos.com.br até o dia 29 de agosto. A taxa de inscrição é de R$ 7,50 e a prova será no dia 11 de setembro (domingo). As vagas oferecidas são para 40 funções e são destinadas a estudantes do ensino médio regular, médio técnico e ensino superior. O salário para os estudantes de ensino médio regular é de R$ 689,97; para os estudantes de ensino médio técnico, R$ 762,59, e para os de nível superior, R$ 907,84. O contrato prevê assistência médica, vale-refeição e outros. Os exames serão em São Paulo, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Itapetininga, Itatiba, Lins, Presidente Prudente, Registro, Santos e São José dos Campos.


Sabesp
Assessoria de Imprensa
Imagem do dia
Daniel Carvalho

Equilíbrio
Garoto desce com tudo ribanceira na Vila Pomar com sua bicicleta. Ciclismo faz bem à saúde, mas risco de acidente é alto.


Fonte:Mogi News

Política Definida nova diretoria do PC do B na cidade


Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari
Partido também pretende aumentar número de filiados na cidade
Os 27 nomes que farão parte do Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil (PC do B) foram definidos na tarde de ontem durante conferência realizada na Câmara de Mogi das Cruzes. Com o grupo formado, tem início à discussão para escolher o presidente e os 12 secretários para o mandato a ser cumprido pelos próximos dois anos. O comunista que vai liderar as ações pelo biênio será conhecido dia 21. A escolha é feita pelos 27 integrantes da diretoria. Não há eleição direta dos filiados.

Durante a conferência municipal o coordenador da comissão política do partido, Ralf Nauri, explicou que até o momento há apenas um candidato ao cargo majoritário da legenda: o atual presidente e vereador Jean Lopes. "Até agora apenas ele se colocou à disposição para seguir no comando, mas esta situação pode ser alterada nos próximos dias", explicou. Ele acredita que a "tendência é que ocorra a reeleição do vereador", que assim como Nauri também pertence à diretoria.

Além de escolher a nova direção, os comunistas mogianos discutiram as metas para as próximas eleições municipais. Jean Lopes revelou que o objetivo é eleger três vereadores. "É arrojado, mas acreditamos que será possível", salientou. A ideia "ousada" dos comunistas mogianos é se aproveitar da popularidade do ministro dos Esportes, Orlando Silva, que se tornou um dos políticos mais importantes do governo federal, em decorrência da Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil. Ele era esperado na conferência, mas não compareceu. 
O partido lançará chapa completa ao Legislativo com 35 nomes. Atualmente, há 21 pré-candidatos e o PC do B segue em busca de personalidades mogianas para completar o grupo. Sobre o apoio a uma eventual candidatura a reeleição do prefeito Marco Bertaiolli (DEM), o partido ainda segue "estudando as possibilidades". "O que está definido no momento é que não lançaremos candidato ao majoritário", garantiu o coordenador da comissão política. "Hoje temos uma postura independente dentro da Câmara Municipal e um apoio não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Temos que discutir as questões programáticas dos possíveis companheiros e ver o que é melhor para o partido", contou Nauri.

Nas últimas eleições, o PC do B coligou com outras siglas. O grupo conseguiu eleger dois vereadores: Lopes e Osvaldo Ferreira dos Santos (PPS). Outra meta definida durante o evento de ontem é atingir 1.300 filiados na cidade. Hoje, o PC do B conta com 1000. 

Fonte:Mogi News

Lei Maria da Penha: 2ª Conferência Municipal da Mulher ocorre dia 25


A Prefeitura de Mogi das Cruzes promove em 25 de agosto a 2ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. O evento vai ser realizado na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), das 13 às 17 horas, com o objetivo de discutir e elaborar propostas de políticas públicas para as mulheres mogianas com vistas à igualdade de gênero; fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política; e para contribuir com a erradicação da pobreza extrema e o exercício da cidadania.


A violência cometida contra as mulheres será um dos pontos abordados durante a conferência, que ocorre no mês em que a Lei Maria da Penha completa cinco anos de promulgação. O evento obedecerá a dois eixos temáticos: análise da realidade nacional social, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero; e a avaliação e aprimoramento das ações e políticas que integram o 2º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, além da definição de prioridades. Tudo o que for discutido dará origem a um relatório que vai ser encaminhado ao Conselho Estadual da Mulher.


A presidente do Conselho Municipal da Mulher (Commulher), Rosana Sant´Ana Pierucetti, afirma que a casa abrigo que o município possui é fruto da primeira conferência, realizada em 2007: "Durante as discussões vamos fazer um balanço dos resultados para ver o que conquistamos e o ainda precisa ser consquistado. A casa abrigo, que recebe de três ou quatro mulheres a cada mês - o que dá um total de 15 a 20 pessoas, contando com os filhos - é uma das coisas que a gente conseguiu."
Na semana passada, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) disse que a criação da Coordenadoria Municipal da Mulher deve ser estruturada em 2012. "Este ano, implantamos a Coordenadoria do Idoso e, em 2010, a da Pessoa com Deficiência. Ainda há programas específicos que queremos implantar na cidade. Um deles é a Coordenadoria da Mulher, o que pode se concretizar no ano que vem", revelou. (W.A.)


Fonte:Mogi News

Lei Maria da Penha Delegacia da Mulher de Mogi recebe duas denúncias de agressão por dia


Balanço de janeiro de 2007 a julho deste ano aponta que a delegacia especializada já registrou 3.910 casos
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Mulheres agredidas estão mais cientes de seus direitos, refletindo diretamente nas estatísticas
A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Mogi das Cruzes registra 71 denúncias de agressão física, moral e psicológica a cada mês contra as mulheres da região. De janeiro de 2007 a julho deste ano, 3.910 casos foram registrados com enquadramento na Lei Maria da Penha, que neste mês completa cinco anos de aplicação. Em média, são 2,36 boletins de ocorrências a cada dia. 
Os dados de violência contra a pessoa constam no balanço divulgado ao Mogi News pela delegacia. De acordo com as estatísticas, ocorrências por ameaças e lesão corporal dolosa - quando há intenção - são as mais comuns. A boa notícia é a inexistência de homicídios neste período, apesar de três tentativas.

De 2007 a julho último, foram registrados 1.248 casos de lesão corporal; 693 de calúnia, difamação e injúria e 1.895 ameaças. As 3.910 situações, no entanto, englobam também outros crimes como maus tratos, omissão de socorro, violação de domicílio, constrangimento ilegal e aborto, que teve um único caso em setembro do ano passado.

Os números são considerados positivos pela DDM, pois o aumento no número de registros denota que as mulheres estão tomando coragem para denunciar. Nestes quatro anos e meio - a DDM não tem dados de agosto a dezembro de 2006 - os casos saltaram de 660 em 2007 para 1.024 em 2010 (veja quadro) em números absolutos. Após caírem 11% entre 2007 e 2008, aumentaram 31% e 32% nos anos seguintes.

A delegada da Mulher de Mogi, Valene Bezerra, explica que este crescimento representa também maior conhecimento. "Aumentou, porque as mulheres passaram a conhecer mais a lei e os próprios direitos. É muito comum virem algumas aqui para tirar dúvidas. Aumenta o registro, porque a vítima está mais interessada", avalia. 

Melhorias
Apesar do lado bom da lei, considerada a terceira melhor do mundo voltada ao combate da violência contra a mulher, a delegada garante que ela está muito longe de poder ser aplicada como deveria. "Ainda há muito que fazer, porque esta lei foi criada em tempos eleitorais e deixou lacunas. Prevê a criação de casas abrigo - e só temos uma na região - e que só pode atender mulheres de Mogi. Precisamos de uma uniformidade no tratamento dessas questões e o mais importante: Vara da Mulher que só atenda os casos da Maria da Penha, juiz específico, psicólogos e advogados para que essa mulher agredida saia da delegacia com sua situação resolvida, incluindo separação e pensão", afirma.

De acordo com Valene, o Estado deveria proporcionar a estrutura necessária para a aplicação da lei. Para a polícia, por exemplo, é praticamente impossível fiscalizar o cumprimento de medidas de proteção que impedem, por exemplo, o agressor de chegar a certa distância da mulher.

Outro ponto destacado é a constante repetição de mulheres que procuram a delegacia em um dia para prestar queixa e no outro para retirá-la: "Isso acontece muito. Aqui nós damos seis meses para que seja feita representação contra o agressor, porque depois que cai na mão do juiz não tem volta. É um problema cultural sério. A mulher precisa pensar bem antes de denunciar, pois isso vai tirar a primariedade, se for o caso, do agressor. E não adianta voltar atrás."

Fonte:Mogi News

Comportamento Redescobrindo a paternidade


Oswaldo Birke

Beatriz (à dir.), de 9 anos, veio 20 anos depois da primeira filha
Há casos em que o homem conhece a paternidade depois dos 40 anos de idade. O diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Transportes, Paulo Castilho, de 53 anos, viveu essa experiência. Ele teve a primeira filha aos 26 anos, mas redescobriu como é cuidar de um bebê depois de quase duas décadas.


A pequena Beatriz, 9, é o xodó da família. "O nascimento da Beatriz não foi planejado. Foi um susto, pois não estávamos contando com mais um filho. Ficamos preocupados com a ideia de começar tudo de novo". 
Castilho é pai também de Ricardo, 18. "Você tem duas experiências. São outras prioridades. Não criei meus filhos de maneiras diferentes, mas com a Beatriz tinha outra bagagem e cabeça. Estava em outro estágio, tudo estava certinho. O diferencial na criação é o convívio com outra geração", acrescentou.


Castilho garante que faz o possível para passar o maior tempo possível com a caçula. "Vou ao shopping com ela. A Beatriz é minha companheira e é muito apegada a mim". Ele destacou que fica feliz pelo rumo que a vida dos filhos está tomando, principalmente com a gravidez da filha mais velha, Michelle: "Agora, eu vou entrar em outro estágio. A sensação de vê-los crescendo, prestando vestibular, é indescritível. É uma sensação de dever cumprido. É bom ver que consegui realizar o que me propus a fazer".


Esse Dia dos Pais vai ser diferente para ele. "Com a gravidez da Michelle, sinto que vou ser pai duas vezes. É bom saber que no próximo ano terei minha neta ao meu lado", derreteu-se. (L.N.)


Fonte:Mogi News

Comportamento O desafio de superar as perdas


Divulgação

Com a morte da esposa, Santos teve de cuidar sozinho dos filhos
A dedicação e a coragem fizeram com que o analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Álamo José Santos, de 48 anos, criasse os dois filhos, hoje com 17 e 20 anos, sozinho, depois da morte de sua esposa, há dez anos. Ele acredita que o espaço deixado pela companheira nunca será preenchido, mas admite que faz de tudo para suprir o carinho, o amor e o apoio que os filhos necessitam.


O que para muitos seria uma algo irreparável foi o combustível para que o analista pudesse lutar pelo bem-estar dos filhos. "Até os meus 12 anos, eu era um menino normal. Nessa época, sofri um acidente e peguei uma infecção hospitalar. Foi um processo difícil e afetou minhas pernas. Fiquei um tempo internado e só com 23 anos consegui retomar a minha vida. Mesmo assim, fiquei com uma dificuldade para me locomover e utilizo muletas", contou Santos. Ele contou que nesse período se casou e teve os filhos. "Minha esposa descobriu que estava doente e quando ela faleceu meus filhos tinham 7 e 10 anos", destacou.


Santos contou que os primeiros momentos foram difíceis. "A gente tem histórias muito marcantes. Comecei a criar o Alef e a Ayla sozinho e alguns parentes ficavam de olho para ajudar se fosse necessário. Mas eles eram meus filhos, se tivéssemos de passar fome, passaríamos juntos", acrescentou. Ele afirmou que agora as dificuldades foram superadas. 
"Com o tempo, acabamos amadurecendo e os espaços vazios foram se aliviando. A minha felicidade é saber que meus filhos estão bem. A melhor recompensa de um pai é saber que colocou um ser humano bom no mundo". (L.N.)


Fonte:Mogi News

Comportamento Filhos escolhidos pelo coração


Pais decidem adotar crianças e dar a elas as mesmas oportunidades que os seus filhos biológicos têm
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Divulgação
Paola e Maurizio Alesso têm sete filhos biológicos, mas decidiram aumentar a família adotando mais seis crianças, que ganharam o carinho e o amor de todos
Criar um filho exige um grande trabalho para qualquer pai. Mas e se esse dever for multiplicado por sete? Ou melhor, por 13? Uma família numerosa carece de mais paciência, carinho, roupa, brinquedo, comida e amor. E tudo isso a família Alesso tem. Além disso, o vice-presidente do abrigo São Lourenço, Maurizio Alesso, é a referência paterna para mais 80 crianças, que vivem na entidade, que fica em Taiaçupeba.

O voluntário vive a paternidade de duas formas, que ele considera especiais, mas que exigem a mesma dose de carinho. Alesso tem com sua esposa Paola sete filhos biológicos e há quatro anos adotou mais seis crianças. "Cuidar de todas elas não é uma tarefa fácil. Na verdade, nunca pensei em ter sete filhos biológicos, foi acontecendo. O mais velho tem 14 anos e a mais nova 2 anos", contou.

Alesso disse que a decisão de adotar mais seis irmãos foi pensada por toda a família. "Reunimos nossos filhos, que na época eram seis, e explicamos que queríamos adotar seis crianças. Todos eles foram a favor, mas esclarecemos que eles teriam de dividir tudo. As camas se transformariam em beliches e eles perderiam espaço no quarto, mas eles aceitaram", disse. 
Alesso acredita que ser pai é uma missão que precisa ser executada com destreza. "Com o pacote de mais seis filhos, vêm mais paciência e amor. Criar um filho é mais difícil com esse mundo maluco de hoje", afirmou.

Tarefas simples do dia a dia, como dar banho e levar ao colégio, se tornam uma verdadeira maratona para a família e exige uma grande logística. "Dou banho em cada um e minha mulher fica esperando para secá-los e trocá-los. São meias e cuecas para todos os lados", brincou Alesso. Ele contou que, de todas as crianças, apenas uma é menina. "O mais importante é que os maiores já ajudam a cuidar dos menores, principalmente da nossa princesinha de 2 anos", destacou.

Como cada criança tem uma faixa etária e está vivendo uma fase diferente, Alesso busca dar o máximo de atenção para cada uma delas. "Procuro ser presente na vida deles. Foi o que faltou com o meu pai. Sentia falta do diálogo. Ele não tinha muito tempo, pois estava trabalhando para providenciar tudo para nós, mas precisava dele, não só das coisas que ele conseguia", relatou.
Ele afirmou que pelo menos uma vez por semana costumar buscar todos os filhos na escola. "Na sexta-feira, costumo pegá-los. Tento estar presente na hora das tarefas de casa também", ressaltou o vice-presidente do São Lourenço.

Fonte:Mogi News

Safra: Agricultura pode proteger o Brasil para atravessar a crise


Governo reafirma importância do setor para sustentar a economia durante os períodos críticos
Divulgação

A safra de grãos 2010/2011 deve chegar a 161,5 milhões de toneladas no Brasil; produção anima equipe econômica e afasta riscos
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aposta no setor como um pilar para o Brasil enfrentar a crise econômica internacional. Esta semana, a pasta apresentou os dados do Estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que confirmam o recorde de grãos no território nacional. A safra de grãos 2010/2011 deve chegar a 161,5 milhões de toneladas, de acordo com o 11º levantamento realizado pela Conab.


Para o ministro Wagner Rossi, os efeitos da instabilidade da economia mundial, que reduz a demanda, são menores nos produtos destinados à alimentação do que em outras commodities. "A alimentação é uma necessidade, então, é a ultima coisa a ser cortada. Isso coloca o Brasil em uma situação especial, já que somos um grande produtor. Há um decréscimo natural, por isso, a agricultura e pecuária são importantes para dar firmeza à economia mundial", explicou.


O ministro disse que os efeitos da instabilidade da economia mundial, que reduz a demanda, são menores nos produtos destinados à alimentação do que em outras commodities. "A alimentação é uma necessidade, então, é a ultima coisa a ser cortada. Isso coloca o Brasil em uma situação especial, já que somos um grande produtor. Há um decréscimo natural, por isso, a agricultura e pecuária são importantes para dar firmeza à economia mundial". 
O levantamento da Conab mostrou também que as perdas com a geada, em especial no Paraná, superaram 1 milhão de toneladas, mas a recuperação em outras áreas permitiu que o impacto na produção total fosse de apenas 500 mil toneladas em relação à safra anterior. "Detectamos efeitos das geadas do mês passado, em especial nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo e nas culturas do milho e trigo, mas no geral houve uma compensação porque em outras áreas houve um aumento de produção", concluiu.




Exportação
O valor exportado pelo agronegócio brasileiro já superou a expectativa do Ministério da Agricultura para 2011, chegando a US$ 85,7 bilhões no período acumulado dos últimos 12 meses (agosto de 2010 a julho de 2011). O valor representa um aumento de 23,7% em relação aos 12 meses anteriores. O superávit comercial também subiu e alcançou US$ 69,8 bilhões. Em janeiro deste ano, a pasta apresentou as previsões para as exportações do agronegócio brasileiro que poderiam chegar a US$ 85 bilhões até o fim de 2011, O Ministério da Agricultura previa que, com a média de crescimento de 14% ao ano na última década, seria razoável que houvesse um crescimento em torno ou acima de 10%.


Em relação aos principais destinos das exportações brasileiras, nos últimos 12 meses, foram constatados aumentos nos embarques para Argélia (104,7%), Espanha (55,9%), Japão (49,3%) e Rússia (40,9%). Os produtos mais exportados foram os do complexo soja (US$ 20,6 bilhões), os do complexo sucroalcooleiro (US$15 bilhões) e as carnes (US$14,8 bilhões).


Fonte:Mogi News