domingo, 14 de agosto de 2011

Semáforos entram em operação



ALERTA Semáforos exigem que motoristas redobrem a atenção nas proximidades da Praça Kazuo Kimura


SABRINA PACCA


Começam a funcionar amanhã, em tempo integral, os semáforos instalados pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, no entorno da Praça Kazuo Kimura, no Bairro Nova Mogilar. Os equipamentos, que ainda operarão em caráter experimental, atendem, segundo a Administração, a necessidade de ampliar a segurança no local e não a de reduzir as filas de carros que se formam nas vias de acesso à rotatória. Para a Prefeitura, o pedestre tem prioridade naquele local.


Nos últimos dias, a Secretaria fez uma série de testes, em diferentes horários. O projeto elaborado mostra que os semáforos são a melhor maneira de disciplinar o trânsito na região. "Agora, é ajustar aquilo que foi projetado e conferir o funcionamento no dia a dia. Por isso, eventuais ajustes ainda podem acontecer", disse o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria, Paulo Castilho.


Os semáforos foram colocados em todas as pontas da circunferência, que dão acesso à Rua Manoel Bezerra de Lima Filho, à Avenida Francisco Rodrigues Filho, nos dois sentidos (Centro e Cezar de Souza), e à Avenida Yoshiteru Onishi.


Com a implantação dos equipamentos, a rotatória inteira passará a ter três pistas, o que, de acordo com Castilho, facilitará o fluxo dos 35 mil veículos que contornam o local diariamente. Castillo lembrou que a semaforização visa ampliar a segurança. "Pensamos em primeiro lugar nos pedestres e na segurança do fluxo de carros como um todo e não apenas em diminuir as filas que se formam na rotatória. Estas vão existir sempre, independentemente do número de veículos que passem pelo local", contou.


Um estudo, realizado por uma empresa especializada em trânsito, apontou que, de todas as faixas de direção, a mais intensa e complicada é a de quem vem de César de Souza pela Francisco Rodrigues Filho e utiliza a praça para entrar na Manoel Bezerra de Lima, atravessando, logo à frente, a linha férrea.


Este ponto, conforme o levantamento, representa mais de 70% de todas as aproximações e cria uma fila de carros que alcança a extensão de 180 a 200 metros no horário de pico da tarde, quando a média é de 4.320 veículos circulando por hora. Com o semáforo instalado e contando com o respaldo de uma simulação foi apontado que essa mesma fila poderia ser reduzida em cerca de 30%, também no período de maior movimento.


Atenção


A instalação dos equipamentos semafóricos na rotatória requer cuidados redobrados dos motoristas já que muitos ainda não se familiarizaram com os novos equipamentos. "Até estarem totalmente em funcionamento, ainda vamos presenciar algumas cenas de erros que, com o tempo e instrução dos agentes de trânsito, deverão cessar", prometeu Castilho, durante a fase de testes.


Fonte:O Diário de Mogi