domingo, 14 de agosto de 2011

Comportamento Redescobrindo a paternidade


Oswaldo Birke

Beatriz (à dir.), de 9 anos, veio 20 anos depois da primeira filha
Há casos em que o homem conhece a paternidade depois dos 40 anos de idade. O diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Transportes, Paulo Castilho, de 53 anos, viveu essa experiência. Ele teve a primeira filha aos 26 anos, mas redescobriu como é cuidar de um bebê depois de quase duas décadas.


A pequena Beatriz, 9, é o xodó da família. "O nascimento da Beatriz não foi planejado. Foi um susto, pois não estávamos contando com mais um filho. Ficamos preocupados com a ideia de começar tudo de novo". 
Castilho é pai também de Ricardo, 18. "Você tem duas experiências. São outras prioridades. Não criei meus filhos de maneiras diferentes, mas com a Beatriz tinha outra bagagem e cabeça. Estava em outro estágio, tudo estava certinho. O diferencial na criação é o convívio com outra geração", acrescentou.


Castilho garante que faz o possível para passar o maior tempo possível com a caçula. "Vou ao shopping com ela. A Beatriz é minha companheira e é muito apegada a mim". Ele destacou que fica feliz pelo rumo que a vida dos filhos está tomando, principalmente com a gravidez da filha mais velha, Michelle: "Agora, eu vou entrar em outro estágio. A sensação de vê-los crescendo, prestando vestibular, é indescritível. É uma sensação de dever cumprido. É bom ver que consegui realizar o que me propus a fazer".


Esse Dia dos Pais vai ser diferente para ele. "Com a gravidez da Michelle, sinto que vou ser pai duas vezes. É bom saber que no próximo ano terei minha neta ao meu lado", derreteu-se. (L.N.)


Fonte:Mogi News