sábado, 17 de março de 2012

Comissões


Junji quer melhorar atendimento nos postos
O deputado federal Junji Abe (PSD) foi nomeado como membro titular de duas importantes comissões permanentes da Câmara, em Brasília. Indicado pelo líder do PSD, Guilherme Campos, o parlamentar atuará na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.


Fonte:O Diário de Mogi

                                            COTIDIANO 


 NO COMANDO Thamara Strelec, que assume hoje o comando do PMDB Mulher de Mogi, na foto com a presidente do grupo no Estado, deputada Vanessa Damo 


Fonte:O Diário de Mogi

Ibiúna negocia seu próprio

Valdemar Costa Neto ainda é o . Foto: Agência Câmara
 Mais uma Cidade paulista entra na disputa pelo filão dos aeroportos comerciais. Agora é Ibiúna, próxima da Capital, quem está negociando a instalação de um novo aeroporto, destinado a dividir a demanda de voos comerciais com os aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Campinas. Segundo o secretário de Governo da Prefeitura, Paulo Niyama, disse ontem ao jornal "O Globo", do Rio de Janeiro, o empreendimento avaliado em R$ 500 milhões, vem sendo negociado com investidores do setor privado: um americano e outro nacional. Niyama informa que o aeroporto poderá ter capacidade para 500 pousos e decolagens diários, recebendo voos internacionais e atendendo à demanda da região de Sorocaba. Localizada a 70 km da Capital, Ibiúna quer iniciar operações antes da Copa do Mundo de 2014. A Prefeitura informa que os entendimentos, iniciados há quatro meses, avançam rapidamente. O Município destinou uma área de 1,5 milhão de metros quadrados e já teria recebido sinal verde da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Esse tipo de empreeendimento é diferente do pleiteado por Mogi para o Taboão, que teria características de aeroporto internacional, muito maiores e mais amplas. O aeroporto de Ibiúna parece se assemelhar ao que o prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Júnior, o "Inho" (PSDB), estaria negociando para sua Cidade, com o apoio do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR). O aeroporto ocuparia parte da Fazenda Irohy, na divisa entre Biritiba e Mogi.


Fonte:O Diário de Mogi

Ciclista disputa espaço nas ruas


SILVIA CHIMELLO


ESPECIAL PARA O DIÁRIO
Quem tem razão: os motoristas ou os ciclistas? Quem não respeita quem no trânsito? Essas são algumas questões difíceis de serem respondidas e, pelo que tudo indica, a briga entre os dois lados está longe de chegar ao fim. Outra parte envolvida na discussão é a do pedestre, que não está nem um pouco satisfeito com algumas pessoas que conduzem suas bicicletas nas ruas da Cidade.


Para analisar melhor a situação, basta dar uma volta na Cidade. Nas áreas mais movimentadas, é possível registrar infrações tanto de motoristas como de ciclistas. Quando estão trafegando nas ruas de maior velocidade, muitos condutores acabam espremendo os ciclistas nas guias das calçadas. Quando precisam fazer uma conversão ou virar uma esquina, muitos carros também não respeitam e acabam "fechando" os ciclistas.


"Quando acontece isso, a gente tem que subir na calçada para não ser atropelado. Até perdi a conta do número de vezes que já caí por causa dos carros, que não respeitam e acham que os ciclistas não devem circular com eles", desabafa o ajudante geral Érick Henrique do Nascimento, que usa a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho e à escola.


O vigia Sebastião Fontes é outro que utiliza a bicicleta como meio de transporte na Cidade. Ele conta que já foi atropelado duas vezes. Uma das ocorrências foi nas proximidades da passagem de nível no Centro. Ele conta que um motorista virou a rua em alta velocidade e foi na direção dele. "Fiquei caído no chão, machucado e o motorista nem mesmo parou para me socorrer", conta. O segundo acidente ocorreu na SP-66, no trecho de Braz Cubas. "Também fiquei machucado, caído no chão. O motorista fugiu. Fiz até o boletim de ocorrência", disse ele.


Os motoristas, por sua vez, dizem que são os ciclistas que não respeitam as regras de trânsito e agem com imprudência. O professor Luiz Escanuela diz que muitos trafegam na contramão, atravessam em sinal vermelho, entre outras irregularidades. Na opinião dele, os problemas seriam menores se houvesse mais fiscalização no trânsito.


O motorista de caminhão Carlos Estevam dos Santos é outro que reclama da "imprudência dos ciclistas". Ele disse que tem mais de 30 anos de profissão e está cansado de ver irregularidades, sendo que muitas vezes as bicicletas são as responsáveis por acidentes de trânsito e isso não é divulgado.


"É comum ver um ciclista entrando na contramão em um cruzamento perigoso e os motoristas, para desviar e evitar um atropelamento, acaba se envolvendo em colisão com outro veículo. Daí, eles saem em alta velocidade, fogem do local e acabam nem constando nos boletins de ocorrência", revela.


Fonte:Mogi News



União libera área de chacareiros



vitória Produtores agora estão regulares nas propriedades e esperam vicinais para escoar produtos
JULIANA CONTE
ESPECIAL PARA O DIÁRIO
A situação das 44 famílias de chacareiros que habitam a Fazenda Vargem do Rio Jundiaí, localizada no Distrito de Jundiapeba, foi oficialmente regularizada pelo Governo Federal. Há quase duas décadas, esses produtores rurais lutavam para conseguir a legalização das terras que pertenciam ao empresário Jacob Lopes, antigo proprietário da mineradora Itaquareia. A decisão foi publicada ontem no Diário Oficial e o imóvel possui aproximadamente 133 hectares.
Segundo o advogado dos chacareiros, Carlos Zambotto, essa ação representa um enorme progresso para as famílias, já que "depois de muita luta, essas terras finalmente pertencem aos produtores rurais e estão de acordo com a lei. Agora eles só precisam receber os contratos de concessão de uso".
O advogado adianta que, de acordo com conversa com o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), José Giacomo Baccarin, é esperado que os agricultores tenham os contratos em mãos até o final de 2012. Em outubro do ano passado, o superintendente esteve no Distrito para realizar a imissão de posse, que foi quando as terras passaram a pertencer à Associação dos Produtores Rurais da Fazenda Vargem do Rio Jundiaí.
O presidente da associação, Iran Paula da Silva, conta que as famílias até já receberam uma planilha do Incra com explicações e incentivos para a utilização das propriedades. "Foi uma conquista extremamente importante para nós depois de tantos anos reivindicando. Conseguimos também firmar acordo com o Governo Federal de uma linha de crédito para a compra de equipamentos agrícolas, materiais de construção e insumos" relata Silva.
"A Prefeitura de Mogi também pretende estabelecer um acordo com o Incra para a construção de estradas vicinais para facilitar o fluxo das mercadorias desses produtores", acrescenta o advogado.
Pendências
Ainda existem dois processos judiciais que estão correndo na Justiça em busca de regularização de terras na região dos chacareiros. A primeira é de um terreno com cerca de 500 hectares, que era antiga propriedade da Santa Casa de São Paulo, e onde habita cerca de 400 famílias. "Com esse primeiro assentamento com certeza conseguiremos acelerar o processo de regularização dessas outras famílias. Já passou pelo Incra do Estado e agora falta aprovação do Ministério do Desenvolvimento Agrário", relata o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS), que acompanha a situação dos chacareiros desde o início.
Já a outra área com 100 alqueires, que fica no bairro do Conjunto Santo Ângelo, trata-se do terreno da Caixa Beneficente e tem aproximadamente 120 famílias. "Esse processo ainda está um pouco enrolado, pois está em fase de licença ambiental. Acredito que demorará mais uns dois anos para ficar regularizado", finaliza Zambotto.

Fonte:O Diário de Mogi

Suspeito de matar afegãos aparece


WASHINGTON
O soldado norte-americano acusado de matar 16 civis afegãos no domingo passado, entre eles nove crianças, foi nomeado por fontes como o sargento Robert Bales, de 38 anos. O acusado deveria chegar aos Estados Unidos ainda ontem, onde irá para um presídio militar de segurança máxima no Kansas. Já o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, fez fortes críticas aos EUA ontem. Karzai disse que está ficando "sem paciência" por causa da falta de cooperação dos EUA nas investigações da chacina dos civis afegãos.
Funcionários da Defesa dos EUA disseram que o acusado foi retirado do Afeganistão porque não existem condições de segurança de mantê-lo detido em segurança no país centro asiático.
O advogado do sargento acusado, John Henry Browne, disse que teve que cancelar uma teleconferência com o seu cliente porque ele estava em rota para os EUA. Browne disse que o acusado tem dois filhos pequenos, de 3 e 4 anos. O militar é natural do meio-oeste dos EUA, tem 38 anos, é casado e foi para o Afeganistão em dezembro do ano passado, com a 3º Brigada Stryker. Ele serviu no Iraque e foi indicado para a Estrela de Bronze, uma medalha militar dos EUA que é concedida por bravura, mérito, ou serviço meritório, mas ainda não havia recebido a condecoração.
Browne disse que sabe de poucos detalhes da chacina, mas rechaçou relatos de que uma combinação de álcool, stress e problemas domésticos tenham levado o suspeito a cometer os assassinatos em série. Ele disse que a família negou que o sargento seja alcoólatra e descreveu o casamento do militar como "fabuloso". Dos 16 civis afegãos chacinados no domingo passado, nove eram crianças.
Durante uma reunião com os familiares dos 16 civis afegãos assassinados no domingo no sul do país, o presidente afegão Hamid Karzai disse que a delegação que ele enviou para investigar o crime não recebeu a cooperação que os afegãos esperavam das autoridades norte-americanas.
No encontro, os parentes dos mortos afirmaram que deve ter havido mais de um atirador e disseram que não receberam todas as informações pedidas aos norte-americanos.
Anteriormente, autoridades afegãs haviam dito que existem imagens de um circuito de segurança à qual não tiveram acesso. "Isto está durando muito tempo. Certamente estamos ficando sem paciência", afirmou Karzai aos jornalistas no final da reunião.
O líder afegão destacou que quer um bom relacionamento com os Estados Unidos, mas que isso está se tornando cada vez mais difícil. Ele insistiu que os Estados Unidos precisam respeitar a cultura e as leis afegãs.
Na quinta-feira, a campanha norte-americana no Afeganistão sofreu dois golpes. O Taleban anunciou que estava encerrando as conversações com os Estados Unidos e Karzai tentou acelerar a transferência da responsabilidade pela segurança para forças afegãs, além de dizer que as forças internacionais deveriam deixar as áreas rurais.
Karzai pediu que as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deixem o Afeganistão em 2013 e não em 2014. O presidente dos EUA, Barack Obama, reafirmou que a Otan só sairá do Afeganistão em 2014.


Fonte:O Diário de Mogi

OAB critica restrição ao Twitter


 BARREIRA Viana destaca o fato de que decisão interfere em uma relação do político com seus seguidores


RIO
O presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral e Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Viana Queiroz, criticou ontem a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de restringir o conteúdo do Twitter dos pré-candidatos nestas eleições. "Não existe democracia sem liberdade de manifestação. As pessoas têm o direito de se comunicar. Uma pessoa não pode dizer que é candidata? Vai chegar o momento em que os pré-candidatos não poderão aparecer até o dia 6 de julho", afirmou.


Viana Queiroz destaca o fato de que a decisão interfere em uma relação direta do político com seus seguidores.


"É um equívoco porque limita um instrumento de comunicação pessoal e não de mídia. A manifestação no Twitter não vai para todo o universo de eleitores, mas para aqueles com os quais está estabelecido um link. As regras da propaganda primam pela igualdade entre os candidatos e pelo controle o abuso do poder econômico e de comunicação. Esta limitação atinge a liberdade de comunicação e não limita o abuso do poder econômico", diz o conselheiro da OAB.


Ele ressalta ainda a dificuldade de rastrear as redes sociais. "É uma furada homérica do TSE. Não há como controlar", conclui.


O advogado Alberto Rollo, presidente do Instituto de Direito Político Eleitoral e Administrativo (Idipea), também defende o contato dos pré-candidatos com seus seguidores no Twitter.


"Uma coisa é a pessoa estar ouvindo rádio ou vendo TV e um candidato aparecer numa propaganda pedindo votos. O eleitor não estava necessariamente esperando essa propaganda, que surgiu sem que ele expressasse sua vontade de ver ou ouvir seu conteúdo. Já no Twitter o eleitor só vai receber a mensagem se for um seguidor do perfil do pré-candidato. Portanto, depende de um ato voluntário do eleitor. É uma situação diferente daquela que envolve o espectador ou o ouvinte", afirma Rollo.


Sócio-fundador do Instituto de Direito Político e Eleitoral, Eduardo Nobre diz que o Twitter "é como uma reunião de amigos em que alguém pede votos" e portanto não deve ser limitado. Já o ex-ministro do TSE Fernando Neves compara um post no Twitter a uma faixa em um condomínio fechado.


"É proibido, antes de 6 de julho, pôr uma faixa pedindo votos no condomínio de acesso limitado. O que é um (post no) Twitter senão uma faixa de 120 caracteres?", compara Neves. Para o advogado, a intenção do tribunal foi garantir os limites da propaganda eleitoral, a fim de evitar abusos em outros meios. "Senão, daqui a pouco estariam distribuindo santinhos nas ruas", diz.


O ex-ministro é defensor de uma alteração na lei de modo a ampliar o período da propaganda. "Sabemos em maio, junho, a campanha já está na rua", argumenta.


Procurador regional eleitoral do Rio, Maurício da Rocha Ribeiro elogiou a decisão do TSE. "Não precisa ser seguidor no Twitter para ver o que uma pessoa está dizendo. Não pode usar o Twitter sem restrição, porque haverá propaganda dissimulada. O pré-candidato pode usar a ferramenta para fins sociais, mas não políticos", sustenta o procurador.


Fonte:O Diário de Mogi

Da presidência


Divulgação
 
O vereador e presidente do diretório municipal do PMDB, Geraldo Tomaz Augusto, o Geraldão recebeu na última segunda-feira uma ligação direta do presidente nacional da legenda, o vice-presidente da República, Michel Temer. Ele queria discutir sobre as eleições municipais e saber o posicionamento do partido em relação a uma possibilidade de apoio ao PT. "Eu disse que era uma possibilidade totalmente descartada e o presidente Michel Temer aceitou", disse Geraldão.
Adiada
Servidores municipais adiaram por uma semana as manifestações na cidade para a reivindicação de aumento salarial. Anteontem, integrantes de uma comissão nomeada pelos trabalhadores foi recebida pelo ouvidor Romildo Campello e entregou a pauta de reivindicações. 
Para lembrar
Ontem, o prefeito Marco Bertaiolli afirmou que o aumento é praticamente impossível, já que orçamento da Prefeitura, com folha de pagamento e reajuste de 5,31% já estaria comprometido, graças a um acordo com o sindicato da categoria, firmado no ano passado.


Fonte:Mogi News

Na cola


Mayara de Paula


 
Atual presidente do diretório regional do PSDB, a dona de casa Ana Júlia Cardoso, esposa do empresário José Augusto Cardoso Filho, o Zé Cardoso, fez marcação cerrada ao secretário Edson Aparecido durante a inauguração do tomógrafo em César de Souza. Em conversa ao pé do ouvido, ela tentava conseguir, de última hora, convencê-lo a desistir de indicar Paulo Tokuzumi à cabeça de chapa pelo PSDB para as eleições em Suzano, em outubro.
Sem comentários
Questionada por esta jornalista sobre os últimos desdobramentos das investigações policiais sobre a morte da pequena Grazielly Almeida Lames, no mês passado, atropelada por um jet ski de propriedade de Zé Cardoso, seu marido, e que era dirigido por um menor de idade, Ana Júlia, visivelmente irritada, disse: "Sem comentários. Não estou aqui para falar disso". 
Tudo certo
Depois, garantiu que o episódio não prejudicará uma eventual candidatura de Zé Cardoso à Prefeitura de Suzano. Será? Não é o que se comenta nos bastidores da política. 
Que vergonha!
Há pelo menos uma semana, a direção da Santa Casa de Mogi está tendo de redobrar o atendimento no seu centro de imagem. Um dos aparelhos de raios X do Hospital Luzia de Pinho Melo voltou a quebrar e ficou a cargo da filantrópica atender os casos eletivos. Para os casos de emergências, os exames são feitos com um aparelho portátil. 
Normal?
A Secretaria de Estado da Saúde negou, por meio da Assessoria de Imprensa, a quebra de um dos aparelhos. Contudo, quem passava ontem pelo Pronto Socorro dos dois hospitais confirmava que o problema realmente existia e que ficou a cargo da direção da Santa Casa apagar o incêndio, mais uma vez. Há cerca de dois meses, o aparelho de tomografia do Luzia de Pinho Melo é que estava quebrado.


Fonte:Mogi News

Aeroportos


Divulgação


 
Empresários da cidade, além de Biritiba Mirim, estão negociando junto com os governos estadual e federal autorizações para implantação de dois aeroportos no Alto Tietê. A proposta, segundo fontes dignas de crédito e muito próximas desses empresários, é de que o Aeroclube do Irohy, em Biritiba Mirim, receberá os voos de carga, enquanto o Hotel Paradise Resort, em Jundiapeba, será voltado a voos executivos. Uma pista para pouso e decolagem já estaria, inclusive, prestes a ser construída naquela região.
Plus 
Vale lembrar que o Paradise é a indicação do município para receber uma seleção de futebol que irá disputar a Copa do Mundo, em 2014. Várias delegações já estiveram no local e uma pista para pousos e decolagens poderia agilizar o deslocamento de atletas que irão jogar no futuro estádio do Itaquerão, na Zona Leste, e não correrem o risco de ficarem parados no trânsito.


Câmara 
Sobre o terceiro aeroporto internacional na Grande São Paulo, o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, por sua vez, mantém o discurso de que a decisão final é do governo federal, ou seja, da Agência Nacional de Aviação Civil), e que a indicação da cidade a receber os possíveis investimentos de será feita pela Câmara Técnica, da qual o prefeito Luiz Marinho (PT), de São Bernardo, é presidente, e o prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), o relator. A previsão é de que os dois prefeitos se reúnam no mês que vem. 
De novo 
Edson Aparecido, aliás, esteve ontem na cidade para conhecer o novo aparelho de tomografia instalado no posto de Saúde de César de Souza e também para visitar a sede da TV Mogi News, no Alto do Ipiranga. 
Visitante
Foi a terceira visita dele a Mogi num intervalo de cinco meses, além de várias reuniões na capital, e ainda assim o secretário de Desenvolvimento Metropolitano não aprendeu a pronunciar o nome do prefeito mogiano. Para Edson Aparecido, o chefe do executivo de Mogi é Marco Bertanhóli...


Fonte:Mogi News

Suzano "O PSDB não pode impor candidato"


Ao contrário do que muitos acreditam, o empresário e ex-prefeito Paulo Tokuzumi ainda não é o candidato do PSDB para disputar a prefeitura de Suzano. Ontem, em conversa com a reportagem, o secretário de Desenvolvimento, Edson Aparecido, que também é o vice-presidente nacional do partido tucano, afirmou que caberá ao presidente do Diretório Estadual da legenda, o deputado Pedro Tobias, definir o nome do candidato do partido em Suzano e também em outras cidades. 
Nas visitas que fez ao Alto Tietê nos últimos meses, Aparecido deu a entender que o assunto já estava resolvido em favor de Tokuzumi, apesar do poder econômico e das pressões feitas pelo empresário José Augusto Cardoso Filho, que pretende ser o candidato do PSDB em Suzano. 
Mas ao ser questionado, mais uma vez, sobre o assunto, Edson Aparecido decidiu abrir o jogo e citou a tumultuada prévia do PSDB na capital para argumentar que o partido não pode impor o nome de um candidato. "O PSDB é um partido grande. Três secretários de Estado se inscreveram inicialmente para a prévia que definirá o candidato à prefeitura de São Paulo. Agora, o José Serra, que foi governador, ministro e prefeito, também se apresentou para a disputa interna. Isso é muito bom para o partido. Não podemos impor um candidato", ressaltou referindo-se ao caso de Suzano. 
Ele, entretanto, preferiu não sugerir a realização de uma prévia entre Tokuzumi e José Cardoso. Reforçou, porém, que a decisão final será do Diretório Estadual, cujo presidente Pedro Tobias é considerado um aliado do empresário José Cardoso. Já o empresário perdeu força nas últimas semanas em razão do acidente com um jet ski de sua propriedade que atropelou e matou uma criança de 3 anos em Guaratuba no carnaval. Cardoso é padrinho do menino, menor de idade, que pilotava a moto náutica. Ele negou ter autorizado o garoto a utilizar o jet ski, mas também o afilhado o desmentiu. (B.S.)


Fonte:Mogi News

avenida Guilherme Georgi: Secretário recebeu do prefeito Bertaiolli, na sede da TV Mogi News, pedido de ajuda para a avenida


Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
 
Edson Aparecido deu entrevista ao Grupo Mogi News ontem. Ele falou da Agenda Metropolitana, da necessidade de a região discutir soluções para o lixo e também sobre o aeroporto
O secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, prometeu ao prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), avaliar a possibilidade de o governo estadual assumir os investimentos de R$ 70 milhões para a abertura da avenida Guilherme Georgi, num trecho de seis quilômetros, entre o centro da cidade e a divisa de Suzano.


O compromisso foi selado ontem durante visita de Aparecido às instalações da TV Mogi News. Na oportunidade, Edson Aparecido falou sobre os preparativos da Agenda Metropolitana, um evento a ser realizado no próximo dia 30, no Paradise Resort, em Jundiapeba, com a presença de secretários estaduais, prefeitos e o governador Geraldo Alckmin (PSDB). No encontro, serão definidos investimentos para a região nos próximos anos. 
Ao fim da entrevista na TV Mogi News, Edson Aparecido fez uma breve reunião com Bertaiolli, oportunidade em que recebeu do prefeito mogiano os projetos para abertura da avenida, os mesmos documentos entregues e aprovados no Ministério das Cidades, mas que ainda não foram liberados porque dependem de uma decisão da presidente Dilma Rousseff (PT). No mês passado, o prefeito Bertaiolli chegou a se reunir com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que não definiu uma data para o financiamento da obra, tida como prioritária para desafogar o trânsito em Mogi e nas cidades vizinhas, entre outros investimentos, como a implantação de um núcleo industrial entre Brás Cubas e Jundiapeba. 
Outro argumento utilizado por Bertaiolli e que pode convencer o Estado a investir na implantação da Guilherme Georgi é que depois de pronta a nova avenida, com quatro pistas em dois sentidos (centro e bairro), e ciclovia, poderá ser estendida até Guaianases, próximo ao futuro estádio do Itaquerão, onde serão realizados os jogos da Copa de 2014. "É a chamada Perimetral da Copa, um projeto que inclusive consta nas propostas da Agenda Metropolitana e que está sendo estudada com cuidado", confirmou Edson Aparecido. 


Perimetral 
Outro assunto que pode a ser tratado na próxima semana, em separado à Agenda Metropolitana, são as obras de melhorias e conservação da avenida Perimetral, entre as rodovias Mogi-Dutra (SP-88) e Mogi-Bertioga (SP-98). 
O prefeito Marco Bertaiolli apresentou proposta ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para que faça investimentos de recapeamento e conservação de um trecho de quase dez quilômetros da via, orçados em R$ 290 milhões, sob o argumento de que a Perimetral é rota obrigatória de paulistanos que querem seguir ao Litoral e caminhões que vão para Bertioga. "Tem caminhões carregados de contêineres de Santos passando por aqui. O Estado é que tem de cuidar dessa via", disse Bertaiolli. O DER encaminhou a proposta à Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, que analisa os possíveis investimentos.


Fonte:Mogi News

Parlamento Jovem Alunos já preparam projetos de lei

Com maior divulgação do Parlamento Jovem, a participação dos estudantes mogianos está aumentando
Divulgação
 
Visita teve sabor especial para Bibo, vereador e presidente da Câmara, que foi aluno da escola, assim como seus irmãos e netos. Alunos estão empolgados com projeto
Os alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato, na Ponte Grande, já estão mobilizados para a confecção de seus projetos de lei e participação no Parlamento Estudantil 2012. A exemplo dos anos anteriores, os estudantes estão empolgados com a possibilidade de participar do projeto e viver uma semana como vereadores estudantis.

"Neste ano estamos divulgando ainda mais o Parlamento Estudantil com mais visitas às escolas e o uso da internet e redes sociais. Com isso a participação está aumentando, com mais alunos e escolas interessados", explicou o presidente da Câmara, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, que fez uma visita ao colégio ontem.

A visita teve um sabor especial para o vereador, que foi aluno da escola, assim como seus irmãos e netos: "É bom ver os alunos empolgados com o Parlamento Estudantil, que tem como finalidade despertar a cidadania e a participação das crianças e adolescentes, além de mostrar o papel da Câmara na cidade". A diretora Anne Ivanovici elogiou a iniciativa e destacou a importância da visita dos vereadores às escolas. "A turma da manhã já tinha recebido esta visita, que serve como um grande incentivo para os alunos", disse.

As inscrições para o Parlamento Estudantil estão abertas até o dia 18 de maio e podem participar estudantes de qualquer escola municipal, estadual ou particular de Mogi das Cruzes. Para isso basta a escola protocolar na Câmara um projeto de lei em uma das categorias do programa. No dia 1° de junho serão divulgados no site da Câmara (www.cmmc.sp.gov.br) os nomes dos 48 vereadores estudantis selecionados. No dia 11 de junho, os alunos escolhidos participarão da diplomação no Plenário da Casa de Leis, que será conduzida por um juiz eleitoral de Mogi das Cruzes. Depois, os vereadores estudantis conhecerão as dependências do Legislativo e receberão as orientações e instruções para desempenharem com sucesso o seu mandato parlamentar.

Fonte:Mogi News

Manutenção DER fará recuperação de taludes ao longo da rodovia Mogi-Bertioga


Trecho da estrada que agora precisa dos trabalhos de manutenção vai de Mogi das Cruzes até cidade litorânea
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Mayara de Paula
 
Solo de Mogi e da região é arenoso, por isso encharca mais rápido, favorecendo os deslizamentos e afundamento de pistas
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai realizar obras emergenciais de recuperação de taludes do km 76 ao km 89 da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98). O trecho que receberá os trabalhos de manutenção passa por três cidades: Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Bertioga. 
As obras serão executadas pela empresa S.A Paulista. Um edital foi publicado no Diário Oficial de ontem. De acordo com a publicação, o prazo para a conclusão dos serviços será de seis meses. As obras estão orçadas em R$ 11,4 milhões. Taludes são rampas inclinadas na base de um morro ou na encosta de um vale para conter o processo de erosão. A função principal da empresa contratada é garantir a estabilidade do aterro. A medida é necessária uma vez que o solo de Mogi e região é arenoso e encharca mais rápido, favorecendo os deslizamentos e o afundamento das pistas.


Esta não será a primeira vez que a S.A. Paulista e o DER assinam um contrato para realizar este tipo de serviço na Mogi-Bertioga. Em fevereiro de 2010, um contrato extremamente semelhante foi assinado. Até o valor e o tempo da obra são os mesmo. 
Na ocasião, 18 pontos da rodovia foram selecionados para passar pelo processo de recuperação do talude. Inclusive, até aquele momento, os dois pontos mais críticos da via, os quilômetros 88,9 e 89,1, locais onde ocorreram deslizamentos de terra em grandes proporções no final de 2009. 
A pista, em ambos os sentidos, ficou fechada por 22 dias de dezembro daquele ano. Os motoristas que precisavam fazer o trajeto foram obrigados a completar a viagem por outras rodovias, o que gerou uma série de transtornos. 
A barreira no quilômetro 89,1 desabou em decorrência das fortes chuvas. Pedras, árvores e muita terra tomaram conta da rodovia nas duas direções. A Mogi-Bertioga ficou bloqueada numa extensão de aproximadamente 150 metros.


E para executar os serviços de remoção dos materiais, novamente a empresa S.A. Paulista foi contratada pelo DER, órgão ligado à Secretaria de Estado dos Transportes. A companhia retirou cerca de 10 mil toneladas de materiais geológicos e realizou uma série de explosões de pedras que chegaram a pesar 90 toneladas. Posteriormente, construiu dois muros de contenção: um no quilômetro 88,9 e outro no quilômetro 89,1. 
Dias antes do desabamento, a S.A. Paulista já havia assinado um contrato, emergencial, para recuperar os mesmos trechos que dias depois foram destruídos com o desabamento.


Os deslizamentos de terra, segundo especialistas, ocorrem com a soma de três fatores: a interferência humana no meio ambiente, a ausência de projetos e a falta de fiscalização.


Fonte:Mogi News

Dúvidas Ação do Procon atende mais de 200 consumidores


Associação Comercial divulgou ontem números oficiais do atendimento realizado na quinta-feira em praça
Mayara de Paula
 
Consumidores e lojistas puderam tirar dúvidas sobre seus direitos e deveres na quinta-feira
A Associação Comercial de Mogi das Cruzes divulgou ontem o balanço oficial do "Procon na Praça", evento realizado pela entidade em parceria com o Procon da cidade em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor. Foram 201 pessoas atendidas no largo do Rosário, no período das 10 às 16 horas. A média foi de 33 atendimentos presenciais por hora e os temas foram diversos, com destaque para os relacionados a assuntos financeiros. O evento contou, ainda, com o plantão da ACMC sobre o Microempreendedor Individual (MEI), programa que visa à formalização dos negócios.


Durante a realização do "Procon na Praça", os mogianos receberam cartilhas do Código de Defesa do Consumidor e também panfletos com orientações, além do atendimento presencial. A ação coordenada pela ACMC e pelo Procon teve como foco principal o esclarecimento de dúvidas de consumidores e comerciantes sobre os direitos e deveres de cada um numa relação de consumo.


"Não são apenas os consumidores que têm dúvidas. Muitas vezes, o comerciante acaba infringindo o Código de Defesa do Consumidor por desconhecimento, o que traz prejuízos para ele mesmo. Por isso, esse tipo de parceria é importante para esclarecer as dúvidas de todos", destacou Marco Zatsuga, vice-presidente da ACMC.


Fonte:Mogi News

Diagnóstico Aparelho de ressonância começa a funcionar até o dia 30 de maio


Com a inauguração oficial do serviço na Santa Casa, o tempo de espera para realizar o exame deve ser reduzido
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Mayara de Paula
 
O prefeito Marco Bertaiolli inaugurou ontem o tomógrafo instalado no posto de saúde 24 horas do distrito de César de Souza
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) estipulou o dia 30 de maio como a data-limite para a inauguração e o funcionamento do aparelho de ressonância magnética a ser instalado na Santa Casa de Mogi das Cruzes. É neste prazo que, segundo o prefeito, devem ser concluídos também todos os investimentos da administração municipal em serviços de imagem e diagnóstico.


"Na verdade, existe um ciclo de ações voltadas para o setor de especialidades na saúde, prevê uma redução no tempo de espera por exames e atendimento para até 30 dias. Começamos com a implantação do mamógrafo, que funciona dentro da Santa Casa, os serviços de tomografia, com aparelho da própria Santa Casa e que atende o município, com média de 500 exames por mês, a Única (Unidade Clínica Ambulatorial), que funciona com alguns exames em Jundiapeba, e o tomógrafo no posto da Vila Suissa. Só vai faltar o aparelho de ressonância, para evitarmos que pacientes sigam até Guarulhos para realizar o procedimento", sintetizou Bertaiolli, após solenidade de inauguração do novo tomógrafo, instalado no posto de saúde 24 horas, no distrito de César de Souza. 
A unidade, que conta com exames de raio X, recebeu investimentos de R$ 1,5 milhão e será gerenciada pelo Cejam (Centro de Estudos João Amorim), mesma instituição responsável pela instalação do aparelho de ressonância na Santa Casa. 
O tomógrafo começa a funcionar na segunda-feira e já tem 310 exa-mes agendados para os primeiros 30 dias. "A expectativa é de que, com o funcionamento das clínicas ambulatoriais, como o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e a Única, em Jundiapeba, o número de pedidos de exames aumente e em breve a unidade esteja operando com capacidade máxima, que é de 500 exames por mês", reforçou o secretário-adjunto de Saúde de Mogi, Marcello Dellascio Cusatis. 
Uma novidade é que será possível realizar exames de angiografia, um método de exame não invasivo que serve para visualizar as artérias e as veias do corpo, além de tomografias de contraste, para aumentar a capacidade diagnosticar a região a ser analisada. 
Santa Casa
Hoje, são feitas por mês na Santa Casa 150 tomografias, 160 mamografias e 100 densitometrias ósseas. Como a unidade é referência regional pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em ortopedia, são emitidos 100 pedidos para ressonâncias por mês. Os procedimentos são feitos em hospitais de Guarulhos e da capital e demoram 60 dias para serem agendados.




Manifestação 
O morador de César de Souza Djalma Rodrigues fez um protesto durante a inauguração do tomógrafo. Ele reclamou diretamente com Bertaiolli do atendimento prestado em alguns setores da saúde. Ele citou problemas no serviço de ambulâncias e no tratamento contra o câncer - ele quer a permanência do atendimento no Hospital do Câncer Dr. Flávio Isaías. Depois de "desabafar", aos berros, ele foi contido por seguranças do prefeito.


Fonte:Mogi News

Celebração Alunos plantam árvores pelo Dia da Floresta


Mais de 500 estudantes da rede municipal de ensino plantarão mudas nativas na Barragem de Taiaçupeba este mês para comemorar a data
 

Crianças de escolas municipais vão plantar árvores na segunda e na terça-feira próximas em comemoração ao Dia da Floresta
Nos dias 19 e 20 de março, 529 alunos da rede municipal terão uma aula diferente. A Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, em parceria com o Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo, está organizando o plantio de mudas de árvores nativas na Barragem de Taiaçupeba, em Jundiapeba. 
O evento faz parte das comemorações pelo Dia da Floresta, festejado no dia 21 de março e o Dia da Água no dia 22. 
O plantio foi dividido em dois períodos. Pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 14 às 16 horas. Crianças de 3 a 10 anos de oito escolas municipais participarão de um bate-papo sobre a importância dos rios e da mata ciliar para a manutenção da biodiversidade e da vida humana, com Josemar Garcia dos Santos, diretor do DAEE. 
"Será um momento para refletir sobre a conservação da natureza e a preservação das nossas matas", observou a coordenadora da Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, Lucimeyre Gonçalves. A unidade é uma parceria das secretarias municipais de Educação e do Verde e Meio Ambiente.


Participarão do evento as escolas municipais Professora Cleonice Feliciano (Jardim Piatã), Professor Mario Portes (Jundiapeba), Lourenço Della Nina, Doutor Benedito Laporte Vieira da Motta, Doutor Álvaro de Campos Carneiro (Nova Jundiapeba), Professor Sérgio Hugo Pinheiro (Jardim Nove Julho), Cempre Dra. Ruth Cardoso (Jardim Lair) e Cempre Professor José Limongi Sobrinho (Botujuru). 


Salesópolis
Hoje, das 8 às 14 horas, cerca de 40 educadores da rede municipal assistirão à palestra "Água e Floresta", ministrada pelo diretor do DAEE, Josemar Garcia dos Santos, e o biólogo Marcos Daniel, na Barragem de Ponte Nova, em Salesópolis. 
Os palestrantes falarão sobre as áreas de preservação permanente, as condições do rio Tietê, da mata ciliar e da floresta da região do Alto Tietê. Após a palestra, os educadores conhecerão o radar metereológico e a criação de peixes no local.


Fonte:Mogi News

Geraldo Alckmin vem a Mogi inaugurar AME


 O governador Geraldo Alckmin (PSDB) deverá vir a Mogi das Cruzes no próximo dia 30 para selar dois compromissos. O primeiro deles, que está marcado para as 10 horas, é a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), instalado no Jardim Santista. O segundo será às 14 horas, no Paradise Golf & Lake Resort, em Jundiapeba, para a conclusão da Agenda Metropolitana e, como consequência, o anúncio de investimentos para todo o Alto Tietê, para os próximos anos. Neste evento, inclusive, devem estar presentes prefeitos de toda a região, além de secretários estaduais. 
A confirmação da data, assim como roteiro do governador em Mogi foram anunciados ontem pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, durante visita à cidade para conhecer as instalações da TV Mogi News. O secretário também visitou o posto de saúde 24 horas, da Vila Suissa, onde foi instalado um tomógrafo digital computadorizado. 
O AME, uma promessa de campanha do governador, começou a funcionar no dia 5 deste mês, com pouco mais de 300 pacientes agendados e garantia de ampliação dos serviços de maneira gradativa até atingir, em junho, sua capacidade máxima de 10 mil procedimentos, sendo 3,4 mil somente consultas médicas e o restante de exames de diagnóstico. 
Em abril, começa a segunda fase de implantação, com o incremento das seguintes especialidades: cardiologia, dermatologia, otorrinolaringologia e urologia. O governador deverá anunciar o início desses procedimentos, inclusive, com número de pacientes a serem atendidos.


Em junho, será a terceira etapa, quando os números saltam de 1,4 mil consultas/mês para as 3,4 mil e serão incluídas as especialidades de neurologia, nefrologia, pneumologia, mastologia, proctologia e endocrinologia. Alckmin também pode anunciar a liberação de R$ 8 milhões para as obras de construção do Hospital Municipal Waldemar Costa Filho, em Brás Cubas. "Ele prometeu R$ 12 milhões. Parte dos recursos, R$ 4 milhões, foi repassada no fim do ano passado e, agora, estamos aguardando o restante. Tomara que nessa visita seja dada esta notícia", disse Bertaiolli. 
Em entrevista ao Mogi News, no mês passado, durante visita a Arujá, o governador prometeu liberar mais R$ 4 milhões neste mês. (N.A.)


Fonte:Mogi News

TV recebe primeiro secretário estadual
Divulgação
 
Aparecido concedeu entrevista aos jornais MN e DAT e também falou sobre a Agenda Metropolitana durante o telejornal da TV MN
O secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, visitou ontem as instalações da TV Mogi News, no Alto do Ipiranga, acompanhado por assessores. Ele foi recebido pelo diretor-presidente do Grupo Mogi News, Sidney Antônio de Moraes. Na oportunidade, Aparecido conversou com a reportagem dos jornais Mogi News e Diário do Alto Tietê e depois participou do telejornal Mogi News. Ele é o primeiro secretário do alto escalão do governo estadual a visitar a emissora, que passou a transmitir programação 24 horas em canal exclusivo, o 15 da NET, digital, no dia 1º de março.


Outros secretários de Estado e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) serão convidados para conhecer as instalações da TV, que estreou sua nova grade de programação, com 11 programas com produção local. Além das produções locais, a TV MN conta com atrações da TV Brasil, parceira da emissora do Grupo Mogi News de Comunicação, cuja programação vai ao encontro da TV MN, que é oferecer conteúdo de qualidade ao telespectador. A estreia, à zero hora do dia 1º de março, teve a presença do prefeito Marco Bertaiolli (PSD).(B.S.)


Fonte:Mogi News

Real Park Montemór defende o "toque de recolher"


Promotor e presidente do Conselho Deliberativo do Real Park, Ricardo Montemór explica que medida foi adotada para "evitar maiores problemas"
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
 
Desde o fim de fevereiro, a permanência de visitantes e moradores nas áreas comuns e de lazer do Real Park é permitida até às 22 horas
O promotor de Justiça Ricardo Montemór, presidente do Conselho Deliberativo da Associação de Moradores do Real Park, condomínio de luxo de Mogi das Cruzes, defendeu o "toque de recolher" implantado no local há cerca de duas semanas. Segundo ele, a medida foi adotada para "evitar maiores problemas". Um comunicado que detalha a decisão foi distribuído aos condôminos.


Desde o fim de fevereiro, a permanência de visitantes e moradores nas áreas comuns e de lazer do residencial é permitida somente até às 22 horas. Após este horário é preciso "se recolher" à residência do morador que autorizou a entrada. O descumprimento pode gerar multa.


"A grande maioria dos moradores concordou com a medida e até parabenizou a iniciativa", disse Montemór. "Quem estiver descontente que compareça à próxima assembleia e faça os questionamentos necessários. A medida recebeu aprovação unânime de todos os participantes da reunião que definiu pelo regramento", afirmou o promotor. Além do "toque de recolher", a entrada de visitantes no condomínio passou a ser permitida apenas se "o dono do imóvel ou locador legal ir pessoalmente à portaria. Não serão aceitas liberações de filhos ou agregados, sendo eles maiores ou menores".


Montemór confirmou que a restrição foi motivada após algumas festas realizadas dentro do condomínio, que se prolongavam até a madrugada e chegaram a reunir cerca de 150 adolescentes. Segundo o presidente do conselho, três eventos com um grande acúmulo de jovens foram realizados no intervalo de tempo de dois meses e após o "toque de recolher", os moradores do entorno da área de lazer voltaram a ter tranquilidade. "Desconheço a aplicação de multa pelo descumprimento, prova que a iniciativa teve resultado prático muito positivo", salientou.


"A medida é legal. A decisão dos moradores do condomínio é soberana", destacou o promotor de Justiça. "Vamos fazer algumas palestras com os jovens moradores para esclarecer os motivos que levaram ao controle mais rígido de acesso e a decisão de estabelecer o horário, além de orientar sobre a importância dos limites", adiantou.


A opinião é rebatida pelo advogado e juiz aposentado Paulo Passos. Articulista do Mogi News, ele foi o responsável por denunciar o toque de recolher e avalia como "ilegal, na contramão dos tempos atuais, desrespeito à postura judicial e ato reprovável".


Afastamento 
O promotor negou que o afastamento do ex-presidente da associação de moradores, Walter Argentino, e outros dois diretores, tenham relação com a polêmica decisão. "O Argentino é um maiores defensores da medida", garantiu. O novo presidente era o secretário-geral da associação Marcos Nascimento. 
O Real Park conta com cerca de 550 imóveis e aproximadamente 2 mil famílias. As residências existentes no local chegam a custar mais de R$ 1 milhão.


Fonte:Mogi News