sábado, 17 de março de 2012

Diagnóstico Aparelho de ressonância começa a funcionar até o dia 30 de maio


Com a inauguração oficial do serviço na Santa Casa, o tempo de espera para realizar o exame deve ser reduzido
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Mayara de Paula
 
O prefeito Marco Bertaiolli inaugurou ontem o tomógrafo instalado no posto de saúde 24 horas do distrito de César de Souza
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) estipulou o dia 30 de maio como a data-limite para a inauguração e o funcionamento do aparelho de ressonância magnética a ser instalado na Santa Casa de Mogi das Cruzes. É neste prazo que, segundo o prefeito, devem ser concluídos também todos os investimentos da administração municipal em serviços de imagem e diagnóstico.


"Na verdade, existe um ciclo de ações voltadas para o setor de especialidades na saúde, prevê uma redução no tempo de espera por exames e atendimento para até 30 dias. Começamos com a implantação do mamógrafo, que funciona dentro da Santa Casa, os serviços de tomografia, com aparelho da própria Santa Casa e que atende o município, com média de 500 exames por mês, a Única (Unidade Clínica Ambulatorial), que funciona com alguns exames em Jundiapeba, e o tomógrafo no posto da Vila Suissa. Só vai faltar o aparelho de ressonância, para evitarmos que pacientes sigam até Guarulhos para realizar o procedimento", sintetizou Bertaiolli, após solenidade de inauguração do novo tomógrafo, instalado no posto de saúde 24 horas, no distrito de César de Souza. 
A unidade, que conta com exames de raio X, recebeu investimentos de R$ 1,5 milhão e será gerenciada pelo Cejam (Centro de Estudos João Amorim), mesma instituição responsável pela instalação do aparelho de ressonância na Santa Casa. 
O tomógrafo começa a funcionar na segunda-feira e já tem 310 exa-mes agendados para os primeiros 30 dias. "A expectativa é de que, com o funcionamento das clínicas ambulatoriais, como o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e a Única, em Jundiapeba, o número de pedidos de exames aumente e em breve a unidade esteja operando com capacidade máxima, que é de 500 exames por mês", reforçou o secretário-adjunto de Saúde de Mogi, Marcello Dellascio Cusatis. 
Uma novidade é que será possível realizar exames de angiografia, um método de exame não invasivo que serve para visualizar as artérias e as veias do corpo, além de tomografias de contraste, para aumentar a capacidade diagnosticar a região a ser analisada. 
Santa Casa
Hoje, são feitas por mês na Santa Casa 150 tomografias, 160 mamografias e 100 densitometrias ósseas. Como a unidade é referência regional pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em ortopedia, são emitidos 100 pedidos para ressonâncias por mês. Os procedimentos são feitos em hospitais de Guarulhos e da capital e demoram 60 dias para serem agendados.




Manifestação 
O morador de César de Souza Djalma Rodrigues fez um protesto durante a inauguração do tomógrafo. Ele reclamou diretamente com Bertaiolli do atendimento prestado em alguns setores da saúde. Ele citou problemas no serviço de ambulâncias e no tratamento contra o câncer - ele quer a permanência do atendimento no Hospital do Câncer Dr. Flávio Isaías. Depois de "desabafar", aos berros, ele foi contido por seguranças do prefeito.


Fonte:Mogi News