sábado, 17 de março de 2012

avenida Guilherme Georgi: Secretário recebeu do prefeito Bertaiolli, na sede da TV Mogi News, pedido de ajuda para a avenida


Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
 
Edson Aparecido deu entrevista ao Grupo Mogi News ontem. Ele falou da Agenda Metropolitana, da necessidade de a região discutir soluções para o lixo e também sobre o aeroporto
O secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, prometeu ao prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), avaliar a possibilidade de o governo estadual assumir os investimentos de R$ 70 milhões para a abertura da avenida Guilherme Georgi, num trecho de seis quilômetros, entre o centro da cidade e a divisa de Suzano.


O compromisso foi selado ontem durante visita de Aparecido às instalações da TV Mogi News. Na oportunidade, Edson Aparecido falou sobre os preparativos da Agenda Metropolitana, um evento a ser realizado no próximo dia 30, no Paradise Resort, em Jundiapeba, com a presença de secretários estaduais, prefeitos e o governador Geraldo Alckmin (PSDB). No encontro, serão definidos investimentos para a região nos próximos anos. 
Ao fim da entrevista na TV Mogi News, Edson Aparecido fez uma breve reunião com Bertaiolli, oportunidade em que recebeu do prefeito mogiano os projetos para abertura da avenida, os mesmos documentos entregues e aprovados no Ministério das Cidades, mas que ainda não foram liberados porque dependem de uma decisão da presidente Dilma Rousseff (PT). No mês passado, o prefeito Bertaiolli chegou a se reunir com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que não definiu uma data para o financiamento da obra, tida como prioritária para desafogar o trânsito em Mogi e nas cidades vizinhas, entre outros investimentos, como a implantação de um núcleo industrial entre Brás Cubas e Jundiapeba. 
Outro argumento utilizado por Bertaiolli e que pode convencer o Estado a investir na implantação da Guilherme Georgi é que depois de pronta a nova avenida, com quatro pistas em dois sentidos (centro e bairro), e ciclovia, poderá ser estendida até Guaianases, próximo ao futuro estádio do Itaquerão, onde serão realizados os jogos da Copa de 2014. "É a chamada Perimetral da Copa, um projeto que inclusive consta nas propostas da Agenda Metropolitana e que está sendo estudada com cuidado", confirmou Edson Aparecido. 


Perimetral 
Outro assunto que pode a ser tratado na próxima semana, em separado à Agenda Metropolitana, são as obras de melhorias e conservação da avenida Perimetral, entre as rodovias Mogi-Dutra (SP-88) e Mogi-Bertioga (SP-98). 
O prefeito Marco Bertaiolli apresentou proposta ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para que faça investimentos de recapeamento e conservação de um trecho de quase dez quilômetros da via, orçados em R$ 290 milhões, sob o argumento de que a Perimetral é rota obrigatória de paulistanos que querem seguir ao Litoral e caminhões que vão para Bertioga. "Tem caminhões carregados de contêineres de Santos passando por aqui. O Estado é que tem de cuidar dessa via", disse Bertaiolli. O DER encaminhou a proposta à Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, que analisa os possíveis investimentos.


Fonte:Mogi News