quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ideli e os peixes miúdos

eliane cantanhêde
 Eliane Cantanhêde
Durante toda a crise Palocci, falou-se, ou falamos, dos peixes graúdos da coligação que apoia a presidente Dilma Rousseff: do PMDB e do PT. Agora, depois que Dilma decompôs o núcleo duro do governo com Gleisi Hoffmann na Casa Civil e Ideli Salvatti na articulação política, é hora de lembrar que as águas profundas governistas incluem 13 outros partidos. E é aí que o trio feminino começa a pescar.


No primeiro dia de trabalho de Ideli, a terça-feira, Dilma, Gleisy e Ideli almoçaram no Palácio da Alvorada com os senadores do PR, enquanto o líder do partido na Câmara participava de uma reunião de líderes governistas para falar grosso com o governo.


Para se ter ideia do tamanho dos 'peixes miúdos', entre os senadores do PR incluem-se Clésio Andrade, o homem da CNT, a poderosa Confederação Nacional dos Transportes, Blairo Maggi, um dos reis do agronegócio do país, e Magno Malta, não apenas ligado aos articulados grupos evangélicos como também um senador bastante atuante.


Dá para brincar com gente assim?


Enquanto os senadores do PR pediam interlocução direta com Dilma e o Planalto, os líderes aliados na Câmara lembravam que representam 304 deputados e eram bem mais objetivos na cobrança: além de 'interlocução direta', pedem coisas bem mais concretas e palpáveis, especialmente às vésperas das eleições das prefeituras no ano que vem.


Quais sejam: a liberação das tais emendas parlamentares, para que possam voltar para casa anunciando pontes, jardins, postos de saúde, ruas asfaltadas, dessas coisas que geram expectativa e votos, apesar de nem sempre saírem da promessa para a prática.


Dilma, Gleisi e Ideli, portanto, têm tempos difíceis e trabalho duro pela frente. Precisam alimentar os tubarões do PMDB, que estão unidos como nunca antes, e do PT, desarticulados e metidos numa guerra interna poucas vezes vista. E precisam não descuidar das tainhas e lambaris, porque esses se movem rapidamente.


A oposição está à espreita, esfregando as mãos com as perspectivas de boa pescaria. Apesar de coadjuvantes da crise Palocci, o PSDB e Aécio Neves ganharam ânimo com ela.


A base parlamentar de Dilma é imensa, um recorde, mas não confiável. Não custa lembrar que quantidade não é qualidade. E, se hoje o cardume está com o governo do PT, já esteve também com o do PSDB. Pode ir para um lado ou para outro, dependendo das condições de temperatura e satisfação.


O maior desafio de Dilma é a articulação política.




Eliane Cantanhêde é colunista da Folha, desde 1997, e comenta governos, política interna e externa, defesa, área social e comportamento. Foi colunista do Jornal do Brasil e do Estado de S. Paulo, além de diretora de redação das sucursais de O Globo, Gazeta Mercantil e da própria Folha em Brasília.


E-mail: elianec@uol.com.brLeia as colunas anterioresLeia as colunas publicadas na Folha
Comentar esta reportagemVer todos os comentários (34)
fernando frascari (22)(09h17) há 9 horas
facebooktwitter
1
13
ResponderDenuncie
Com a Ideli no governo, a mesma que defendeu o mensalão, e foi acusada de receber dinheiro para a campanha dela, nós brasileiros, estamos condenados a assistir a mais um show de falta de ética e moral, como nunca na história desse país.


Eliane Cantanhêde é colunista da Folha, desde 1997, e comenta governos, política interna e externa, defesa, área social e comportamento. Foi colunista do Jornal do Brasil e do Estado de S. Paulo, além de diretora de redação das sucursais de O Globo, Gazeta Mercantil e da própria Folha em Brasília.




Fonte:Folha.com

Conselho de Ética instaura processo contra Bolsonaro


O Conselho de Ética da Câmara instaurou nesta quarta-feira processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). A representação, de autoria do PSOL, cita dois episódios.


A primeira denúncia é pela polêmica entrevista concedida ao programa "CQC", da TV Band, em março passado. Ao ser questionado pela cantora Preta Gil sobre qual seria a reação dele se seu filho se apaixonasse por uma negra, o parlamentar respondeu: "Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu".


O outro fato citado na representação é a briga entre Bolsonaro e a senadora Marinor Brito (PSOL-PA), na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Após a retirada do projeto que criminaliza a homofobia da pauta de votação, enquanto a relatora da proposta, Marta Suplicy (PT-SP), concedia entrevista à imprensa, Bolsonaro exibiu um panfleto contra a ampliação dos direitos dos homossexuais, o que irritou Marinor, que chegou a bater na mão do deputado. Marinor tentou impedir que Bolsonaro exibisse o panfleto e o chamou de homofóbico, o que acabou resultando em discussão.


"Não se está querendo impor limites ao direito de livre expressão. Entretanto, exprimir-se livremente carrega um dever: o de não incorrer em prática de crime contra a honra, ou seja, não praticar injúria, calúnia ou difamação", diz a representação.


Sérgio Brito (PSC-BA), relator do caso, já informou que deve apresentar uma relatório preliminar sobre as acusações no próximo dia 29. Ele sinalizou que deve considerar a representação apta.


A partir daí, Bolsonaro terá dez dias para apresentar sua defesa. Depois, o relator terá mais 40 dias úteis para preparar seu relatório final e mais dez para apresentá-lo ao conselho. Ou seja, serão cerca de 60 dias úteis até o término do processo.


Bolsonaro não foi localizado pela Folha nesta quarta-feira.


Fonte:Folha.com

Demandas sociais são apresentadas à Frente Parlamentar do Alto Tiete, afirma André do Prado


Levantamento realizado pelas secretarias municipais de Assistência Social do Alto Tietê foi apresentado na última terça-feira, 14/5, durante reunião realizada pela Frente Parlamentar do Alto Tietê para discutir as demandas sociais. A reunião contou com os deputados estaduais André do Prado (PR) e José Candido (PT).


As principais necessidades apontadas pelas prefeituras da região foram à ampliação do número de Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), maior repasse estadual para desenvolvimento de programas sociais, solução para a demanda de pessoas que vivem nas ruas, investimento em qualificação profissional e programas de incentivo para jovens.


Para exemplificar um dos casos, o secretário de Promoção da Cidadania e Inclusão Social de Suzano, Valdicir Stuani, alegou que a cidade conta hoje com quatro unidades do CRAS, mas o número ideal seriam dez. "Manter o Recursos Humanos dessas unidades é muito caro, aproximadamente R$ 76 mil e o governo estadual manda pouco mais de R$ 3 mil", destacou.


De acordo com o deputado André do Prado, em Guararema, o principal pedido se refere a cursos de qualificação profissional para jovens e adultos. “O objetivo é que o total de vagas oferecidas seja ampliado e que os cursos tenham relação com o turismo da cidade, como culinária e hotelaria”, ponderou o parlamentar ao enfatizar ainda que a situação dos moradores de rua também foi questionada, assim como maior integração entre as secretárias municipais e estaduais para o desenvolvimento dos programas.



Avaliando de maneira bastante positiva, Prado afirmou que os municípios puderam relatar os projetos que já estão em andamento e quais as prioridades para que o trabalho seja mantido e ampliado. “O relatório com as prioridades da região será apresentado ao secretário de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, na próxima terça-feira, dia 21”, afirmou.


Ainda segundo o parlamentar, a frente pressionará o governo estadual a aumentar o repasse enviado aos municípios mensalmente. "Pudemos ver na reunião que existe um trabalho grande sendo feito, mas que os recursos são insuficientes. O aporte do governo federal é maior que o estadual e vamos trabalhar para mudar isso", avaliou Prado.








Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado Estadual André do Prado (PR)


Postado por DIRETORIO ESTADUAL PARTIDO DA REPÚBLICA - SP 

Duas vezes felicidade!

SOCIAL - SILENE DA CUNHA PINTO

                                          CIRCUITO

     Iara Andreucci Miragaia Ribeiro, Isabelle Salloun Pereira e Maria Helena Januzzi



Cice Muffo e Sylvia Razel                  



Neide Arbex e Telma Sales


15.jun.2011
Chá Festivo


A Casa da Amizade, sob o comando de Sylvia Razel, promove na tarde de hoje o seu Chá Festivo de posse da nova diretoria, que contará com entrega de doações a entidades assistenciais da Cidade, na Associação de Rotarianos. Na oportunidade, Ana Maria Sosa Marques assume a presidência para o biênio 2010/2011. Na coluna de hoje, o registro da última reunião mensal da entidade


Quarta Nobre


Em continuidade ao projeto musical Quarta Nobre, o público pode conferir, logo mais, às 20 horas, no palco da Praça de Alimentação do Mogi Shopping, o violonista brasileiro Robson Miguel, o primeiro a se destacar no ranking mundial violonístico. Entrada franca.


Festiva


O Lions Clube de Mogi das Cruzes promove hoje, às 20h30, a reunião festiva de posse da nova diretoria, no Restaurante Fornatta di Napoli. Nesta noite, Rubens Marialva passa a presidir o clube para o biênio 2011/2012.


Posse


E o Rotary Club de Mogi das Cruzes - Oeste também promove, no próximo dia 21, às 20h30, sua festiva de transmissão e posse da nova diretoria, na Associação de Rotarianos. Na oportunidade, José Roberto Nascimento passa a presidência para Geraldo Alves de Souza, que assume o comando do Clube no biênio 2011/2012.


Pirimpimpim


Na programação do Projeto Pirimpimpim, a apresentação, nesta quarta-feira, da peça "Cinderela", às 9h30 e às 15 horas, pela Cia. Teatral Educativa, no Teatro Vasques. A entrada é gratuita.




Dança


No Teatro Vasques, marcada para a noite de hoje, a partir das 20 horas, a seletiva de dança do Mapa Cultural Paulista, com a apresentação das coreografias inscritas. Ainda nesta noite, uma mostra com o melhor da dança da Cidade.


Barbie & Ken


Está aberta à visitação até o próximo dia 19, na Praça de Eventos do Mogi Shopping, a mostra "Barbie & Ken - O Casal Perfeito", que marca o cinquentenário do boneco Ken. Com a curadoria do colecionador paulista Carlos Keffer, a exposição apresenta algumas raridades, como os primeiros exemplares da Barbie de 1959 e do Ken de 1961, o mais vendido da história, entre outros.


Fonte:O Diário de Mogi

Uma portuguesa à procura de seus parentes em Mogi

Seu nome é Rosa dos Anjos Santos e ela reside na Figueira da Foz, em Portugal, embora seja natural de Alverca da Beira, do Conselho de Pinhel, Distrito da Guarda. Rosa está à procura de seu primo Octávio dos Anjos Ferreira, que segundo as últimas notícias que chegaram até ela, em 1980, morava na Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, em Mogi. De lá para cá, a única possível pista do primo veio por meio de uma notícia deste jornal, publicada na coluna social do dia 18 de outubro de 2008. Sob o título "Troca de alianças", a nota dava conta do seguinte: "Renata Lopes de Souza e Octávio dos Anjos Ferreira Júnior, filhos de Maria Aparecida e Reinaldo Lopes de Souza, Maria Cristina Ferreira Ribeiro e Octávio dos Anjos Ferreira, trocam alianças neste sábado, durante cerimônia religiosa que será realizada no Clube Vila Santista". Rosa diz estar "esperançada" de que o matrimônio tenha sido do filho de seu primo.Ela então faz um apelo ao colunista: "A ajuda que vos peço vai no sentido de, se vos for possível, os encontrar e colocar-nos em contacto, uma vez que sendo pessoas que procuro, talvez por o vosso jornal ter noticiado o seu casamento, tenham os contactos pessoais deles ou proventura possa o vosso jornal entrar em contacto com eles e comunicar-lhes a minha procura". Junto com isso, Rosa envia endereço e até o telefone pessoal, algo que a coluna se reserva a não tornar público, até que as pessoas procuradas, se eventualmente encontradas, entrem em contato com o colunista, na redação do jornal O Diário de Mogi, na Rua Ricardo Vilela, 568, Centro de Mogi.


Homenagem


O professor emérito da USP e colaborador deste jornal, José Sebastião Witter, irá receber a Medalha do Mérito Cultural Professor Renato Pacheco, pelos serviços prestados ao Instituto Histórico e Geográfico e também à cultura do Espírito Santo. O anúncio foi feito pelo presidente do IHGES, Getúlio Marcos Pereira Neves. Será mais uma honraria para a verdadeira coleção de medalhas recebidas pelo historiador Witter, ao longo de sua vida acadêmica.







E nós?


Deu ontem, no site oficial da Secretaria de Segurança Pública: "Os municípios do Grande ABC receberão, até o final deste ano, 400 novos policiais militares. O anúncio foi feito pelo secretário Antonio Ferreira Pinto, de Segurança Pública, durante reunião com entidades da Região. Hoje, a Região é atendida por 3.520 policiais militares e com o reforço, o efeito ficará completo, com 3.920 policiais, segundo o coronel Roberval Ferreira França, comandante do CPAM-6". Enquanto isso, no Alto Tietê...





Na Praça


A colocação de uma grande bandeira de Mogi das Cruzes na Praça Norival Tavares poderia complementar, de maneira positiva, os trabalhos de revitalização que, em boa hora, a Prefeitura de Mogi está realizando no tradicional ponto de brigas e outros tipos de vandalismo da Cidade. A iluminação exigida para a manutenção do pavilhão hasteado também à noite seria mais um fator a desestimular o vandalismo no local. A sugestão foi encaminhada à coluna por morador que diz ter aprovado as mudanças na Praça..







Demissão


A vereadora mogiana Vera Rainho (PR) não pertence mais aos quadros do Hospital Santa Marcelina, onde atuava como médica. A demissão teria ocorrido devido a entraves que a profissional estaria colocando à implantação do processo de informatização no hospital da Cidade de Itaquaquecetuba.


Fonte:Mogi News

O novo alvo das construtoras

DEMANDA Construtoras brasileiras estão de olho na privatização do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos


RIO



As grandes construtoras brasileiras travam uma corrida para fechar parcerias com operadoras internacionais, de olho na privatização dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília. De acordo com fontes ouvidas pela Agência Estado, Galvão Engenharia, Andrade Gutierrez, Odebrecht, Carioca Engenharia e Camargo Corrêa negociam com empresas estrangeiras especializadas na administração de aeroportos.


O movimento é visto como inevitável por especialistas no setor, devido à falta de experiência das empreiteiras em operações aeroportuárias. "Nossas construtoras têm excelente engenharia de grandes obras e levam muita competitividade para um projeto. Porém, em operação aeroportuária não são especialistas", diz o professor da UFF Marco Aurélio Cabral.


Apesar de já operar aeroportos como o de Quito, com a norte-americana ADC&HAS, a Andrade Gutierrez já firmou parceria com a alemã Fraport para uma possível participação nos leilões. A empresa de Houston, por sua vez, chegou a conversar com a Odebrecht, mas, segundo uma fonte, as negociações não avançaram. Procurada, a construtora não quis comentar.


Ao lado da Galvão Engenharia estaria a Munich Airport, que opera o aeroporto de Munique, na Alemanha, disse um consultor que não quis se identificar. A informação foi confirmada por um executivo de empresa concorrente. Já a Carioca Engenharia fechou parceria com a Aéroports de Paris (ADP), que opera os aeroportos Charles-de-Gaulle e Orly, na capital francesa, informou a empresa.


Sócia da suíça Flughafen Zürich AG na joint venture A-Port, formada em 2008, a Camargo Corrêa diz que, enquanto não houver maiores definições sobre o leilão, não se manifestará. Fontes, no entanto, confirmam o interesse na privatização.


Embora ainda não haja informações sobre negociações entre a OAS e empresas estrangeiras, a empresa deve participar do leilão por meio da Invepar, empresa na qual é sócia dos fundos de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (Previ), da Petrobrás (Petros) e da Caixa Econômica Federal (Funcef).


Mesmo com as associações em curso, ainda é difícil garantir os grupos candidatos aos leilões dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, avalia o consultor José Wilson Massa. Para ele, o cenário só ficará claro após o leilão do projeto do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, previsto para o mês que vem.


Conforme revelou uma fonte, as companhias interessadas avaliam como arriscado o negócio nesse aeroporto. "As mais conhecidas falam que é um negócio que apresenta muitos riscos", disse, sem citar o nome das empresas. Segundo essa fonte, A-Port e Andrade Gutierrez estariam quase fora do leilão, ao passo que "a Odebrecht nunca esteve dentro".


Fonte:O Dário de Mogi

Ideli já é alvo de críticas de aliados

BRASÍLIA

Na estreia no cargo da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti patinou. Contra as expectativas, Ideli não compareceu ontem ao almoço com os líderes da base na Câmara, deixando-os irritados. Para tentar diminuir o estrago, a ministra convidou os aliados, no final da tarde, para um encontro no Palácio do Planalto. O novo comando político do governo começou debaixo de muita desconfiança, principalmente na Câmara. Os líderes cobram resultados concretos das demandas paradas no Palácio do Planalto.


Em contraste com a ausência de Ideli, o ex-articulador político Luiz Sérgio, presente no encontro, foi aplaudido pelos líderes. Recém deslocado para a pasta da Pesca, Luiz Sérgio sempre participou das reuniões dos líderes da base realizadas durante almoço às terças-feiras. Ontem ele agradeceu o apoio que recebeu dos aliados. "A ministra tem de entender que o Legislativo não é o Senado. Se ela acha que o Legislativo é o Senado, está enganada", reclamou o líder do PTB, Jovair Arantes (GO).


Com receio do comportamento da base, o governo trabalha para esvaziar a Câmara até o final deste mês, usando as festas juninas como pretexto para não haver votações. A estratégia é impedir que chegue ao plenário uma agenda considerada "espinhosa" pelo governo Dilma Rousseff.


No almoço, os líderes decidiram insistir em duas propostas: a emenda constitucional que cria um piso salarial nacional para os policiais civis, militares e bombeiros (conhecida por PEC 300) e a regulamentação dos gastos com a saúde definidos pela emenda constitucional 29, sem a criação de uma nova contribuição.


A pressão pela votação desses projetos se repetiu na reunião de todos os líderes partidários com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Para fugir da votação da PEC 300, Maia anunciou a criação de uma comissão para estudar o projeto. A proposta foi, no entanto, bombardeada pela oposição. "Essa emenda já foi votada em primeiro turno e não pode mais ser alterada. Não há mais o que discutir apenas votar sim ou não", disse o líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (ACM).


A ideia é votar hoje a medida provisória com a inclusão da proposta que muda as regras de licitação para obras da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. "A semana que vem tem as tradicionais festas juninas, então, a tendência é que tenhamos dificuldades em ter votações", afirmou Maia. Depois, o Planalto vai investir na aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece os parâmetros para a elaboração do Orçamento de 2012.


Os deputados estão tentando articular a votação de projeto de lei que anistia os 434 bombeiros do Rio de Janeiro, acusados pelo Ministério Público por crime de motim. A votação da proposta esbarra, no entanto, na pauta trancada da Câmara por um projeto que tramita em regime de urgência por determinação do governo.


"Não vamos tirar a urgência do projeto", garantiu o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). Todos os líderes assinaram o pedido de urgência para votação da anistia.


Fonte:O Diário de Mogi

Joelho do mundo

Divulgação



Uma família vinda da Bahia, que desembarcou no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, no último sábado, acabou tendo Mogi das Cruzes como destino recomendado por funcionários do espaço, já na madrugada de domingo.


É aqui mesmo!
Sem dinheiro e com fome, marido, mulher e três filhos pequenos pediram por um abrigo. Segundo o que eles mesmos contaram depois, foi dito que o melhor a fazer seria, com a ajuda de alguém, tomar um ônibus e vir a Mogi, porque somente aqui haveria a destinação para algum albergue, com direito a camas, cobertores, comida e chuveiros por algumas horas.


Manual de instruções
A instrução do funcionário do Terminal: "Chegando a Mogi, fiquem sentados numa praça central qualquer. Por ali sempre transitam Kombis da Assistência Social recolhendo moradores de rua para que passem a noite num abrigo".


Chico fraterno
A Norival Tavares foi o primeiro local depois de alguns outros de andança a partir da rodoviária mogiana. Já era manhã de domingo e a fome bateu de novo na família, que também continuava sofrendo com o frio intenso. Comovido pela situação, o vereador mogiano Chico Bezerra (PSB), que comprava jornal na banca da praça, tirou dinheiro do próprio bolso para que o pai de família saciasse a fome dos seus. Em seguida, sua prole seguiu, a pé, em direção ao albergue. A Kombi não passou.


Seta para Mogi
Quem viu e ouviu, como foi o caso de um comerciante e de Chico, entendeu que, por ter investido no atendimento a moradores de rua nos últimos anos, Mogi passou a ser a referência de funcionários do Terminal Tietê - e, provavelmente, de outros terminais de ônibus, trem e metrô paulistanos - para o destino final de um problema social que é do Brasil.


Enxugando gelo
Não é por acaso que a Secretaria de Assistência Social, sob a batuta de Maria Marinês Mazaro Piva, não vence na tarefa de enxugar gelo, ou seja, atender mais e mais gente em situação de miserabilidade que é "exportada" da capital para cá. Além dos que dormem em abrigos, há os que madrugam na rua, debaixo de marquises, em casas abandonadas e coisas do tipo. 
Divulgação


Aos navegantes

A secretaria tem de comunicar oficialmente o pessoal da capital que é preciso cuidar dos moradores de rua por lá, sem mandar para cá o grave problema social. Alguém pode fazer isso?




Evangélico
Cabo Chico, que tem a promessa de eleição como vereador proferida publicamente pelo deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, quer representar uma igreja evangélica que já foi politicamente forte, a Brasil para Cristo.


Ontem e amanhã
De 1977 a 2000, o então vereador Luiz Alves Teixeira era o comandante em chefe da igreja nas hostes do poder. Nos últimos 11 anos, sem representação política, a Brasil para Cristo quer se unir para "emplacar" Cabo Chico, o homem da mudança, ou seja, o dono de um caminhão de mudanças que faz transporte e camaradagem aos eleitores a todo tempo.


Divulgação





PSD tem 1 milhão


Mais de 1 milhão de pessoas dos 26 Estados e do Distrito Federal já assinaram as listas de apoio à constituição do PSD - Partido Social Democrático, que deverá ser oficializado junto ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral até 5 de agosto próximo para receber as filiações entre 6 de agosto e 05 de outubro. As informações são do deputado federal mogiano Junji Abe, que participou da primeira reunião da cúpula da agremiação, coordenada pelo vice-governador Guilherme Afif Domingos e pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab.


Passa e não devolve
Como revelado com exclusividade pelo Mogi News há quarenta dias, ao contrário de Junji, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) passou a vez no PSD e acabou firmando o pé no DEM. Conseguiu em troca promessas de investimentos por parte do governo Geraldo Alckmin (PSDB).


Guilherme Bertti





Racionalidade
Bertaiolli parece ter feito prevalecer a razão sobre a emoção. Ao ficar no DEM, o prefeito apostou em Alckmin para obras e realizações que lhe deem cacife para a reeleição. Deixou o barco de dois padrinhos políticos de peso, os mesmos que estão na foto acima com Junji, Afif e Kassab. O prefeito preferiu a estabilidade política, em vez de se arriscar em fortes emoções.


Jane vice
No grupo contrário, o do deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira, há duas possibilidades: a reedição, pela segunda vez, da candidatura do próprio deputado à Prefeitura ou a negociação para que a esposa do parlamentar, Jane Hallage Teixeira (PPS), seja candidata a vice. Resta escolher o cabeça de chave. Alguém se habilita?


Fonte:Mogi News

semae: Vereadores defendem PPP para gerência



Cleber Lazo

Da Reportagem Local
O gerenciamento do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), foi novamente defendido por parte dos vereadores de Mogi. Segundo eles, esta seria a melhor maneira da autarquia voltar a apresentar números positivos nas finanças e passar a oferecer um serviço de qualidade à população.

O presidente da Câmara, Mauro Araújo (PSDB), afirmou que a PPP é uma "alternativa interessante", mas deverá ser adotada "após um planejamento". "Seria uma medida muito radical passar o Semae para uma empresa (privatização), mas, com uma PPP, há uma grande possibilidade de profissionalizar o atual modelo de gestão, que considero ruim", avaliou. "Uma sociedade com o setor privado poderia ser viável, porém, com a exigência de que o poder público tenha 51% das ações", destacou Araújo.


O democrata Protássio Ribeiro Nogueira também apoia a ideia: "Desde que o município seja majoritário dentro do acordo", ponderou. "Entre outros benefícios, com uma PPP, será possível manter os atuais funcionários", frisou Francisco Bezerra de Melo Filho (PSB). Já o tucano Pedro Hideki Komura acha que a privatização ou a PPP do Semae é "uma questão de tempo".


Mas há parlamentares que acreditam que o atual modelo de gestão pode alterar o quadro negativo. "Hoje, o prefeito conta com uma radiografia completa da situação do Semae e há alternativas para ele se recuperar", opinou Nabil Nahi Safiti (DEM).



Fonte:Mogi News

semae Engenheiros fazem novo alerta

Ex-funcionários da autarquia falaram sobre os riscos de se manter a atual administração
Bras Santos
Da Reportagem Local
Guilherme Bertti

Audiência com ex-funcionários do Semae foi realizada ontem na Câmara. Engenheiros criticaram a administração da autarquia
Os engenheiros César Lima de Paula e José Roberto Kachel dos Santos foram ouvidos ontem pela Comissão Permanente de Serviços Públicos e do Semae da Câmara de Mogi das Cruzes. Entre outras coisas, os dois técnicos alertaram que, se a administração e o desenvolvimento de projetos e procedimentos do Serviço Municipal de Águas de Esgotos (Semae) não mudarem, ele vai "quebrar". 
Os dois prestam serviços para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e trabalharam no Semae entre 2010 e o começo deste ano, quando vieram a público diversas irregularidades administrativas praticadas por funcionários da autarquia, que cuida da distribuição de água e da coleta de esgoto no município. O ex-diretor Edílson Mota de Oliveira e outros servidores foram afastados em razão da investigação do Ministério Público e da Prefeitura.


O engenheiro civil e sanitarista César Lima de Paula era o convidado do dia, mas Kachel, que tinha sido ouvido na semana passada, também apareceu. Por mais de uma hora, os engenheiros apontaram as dificuldades da autarquia, que agora está sendo comandada por Marcus Melo, que se licenciou do cargo de presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) depois que assumiu a nova função. "O Semae é viável, mas precisa ser profissionalizado, ter metas claras, poder de investimento e ampliação do número de trabalhadores, além de reduzir as perdas, que chegam a 40% da água produzida e distribuída", destacou Lima de Paula, que deixou o Semae quando a crise estourou. "Não sei exatamente o motivo, mas fui convidado a me retirar", observou ele. "Se não mudar, vai quebrar", completou Kachel.




Relatório
O engenheiro e vereador Nabil Safiti (DEM), presidente da comissão, afirmou que até agosto a comissão deverá apresentar ao Semae e à Prefeitura um relatório com informações sobre os problemas da autarquia, além de dicas que poderão contribuir para a sua profissionalização: "Tivemos uma verdadeira aula. Essas e outras informações servirão de subsídio para um relatório que a comissão deverá elaborar até o início de agosto", disse.


Fonte:Mogi News

Nova unidade: UBS da Ponte Grande ficará pronta em julho

Secretário de Saúde diz que a ampliação vai desafogar os atendimentos feitos também na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Maricá
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

O prefeito Marco Auréilio Bertaiolli e a equipe da Secretaria de Saúde visitaram ontem os postos do Jardim Maricá e Vila Nova Aparecida
A obra de ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ponte Grande deve ficar pronta em julho. A previsão foi passada ontem, pelo secretário Municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, que afirmou também que com esta obra, a UBS do Jardim Maricá será beneficiada porque vai desafogar a demanda de pacientes
Com a ampliação, a unidade passará a ter atendimento ginecológico na nova sala de consultas de ginecologia e obstetrícia. A obra transformou o espaço físico do imóvel, passando de 200 metros quadrados para 380 metros quadrados.


A unidade de saúde terá ainda salas separadas para procedimentos de enfermagem, como coleta de material, vacinação e inalação, dispensário de medicamentos e almoxarifado. A unidade atende cerca de 15 mil habitantes, entre moradores do bairro e de regiões vizinhas, como Mogilar, Jardim Araci, Residencial Itapety e parte do Taboão. "O mais importante é que estamos conseguindo fazer isso sem interferência no atendimento, informou Carvalho. O investimento para a reforma da UBS da Ponte Grande é de R$ 330.683,65. Deste total, R$ 300 mil são recursos liberados pelo Governo Federal e o restante de contrapartida da Prefeitura. 






Visitas
Estas e outras melhorias foram comentadas ontem, durante a visita do secretário de Saúde e do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) nos postos de saúde do Jardim Maricá, no Rodeio e da Vila Nova Aparecida, em César de Souza, onde o prefeito falou sobre o Sistema Integrado de Saúde (SIS). 
Bertaiolli lembrou também que na segunda-feira, a reforma da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Vila Suissa em César de Souza, ficará pronta. A unidade terá um equipamento de raios x. Além disso, o prefeito anunciou que no dia 29 de julho, uma assembleia marcará o início da implantação do Serviço de Atendimento Móvel Urgente (Samu), que entrará em operação em setembro. 






SIS
Cerca de 150 mil mogianos estão cadastrados no Sistema Integrado de Saúde (SIS) e mais de 20 mil cartões foram feitos. O próximo passo será a implantação do prontuário eletrônico, que poderá ser consultado em qualquer posto.


Fonte:Mogi News

Câmara: Está confirmado: 23 vereadores em 2013

Parlamentares aprovaram por unanimidade, ontem, o aumento do número de cadeiras na Câmara; a medida é válida a partir da próxima legislatura
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

O aumento de sete vereadores vai gerar um gasto extra de R$ 5 milhões; o Movimento de Combate à Corrupção promete protestar
A cidade de Mogi das Cruzes terá a partir de 2013 um número recorde de vereadores. Os mogianos irão às urnas em outubro do ano que vem para eleger 23 representantes, sete a mais do que a atual legislatura. A ampliação, que deve gerar um gasto extra de R$ 5 milhões ao orçamento da própria Câmara Municipal, foi aprovada por unanimidade durante a sessão de ontem. O projeto de emenda à Lei Orgânica voltou ao plenário e, assim como ocorreu na semana passada, conquistou o voto favorável dos atuais 16 parlamentares. 
Enquanto recebe a aprovação total no Legislativo, o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) de Mogi das Cruzes planeja uma manifestação no sábado, no Largo do Rosário, no centro. Uma urna será utilizada para verificar se a população aprova esta mudança.


As eleições municipais de 2012 irão chegar ao fim superando os 21 representares que formavam a legislatura até 2003. Nos anos 70, 17 vereadores foram eleitos. O número foi sustentado até 1988, quando 12 nomes ocuparam o parlamento por apenas uma semana, até uma decisão da Justiça elevar para 21. A quantidade foi mantida por 15 anos, de 1988 até 2003, quando o judiciário novamente interferiu e, desta vez, obrigou a diminuição para 16. Na soma das duas alterações, os políticos estão com um saldo positivo de duas vagas. 
De acordo com o texto do projeto, o aumento ajusta o parlamento mogiano ao que determina a Constituição Federal. A mesma emenda aprovada em 2008 pelo Senado, utilizada como base no projeto para Mogi, determina que a ampliação não irá trazer nenhum aumento de gastos ao município. 
"Trata-se de uma questão legal e o número de 23 é o único que não traria nenhum questionamento jurídico", afirmou o presidente da Câmara, Mauro Araújo (PSDB). "O mais importante é que isso não trará aumento de gasto público. O orçamento continuará o mesmo, mas será dividido entre 23 gabinetes e não em 16 como é hoje", esclareceu Araújo.


A partir de agora, terá início a discussão de onde e como cortar os gastos. A diminuição dos serviços oferecidos aos gabinetes - combustível, número de ligações, cópias de documentos, postagem e viagens para a capital - deverão ser colocadas em prática. O corte de assessores parlamentares também é considerado uma possibilidade, mas os vereadores resistem a esta alternativa.




MCCE
Integrante do MCCE, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Marco Soares Junior, informou que o grupo estará das 10 às 15 horas do próximo sábado, no Largo do Rosário, organizando um manifesto contra a ausência da opinião pública no aumento de vereadores. "Vamos levar uma urna e saber o que a população pensa", adiantou.

Fonte:Mogi News

Com Medo: Comércio retira caixas eletrônicos

Devido a onda de furtos no Alto Tietê, os comerciantes pedem a remoção dos equipamentos bancários 24 horas
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

O aparelho no Mercado Municipal, instalado há seis meses, foi desativado devido a onda de furtos
Em Mogi existem 170 caixas eletrônicos espalhados por vários pontos da cidade, como em farmácias, postos de gasolina e supermercados. As informações são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nos últimos dias 12 postos de autoatendimento foram alvos de ações de criminosos no Alto Tietê. Por causa dos constantes ataques, os comerciantes estão fazendo a remoção dos equipamentos. Essa foi a atitude tomada pelo proprietário de um mercado do Alto do Ipiranga e do Mercado Municipal.


Há uma semana, a gerência de um comércio do Alto do Ipiranga optou, por medida de segurança, retirar o caixa eletrônico. "Cerca de cinco mil clientes passam diariamente por aqui, parte deles retirava o dinheiro e gastava. As pessoas sentem faltam do aparelho mesmo depois de termos colocado um aviso. Com o aumento dos assaltos não era vantajoso continuarmos com ele aqui", esclareceu o gerente geral Jaldo Ferreira.


O Mercadão também tomou a mesma atitude. Há cerca de 10 dias as pessoas que chegam para retirar o dinheiro se deparam com um aviso alertando sobre a suspensão do serviço. "Quem mais usava o caixa eletrônico era pessoas de outras cidades. O restante dos consumidores utiliza os cartões nos próprios boxes. Ele só foi desativado, mas não sabemos se ele pode voltar a funcionar. Fazia seis meses que o equipamento tinha sido instalado", informou a auxiliar administrativa Marlene Neves.


O vendedor autônomo Jarbas Mendes, de 81 anos, teve uma surpresa quando chegou ontem para retirar dinheiro no caixa 24 horas. "Usava sempre aqui porque fica mais perto que o banco. Fazia o saque para pagar contas. Não sabia que o caixa não estava funcionando mais", declarou.


A dona de casa Patrícia Andrea Valente Oliveira, 37, também utiliza os postos de autoatendimento e está sentindo falta do equipamento. "Às vezes retirava o dinheiro e já gastava no próprio mercado durante as compras", destacou.




Desistência 
O presidente do sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes, Francisco Cândido, afirmou que os constantes assaltos aos caixas têm provocado os comerciantes a pedir a retirada dos aparelhos. Para ele a tendência é continuar. "São os bancos que tiram o maior proveito dos caixas eletrônicos, porque eles funcionam como uma extensão das agências, por isso, eles que tem que cuidar da segurança", explicou. Cândido destacou que é necessário desenvolver mecanismos para dar mais segurança aos usuários e aos comerciantes. "Diferente das agências, os caixas não seguem nenhuma legislação ou regulamento de segurança", explicou.


Fonte:Mogi News