quarta-feira, 15 de junho de 2011

Nova unidade: UBS da Ponte Grande ficará pronta em julho

Secretário de Saúde diz que a ampliação vai desafogar os atendimentos feitos também na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Maricá
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

O prefeito Marco Auréilio Bertaiolli e a equipe da Secretaria de Saúde visitaram ontem os postos do Jardim Maricá e Vila Nova Aparecida
A obra de ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ponte Grande deve ficar pronta em julho. A previsão foi passada ontem, pelo secretário Municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, que afirmou também que com esta obra, a UBS do Jardim Maricá será beneficiada porque vai desafogar a demanda de pacientes
Com a ampliação, a unidade passará a ter atendimento ginecológico na nova sala de consultas de ginecologia e obstetrícia. A obra transformou o espaço físico do imóvel, passando de 200 metros quadrados para 380 metros quadrados.


A unidade de saúde terá ainda salas separadas para procedimentos de enfermagem, como coleta de material, vacinação e inalação, dispensário de medicamentos e almoxarifado. A unidade atende cerca de 15 mil habitantes, entre moradores do bairro e de regiões vizinhas, como Mogilar, Jardim Araci, Residencial Itapety e parte do Taboão. "O mais importante é que estamos conseguindo fazer isso sem interferência no atendimento, informou Carvalho. O investimento para a reforma da UBS da Ponte Grande é de R$ 330.683,65. Deste total, R$ 300 mil são recursos liberados pelo Governo Federal e o restante de contrapartida da Prefeitura. 






Visitas
Estas e outras melhorias foram comentadas ontem, durante a visita do secretário de Saúde e do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) nos postos de saúde do Jardim Maricá, no Rodeio e da Vila Nova Aparecida, em César de Souza, onde o prefeito falou sobre o Sistema Integrado de Saúde (SIS). 
Bertaiolli lembrou também que na segunda-feira, a reforma da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Vila Suissa em César de Souza, ficará pronta. A unidade terá um equipamento de raios x. Além disso, o prefeito anunciou que no dia 29 de julho, uma assembleia marcará o início da implantação do Serviço de Atendimento Móvel Urgente (Samu), que entrará em operação em setembro. 






SIS
Cerca de 150 mil mogianos estão cadastrados no Sistema Integrado de Saúde (SIS) e mais de 20 mil cartões foram feitos. O próximo passo será a implantação do prontuário eletrônico, que poderá ser consultado em qualquer posto.


Fonte:Mogi News