terça-feira, 26 de julho de 2016

Rio 2016: Tocha Olímpica 'passeia' pelasmãos de 47 pessoas em Mogi

Tour do maior símbolo olímpico passa pela cidade hoje; motoristas devem ficar atentos às interdições de vias
Foto: gráfico


gráfico
Mogi das Cruzes fica marcada hoje como uma das 329 cidades do Brasil a receber a passagem da Tocha Olímpica. Ela começará a percorrer as ruas de Suzano por volta das 9 horas (veja mais na página 8) e, depois, às 11 horas, ela chega ao município, onde percorrerá 8,5 km. O início do trajeto será a avenida Francisco Ferreira Lopes, em Brás Cubas. O evento termina às 12h30, sendo que o ponto final da Tocha será o ginásio municipal Hugo Ramos, no Mogilar. Ao todo, 47 pessoas conduzirão o símbolo olímpico pelas ruas mogianas. A Prefeitura de Mogi preparou ainda uma série de apresentações artísticas que ocorrerão durante o evento.
Na manhã de ontem, alguns pontos da cidade passaram pelos últimos ajustes antes de receber o evento olímpico. Uma loja de carros, que patrocina os Jogos Olímpicos, montava um palanque para receber o símbolo. O espaço fica na avenida Fernando Costa e será o ponto de parada do evento.
O revezamento da Tocha Olímpica em Mogi começará em Brás Cubas, na altura do cruzamento da avenida Francisco Ferreira Lopes e a rua Schwartzmann. No entanto, as placas de sinalização informando sobre a interdição foram colocadas apenas na proximidade com o viaduto professor Argeu Batalha, que fica algumas quadras após o endereço.
O símbolo olímpico vai percorrer ainda a rua Ipiranga, uma das principais vias do município. Em seguida, ele passará pelas ruas Coronel Cardoso de Siqueira e José Bonifácio. Nessas vias, os motoristas ficarão impedidos de estacionar os veículos. Os usuários de transporte público também devem ficar atentos aos trajetos que serão adotados pelos ônibus municipais nesse período. Uma faixa na praça Coronel Almeida alertava os passageiros sobre a mudança.
A Tocha Olímpica passará também pelas ruas Brás Cubas e Barão de Jaceguai, além das avenidas Vereador Narciso Yague Guimarães e Manoel Bezerra de Lima Filho. 
Trânsito
Os motoristas devem evitar a região de Brás Cubas, do centro e do Mogilar nesta manhã. Essas são as áreas em que a Tocha Olímpica passará no município. A Prefeitura de Mogi das Cruzes recomenda que as pessoas não circulem nessas regiões das 11 às 15 horas. Algumas faixas informando sobre as interdições foram espalhadas pela administração municipal, mas vários trechos percorridos pela reportagem do Mogi News não contavam com a sinalização.

Fonte:Mogi News

Contracapa Mogi News

Contracapa
Foto: Daniel Carvalho


JUNJI ABE ANUNCIA DESISTENCIA A PRE CANDIDATURA A PREFEITO DE MOGI
Ausência
Como era de se esperar, apesar do clima festivo no encontro do PR de ontem para oficializar o apoio ao pré-candidato a prefeito Marcus Melo (PSDB), o postulante a vice na chapa, vereador Juliano Abe (PSD), e seu pai, ex-deputado federal Junji Abe (PSD), não compareceram.

Indisfarçável
Não havia nem como disfarçar a ausência, uma vez que em todos os encontros partidários realizados para anunciar apoios aos nomes que disputarão a eleição de outubro em nome do atual governo, Junji e Juliano, desde a desistência do primeiro em concorrer ao pleito majoritário, estiveram presentes e discursando.

Vítima
Não bastasse o fato de tradicionalmente ser adversário do principal nome do PR, o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, Junji foi alvo de ataques do partido, ainda em pré-campanha eleitoral, durante propaganda na TV. O fato foi preponderante para ele abrir mão de tentar voltar à Prefeitura de Mogi.

Solidário
Justamente por isso, mesmo sendo o pré-candidato a vice de Marcus Melo, Juliano Abe foi solidário a seu pai e, não por menos, fez questão de não aparecer ao evento de apoio do PR a sua chapa. Solidariedade motivada como filho e como correligionário do mesmo partido de Junji.

Armando volta
Por falar em PR, o diretório de Itaquá preparou uma publicação especial de oito páginas com as conquistas do ex-prefeito Armando Tavares Filho, o Armando da Farmácia, na área da saúde. No material são destacadas construção de novas UBSs, ampliações, implantação do Samu, abertura do Centro de Especialidades da Mulher, entre outras ações.

Campanha
A publicação entregue em Itaquá é uma ação prévia da candidatura do ex-prefeito Armando da Farmácia, que tentará comandar a cidade novamente. Conforme a coluna apurou, ele já teria acertado suas pendências com a Justiça e estaria preparando sua campanha eleitoral, que deve ser lançada em breve.

Zika
O prazo para pesquisadores e cientistas inscreverem projetos que contribuam na prevenção, diagnóstico e tratamento de infecções causadas pelo vírus Zika e doenças correlacionadas foi prorrogado até 10 de agosto. O edital prevê R$ 65 milhões para desenvolvimento de estudos.

Fonte:Mogi News

Convenção: PR oficializa aliança com pré-candidatura tucana

O deputado estadual Marcos Damasio anunciou ontem, durante convenção do PR, que não vai concorrer à Prefeitura de Mogi das Cruzes e que a legenda apoiará a futura chapa de Marcus Mello (PSDB) e Juliano Abe (PSD) ao Executivo
Foto: Amilson Ribeiro


Marcos Damasio disse que acredita na capacidade de Marcus Melo em ser prefeito
O deputado estadual Marcos Damasio anunciou ontem, durante convenção do PR, que não vai concorrer à Prefeitura de Mogi das Cruzes e que a legenda apoiará a futura chapa de Marcus Mello (PSDB) e Juliano Abe (PSD) ao Executivo.
No encontro, promovido no escritório político do partido, foram lançados ainda os 35 nomes que concorrerão a vagas na Câmara mogiana, sendo 24 homens e 11 mulheres.
Em seu discurso, Damasio, que também é presidente do diretório do PR no município, disse que abriu mão da candidatura própria em favor do planejamento do partido, que é de se manter forte em Brasília, que hoje tem 40 deputados federais e é uma das maiores bancadas da Câmara Federal, e dar continuidade à ampliação na Assembleia Legislativa de São Paulo, com a meta de dobrar em 2018 o número atual de três deputados estaduais.
"Tenho plena convicção de que estamos apoiando um nome que tem capacidade para gerenciar a cidade, que conhece a Prefeitura de Mogi, que sabe o dia a dia da administração, que é uma pessoa de extrema confiança do prefeito Marco Bertaiolli (PSD), que, a nosso ver, tem feito uma grande administração. Mogi cresceu muito nos últimos oito anos em diversas áreas e em time que está ganhando não se mexe e o PR julga ser essa a melhor decisão", argumentou o parlamentar.
Marcus Mello, presente no anúncio, afirmou que a parceria com o PR vem somar e fortalecer a pré-campanha. "Estamos consolidando, hoje, a nossa campanha com o apoio de um partido sério e organizado, que conta com seis vereadores e 35 nomes ao Legislativo. É particularmente um momento de grande felicidade pra mim poder contar com Marcos Damasio, que é um amigo nosso, um amigo da cidade e com o qual pude desenvolver bons projetos para Mogi. O meu sentimento é de gratidão", disse o pré-candidato do PSDB.
Câmara
Damasio aposta em pelo menos manter o número atual de vereadores na Câmara. "Temos, hoje, a maior bancada do Legislativo mogiano com seis vereadores e nossa meta é ocupar de seis a sete cadeiras para continuarmos sendo maioria e influir politicamente em benefício dos mogianos", concluiu o deputado.

Fonte:Mogi News

Eleição: Marcus Melo recebe apoio de igrejas e pastores evangélicos

Nas últimas semanas, pré-candidato tem sido convidado para reuniões com lideranças de várias denominações
Foto: Daniel Carvalho


Pastor Gilberto de Paula é o coordenador da Frente Evangélica de Mogi em prol do pré-candidato tucano
O pré-candidato à Prefeitura de Mogi das Cruzes pelo PSDB, Marcus Melo, tem conquistado cada vez mais aliados para a eleição. Além de lideranças comunitárias e quase duas dúzias de partidos políticos na cidade, o tucano agora conta com o apoio de igrejas evangélicas no município. O pastor Gilberto de Paula, da Assembleia de Deus, Ministério Madureira, é coordenador da Frente Evangélica (FE) em prol da dobradinha Marcus Melo/ Juliano Abe.
O movimento, segundo ele, consiste na busca por adesão, com coleta de assinaturas de pastores e lideranças de diferentes congregações, em prol dos candidatos indicados pelo atual prefeito Marco Bertaiolli (PSD).
"Tudo o que foi feito ao longo dos últimos anos foi para o desenvolvimento da cidade, com obras e serviços positivos e com grande participação da comunidade evangélica em diversos trabalhos sociais e também na educação. Queremos a continuidade desses projetos e, portanto, vamos apoiar Marcus Melo e Juliano Abe, que são indicados pelo prefeito Bertaiolli", disse Gilberto de Paula, informando que um grande evento em agosto oficializará a mobilização.   
Nas últimas semanas, o prefeiturável do PSDB tem sido convidado para reuniões com lideranças de diversas denominações. Na maioria dos encontros, ele é recepcionado por grupos formados de cem a 200 pessoas. Foi o caso, por exemplo, do encontro de líderes evangélicos realizado na última semana no Clube Vila Santista, sob coordenação do vereador e candidato à reeleição Carlos Evaristo da Silva (PSD). Lá estiveram presentes membros da Igreja do Evangelho Quadrangular (da qual é responsável), da Igreja Batista Ebenzer e da Igreja Plenitude da Fé. 
"O jeito simples e objetivo de falar do 'Marquinhos' (Marcus Melo), além da desenvoltura e garantia de continuidade dos trabalhos e projetos realizados até então por Bertaiolli, e sendo ele (Marcus Melo) o indicado do prefeito, não há por que os evangélicos desaprovarem essa candidatura", afirmou Carlos Evaristo. "Trata-se de um apoio de peso, especialmente porque nós evangélicos representamos 40% da população de Mogi". 
Para o tucano, ter o apoio de grande parte das lideranças religiosas da cidade será de grande importância para a disputa eleitoral. "O nosso compromisso é cuidar das pessoas e fico muito feliz e agradecido pelo grande apoio que estamos recebendo das igrejas evangélicas de Mogi. Estivemos reunidos com quase uma centena de pastores de dezenas de igrejas e sempre recebemos uma palavra amiga de apoio, de incentivo. Isso me emociona muito, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e vamos trabalhar muito para honrar a confiança de todos", comentou Marcus Melo.


Fonte:Mogi News

Alckmin sanciona lei que altera regras para ingressos na PM


         
O governador Geraldo Alckmin sancionou, na sexta-feira (22/7), a Lei de Ingresso da Polícia Militar. O documento altera e padroniza a entrada de candidatos na corporação, que antes dependia de cada edital. O anteprojeto foi criado pelo secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho.

“Isso traz segurança jurídica, critério de ingresso e ainda estabelece uma carreira única que permite ascensão, preservando essa instituição secular que é a Polícia Militar de São Paulo, que se moderniza todos os dias com novas tecnologias para bem servir o povo paulista”, afirmou o governador Geraldo Alckmin durante o evento desta tarde.

O Projeto de Lei Complementar 23/2016 formaliza o ingresso na PM, tanto para quem aspira à vaga de soldado, quanto para quem deseja o oficialato. O PLC, enviado há um mês para Assembleia Legislativa, foi aprovado em apenas uma semana.

A nova Lei Complementar diminui o limite de altura em cinco centímetros: as mulheres, que antes deviam ter até 160, agora podem ingressa com altura mínima de 155 cm; os homens, de 165 cm para 160 cm.

Outra mudança está na idade mínima para participar do concurso. Antes, os editais determinavam apenas que o candidato tivesse concluído o Ensino Médio. Com a lei, é preciso que, além de ter fechado o colegial, o ingressante tenha no mínimo 17 anos. Dessa forma, aquele que começar a carreira como praça, sairá da Escola Superior de Soldados (ESSd) com 18 anos. Já o que entrar como oficial, se formará na Academia do Barro Branco (APMBB) com, no mínimo, 20 anos.

Por fim, altera ainda a idade máxima para ingresso. A nova legislação determina que os futuros policiais tenham, no máximo, 30 anos para o concursos gerais da PM e 35 para os quadros específicos (Oficiais de Saúde e Músicos). Essa medida, porém, não limita a idade dos já policiais, que podem subir de patente sem um limite etário – o soldado ou cabo, por exemplo, pode se tornar oficial independente da idade.

Fonte:Jornal A Semana