sábado, 9 de julho de 2016

O governador Geraldo Alckmin entregou um novo trem para a Linha 11-Coral


O governador Geraldo Alckmin entregou na quarta-feira, 6, um novo trem para a Linha 11-Coral-Expresso Leste (Luz-Guaianazes) da CPTM. Essa é a primeira composição que entra em operação de um lote de 65 unidades encomendadas.
“Serão dois trens por mês, num total de 65 trens. Cada um tem oito carros, então serão 520 carros a mais. Zero quilômetro, com tecnologia de ponta, salão contínuo de passageiros, câmeras de vídeo e maior motorização”, comentou Alckmin sobre os benefícios dos novos trens, destacando também a diminuição de paralisação, de lotação nos vagões e mais horários à disposição, melhorando a qualidade do serviço.
Todos os trens possuem ar-condicionado, os passageiros têm passagem livre entre os carros, as câmeras monitoram a parte externa e interna e os vagões são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico, áudio e espaço para cadeirantes). Possuem também monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.
Segundo o governador, o primeiro e o próximo trem irão para a Linha 11, por ser das mais movimentadas. “O terceiro irá para a Linha 7, mas toda a Região Metropolitana será beneficiada”, disse.

 Fonte:Jornal A Semana

AMAZÔNIA: Funai rejeita pedido para forçar contato com tribos indígenas isoladas

AMAZÔNIA:
Funai rejeita pedido para forçar contato com tribos indígenas isoladas
Funai rejeita pedido para forçar contato com tribos indígenas isoladas
Pedido foi feito por dois antropólogos dos EUA. Em resposta, Funai afirmou que contato forçado expõe tribos a doenças e violência
8 jul, 2016
 Funai rejeita pedido para forçar contato com tribos indígenas isoladas
Funai diz que política de contato já foi tentada e teve resultados catastróficos (Foto: EBC)
O Brasil rejeitou e teceu fortes críticas ao pedido de dois antropólogos americanos para forçar o contato com tribos indígenas isoladas da Amazônia de forma a garantir a sobrevivência delas.

Em uma carta aberta divulgada na última quinta-feira, 7, e assinada por 18 especialistas em políticas indígenas, a Fundação Nacional do Índio (Funai) rejeitou a visão de Robert Walker e Kim Hills, que afirmaram que permanecerem isoladas “não é uma opção viável a longo prazo” paras as tribos na Amazônia que nunca tiveram contato externo. Estima-se que há entre 50 e 100 tribos nessa situação.

Walker e Kim são professores das universidades do Missouri e do Arizona. No ano passado, eles publicaram um artigo na revista Science defendendo que “o contato controlado é a única maneira possível de proteger essas tribos”. Os antropólogos criticaram a política brasileira, classificada por eles de “política do deixem eles sozinhos” e afirmaram que “o contato controlado é melhor que nenhum contato”.

No entanto, os especialistas da Funai argumentam que o contato pode gerar grandes riscos, incluindo a perda de terras e recursos para pessoas violentas, a exposição a doenças contra as quais os índios não têm nenhuma imunidade e a perda da autonomia das tribos. O órgão afirma que a política de contato já foi tentada e teve resultados catastróficos.

“Nunca há um controle absoluto em situações de contato. […] Vale lembrar que a prática adotada pelo Brasil durante a intensa expansão econômica das décadas de 1970 e 1980, resultou na ampla desintegração e morte de indígenas que, até então nunca tiveram contato externo”, diz a carta da Funai.

O órgão afirma que o crescimento observado nas últimas décadas na população de tribos isoladas em várias partes da Amazônia prova que a política do órgão de mapear, monitorar e respeitar a autonomia das tribos é a forma correta de protegê-las.

A decisão da Funai foi elogiada pelo grupo de direitos humanos britânico Survival International. O grupo classificou o artigo dos antropólogos americanos como “perigoso e equivocado”.

Sarah Shenker, integrante do grupo que se dedica à preservação de tribos indígenas, disse em entrevista à Reuters que a Funai tem pleno conhecimento da situação e sabe exatamente como proceder. “A mensagem deles é bem sensata. São eles que estão em campo, observando o que acontece em casos em que há o contato”.


Fonte:Jornal Impresso Brasil

DESMATAMENTO: Pau-rosa corre risco de extinção na Ásia A exploração madeireira ilegal ameaça a sobrevivência do pau-rosa na Ásia 9 jul, 2016


 Pau-rosa corre risco de extinção na Ásia
Pau-rosa corre risco de extinção na Ásia
O comércio de pau-rosa é estimulado pela demanda da próspera classe média da China por mercadorias antes reservadas aos ricos (Foto: Wikimedia)
Em 13 de maio, com a expectativa de preservar as florestas do país, o novo primeiro-ministro do Laos, Thongloun Sisoulith, proibiu a exportação de madeira. Um membro do governo disse que a proteção ambiental é uma de suas prioridades. Mas um relatório publicado em 24 de junho pela Agência de Investigação Ambiental (EIA) sugeriu que a proibição não será posta em prática pelos funcionários locais e, caso seja, a medida tardia não evitará a erradicação do pau-rosa no Laos e no Camboja.

Assim como o comércio ilegal de chifres de rinoceronte e pele de tigre, o comércio de pau-rosa é estimulado pela demanda da próspera classe média da China por mercadorias antes reservadas aos ricos. Nesse caso, o hongmu, ou móveis feitos com a madeira do pau-rosa no estilo da dinastia Qing. O pau-rosa siamês é um dos mais valorizados dos 33 tipos de árvores usadas para fazer hongmu.

Há cinco anos, a Tailândia tinha cerca de 90 mil pés de pau-rosa, mais do que em qualquer outro lugar do mundo. Porém a EIA disse que “um volume significativo ou quase todas as árvores” foram cortadas ilegalmente antes do comércio de pau-rosa ter sido regulamentado pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES).

Essa história lamentável está se repetindo no Laos e no Camboja. De junho de 2013 a dezembro de 2014, o Vietnã e a China, inclusive Hong Kong, importaram mais de 76 mil metros cúbicos de pau-rosa siamês, mais do que o total do número de árvores cultivadas na Tailândia em 2011. Segundo Jago Wadley da EIA, o Vietnã é o caminho pelo qual a madeira entra na China. Da quantidade total da madeira importada, 83% era proveniente do Laos e 16% do Camboja.

Fonte:Jornal Impresso Brasil

NESTA DATA A Revolução Constitucionalista de 1932 Em 9 de julho de 1932, soldados paulistas se revoltaram contra a ditadura Vargas, dando início ao maior conflito armado no Brasil 9 jul, 2016


 A Revolução Constitucionalista de 1932
A Revolução Constitucionalista de 1932
Voluntário paulista da Revolução Constitucionalista (Foto: Wikipédia)
No dia 9 de julho de 1932, soldados paulistas deram início ao maior conflito armado no Brasil. Cerca de 135 mil homens se revoltaram contra o governo federal, comandado pelo ditador Getúlio Vargas, em uma mobilização de proporções históricas que ficou conhecida como Movimento Constitucionalista. Os paulistas exigiam que o país aprovasse uma Constituição e fosse mais democrático.

Em 1930, Vargas havia tomado o poder do presidente eleito naquele ano, Julio Prestes, instaurando uma ditadura no país e dando fim à República Velha.

Uma dos principais pivôs do conflito foi a sensação de perda de poder da classe dominante de São Paulo, que passou a exigir mais participação no governo federal.

Getúlio, em resposta, negou-se a dividir o poder com os paulistas e ameaçou nomear um interventor de fora para governar o estado. Os paulistas se revoltaram e pegaram em armas, colocando o estado contra o resto do país.

O conflito armado durou três meses e deixou quase 900 soldados paulistas mortos, quase o dobro das perdas da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. O desequilíbrio entre as forças governistas e constitucionalistas era enorme.

Embora o movimento tenha originado de reivindicações da classe dominante paulista, acabou atraindo a participação popular. Jornais  e emissoras de rádio do estado faziam campanha pela revolução.

Os paulistas foram derrotados, mas o movimento não foi em vão. Levou à convocação da Assembleia Nacional Constituinte dois anos depois. Até hoje, a importância da Revolução de 32 é um dos fatos históricos menos analisados do país. Os livros didáticos ainda trazem pouca informação sobre o ocorrido, geralmente sob a ótica getulista.

Fonte:Jornal Impresso Brasil

Mogi: PMDB deve ‘ressuscitar’ Thamara Strelec para ser vice de Gondim 7 de julho de 2016

Mogi: PMDB deve ‘ressuscitar’ Thamara Strelec para ser vice de Gondim
7 de julho de 2016
Molde
O vereador e presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PMDB) afirmou ontem que a professora universitária Thamara Strelec poderá ser confirmada como vice do pré-candidato Luiz Carlos Gondim (SD) nos próximos dias. De acordo com o presidente do Legislativo mogiano, Thamara ainda integra as fileiras do PMDB e estaria finalizando um curso de doutorado na Espanha: “Ela se colocou a disposição do partido e estamos conversando. Existe uma boa possibilidade de ela participar da eleição pelo PMDB”, afirmou  Araújo. A volta de Thamara a cena política em Mogi poderá ser considerada por muita gente como uma ressuscitação da agora professora que na década passada já foi vice de Gondim, mas a chapa acabou sendo derrotada. Thamara chegou a trabalhar no governo do ex-prefeito Jorge Abissamra em Ferraz, antes de se afastar da política para ingressar na vida acadêmica.

Fonte:O Jornal do POVO Oi.

Em dívida com os prefeitos, Condemat faz hoje a primeira reunão na sede em Mogi

Em dívida com os prefeitos, Condemat faz hoje a primeira reunão na sede em Mogi
8 de julho de 2016
bertaiolli alckimin
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) realiza hoje, dia 8, a sua 14ª reunião ordinária. O encontro de prefeitos será o primeiro na sede própria do órgão, em Mogi, no edifício Helbor Corporate, no Centro Cívico. Além de uma vistoria nas novas dependências do Condemat, a pauta contempla também a discussão de outros assuntos, como os cuidados que os administradores municipais precisam ter neste período eleitoral e a deliberação de assuntos administrativos e financeiros. A finalização da transferência da estrutura do Condemat para a nova sede no centro Cívico, em Mogi, foi efetivada há 15 dias. Com a mudança, o Consórcio do Alto Tietê passa a ser um dos únicos do Brasil a contar com um prédio próprio e planejado para comportar todas as suas atividades, como as das câmaras técnicas, que realizam uma média de 10 reuniões por semana.
“Apresentaremos aos prefeitos esse importante investimento feito pelo Condemat, que passa a ter sede própria, eternizada, com uma organização enxuta e estruturada para que o Consórcio possa atuar, plenamente, como um formulador de políticas públicas para as prefeituras do Alto Tietê”, ressalta o presidente do Condemat, Marco Bertaiolli (PSD). “Será uma reunião bastante especial e uma marca histórica para o Condemat, no papel ideal de um consórcio”, acrescenta.
A apresentação da nova sede do Condemat aos prefeitos está marcada para às 10 horas. A expectativa é sobre a participação ou não de todos os prefeitos nessa reunião de apresentação a sede definitiva do consórcio. Reservadamente vários prefeitos reclamam da falta de ações políticas e de resultados do consórcio que tenta, desde novembro do ano passado, agendar uma reunião entre os prefeitos e o governador Geraldo Alckmin (PSDB). As tentativas do consórcio em oficializar esse encontro ainda não foram bem sucedida.

Fonte:O Jornal do POVO Oi.

Filha de Roberto Jefferson anuncia candidatura à sucessão de Cunha

09/07/2016 13h12 - Atualizado em 09/07/2016 14h18
Filha de Roberto Jefferson anuncia candidatura à sucessão de Cunha
Cristiane Brasil (PTB-RJ) pretende concorrer à presidência da Câmara.
Segundo assessoria, ela tentará buscar votos do 'Centrão' e do PSDB.
Deputada Cristiane Brasil durante discurso no plenário da Câmara (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Do G1, em Brasília
FACEBOOK
 Deputada Cristiane Brasil durante discurso no plenário da Câmara (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Deputada Cristiane Brasil durante discurso na Câmara (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) anunciou neste sábado (9), por meio da assessoria, que vai disputar a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados.
A parlamentar fluminense, que é filha do delator do mensalão Roberto Jefferson, é a primeira mulher a lançar candidatura para o cargo que ficou vago com a reunúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 
Cristiane Brasil chegou a presidir o diretório nacional do PTB por um ano e meio. Ela assumiu a função em dezembro de 2014, quando Roberto Jefferson foi preso no regime semiaberto por conta da condenação no processo do mensalão. 
A pena de Roberto Jefferson foi perdoada em março deste ano pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com base no decreto presidencial do indulto natalino. Ele reassumiu a presidência do PTB em abril. 
saiba mais
Maranhão anula ato de líderes e mantém eleição na quinta-feira
Um dia após renúncia, Câmara já tem seis candidatos à presidência
Roberto Jefferson reassume presidência nacional do PTB
O substituto de Cunha assumirá o comando da Câmara em um “mandato-tampão” até fevereiro, quando será realizada nova eleição para um mandato de dois anos.
De acordo com a assessoria de Cristiane Brasil, a deputada tentará buscar votos da bancada feminina da Câmara, dos partidos do chamado "centrão" e de parlamentares do PSDB.
A petebista, no entanto, ainda não formalizou a candidatura junto à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, o que deverá ser feito, segundo a assessoria, na próxima segunda-feira (11).
Outros candidatos
Além de Cristiane Brasil, outros deputados já anunciaram que vão participar do pleito. Um deles é o primeiro-secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), que também ainda não oficializou a candidatura.
Até o momento, seis candidatos já formalizaram a participação na eleição prevista para acontecer na próxima semana.Veja quais são:
–  Fausto Pinato (PP-SP): advogado, tem 39 anos e está em seu primeiro mandato. Chegou a ser eleito relator do processo contra Cunha no Conselho de Ética, mas foi substituído.
– Carlos Gaguim (PTN-TO): administrador, o deputado de 55 anos também está no primeiro mandato. Foi vereador e deputado estadual no TO. Governou o estado após a cassação do então governador Marcelo Miranda e do vice Paulo Sidnei pelo TSE, em 2009.
– Carlos Manato (SD-ES): médico, o deputado de 58 anos está no quarto mandato. É o atual corregedor da Câmara e já ocupou cargos de suplente na Mesa Diretora.
– Marcelo Castro (PMDB-PI): médico de 66 anos, foi ministro da Saúde do governo da presidente afastada Dilma Rousseff. Como deputado, está no quinto mandato.
– Fábio Ramalho (PMDB-MG): empresário, o deputado está no terceiro mandato consecutivo na Câmara. Ele já foi prefeito do município de Malacacheta (MG), entre 1997 e 2004.
– Heráclito Fortes (PSB-PI): funcionário público, o deputado está no quinto mandato na Câmara. Ex-senador, ele também foi prefeito de Teresina.

Data da votação
Há um impasse em torno do dia em que a eleição para escolher o sucessor de Cunha será realizada. O presidente em exercício da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), agendou a votação para a próxima quinta-feira (14).
No entanto, líderes partidários querem antecipar o pleito em dois dias. Eles chegaram a marcar uma sessão para a eleição na terça-feira (12). Maranhão, contudo, anulou a decisão e manteve a votação para quinta.
Racha na base
Diante de um alto número de candidaturas, o Palácio do Planalto articula, nos bastidores, uma saída para que a eleição na Casa corra sem risco de provocar um racha na base aliada ao governo Michel Temer.
Uma das ações costuradas nos corredores do palácio é a tentativa de que as legendas governistas definam um nome de consenso da base até o momento da votação. Assim, avalia o Planalto, Temer não precisaria passar pela situação de apoiar publicamente um deputado e se desgastar com os demais.
Segundo o G1 apurou, um mapeamento do Planalto apontou que a renúncia de Cunha, esperada há algumas semanas, resultou na movimentação de 10 a 12 parlamentares da base para suceder o peemedebista no comando da Câmara.
Na avaliação dos principais conselheiros do presidente em exercício, o mais importante neste momento é o Palácio do Planalto não “carimbar” o apoio a algum candidato, por exemplo, do partido “A”, pois, com isso, as legendas “B, C e D” poderão, por pressão política, deixar de votar projetos de interesse do governo na Casa.

Fonte: G1.com

FHC é internado no Hospital do Coração para colocar marca-passo

09/07/2016 11h20 - Atualizado em 09/07/2016 13h32
FHC é internado no Hospital do Coração para colocar marca-passo
Ex-presidente notou oscilação no batimento quando fazia exercício.
Segundo assessoria, operação terminou bem e ele deve ter alta no domingo.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso posa para foto no Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) em São Paulo, em março de 2012 (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)
Do G1 São Paulo
FACEBOOK
 O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso posa para foto no Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) em São Paulo, em março de 2012 (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso posa para foto em seu instituto (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), de 85 anos, deu entrada no Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, na manhã deste sábado (9), confirmou o hospital. Segundo a assessoria do Instituto FHC, a cirurgia para instalar um marca-passo correu bem e o tucano deve ter alta no domingo (10).
saiba mais
FHC será internado para colocar marca-passo em hospital de SP
Segundo um parente, FHC notou oscilação no batimento cardíaco na quinta-feira (8), quando fazia exercícios. Seu personal trainer notou que a pulsação não aumentou e recomentou que o ex-presidente procurasse um cardiologista.
Nesta sexta-feira, o agrônomo e amigo do ex-presidente Xico Graziano, disse que ele estava bem. "Ele fez exames em casa. Eu estava preocupado com as notícias divulgadas e fui checar. Falei com ele mesmo, está bem. Vai colocar marca-passo", disse ao G1 Graziano.

Fonte: G1.com

INFORMAçãO: PTB e SD farão convenções dia 22, na sede da Câmara

INFORMAçãO
PTB e SD farão convenções dia 22, na sede da Câmara

 8 de julho de 2016  Comentários (0)  Informação  1
Os partidos Solidariedade e PTB já definiram a data para as convenções municipais que deverão oficializar a candidatura do deputado Luiz Carlos Gondim Teixeira a prefeito de Mogi das Cruzes, nas eleições de outubro próximo. Serão no próximo dia 22, uma sexta-feira, entre 19 e 22 horas, na Câmara Municipal, cujo prédio já foi reservado para receber os filiados das duas agremiações. Mas apesar de se anteciparem na data para definição de seus candidatos a prefeito e vereador, os partidos ainda enfrentam o mesmo problema que, até o final da última semana, era um complicador também para seus principais adversários, os candidatos situacionistas: a falta do nome que deverá compor, ao lado de Gondim Teixeira, a dobradinha que irá concorrer à Prefeitura. Alguns nomes já vêm sendo sondados, segundo informam pessoas ligadas às legendas, mas ainda faltam algumas concordâncias antes que o martelo venha a ser batido. De certo, somente uma coisa: conforme acordo firmado entre Gondim e o deputado Campos Machado, o vice deverá ser alguém filiado ao PTB. O entendimento é parte do acordo firmado entre ambos, quando acertou-se a coligação, que teve as bênçãos do comando da Força Sindical, cujo principal líder, Paulo Pereira da Silva, é o fundador do Solidariedade. E se depender da composição dos dois partidos no Município, as convenções unificadas poderão contar com um bom público. Afinal, são 1.100 filiados somente do Solidariedade, enquanto o PTB garante ter cerca de 3.800 membros. Durante o encontro, também serão homologados os 35 candidatos a vereador que cada legenda terá na disputa pelas 23 vagas do Legislativo. Com isso, fica estabelecido que os dois partidos irão se coligar somente nas eleições majoritárias. Nas proporcionais, será mesmo cada partido trabalhando por seus candidatos. A campanha municipal vai, cada vez mais, ganhando forma na Cidade.

Fonte:O Diário de Mogi

ação ousada: Quadrilha tenta roubar carro-forte

ação ousada
Quadrilha tenta roubar carro-forte
Quadrilha fortemente armada tentou roubar valores de um carro-forte na noite de ontem, na rodovia Índio Tibiriçá, no distrito de Palmeiras
Foto: Hélio Torchi/Cedida


Ao fugir da polícia, bando roubou e incendiou diversos veículos ao longo da pista
No começo da noite de ontem, uma quadrilha fortemente armada tentou roubar um carro-forte na rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), na divisa de Suzano com Ribeirão Pires.
O fato aconteceu quando, conforme apurado inicialmente, o carro-forte teria quebrado na pista e outro veículo, ao chegar para fazer o transbordo de valores, foi tomado de assalto pelos criminosos. No entanto, quando as viaturas da Polícia Militar começaram a chegar rapidamente, os bandidos se dispersaram, passando a roubar vários veículos ao longo da rodovia e incendiá-los durante a fuga, provocando a interdição de trechos da via.
O helicóptero Águia, além da equipe da Força Tática e diversas viaturas de Suzano, região e dos arredores de Ribeirão Pires foram acionadas e, até o fechamento desta matéria, prosseguiam nas buscas aos assaltantes que, segundo informações da polícia, não chegaram a levar nenhuma quantia.
Também não foi confirmado se houve confronto entre os ladrões e os policiais, porém, munição de grosso calibre, provavelmente disparada contra os vigilantes do carro-forte foi apreendida e encaminhada para a perícia.
Ainda de acordo com a apuração preliminar, o carro-forte teria sido levado pelos criminosos, que fugiram da polícia em alta velocidade. Porém, o veículo acabou sendo abandonado e foi levado para a empresa, cujo nome não foi divulgado.
O Corpo de Bombeiros apagou as chamas dos veículos, entre eles uma van escolar, mas não foi informada a ocorrência de feridos e nem quantos carros foram incendiados no total.
A população, entretanto, ficou bastante assustada com o cenário de guerra.

Mogi News

Sacadura Cabral Túnel terá frentes de trabalho interligadas nesta segunda

Sacadura Cabral:
Túnel terá frentes de trabalho interligadas nesta segunda
Na mesma data será feita pela Prefeitura de Mogi uma nova vistoria na obra, que neste ponto está 73% concluída
As frentes de trabalho no sentido centro-bairro e bairro-centro para construção da passagem subterrânea da Praça Sacadura Cabral, na região central de Mogi das Cruzes, se encontrarão nesta segunda-feira, exatamente sob a linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Na mesma data será feita pela prefeitura uma nova vistoria na obra, que neste ponto está 73% concluída. No total, incluindo o segundo túnel previsto no projeto, 48% dos trabalhos já estão terminados, ou seja, praticamente metade.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, "as duas frentes deverão se encontrar sob a linha férrea. A escavação será de aproximadamente 60 centímetros e, a partir da conclusão do serviço, será possível observar as duas partes do túnel unidas".
Após essa etapa, deverão ser executados imediatamente os serviços de reforço estrutural da parte superior do túnel, bem como a continuação dos serviços de impermeabilização e de revestimento secundário das paredes e lajes. No momento, aproximadamente 200 pessoas, entre contratados diretos pelo consórcio responsável pela obra e por empresas terceirizadas, trabalhavam na execução do projeto.
O chefe da pasta adiantou o balanço dos trabalhos. Segundo os dados, o túnel 2, responsável por interligar as ruas Doutor Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa, está 73% concluído. A previsão de entrega é dezembro deste ano. Já o túnel 1, previsto para o final de 2017 e que ligará as ruas Cabo Diogo Oliver e Adhemar de Barros, no momento está com 2% dos trabalhos finalizados.
A construção da passagem subterrânea é resultante de um investimento de 
R$ 128,8 milhões, sendo R$ 98.166,000,00 do Ministério das Cidades e 
R$ 30.685.445,30 municipais.
Imóveis
O processo de desapropriação dos imóveis que precisam ser demolidos para a execução das obras poderá ser concluído nos próximos dias. O prazo de espera, no entanto, também não impactará no andamento do projeto.
Em entrevista concedida no mês passado, a secretária de Assuntos Jurídicos, Dalciani Felizardo, informou que quatro imóveis ainda encontram-se em fase de desapropriação. Destes, três aguardam decisão judicial para que o processo seja concluído.

Fonte:Mogi News

Vítimas do fretado reclamam de falta de apoio

Vítimas do fretado reclamam de falta de apoio
Famílias se abraçam durante homenagem às vítimas do acidente. (Foto: Edson Martins)
 9 de julho de 2016  Comentários (0)  QUADRO DESTAQUE  Like
Famílias se abraçam durante homenagem às vítimas do acidente. (Foto: Edson Martins)
Famílias se abraçam durante homenagem às vítimas do acidente. (Foto: Edson Martins)

Um mês após a tragédia com o ônibus dos estudantes que matou 18 pessoas e feriu 28, no quilômetro 84 da Rodovia Mogi-Bertioga, familiares das vítimas e sobreviventes voltaram ontem ao local do acidente para prestar homenagem aos filhos e amigos mortos. Cerca de 30 pessoas participaram do ato, que foi marcado pela emoção e pela indignação com a fala de apoio por parte da Prefeitura de São Sebastião e da União do Litoral, empresa responsável pelo transporte entre a Baixada e as universidades de Mogi das Cruzes.

A estudante Gabriela Leite Braz, de 18 anos, aluna do segundo ano do curso de Engenharia Civil e uma das sobreviventes do ônibus, afirma que um mês depois, ainda não recebeu sequer um telefonema da Prefeitura ou da empresa oferecendo suporte. O namorado dela, Daniel Bertoldo, morreu no acidente, assim como vários amigos.

Até agora, ela não conseguiu atendimento psicológico. “O que está me dando forças é saber que meus amigos que foram embora estão olhando por mim lá de cima”, diz. Gabriela conta que procurou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de São Sebastião, onde recebeu a garantia de que seria atendida. “Mas até agora, nada”, pontua.

O zelador Jairo Viana de Oliveira, de 44 anos, pai do estudante Guilherme Mendonça de Oliveira, de 19 anos, morto no acidente, conta que o único contato feito com a família pelo poder público chegou por meio de uma funcionária do Programa de Saúde da Família (PSF) de Barra do Una, também quase um mês após a tragédia, marcando consulta com psicólogo para ele e a mulher (que não conseguiu juntar forças para participar da homenagem). “Mesmo assim, não foi uma iniciativa da Prefeitura ou da empresa. Essa pessoa foi até a gente porque nos conhece”, ressalta.

O descaso de São Sebastião fica mais evidente quando familiares das vítimas falam que foram procurados, mas por representantes de outras cidades, conforme conta o caseiro Otacílio Pereira de Lima Filho, de 53 anos. A única filha dele, Rita de Cássia Alves de Lima, de 19 anos, morreu no acidente. “Eu vou processar a empresa, a Prefeitura, e quem mais for responsável. Nem ao próprio motorista deram assistência, imagina como ficamos nós? Todo mundo tem meu telefone, meu endereço, mas ninguém entrou em contato. Agora, é só esperar a Deus. Mas eu vou até o fim”, desabafa.

Ele conta que a Câmara de Bertioga e a Prefeitura do Guarujá, “que não têm nada a ver com a situação”, o procurou para oferecer ajuda. “Mas, quem deveria nos dar assistência nem apareceu, e ainda fica mentindo para todo mundo”, completa.

Em nota, a empresa União do Litoral afirma que desde o dia 9 de junho “tem prestado assistência necessária a todas as famílias” que a acionaram. “Foram atendidas, inclusive, com veículo e motorista para deslocamento de alta hospitalar e exames médicos”, garante.

Já a Prefeitura de São Sebastião, responsável pela contratação do fretamento do ônibus, disse que tem prestado assistência às famílias, desde o dia da tragédia, e que implantou um Posto de Atendimento específico no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Boiçucanga, com orientação jurídica, psicológica e social.

Fonte:O Diário de Mogi

Estruturado: Condemat terá sede e fechará ano com R$ 1 milhão em caixa

Estruturado
Condemat terá sede e fechará ano com R$ 1 milhão em caixa
Presidente do consórcio Marcos Bertaiolli disse que trabalhos desenvolvidos serão reunidos em uma publicação
Foto: Divulgação


Primeira reunião do Condemat no novo espaço, no edifício Helbor Corporate, aconteceu ontem com 3 prefeitos
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) vai terminar o ano com 
R$ 1 milhão em caixa e com uma sede própria adquirida por pouco mais de R$ 1 milhão. A informação foi divulgada pelo presidente da entidade e prefeito de Mogi das Cruzes, Marcos Bertaiolli (PSD), que administra o consórcio desde 2015. Ontem ocorreu a primeira reunião do grupo no novo espaço, que ocupa parte do nono andar do edifício Helbor Corporate, no Centro Cívico, em Mogi.
Bertaiolli avaliou que o Condemat se consolidou nos últimos anos. "O Condemat é um consórcio estruturado, perenizado e com uma estrutura enxuta, pois tem apenas quatro funcionários. Recebemos a instituição do Sebastião Almeida (PT) (prefeito de Guarulhos) organizada e com cerca de 
R$ 1 milhão em caixa. Iremos entregá-la em dezembro com uma sede própria e 
R$ 1 milhão disponível", afirmou. Ele ressaltou que as contas do consórcio foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). 
De acordo com o presidente, a nova sede será entregue quitada para a próxima administração. Ele acrescentou que nos próximos meses o consórcio comprará novos móveis para o espaço. "Temos uma ampla garagem e um heliponto que poderá ser usado na visita do governador ou algum secretário de Estado", acrescentou.
Segundo Bertaiolli, o montante disponível em caixa pode ser utilizado para viabilizar trabalhos que promovam o desenvolvimento regional. "Isso vale para qualquer modalidade ou área que os municípios estejam precisando. O Condemat está muito bem estruturado, instalado e pronto para ser um prestador de serviço na assessoria da administração municipal", esclareceu.
O presidente informou que todos os trabalhos que foram desenvolvidos pelo consórcio nos últimos meses serão reunidos em uma publicação. "Estamos consolidando, por meio das câmaras técnicas, as sugestões que foram aprovadas e as implementações de projetos. Vamos reunir tudo através de uma publicação até o fim do ano. Depois, isso será encaminhado para todas as prefeituras que fazem parte do consórcio", ressaltou.
Para Bertaiolli, o próximo presidente que assumirá o Condemat ficará com a responsabilidade de prosseguir com o trabalho desenvolvido pela entidade. Sobre a indenização do dinheiro gasto pelas cidades com pacientes que possuem plano de saúde, o prefeito de Mogi informou que os procuradores da prefeitura estão preparando ações judiciais que possam embasar a cobrança que será feita à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O assunto havia sido discutido na última reunião.
Consórcio agendará reunião com Alckmin
Uma reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve ser agendada nos próximos dias
Uma reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve ser agendada nos próximos dias. A viabilização do encontro entre os 11 prefeitos e Alckmin é tentada desde o início do ano. O presidente do consórcio Marco Bertaiolli (PSD) afirmou que durante o encontro, os administradores tratarão sobre a obra da alça de acesso do Rodoanel na altura de Suzano e a duplicação da rodovia Mogi-Dutra (SP-88), no trecho de Arujá.
Bertaiolli declarou que a função do Condemat é ser a voz do Alto Tietê para questões que afetem os municípios. "A alça de acesso do Rodoanel e a duplicação da Mogi-Dutra são algumas obras pendentes. Entendemos o momento que o Estado de São Paulo está passando com a queda de arrecadação, diminuição de receita e dificuldade em manter os investimentos que estavam programados, mas seria muito oportuno que houvesse uma conversa sobre isso", ressaltou.
Para o presidente, é preciso esclarecer aos prefeitos em qual situação cada obra se encontra no momento. "São algumas dúvidas que o governo do Estado precisa explicar", acrescentou.
O presidente avaliou que a relação do Condemat com o governo do Estado é muito boa e que alguns investimentos já foram liberados para a região. "Temos em Mogi, por exemplo, a avenida das Orquídeas, que possui recursos estaduais e beneficiará cidades vizinhas. Em Arujá existe a avenida Mario Covas, que foi inaugurada e conta com investimentos do Estado. É preciso concluir, executar e saber o que vem pela frente", salientou. (L.N.)
Prefeitos se licenciam da diretoria em época eleitoral
Com a chegada do período eleitoral, algumas restrições foram impostas aos candidatos que disputarão a eleição de outubro
Com a chegada do período eleitoral, algumas restrições foram impostas aos candidatos que disputarão a eleição de outubro. As regras restritivas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) valem também para os prefeitos que integram a diretoria do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Ao todo, quatro administradores serão licenciados dos cargos durante esse período.
O presidente do Condemat, Marco Bertaiolli (PSD), esclareceu que o licenciamento dos prefeitos da diretoria não impede sua atuação nas reuniões. No entanto, ele avaliou que, com a aproximação das eleições, a participação dos prefeitos candidatos à reeleição deve diminuir. Essa afirmação foi constatada na reunião de ontem, que contou com a presença apenas do prefeito de Santa Isabel, Gabriel Bina (PV) e do prefeito em exercício de Ferraz de Vasconcelos, José Izidro Neto (PMDB), além de Bertaiolli. Segundo o consórcio, Adriano Toledo (PR), de Guararema, Mamoru Nakashima (PSDB), de Itaquaquecetuba, Marcos Borges (PPS), de Poá e Benedito Rafael da Silva (PSD), de Salesópolis, foram os prefeitos que se licenciaram da diretoria do Condemat. (L.N.)

Fonte:Mogi News

Rede declara apoio a Marcus Melo

Rede declara apoio a Marcus Melo
Muniz discursa durante o encontro. (Foto: Eisner Soares)
 9 de julho de 2016  Comentários (0)  DESTAQUE  Like
Muniz discursa durante o encontro. (Foto: Eisner Soares)

A Rede é o oitavo partido político a assumir o compromisso de integrar a futura coligação do PSDB e PSD, que lançará os pré-candidatos Marcus Melo e Juliano Abe na disputa eleitoral pela Prefeitura de Mogi. O apoio foi oficializado ontem à noite, em cerimônia no Hotel Ibis, com a presença de 100 pessoas, entre vereadores, lideranças partidárias e representantes de diversos setores da sociedade civil. Até o momento, além do PSDB, PSD e Rede, o PSB, PCdoB, PP, DEM e PSC também integram o grupo apoiado pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD).

A porta-voz estadual da Rede, Alessandra Monteiro, se referiu ao encontro como “um ato público para marcar o compromisso que a Rede está assumindo de construir um programa para transformar Mogi em uma cidade sustentável”. Alessandra disse ainda que, apesar de representar especialmente os jovens e as mulheres, a legenda também valoriza o conhecimento dos políticos mais experientes, referindo-se ao prefeiturável Marcus Melo e outros de peso presentes ao evento, como o presidente do PSD local, o ex-prefeito Junji Abe, e o vice-prefeito José Antônio Cuco Pereira (PSDB), que na condição de representante do prefeito, destacou em seu discurso a atuação dos jovens na política e a importância do apoio deles à chapa “que vai dar prosseguimento aos projetos desenvolvidos pela atual administração”.

O porta-voz do partido em Mogi, o jovem Fernando Muniz, aproveitou o momento para lançar a sua pré-candidatura a vereador. Ele também reforçou as bandeiras da Rede com relação à sustentabilidade e alegou que decidiu apoiar Melo e Juliano Abe porque pretende participar da construção programática do plano de governo da futura coligação.

“Isso vai ao encontro das principais propostas da Rede, que estão relacionadas à pluralidade política e ao respeito à diversidade, em defesa dos direitos das minorias. Nossa proposta é a de fazer um projeto de governo plural, que possa trabalhar em conjunto, dando espaço a diferentes vozes e projetos diversos”, explica Muniz, único pré-candidato da Rede. Ele defende a necessidade de “uma voz jovem na Câmara”. As suas principais bandeiras são a criação de mais cursos profissionalizantes e maior integração entre os distritos mais afastados do Município.

Melo também destacou a importância da parceria “na construção de um novo projeto político para Mogi” e falou sobre a importância de dar espaço para gente nova na política. Ele disse que atualmente, com tanto acesso à tecnologia e informação, a nova geração não aceita imposições, por isso precisa ser ouvida e convencida sobre as propostas. Melo também reforçou o compromisso de ampliar os investimentos em cultura e educação.

Fonte:O Diário de Mogi

Câmara de Suzano Vereadores decidirão entre 19 e 20 vereadores para 2017

Câmara de Suzano
Vereadores decidirão entre 19 e 20 vereadores para 2017
Sessão que definirá o número de parlamentares para no próximo ano deve ocorrer na próxima quarta-feira
Foto: Divulgação


Sugestão foi encabeçada pelo vereador Cláudio Anzai (PSDB), que defende o equilíbrio financeiro da Casa
Os vereadores de Suzano terão que decidir entre 19 e 20 cadeiras para a próxima legislatura durante sessão marcada para próxima quarta-feira. A escolha, apesar de simples, pode terminar nas mãos da Justiça Eleitoral, já que a Casa de Leis ainda não entrou em consenso sobre o assunto.
No momento, um projeto de alteração de Lei Orgânica do Município (LOM), que prevê 19 vereadores, e duas emendas, sendo uma para 17 e outra para 20 parlamentares em 2017, tramitam no Legislativo. Segundo o presidente, Dênis Cláudio da Silva (DEM), apena uma das duas emendas tem validade.
"A emenda com 17 e o projeto com 21 vereadores já foram votados e rejeitados na semana passada e não podem ser mais reapresentados no mesmo ano, conforme prevê a lei municipal. O vereador (Cláudio Anzai-PSDB) foi informado disso, sobre o fato de não ter validade, mas mesmo assim protocolou, só não entendo por qual motivo", declarou.
Já Anzai informou que o objetivo de sua ação é mostrar que os vereadores precisam ceder um pouco e conseguir chegar a um ponto comum. "Quero mostrar que é preciso rever as decisões e tentar aprovar 17 ou, no máximo, 19 parlamentares para o próximo ano. Que seja um meio termo ou então quem decidirá será o juiz eleitoral", declarou.
Dênis cogita a possibilidade de encaminhar o caso para a Justiça. "Se até a sessão de quarta não tiver acordo, na quinta-feira já acionamentos a Justiça e ela é quem decidirá quantos vereadores teremos em 2017", pontuou.
A redução de vereadores, que recebeu apoio só de 11 parlamentares inicialmente, é necessária para o equilíbrio financeiro da Casa de Leis. Isso porque o repasse da prefeitura para o Legislativo deverá cair 1% em 2017, uma vez que número de habitantes de Suzano já deve superar os 300 mil, sendo este o limite para que seja estipulado o valor encaminhado para a Câmara anualmente. "Hoje, com a média de 285 mil habitantes, o repasse é de 6% do Orçamento. Em 2017, o número deve superar os 300 mil e a Constituição define que neste caso o repasse cai para 5%", explicou.
Com essa queda, a Câmara pode perder até R$ 500 mil por mês. "Supondo que o Orçamento seja de R$ 500 milhões no ano que vem, o repasse passará de R$ 30 milhões para R$ 25 milhões, sendo um impacto de quase R$ 500 mil a menos por mês".

Fonte:Mogi News