terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Dilma 'cospe no prato em que comeu', diz FHC


Dilma 'cospe no prato em que comeu', diz FHC
Segundo ex-presidente tucano, Dilma é 'ingrata' ao não reconhecer gestão econômica do PSDB no comando do Planalto
26 de fevereiro de 2013 | 2h 04
Notícia
    A+ A-
Assine a Newsletter
Dilma 'cospe no prato em que comeu', diz FHC



Marcelo Portela e Ricardo Brito - O Estado de S.Paulo
BELO HORIZONTE, BRASÍLIA - Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem, em entrevista antes do seminário tucano realizado em Belo Horizonte, que a presidente Dilma Rousseff "é ingrata e cospe no prato em que comeu". O ex-presidente deu a declaração ao lado do senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à disputa do Palácio do Planalto em 2014.

Veja também:
Planalto corteja os irmãos Gomes para minar pretensão presidencial de Campos 
Resgate de FHC por tucanos cristaliza duelo com Lula e PT

O ataque de FHC é uma resposta ao discurso de Dilma feito na semana passada, no evento de comemoração, em São Paulo, dos dez anos de governo petista no País. Na ocasião, além de ter sua reeleição lançada pelo antecessor e padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente afirmou que os petistas não receberam herança alguma das gestões tucanas. "Nós construímos", disse Dilma à militância na quarta-feira passada. "O que a gente pode fazer quando a pessoa é ingrata? Nada. Cospe no prato em que comeu", respondeu ontem FHC.

A condução da economia do País vem ditando o debate entre os pré-candidatos à Presidência. No mesmo dia da festa petista em São Paulo, Aécio discursou na tribuna do Senado e exaltou a gestão econômica do correligionário FHC, cujo governo foi de 1995 a 2002. Enquanto tucanos dizem ser os responsáveis pelas bases macroeconômicas ainda em vigor, petistas afirmam ter mudado os rumos do desenvolvimento do País, chamado os adversários de neoliberais.

Na entrevista de ontem, FHC afirmou que o PT fez "uma usurpação". "O que aconteceu no Brasil foi usurpação de projeto. Só que como ele é usurpado, não faz direito. Vai e vem, recua, não tem coragem de dizer que vai privatizar", disse o ex-presidente, "Eles (petistas) tinham duas grandes metas. Uma ligada ao socialismo e outra à ética. De socialismo nunca mais ninguém falou. E ética, meu Deus, não sou eu quem vai falar a respeito do que está acontecendo no Brasil."

Aécio também falou antes do seminário, criado pelo PSDB para discutir justamente a conjuntura econômica. Não quis comentar as declarações do ex-ministro Ciro Gomes, segundo quem os possíveis adversários de Dilma em 2014, incluindo ele, Marina Silva e Eduardo Campos, "não têm visão" nem "projeto" para o País.

No Congresso. Ainda ontem, o vice-líder tucano no Senado, Alvaro Dias (PR), apresentou requerimento de convite para que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, explique a política econômica adotada pelo governo.

A intenção dos tucanos é usar a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) como palanque para, ao provocar o ministro, mirar no Planalto. Dias criticou as constantes previsões frustradas de Mantega em relação aos rumos da economia que, na opinião dele, têm levado o País à perda de credibilidade. Os tucanos querem ainda explicações sobre a "mágica contábil" feita no final do ano passado pelo governo para fechar as contas da área fiscal.

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), afirmou que a base aliada não deve criar qualquer empecilho para a aprovação vinda de Mantega. "O convite, eu acho absolutamente pertinente e não há nenhuma conotação de que o governo não queira atender as demandas do Senado para debater algo importante: a situação econômica", disse. "Teremos tempo para debater a matéria com essa tranquilidade, de quem quer debater com absoluta transparência essa questão." Para Braga, contudo, é necessário antes conversar com o próprio ministro para saber se aceita o convite. Mesmo que o requerimento seja aprovado pela comissão, o convidado pode recusar a ida ao Congresso. Apenas no caso de convocação é que o comparecimento se torna obrigatório. O líder do governo admite que o assunto só deve ser apreciado pela comissão daqui a duas semanas, uma vez que o colegiado deve eleger seu presidente e demais integrantes hoje.

Fonte:Estado de S.Paulo

Estevam prepara licitação para hospital


Estevam prepara licitação para hospital
TER, 26 DE FEVEREIRO DE 2013 00:21
A-A+

Estevam acredita que a publicação de edital para construção do hospital deve ocorrer em breve / Foto Edson Martins


O deputado Estevam Galvão de Oliveira (DEM) visitou a Redação de O Diário na manhã de ontem (25) e informou que, nas próximas semanas, o Governo do Estado de São Paulo deverá lançar a licitação para contratação da empresa que realizará a construção do futuro hospital estadual de Suzano. As obras são aguardadas há bastante tempo, já que representarão uma nova alternativa de atendimento médico público na Região. O projeto prevê investimentos de aproximadamente R$ 25 milhões e a expectativa é de que os novos serviços comecem a operar em 2014.

A publicação do edital para construção do hospital estadual de Suzano estava prevista inicialmente para o dia 2 de fevereiro, e acabou sendo adiada para o dia 22. Porém, o processo licitatório não foi lançado. Para Estevam, a publicação deve ocorrer em breve. “Estive com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) há uma semana e ele ligou para o secretário de Saúde, Giovanni Cerri, que informou a data do dia 22 de fevereiro. Infelizmente, o poder público está sujeito a adiamentos como esse. Mas, não tenho dúvida de que o edital será publicado nas próximas semanas”.

O projeto prevê a construção do hospital público, que terá dois pavimentos e serviços completos de atendimento, no imóvel do Hospital Auxiliar de Suzano, pertencente ao Hospital das Clínicas de São Paulo. Os investimentos incluem ainda a construção de um centro de diagnóstico por imagem, que funcionará em anexo. Além disso, o Hospital Auxiliar também será inteiramente reformado. “Todos os serviços serão contratados por meio de um único edital, porém, o cronograma vai priorizar a construção do novo hospital”, explicou o deputado. (Júlia Guimarães)

Fonte:O Diário de Mogi

Espaço para grafiteiros divide opiniões


Espaço para grafiteiros divide opiniões
TER, 26 DE FEVEREIRO DE 2013 08:00
A-A+

Muro da agência mogiana do INSS é um dos pontos pichados por vândalos na Cidade / Foto Arquivo


A Prefeitura de Mogi busca alternativas para acabar com as pichações, que vêm se alastrando e tomando conta de prédios públicos, privados e mudando o perfil da Cidade. O assunto deve ser tratado nos próximos dias por representantes das secretarias municipais de Cultura, Educação e Segurança Pública, que vão discutir alternativas para o problema, como a possibilidade de liberar espaços específicos para que os grafiteiros possam expor sua arte.

Só que mesmo antes de ser oficializada, a proposta já encontra resistência por parte dos segmentos sociais e entidades de classe, que não acreditam na eficiência da medida pela natureza intransigente dos vândalos. Todos defendem maior rigor na fiscalização e realização de campanhas de conscientização para tentar minimizar a situação.

A sugestão é da Cultura, que pretende abrir áreas públicas para tentar atrair os grafiteiros e pichadores, garantindo espaço para que possam expor sua arte e integrá-los a outros movimentos ligados à música e dança de rua. Também está sendo cogitada a criação de oficinas de grafite, mas o secretário municipal de Segurança, coronel Eli Nepomuceno, afirma que ainda não existe nada definitivo sobre a questão. “Trata-se apenas de uma ideia a ser discutida como saída para o problema. Antes de qualquer decisão é necessário analisar a viabilidade e os custos”, observa.

O secretário argumenta ainda que a intenção é a de promover um debate sobre a política que o Poder Público deve adotar para lidar com o problema. Nepomuceno afirma que o assunto deverá ser tratado “com calma”, alegando que antes de qualquer decisão é necessário promover um amplo debate na Cidade, consultar a sociedade civil organizada e a própria comunidade para definir e tornar público um projeto nesse sentido.  (Silvia Chimello)

Fonte:O Diário de Mogi

Buraco amplia riscos a motoristas


Buraco amplia riscos a motoristas
TER, 26 DE FEVEREIRO DE 2013 08:00
A-A+

Valdete Eurico de Aguiar mora em frente à cratera aberta na Rua Veríssimo João de Carvalho, que já causou vários acidentes / Foto Jonny Ueda


Um buraco de 30 centímetros de profundidade, na Rua Veríssimo João de Carvalho, próximo ao número 369, no Jardim Universo, em Braz Cubas, vem incomodando motoristas que trafegam na via. Como ele está um tanto profundo, os carros chegam a cair nele. Até um acidente de moto envolvendo um motoboy foi registrado há pouco tempo no local. A cratera está ali há três meses, de acordo com moradores, que afirmam já terem feito reclamações à Prefeitura Municipal, mas sem sucesso. O problema se agrava, ainda, porque outro buraco se formou bem próximo a esse, mas de pequeno porte.

“Eu reclamei, mas não adiantou. Isso foi antes do Natal, e até agora nada foi feito. Aliás, a rua inteira está toda esburacada. Já vi casos de motoristas que tiveram os seus carros danificados por terem passado nesse buraco. Todo dia eu passo ali para ir ao trabalho”, diz o vigilante Ricardo da Silva Passos, de 32 anos.

A dona de casa Valdete Eurico de Aguiar, de 50 anos, mora bem em frente ao local e comenta que está “cansada” de ouvir o barulho dos carros. “Esses dias mesmo teve um entregador de pizza, de moto, que passou pelo buraco direto e foi parar na avenida que dá acesso ao Córrego dos Canudos. Estava chovendo e ele não viu a cratera, que também não está tão visível para quem vem de longe”, observa Valdete.

O motorista José Menino, de 45 anos, conta que, para desviar de uma depressão, caiu em outra: “Por sorte, não ocorreu nada. O meu carro caiu dentro da maior, mas eu consegui sair. Quem desce a rua não enxerga o buraco, que, por causa da chuva, está ficando muito maior”. Ele espera que a Prefeitura de Mogi tome as providências necessárias. “Se não der para arrumar de imediato, pedimos que seja colocada alguma placa que sinalize que ali há um buraco, pois do jeito que está é de dar medo”, destaca.

A Prefeitura de Mogi afirma, por meio de nota, que equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos foram enviadas ao local para averiguar a situação. O reparo será incluído no cronograma de serviços. (Maria Salas)

Fonte:O Diário de Mogi

Rúbia Da Rós Soares e Ediel Braz Soares e Carolina Stella Mara Da Rós Soares



Rúbia Da Rós Soares e Ediel Braz Soares  e  Carolina e Stella Mara Da Rós Soares



Se és rico , agradece a Deus os bens recebidos .
Que seja a tua riqueza uma corrente de utilidade permanente de onde todos partilhem .
Pede sempre a Deus , sabedoria e discernimento para usar com proveito a fortuna que recebestes .
 

Abraço do Luizinho da Vila .

Fonte: Social Osny Garcez

Que maldade!


Daniel Carvalho

Que maldade!
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) atacou de dentista durante a entrega do posto de saúde do Jardim Santos Dumont III no último sábado. Ao sentar o dentista e vereador Cláudio Miyake na cadeira como paciente, ele ainda fez questão de perguntar qual era o aparelho que causava mais dor. Bom, diante da expressão de Cláudio Miyake para não abrir a boca de jeito nenhum, Bertaiolli realmaente conseguiu assustar (e muito) o paciente.

Fonte: Mogi News

Crise Santas Casas ameaçam fazer greve



Crise
Santas Casas ameaçam fazer greve
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Divulgação

Representantes de Santas Casas de todo o Estado se reuniram ontem na Assembleia Legislativa
As Santas Casas de Mogi das Cruzes, Suzano e outras centenas de hospitais filantrópicos de todo o Estado de São Paulo ameaçam suspender o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Em data a ser definida, no mês de abril, as instituições devem paralisar as consultas eletivas em ambulatório e cirurgias. Apenas casos emergenciais deverão ser atendidos. 
A decisão drástica, na verdade, faz parte de um movimento estadual liderado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) para pressionar o Ministério da Saúde a reajustar a tabela do SUS. 
Segundo levantamento da Fehosp, neste início de 2013, juntas, as Santas Casas do Estado e hospitais filantrópicos estão com dívidas de R$ 12 bilhões, que até o fim do ano devem chegar a R$ 17 bilhões, isso levando em conta o déficit anual de R$ 5 bilhões nos contratos e convênios com o SUS. 
Além disso, segundo a entidade representativa, a cada R$ 100 gastos na assistência pública, apenas R$ 65 são ressarcidos pelo governo. "Esse déficit de 35% a 40% é ainda maior nos atendimentos de média e alta complexidades. Esta distorção, aliás, é a principal origem da dívida de R$ 12 bilhões", comentou o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS), ao fim da reunião realizada ontem na Assembleia Legislativa para o movimento "Reajuste já!", do qual participaram provedores de Santas Casas e hospitais filantrópicos de todo o Estado, além de deputados federais, estaduais, assim como o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), entre outras autoridades. 
Hoje, um novo encontro está programado para ocorrer em Brasília. "A proposta é fazer com que os deputados e senadores deixem de votar propostas de interesse do governo até que o Ministério da Saúde se manifeste e atenda a esse reajuste, caso contrário, não haverá alternativa a não ser a paralisação, mesmo que seja de 24 horas, dos serviços eletivos". Segundo ele, a instituição continua com déficit mensal de quase R$ 3 milhões.

Fonte:Mogi News

Boca no trombone E agora, Bento? Marilei Schiavi


Boca no trombone
E agora, Bento?
Marilei Schiavi

Não conheço um católico que não esteja se perguntando o que realmente fez com que o primeiro papa da era moderna renunciasse. Poder, escândalos, hipocrisia, rede de traições, divisão da Igreja, crise do Vaticano. São muitas as teorias de conspiração e informações contraditórias a confundir a cabeça dos católicos ou de quem quer realmente entender o que está acontecendo com o mundo da Igreja. 
Bento XVI paralisa o seu papado em meio a muitas interrogações e se despede dos fiéis com o gosto de quem está entre a santidade, com a coragem da renúncia, e o desespero de fazer uma tentativa de retomada da Igreja. As razões de sua desistência diante do poder do Vaticano talvez nunca sejam confirmadas, mas os especialistas vão fundo quando discutem o legado de quem faz parte de uma história de poder. Bento XVI fez um sacrifício para salvar a Igreja? 
Ontem mesmo, o chefe da Igreja Católica da Escócia, cardeal Keith O´Brien, pediu demissão como arcebispo de St. Andrews e Edimburgo após ser acusado de "atos impróprios" cometidos há 33 anos. Segundo o Vaticano, o papa aceitou o pedido de demissão por ´motivos de idade´. O´Brien deveria participar do conclave que elegerá o novo pontífice. Entretanto, junto com o anúncio de demisão, informou que não irá ao Vaticano para a eleição. Ele seria o único britânico a participar do conclave.

A Folha de São Paulo estampou ontem a seguinte manchete: "Busca pelo poder dividiu a igreja, diz arcebispo". E o jornal afirma que na véspera de embarcar para Roma, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, disse que a renúncia do papa representa um "gesto profético" diante das divisões internas da Igreja Católica provocadas pelo "carreirismo". 
O arcebispo vai ser um dos cinco cardeais brasileiros que estarão no conclave. Aliás, o próprio Vaticano informou ontem que Bento XVI aprovou mudanças na legislação para que os cardeais possam iniciar o conclave antes do prazo estipulado para escolha do novo papa, de 15 dias após a morte ou renúncia de um pontífice. Apesar da mudança, no entanto, não há confirmação de que a reunião será antecipada, nem existe uma data marcada para o início do ritual de escolha do sucessor. 
Diante de tantas interrogações, resta a nós, católicos, rezar pelo papa. Ops, rezar para dois papas! Porque Bento XVI precisará de muita oração também!

Marilei Schiavi é jornalista, radialista, diretora de Jornalismo da Rádio Metropolitana e mestre em Ciências Sociais pela PUC

Fonte:Mogi News