domingo, 19 de junho de 2011

Após acidente com cavalo, Aécio ficará afastado por dez dias; senador reclama de dores, diz médico

Após acidente, senador Aécio Neves posa para foto ao lado do médico ortopedista Rodrigo Lasmar
Após acidente, senador Aécio Neves posa para foto ao lado do médico ortopedista Rodrigo Lasmar
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) tem reclamado de muitas dores após ter sofrido uma queda de cavalo, na última sexta-feira (17), na fazenda de sua família na cidade mineira de Cláudio (133 km de Belo Horizonte). O senador quebrou cinco costelas e a clavícula do lado direito.
O médico do tucano, Rodrigo Lasmar, informou que Aécio deverá ficar em repouso absoluto por dez dias, prazo no qual não deverá comparecer ao Senado.
Aécio está usando uma tipoia para ajudar na recuperação da lesão na clavícula, informou o médico. “Ele está sentido dor. A fratura na costela dói muito, porque só de respirar e se movimentar um pouco já causa dor. Esses dez primeiros dias são o período mais crítico, mas são necessários para a diminuição da dor com o repouso quase que absoluto”, informou Lasmar, que também é médico da seleção brasileira de futebol.
Segundo ele, o senador, que está em repouso no seu apartamento em Belo Horizonte, vai ser avaliado continuamente. “Ele está com medicação para controlar a dor, e o repouso ajuda bastante. A medicação é ministrada para que ele suporte bem esse período mais crítico.”
O prazo de recuperação total do acidente deverá ser de seis a oito semanas “Após esses dez dias, ele deverá retomar gradativamente as suas atividades, mas tudo vai depender da resposta que o organismo dele nos der”, explicou o médico.
24 horas internado
Na última sexta-feira, Aécio foi atendido em hospital da capital mineira, onde permaneceu por 24 horas.
Lasmar explicou que o senador, nesse período, passou por tomografia computadorizada, que apontou as fraturas. “Eu pedi a ele que ficasse esse período no hospital para que a gente pudesse controlar melhor a dor.” O tucano teve alta no início da noite deste sábado (18).


Fonte:Uol.com

"Meu coração ainda está na Band", diz Datena no "Programa do Gugu"

http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20110619172208.jpg
O apresentador José Luiz Datena participou ao vivo do "Programa do Gugu" neste domingo, 19. 


Durante um papo com Gugu, Datena falou da antiga emissora e acabou dizendo: "aqui na Band". Em seguida corrigiu: "lá na Band".


"Tenho grandes amigos na Band. Estou feliz pela contratação, mas triste por ter perdido a convivência com meus amigos de lá. Meu coração ainda está na Band", explicou o apresentador.


Datena elogiou a atual estrutura da Record e fez referência ao passado quando, segundo ele, a emissora só tinha jornalismo e dois programas de auditório: "Hoje a Record é uma emissora completa. A única capacitada para conquistar a liderança no Ibope".


 O apresentador também falou sobre a contratação do comandante Almiton pela Record: "Eu não mandei Amilton vim para a Record primeiro para que eu pudesse ir depois. As negociações comigo foram difíceis".


No final da sua participação Datena comentou alguns assuntos polêmicos como a "marcha da maconha" e conversou com o comandante Amilton que estava ao vivo no helicóptero da Record.


O novo "Cidade Alerta" estreia nesta segunda-feira (20), às 17h00.


Fonte:Uol.com

Alckmin diz ser contra CPI para investigar sigla de Kassab

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse neste sábado (18) ser contrário à abertura de uma CPI que investigue o uso da máquina pública municipal para ajudar a criar o PSD, sigla capitaneada pelo prefeito Gilberto Kassab.


Durante o lançamento de uma campanha de vacinação contra a poliomielite, Alckmin afirmou que respeitará a decisão da Câmara sobre instalar ou não a comissão, mas que "não faria nenhuma CPI por causa disso, não".


André Vicente/Folhapress
São Paulo, SP, BRASIL, 18-06-2011 08h09: Abertura da Campanha de Vacinação Infantil, que ocorreu na manhã de hoje (18/06) que contou com a presença do Ministro da Saúde Alexandre Padilha, do Governador Geraldo Alckimin e do prefeito Gilberto Kassab no Parque Regina, região de Campo Belo, zona sul de São Paulo. Na foto: Ministro Alexandre Padilha, o governador Geraldo Alckimin e o prefeito Kassab. Foto: André Vicente/Folhapress, CIDADES) ***CAPA DIÁRIO OUT***
O prefeito Gilberto Kassab, o ministro Alexandre Padilha e o governador Geraldo Alckimin na campanha de vacinação
Prefeito procura ex-aliado para tirar satisfação
Para Kassab, uso da prefeitura para criação do PSD é 'exceção'
Lista de apoio para criar PSD em SC tem assinatura de mortos


Ao acudir Kassab, também presente no evento, o governador lembrou que o responsável pelo "episódio ocorrido em uma subprefeitura" paulistana já foi exonerado do cargo.


Referia-se a Roberto Rodrigues, assessor da Subprefeitura da Freguesia do Ó. Na semana passada, ele recebeu um repórter da Folha no gabinete do suprefeito Valdir Suzano e lhe entregou uma ficha de apoio ao PSD.


Na mesma semana, "O Estado de S. Paulo" publicou reportagem mostrando um e-mail na qual uma servidora da Subprefeitura da Zona Sul pedia a colegas que assinassem a lista de apoio à sigla.


O documento é uma exigência legal para a fundação do partido.


Para tirar o PSD do papel, Kassab precisa do apoio de 490,3 mil eleitores. As assinaturas devem ser colhidas em, pelo menos, nove Estados.


INVESTIGAÇÕES


Liderada pelo PT, a oposição tenta emplacar uma CPI para apurar o caso --se bem sucedida, poderá complicar a vida do PSD, arriscado a ficar de fora das eleições no ano que vem.


Na quinta-feira, o Ministério Público Eleitoral de São Paulo abriu uma investigação sobre as irregularidades na coleta das assinaturas.


Kassab atribuiu a ex-aliados o vazamento de informações contra ele. Na semana passada, o prefeito subiu o tom contra Rodrigo Garcia, secretário estadual de Desenvolvimento Social.
"Vocês querem acabar comigo, mas sou eu que vou acabar com vocês", disse Kassab ao ex-aliado.


No lançamento da campanha de vacinação, Alckmin criticou o excesso de novas legendas.


"O Brasil não deveria ter tantos partidos. A fragmentação partidária, com mais de 30 partidos, é muito ruim."


Para o governo, "a falta de reforma política" explica o inchaço no número de siglas.


Fonte:Folha.com

Lula defende Dr. Hélio e diz que oposição 'achincalha' PT

ORG XMIT: xxx SUMARE (SP) 18 06 2011 PODER Encontro Estadual das Macros - PT em Sumaré, terá como objetivo principal definir a tática eleitoral e a linha política partidária para o pleito O evento contará com as principais lideranças e dirigentes da legenda, como o presidente nacional, Jose Dirceu,o ex presidente Luiz Inacio Lula da Silva e o ministro Alexandre Padilha além de prefeitos petistas do ABC e possíveis postulantes ao Paço. Serão 1300 delegados do Estado Jorge Araujo Folhapress 703
O ex-presidente Lula com companheiros do PT, entre eles Marta Suplicy, senadora, e José Dirceu


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou plateia de petistas para sair em defesa do prefeito de Campinas, Doutor Hélio (PDT), durante evento em Sumaré (SP), na manhã deste sábado (18).
A mulher do político, Rosely Nassim, e o vice-prefeito Demétrio Vilagra, que é do PT, são acusados pelo Ministério Público de Campinas de fraude e desvio de verbas da prefeitura.


Dirceu defende Doutor Hélio e ataca vereadores tucanos
FHC diz que Lula deve ter 'algum problema psicológico'
"Não vamos esquecer: em 1989, tentaram colocar uma camisa do PT num dos sequestradores do Abílio Diniz. Não vamos esquecer: o vice de Campinas estava de férias com a mulher quando estamparam cartazes de procurado no aeroporto", afirmou Lula.
O ex-presidente sugere que as acusações são de interesse dos opositores do partido.
"Os adversários não brincam em serviço. Toda vez que o PT se fortalece, eles saem achincalhando o partido", disse Lula.
Prosseguiu em tom de desabafo: "Estou de saco cheio de ver companheiros serem acusados, terem a família destruída, e depois não ter prova [contra eles]".


DIRCEU
O ex-ministro José Dirceu também citou o prefeito de Campinas em seu discurso, durante o encontro das macrorregiões do PT.


Segundo ele, começou um movimento para "desestabilizar as nossas prefeituras". O ex-ministro da Casa Civil afirmou que as investigações contra o vice e a mulher de Doutor Hélio estão sendo usadas politicamente.
"Eu não deveria assumir esse papel, vocês sabem da minha condição", disse, referindo-se ao afastamento do cargo de ministro da Casa Civil, em 2005, após o escândalo do mensalão.
"Mas quando fizeram o que fizeram comigo, Doutor Hélio teve a coragem de me defender publicamente", justificou Dirceu.


Fonte:Folha.com

Preferência de Dilma por senadores irrita deputados

Shutterstock

Dilma Rousseff vai nomear um novo líder para representá-la no Legislativo. O governo dispõe de três cadeiras de líder. Uma está vaga.
A presidente pende para a escolha de um senador. Informados, os deputados governistas irritaram-se.
Dilma acaba de renovar a equipe que a assessora no Planalto. Na Casa Civil, acomodou uma senadora: Gleisi Hoffmann (PT-PR).
Na Secretaria de Relações Institucionais, que cuida da articulação política, trocou o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) por Ideli Salvatti, uma ex-senadora.
Se nomear um senador para líder, queixam-se os deputados, Dilma vai tonificar a sensação de que dá de ombros para a Câmara.
Hoje, a presidente é representada nas sessões da Câmara pelo líder Cândido Vaccarezza (PT-SP). No Senado, fala pelo Planalto Romero Jucá (PMDB-RR).
Falta indicar um líder para as sessões mistas do Congresso, que reúnem deputados e senadores num mesmo plenário. O PMDB reinvida a vaga.
Em privado, o vice-presidente Michel Temer levou a Dilma o nome do deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS). Ela torceu o nariz.
Dilma pende para o nome do senador: Eduardo Braga (PMDB-AM). Alega que lhe chegam rumores de que o “aliado” anda insatisfeito.
Ex-governador do Amazonas, Braga ensaia no Senado uma atuação “independente”. Dilma quer prestigiá-lo para evitar que desgarre.
Além de Temer, também o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) levou ao gabinete de Dilma o nome de Mendes Ribeiro.
Deu-se numa conversa que precedeu a nomeação de Ideli para o posto de articuladora política do Planalto.
O PT da Câmara ainda tentava, àquela altura, manter sob seus domínios o assento que era de Luiz Sérgio.
Maia sugeriu que Vaccarezza fosse para o Planalto. No lugar dele, assumiria a liderança do governo na Câmara o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).


Para contemplar os interesses do PMDB, Maia endossou a sugestão de que Mendes Ribeiro fosse guindado à liderança do governo no Congresso.
De acordo com o relato feito por Maia a petistas, Dilma reagiu assim: “Quem nomeia ministros e líderes do governo sou eu”.


O condomínio governista soma na Câmara algo como 400 dos 513 votos. No Senado, a bancada do Planalto é estimada em 50 dos 81 senadores.
Daí a insatisfação dos deputados. Alegam que a preferência de Dilma por senadores injeta na equação legislativa do governo um desequilíbrio indesejável.
Dilma faz ouvidos moucos para o burburinho que lhe chega da “cuia” emborcada para cima, desenhada por Oscar Niemeyer para abrigar o plenário da Câmara.


Curiosamente, é ali que foram engatilhadas as duas principais encrencas que assediam o governo: a Emenda 29 e a PEC 300.
Numa, os deputados ameaçam votar antes do recesso de julho o reforço ao caixa da Saúde. Querem fazer isso sem dizer de onde virá o dinheiro.
Noutra, cogitam concluir em agosto, após o recesso, a votação da proposta que cria um piso nacional para PMs e bombeiros. De novo, sem indicar a fonte dos gastos, compartilhados entre União e Estados.
Juntas, as duas “bombas” produzirão no Tesouro Nacional um estrago estimado em R$ 55 bilhões. Uma cifra que supera os R$ 50 bilhões que o governo passou na faca.  


Escrito por Josias de Souza


Fonte:Folha.com

Dirceu convoca blogueiros contra ‘grande mídia’

'É reserva de mercado, não querem nos dar o direito de informar', disse o ex-ministro


 José Dirceu
Ao participar do Segundo Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, o ex-ministro José Dirceu convocou os blogueiros a se mobilizarem e somarem forças para o embate contra os grandes veículos de comunicação. De acordo com o ex-ministro – que se considera "o grande alvo da mídia" nos últimos dez anos –, existe uma "disputa política do direito de informar" e uma disputa comercial pela verba publicitária do governo.


"É reserva de mercado, não querem nos dar o direito de informar, querem desqualificar os blogs", afirmou Dirceu a um auditório lotado por cerca de 200 blogueiros. Dirceu defendeu a urgente regulamentação dos meios de comunicação, a concretização do programa nacional de banda larga e a aprovação do projeto de lei 116/10, que institui novas regras para o mercado de tevê por assinatura.


"É uma vergonha que isso (a regulamentação) não seja realidade. Não é de interesse de alguns grupos (de comunicação) que estão sendo contra o progresso, eles querem manter o monopólio da informação", criticou. Ele ainda desafiou o Congresso a aprovar a nova lei. "Se o Poder Legislativo é soberano e autônomo, ele fará a reforma (dos meios de comunicação)".


Num tom que lembrava o ex-líder estudantil que lutou contra a ditadura militar, Dirceu prometeu unir-se aos blogueiros no embate contra os grandes meios de comunicação. "Se não travarmos essa batalha, ela não será travada. É hora de dar um grande salto, partir pra mobilização. Estou disposto a travar essa luta junto com vocês".


Fonte:O Estado de S.Paulo

Aécio sofre fraturas após cair de cavalo em fazenda

Senador fratura a clavícula e cinco costelas do lado direito após acidente nas proximidades da fazenda de sua família, na região centro-oeste de Minas Gerais


 O senador Aécio Neves (PSDB) fraturou a clavícula e cinco costelas do lado direito após sofrer queda de um cavalo nas proximidades da fazenda da família no município de Cláudio, na região centro-oeste de Minas a 139 quilômetros de Belo Horizonte. O acidente ocorreu na tarde de sexta-feira e foi confirmado neste sábado pela assessoria do senador.


Após ser transferido para a capital mineira, Aécio foi atendido no hospital Mater Dei e recebeu alta no fim da tarde deste sábado. O senador foi orientado a permanecer em repouso pelo ortopedista Rodrigo Lasmar.


"Ele fez exames de imagens. Constatamos uma fratura na clavícula e outras fraturas de costelas no lado direito. Ele estava com muita dor e permaneceu as primeiras 24 horas no hospital", disse Lasmar.


De acordo com o médico, além do repouso - já que as fraturas limitam bastante os movimentos -, o tratamento de Aécio consistirá basicamente na ingestão de medicamentos contra a dor. Segundo Lasmar, não haverá necessidade de cirurgia.


Conforme nota divulgada pela assessoria de Aécio, a previsão é de que o senador esteja apto a retomar suas atividades no Congresso Nacional em pelo menos 10 dias. Pela impossibilidade de engessamento, Aécio teve o braço direito imobilizado com uma tipoia. Ele deverá permanecer com a imobilização pelo período de seis a oito semanas.


"O senador passa bem e encontra-se em sua casa em Belo Horizonte", diz a nota. A causa da queda não foi informada, mas o cavalo teria se assustado subitamente e tombado, provocando o acidente. Aécio, a princípio, permaneceu em repouso em Cláudio, mas devido às intensas dores que estava sentindo na região peitoral foi transferido no começo da noite de sexta-feira para a capital mineira.


Fonte:O Estado de S.Paulo

SOCIAL - SILENE DA CUNHA PINTO

                          CIRCUITO

     Tarcisio e Leia Bardazzi, Beto Najar e Ângela Canas



 Jordânia Golbi e Louise Najar                                                    Mariliza Seike e Emília Severino


Esbanjando simpatia, Roberto Najar comemorou idade nova, na semana passada, reunindo os amigos em uma gostosa festa no Arabica’s. A noite das mais descontraídas e prestigiadas contou com apresentações de dança do ventre, ao som de Tony Layoun, um dos maiores músicos árabes. Na coluna de hoje, alguns clics do animado encontro


1º Aniversário


Patrícia e Douglas de Carlo reúnem os familiares e amigos, logo mais à tarde, no Space Looping, na Rua Dr. Cândido Vieira, para comemorar o primeiro aniversário da filhota Lara.


Imigração


A Associação Cultural de Mogi das Cruzes - Bunkyo marcou para este domingo a tradicional missa campal, em homenagem ao Dia da Imigração Japonesa, que será celebrada às 10 horas, na Praça dos Imigrantes, em parceria com a Associação Centro Cultural Esportiva de Mogi das Cruzes.


Bingo


A Acadêmicos da Fiel realiza hoje um divertido bingo, a partir das 14h30, no salão localizado atrás da Igreja do Carmo. Parte da renda será revertida às ações sociais da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. Colabore!


Teatro


No Teatro Vasques, logo mais, às 19h30, o Grupo Rama Kriya Produções apresenta a peça "Um Amor de Renúncia". Ingressos à venda na bilheteria do Teatro.


Título


A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes entrega o Título de Honra ao Mérito ao secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães, e medalhas aos atletas dos Jogos Abertos do Interior 2010, durante sessão solene, que será realizada amanhã, às 20 horas, no Teatro Vasques.


Fonte:O Diário de Mogi

Histórias do ex-prefeito Waldemar Costa Filho (IV)



Artilheiro Lampião com Tuta, o homenageado

José Carlos Miller da Silveira, o professor de Educação Física que já foi técnico da Seleção Brasileira Universitária de Basquete, é daqueles mogianos que conhece como poucos a Mogi de ontem e de agora, assim como seus principais personagens. A eles, costumar dar nome e sobrenome, graças a uma memória privilegiada, que lhe permite lembrar causos fantásticos de gente da Cidade. Tuta, como o mogiano é conhecido desde a infância, casou-se com Terezinha, filha de dona Iracema Brasil de Siqueira, professora conceituadíssima na Mogi de sua época, a quem o ex-prefeito Waldemar Costa Filho respeitava como fosse sua própria mãe. Tanto que ao assumir a Prefeitura de Mogi pela primeira vez, fez questão de convidá-la para ocupar o cargo de diretora da Merenda Escolar do Município. Iracema cuidava com tanto esmero da alimentação oferecida aos estudantes, a ponto de chamar a atenção de Hélio Prado, supervisor nacional da Merenda Escolar, que fez questão de vir de Brasília até Mogi especialmente para conhecer o trabalho aqui realizado. Para recepcionar a maior autoridade do setor, Iracema lhe ofereceu um almoço especial, no próprio prédio da Merenda, onde Waldemar e outros receberam o visitante. Como a Merenda não dispunha de recursos suficientes para tal banquete, a respeitada mestra buscou ajuda em outras pastas da Prefeitura e, no dia seguinte à visita, usando toda sua verve de boa escritora, redigiu um poético documento ao prefeito explicando o fato e pedindo-lhe que cobrisse o gasto efetuado. Waldemar leu e despachou, também por escrito: "A sua justificativa é tão bonita e bem feita que decidi incorporá-la aos anais da Prefeitura de Mogi. Mas a senhora tem 24 horas para repor todo esse dinheiro ao Município". Ao receber o documento, "dona Iracema ficou desesperada", recorda-se Tuta. Ela só não contava que, ao lhe enviar o documento, Waldemar também abriria uma lista de arrecadações, sendo o primeiro a contribuir, e fazendo com que todos os demais secretários a assinassem. Antes do prazo de 24 horas dado a Iracema, o valor gasto no almoço já havia sido reposto aos cofres do Município.


Copa à vista


Pré-selecionado para ser uma das possíveis sedes de delegações que irão participar da Copa do Mundo de 2014, o Paradise Golf & Lake Resort, em Jundiapeba, já começa a preparar seus funcionários com um curso especial desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). O curso Bem Receber Copa busca incentivar o aprimoramento dos conhecimentos dos colabores do resort mogiano.


Eleição – 1


Um almoço com a participação dos 27 presidentes de comissões da 17ª Subseção de Mogi da Ordem dos Advogados do Brasil, marcará a votação para escolha do Advogado do Ano de 2011 na Cidade. A eleição acontecerá no dia 29 próximo, no Restaurante Monte Líbano, e a entrega do título será no próximo dia 11 de agosto, quando se comemora a instalação dos cursos jurídicos no País.


Eleição – 2


Segundo o presidente da OAB local, advogado Marco Soares, a escolha será feita em duas etapas. Na primeira, são apontados os nomes e, em seguida, a definição, pelo voto direto, do profissional escolhido. Poderão participar da escolha advogados com mais de 15 anos de atividades na profissão, cuja performance justifique tal título. "Ser escolhido como Advogado do Ano é o coroamento de uma carreira", diz Soares.


Semente


Os frequentadores da Praça de Alimentação do Mogi Shopping irão encontrar, junto às lixeiras, informações sobre o descarte correto de latas de alumínio utilizadas durante as refeições. O material arrecadado será vendido e a renda destinada à ONG Semente do Bem, de Braz Cubas, que atua em projetos voltados à garantia dos direitos à convivência familiar e comunitária e dando apoio às famílias que possuem filhos em abrigos sob medida preventiva.




"De uma coisa a população de Mogi pode ter certeza: essa reivindicação está sendo tratada com muita seriedade".


Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanas, Jurandir Fernandes, sobre o pedido de extensão dos trens até César


Fonte:O Diário de Mogi

Ato de vereadores é repudiado




O aumento no número de vereadores de Mogi das Cruzes – de 16 para 23 – aprovado em sessão da Câmara Municipal da última terça-feira foi rechaçado de forma veemente pela população que participou de uma votação simbólica organizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) na manhã de ontem, no Largo do Rosário, na área central da Cidade.
A ação do MCCE ocorreu entre 10 e 13 horas e 1.747 pessoas responderam à pergunta: "Você é a favor do aumento no número de vereadores em Mogi?". O resultado final representou o repúdio da população sobre o assunto: 1.665 pessoas votaram ‘Não’; 68 escolheram a opção ‘Sim’; 13 deixaram o voto em branco; e uma pessoa anulou o voto.
"As pessoas vinham até o local de votação e pediam para se manifestar. Não houve qualquer tipo de abordagem mais incisiva. Isto prova que a população tem consciência do que está acontecendo e o resultado é o verdadeiro repúdio contra a decisão dos vereadores", afirmou Marco Antonio Soares Júnior, presidente da 17ª Subsecção da Ordem dos Advogados (OAB) de Mogi das Cruzes.
Segundo ele, o resultado da consulta popular será levado à Câmara Municipal, nesta terça-feira, para ser entregue ao presidente do Legislativo, vereador Mauro Araújo (PSDB), antes da sessão ordinária. "Vamos mostrar a eles que se tratou de uma atitude impopular", disse Soares Júnior, acompanhado de José Arraes, presidente do Instituto Cultural do Alto Tietê (Icati), do professor Mário Sérgio de Moraes e do ativista Silvio Marques.
Mário Berti, presidente da Organização da Sociedade Civil e de Interesse Público (Oscip) Guerrilheiros do Itapeti, destacou que o resultado prova que a população está cansada de atos como este dos vereadores e estuda a possibilidade de desenvolver uma campanha para formalizar uma ação popular para barrar o aumento de cadeiras. "Vamos tomar as medidas que tiverem ao nosso alcance para barrar o aumento número de cadeira na Câmara. Estamos preparando novos atos para que isto ocorra", afirmou.
Os integrantes do MCCE realizarão mais uma manifestação na terça-feira. "Vamos mandar fazer uma faixa e publicar quanto ganham os vereadores, quantos assessores cada um têm e o que eles fazem, entre outras coisas", explicou.
Berti Filho disse ainda que há informações nos bastidores de que os vereadores estariam defendendo o aumento de seus salários – dos atuais R$ 7,4 mil para R$ 13 mil – tomando assim, na opinião dele, mais uma decisão impopular e prejudicial aos cofres públicos. "Queremos matar esta ideia no nascedouro", argumentou.
Ao contrário do que os vereadores defenderam, de que o aumento no número de parlamentares ampliaria a representatividade da população no Legislativo, o MCCE argumenta, em um manifesto à população, que não é verdade porque vão permanecer os vícios existentes como a não fiscalização do Poder Executivo, o situacionismo permanente como, por exemplo, a votação de forma unânime de algumas matérias, que indica empobrecimento político, a ausência de projetos de vulto para a Cidade, a falta de diálogo com os movimentos sociais, o uso do favorzinho na relação com os eleitores e o enorme gasto público dispensado para manter a Câmara Municipal.


Fonte:O Diário de Mogi

Dilma trabalha para debelar crise

BRASÍLIA

Sob intensa pressão do PT de São Paulo e do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), logo depois da demissão de Antonio Palocci da Casa Civil, a ponto de temer pela governabilidade, a presidente Dilma Rousseff fez o que muitos duvidavam que fosse capaz: passou a trabalhar intensamente nos bastidores da política para debelar crises.


Nos últimos 10 dias Dilma fez mais política do que nos cinco primeiros meses de governo, contabiliza um auxiliar. Primeiro, escolheu a senadora Gleisi Hoffmann para substituir Palocci de forma solitária, sem consultar nem sequer seu padrinho Luiz Inácio Lula da Silva - só comunicou a decisão. Depois, ignorou uma articulação feita pelo presidente da Câmara com petistas de São Paulo para levar o líder do governo, Cândido Vacarezza (PT-SP), para a coordenação política. Optou pela ex-senadora Ideli Salvatti.


Em seguida, a presidente Dilma exigiu de Vacarezza, do líder do PT, Paulo Teixeira (SP), do ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do ex-presidente nacional do partido Ricardo Berzoini (SP) que assinassem uma trégua. Afirmou que a crise alimentada pela briga deles desde a eleição de Marco Maia, em fevereiro, ameaçava contaminar o governo, a base aliada e o próprio partido.


Por fim, Dilma resolveu acertar as contas com Marco Maia, que ameaçava votar dois projetos - a regulamentação da emenda constitucional 29 e a Proposta de Emenda Constitucional 300 - que podem causar um rombo de R$ 40 bilhões no Tesouro. De acordo com funcionários do Planalto, foram quatro conversas, as três primeiras muito tensas, ríspidas, chamando o presidente da Câmara à responsabilidade. A última conversa, na quinta-feira, já foi mais tranquila.


O lado de Marco Maia confirma os quatro contatos. A diferença, na versão do presidente da Câmara, é quanto à forma. Segundo assessores do deputado gaúcho, todas as conversas foram tranquilas. O certo é que, aos gritos ou não, Dilma não se deixou emparedar pelo presidente da Câmara. E arrancou dele o compromisso de que não facilitará a votação das propostas.


A regulamentação da emenda 29 pode causar um rombo de R$ 8 bilhões no Tesouro. Ela vai definir os gastos mínimos da União para a área da saúde e o que é esse conceito. O rombo da PEC 300 é calculado em R$ 32 bilhões. Essa emenda constitucional unifica o piso salarial das polícias e faz com que a União compense os gastos dos Estados. Na opinião de Dilma Rousseff a aprovação das duas propostas inviabilizaria seu governo.


O senador Jorge Viana (PT-AC) atribui à cobiça eleitoral de seu partido e às desavenças internas a causa da maior crise do governo de Dilma Rousseff, que começou com o escândalo envolvendo Palocci em suspeita de enriquecimento ilícito e continuou com a briga dos petistas de São Paulo.


Ele considera ainda que o PT tem o "complexo de Mike Tyson". "Nós somos muito bons em atacar. Mas, se somos atingidos, ficamos iguais ao Mike Tyson, paralisados, até o nocaute", disse Viana. Ele quer que o PT pare de brigar com o PMDB. "Temos de ter a consciência de que casamos com o PMDB. Eles têm os mesmos direitos. Não podemos ficar querendo tudo para nós." Jorge Viana defende a entrada do vice-presidente Michel Temer nas negociações e no conselho político do governo.


O deputado Ricardo Berzoini é um dos que integram a lista dos brigões. Para ele, Dilma não precisa se preocupar com o PT, porque o partido não a trairá. "Não há na nossa história um caso de traição. A bancada resolve suas diferenças e seus problemas internamente. Na hora de votar, está sempre com o governo". Não é bem assim. Na votação do Código Florestal, dos 63 votos petistas, 35 contrariaram a orientação do partido e do Planalto.


Por isso, há entre os próprios petistas e entre os partidos aliados a impressão de que a paz que Dilma conseguiu na última semana pode ter prazo para terminar. Na definição de um petista, o problema não pode nem ser considerado da bancada, mas da própria Dilma. De acordo com ele, a presidente não nomeia os indicados, nem pelo PT nem pelos aliados, enrola na liberação das emendas dos parlamentares e no pagamento a convênios com Estados e municípios.


Fonte:O Diário de Mogi

Um viva ao dia 12 de junho


Com gostoso clima romântico, o Condomínio Aruã promoveu, na noite de 11 de junho, um alinhado jantar dançante de Dia dos Namorados. Cerca de cem pessoas, em sua maioria casais apaixonados, movimentaram o Galpão da Chácara, salão de festas do luxuoso residencial mogiano. Por lá, imperou um saboroso festival de massas, com direito a talharim, panqueca, rondeli e capeleti. Para completar, como sobremesa foram servidas pizzas doces de banana com chocolate, de brigadeiro e de morango com chocolate. Para deixar a ocasião ainda mais agradável, a banda Eu fez com que os convidados não deixassem a pista de dança tão cedo. O evento, que, hoje, ganha as páginas sociais do jornal Mogi News, foi articulado com muito carinho pelo presidente do grupo de moradores do Aruã, o empresário Walter Bolzani - que entra em cena ao lado com sua esposa, Sônia - pelo secretário do condomínio, o industriário Maurício Pissarro, e pela diretora Social e de Eventos do residencial, a bióloga e festeira nas horas vagas Ione Gama


Fonte:Mogi News

Dois casos

Guilherme Bertti/ Maurício Sumiya



Uma fonte digna de crédito avalia que a declaração de guerra feita pelo prefeito da capital, Gilberto Kassab, ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e aos secretários de Estado de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, e de Desenvolvimento Econômico, Alexandre de Moraes, deflagrada esta semana, por causa de denúncias de irregularidades na formação legal do PSD, não afeta a relação de amizade e cooperação política do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) e do deputado federal Junji Abe.


Junto e misturado
"Bertaiolli e Junji têm dinâmica própria, interesses em comum e não vai importar uma guerra fraticida para dentro de Mogi. Aqui, como combinado há tempos, Bertaiolli será candidato à reeleição e juntará ao seu lado o importante aporte de Junji e o poder de fogo do Boy (deputado federal Valdemar Costa Neto)", disse uma fonte ligada ao atual prefeito, que mantém bom relacionamento com Junji.




O joio e o trigo
E disse mais: "Bertaiolli, diferentemente do Garcia e do Moraes, embora atualmente distante de Kassab, com quem teve uma história política interligada, permanece leal e o considera um amigo. O fato de ter arremetido o voo em direção ao PSD foi meramente estratégico, mas reserva também a dose de ética e lealdade a Alckmin, que é quem, de fato, vai impulsionar, com obras importantes, sua reeleição".


Divulgação

Amigos da onça - I
Vergonhosa a visita dos deputados estaduais e federais à Santa Casa de Suzano, ocorrida na sexta-feira. Capitaneado pelo petista Marcos Martins, que carregou a tiracolo o federal da região Roberto de Lucena (PV), o grupo veio para nada enxergar e nada concluir, apenas para socializar a incompetência mortal da Prefeitura de Suzano, que, interventora, deixou que 19 bebês morressem na UTI Neonatal nos últimos tempos.


Amigos da onça - II
Com o discurso pronto, o de que mortes em UTIs Neonatais ocorrem em todo canto, os parlamentares alinhados a Candido vieram apagar o incêndio de um escândalo. Saíram chamuscados. Não fosse o deputado estadual Milton Vieira (DEM), que mora no Aruã e conhece bem a região, e a pizza seria servida ali mesmo.




Sem pizza
Resta agora ao Ministério Público a tarefa de prosseguir com as investigações e denunciar, se achar por bem, os culpados pelas mortes em série, impedindo com que o compadrio da base petista estadual e federal se perpetue na mais lamentável impunidade.


Divulgação

Drive-thru
O McDonald´s deve investir em breve na construção de um drive-thru em Suzano. O ponto é um terreno em região valorizada, nas proximidades do Paço Municipal. Com grande movimento no Suzano Shopping, o grupo americano, cujo franqueado é o mogiano Roberto Pestana, proprietário também de unidade instalada há mais de 15 anos no Mogi Shopping, anima-se cada vez mais com o mercado suzanense, que atrai o consumo da nova classe média de praticamente toda a região leste da Grande São Paulo.


Sorte e azar
Um dos primeiros entusiastas, nos anos 70 e 80, da construção de um hospital em Brás Cubas, o ex-vereador Tarcísio Damásio da Silva, pai do secretário de Desenvolvimento, Marcos Damásio, ganhou a "sorte" inesperada. Será vizinho do hospital, cuja pedra fundamental será lançada na quarta-feira, dia 22.








Vizinho amigo
Tarcísio Damásio, insistente, era tido como alguém que incomodava muita gente para ter seu sonho de consumo, o de um hospital ao lado de casa, em breve vai morar ao lado de um. 
Daniel Carvalho

Monstros sagrados
No lançamento da nova região metropolitana de São Paulo, na quinta-feira, na capital, chamou a atenção a presença de ex-governadores, todos com alguma história referente a Mogi. Laudo Natel (1970-1974), Paulo Maluf (1979-1982), José Maria Marin (1982), Almino Afonso (1990) e Alberto Goldman (2010) foram acompanhados de Ricardo Montoro, filho de Franco Montoro (1983-1987), e Alaíde Quércia, viúva de Orestes Quércia. Faltaram Cláudio Lembo (2006) e José Serra (2007-2010).


Todos com Mogi
Natel foi quem autorizou a pavimentação e a sinalização da rodovia Mogi-Dutra. Tinha como secretário de Transportes Paulo Maluf, que depois foi governador e ajudou a construir a Mogi-Bertioga. Marin ficou seis meses no poder, em substituição a Maluf, mas tinha afinidades com Mogi, dos tempos em que foi jogador profissional de futebol, nos anos 50. Afonso foi um dos pivôs do escândalo Mogigate, mas acabou ileso. Goldman passou seis meses entrando em divididas com a cidade, como o Cadeião e o Lixão. Acabou entregando o Lixão como presente de grego a Alckmin.


Fonte:Mogi News

Violência doméstica Mais de 200 crianças estão em abrigos

Um deles é a Associação São Lourenço, em Taiçupeba, que cuida de 80 vítimas retiradas do âmbito familiar
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Na Associação São Lourenço, em Taiaçupeba, 120 voluntários atendem 80 crianças, que recebem educação de qualidade com base nos princípios éticos e de cidadania
Os dias que antes começavam tensos agora são iniciados com orações. Os gritos e os abusos deram lugar ao afago e à troca de carinho. O trauma da violência aos poucos sai de cena para dar lugar aos sonhos para o futuro: ser médico, advogado, juiz ou jogador de futebol. Pelo menos para as 80 crianças que vivem na Associação São Lourenço, em Taiaçupeba, a vida agora é assim. Retiradas do âmbito familiar por agressões cometidas por familiares, elas são apenas uma parte das 215 que atualmente vivem nos cinco abrigos do município.


As situações que levaram cada uma dessas crianças, algumas já adolescentes, aos abrigos são as piores possíveis: agressão física, sexual, psicológica e moral. "Elas chegam achando que são culpadas pelo que ocorreu de ruim", disse o vice-presidente da associação, Maurizio Alesso, há 22 anos missionário do Grupo Familiar Comunitá Cenacolo, entidade católica de origem italiana.


Era 14h20 da última quinta-feira quando a equipe de reportagem chegou à associação. O local é bonito, tem oito casas grandes inspiradas na arquitetura italiana, um campo de futebol, horta orgânica, serralheria, marcenaria, padaria, lavanderia, capela e playground. Não mais do que dez crianças estavam na propriedade. As demais estudavam em uma escola católica da cidade. Ao todo, 120 voluntários trabalham na associação. São missionários vindos da Itália, Áustria, Polônia, França e México que vivem no local. Há sempre um casal de missionários responsável por uma das casas onde vivem grupos de 10 a 12 crianças, em média. "Deixamos um grupo menor em cada casa para que eles vivam em família, independentemente", afirmou Alesso. Pouco a pouco, as crianças vão aparecendo. Todas bem-educadas, passam e desejam boa tarde. Entre um exercício e outro de tabuada, elas contam que estão felizes. 
"O que fazemos aqui quando elas chegam trazidas pela Justiça é um trabalho difícil, mas não é impossível quando há amor. Aqui, as crianças e adolescentes aprendem a ter ética e dignidade. Aprendem que são amados. Pouco a pouco vamos transferindo os traumas, substituindo-os por alegria, felicidade". Vários já deixaram a instituição, constituíram família e hoje trabalham em diversas empresas. "95% seguem um bom caminho e voltam com as suas famílias".


O que se vê por lá é paz. E situações peculiares como uma casa com crianças mogianas falando italiano (quase todos falam), cuidada por uma austríaca e um polonês, onde a música no rádio é o bom e velho samba.


Fonte:Mogi News

Hortas Escolares Professores participam de projeto

Bras Santos 
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Profissionais da Educação tiveram aula prática sobre aspectos nutricionais de verduras, legumes e grãos
Cerca de 40 professoras da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes participaram ontem de uma aula prática sobre aspectos nutricionais de verduras, legumes e grãos, nas instalações da Escola Ambiental da cidade. O trabalho, conduzido pela coordenadora da escola ambiental, Lucimeyre Gonçalves, faz parte do curso Hortas Escolares, da Secretaria Municipal de Educação, cuja finalidade é treinar os educadores para desenvolver hortas nas unidades de ensino da prefeitura. 
As professoras chegaram à Escola Ambiental por volta das 8h30 e trabalharam na montagem de uma salada criativa com frutas, legumes, verduras e grãos. Além de falar sobre nutrição, a aula abordou a higienização dos alimentos e a questão econômica, dando preferência a alimentos produzidos na cidade e nos municípios vizinhos. 
Ao final da atividade, a coordenadora do projeto explicou que o trabalho foi bem-sucedido. "A atividade desta manhã foi mais uma etapa do curso, que começou no início do ano e tem a carga horária de 120 horas. As professoras estão aprendendo todos os passos do processo de implantação de uma horta escolar, além da manipulação e preparação dos alimentos. Até o final do ano, estas professoras receberão um certificado de formação. Tudo o que elas estão aprendendo aqui será transmitido aos alunos das escolas municipais, que desenvolverão as suas próprias hortas", disse Lucimeyre. 
A coordenadora destacou, ainda, que no segundo semestre será formada uma nova turma de professoras para o curso. "Para esta segunda turma, vamos aprimorar a aplicação de todas as etapas do curso", completou.


Fonte:Mogi News

Reportagem especial: Cidade é modelo na erradicação de casos de agressão contra crianças

Mogi saiu na frente na implantação do sistema informatizado de saúde e tornou-se referência no cenário nacional
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Divulgação

Estima-se que no Brasil 500 mil crianças menores de 3 anos sejam espancadas por ano
Mogi das Cruzes entrou para o cenário nacional ao ser a primeira cidade do País a criar um sistema informatizado de atendimento em saúde que poderá erradicar os casos de violência doméstica contra crianças por meio do cruzamento de dados. A novidade já desperta interesses de municípios como Piracicaba e Florianópolis. 
Por trás da ação implantada pela Prefeitura estão o auditor tributário Paulo Bérgamo dos Santos, criador do projeto que tem permitido a descoberta de casos de violência a partir do sistema de consultas médicas da rede municipal de saúde e o coordenador-geral do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), Wilmes Gonçalves Teixeira, que criou o termo Síndrome do Bebê Espancado (Sibe). 
Segundo Teixeira, por ano, estima-se que mais de 500 mil crianças menores de 3 anos sejam espancadas no Brasil. Do total, 10% dão entrada em hospitais em estado grave. Desses 10%, entre quatro e cinco mil morrem. Dez mil escapam e 55 mil, em média, desenvolvem sequelas neurológicas e cerebrais. 
O método que pode acabar com a violência infantil na cidade foi resultado de um projeto universitário elaborado por Santos. Desenvolvido a partir de um estudo do coordenador do Cejam que detectou ser característica do agressor nunca levar a criança violentada a um mesmo equipamento de saúde, o projeto trouxe, então, uma saída: cruzar os dados das unidades de saúde.


"Estava fazendo um curso e tive de apresentar um projeto. Aí que a ideia de fazer o sistema que fizesse acompanhamento de cada criança, rastreando por onde ela passa. Encaminhei à Prefeitura o projeto e chegou ao conhecimento da Secretaria de Saúde que já estava fazendo essa informatização. Foram feitos alguns testes que comprovaram a eficácia", disse Santos. 
"O mais importante nesse projeto é o resultado. Ele não vai aumentar o número de casos. Vai elevar a quantidade de situações que estão ocorrendo e que não estamos identificando", completou.


Fonte:Mogi News

Reportagem especial: Projeto chegará à Câmara nesta semana

O projeto de lei que visa a erradicar a violência doméstica contra crianças em Mogi deve chegar à Câmara nesta semana. A proposta, de autoria do prefeito Marco Bertaiolli (DEM), obriga a notificação compulsória de casos, comprovados ou suspeitos, identificados pelos órgãos públicos e privados de Saúde e Educação do município.


Se tudo correr conforme o previsto, há possibilidade de o primeiro balanço do sistema de rastreamento dos casos de violência ser divulgado em outubro. Antes de ser colocada em votação, a propositura anunciada há mais de um mês pelo Executivo passará pelas comissões permanentes da Casa de Leis. 
O tempo médio entre a chegada e a votação de um projeto de lei na Câmara é de 45 dias. Procurando não se comprometer em votar a legislatura até o início do recesso parlamentar de julho, o presidente da Câmara, Mauro Araújo (PSDB), garantiu que haverá agilidade na apreciação da lei. "Muito se fala no projeto e ele ainda não chegou à Câmara. A ideia é excelente, vamos fazer o possível para agilizar a análise, mas isso já poderia ter sido encaminhado para os vereadores", disse.


A obrigação da notificação imediata em casos de identificação de práticas de violência contra crianças já existe no âmbito federal. O pioneirismo de Mogi se dá, portanto, na maneira como ele será rastreado: o cruzamento de dados permitido pelo Sistema Integrado de Saúde (SIS), totalmente informatizado.


O funcionamento do sistema, que vem sendo reconhecido e chegou a ser apresentado ao Ministério da Saúde na semana passada, será, após a aprovação da lei, dividido em duas etapas, conforme explicou o secretário-adjunto de Saúde de Mogi, Marcello Cusatis. 
"Esperamos primeiro que o número de notificações suba, porque vamos ter uma campanha para incentivar esse procedimento. Em seguida, vamos definir as ações para erradicar os casos", explicou. 
A expectativa pelo crescimento das notificações se dá também pela possibilidade que os funcionários dos órgãos de Saúde e Educação de Mogi terão de comunicar casos mais difíceis de serem identificados. "As situações em que alguém bateu na criança, cuja agressão tenha deixado alguma marca ou resultado em algum tipo de fratura são mais fáceis de perceber. Acredito que teremos aumento na percepção de casos de desnutrição e maus tratos psicológicos". (W.A.)


Fonte:Mogi News

Melhorias: Governo garante obra em hospital

Somente no ano passado, mais de R$ 20 milhões foram gastos com reforma no Dr. Arnaldo Pezzuti, em Jundiapeba
Bras Santos
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Assessoria garantiu que serviços de melhorias estão sendo realizados no complexo hospitalar
O Hospital Estadual Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, instalado no distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, está recebendo grandes investimentos do governo do Estado desde o ano passado. O problema, entretanto, é que a Secretaria de Saúde estaria com dificuldades para detalhar todos os serviços já concluídos, quanto já foi gasto e, principalmente, como os investimentos realizados e em andamento estão beneficiando os pacientes que precisam de atendimento nessa unidade hospitalar construída em 1928. Na semana passada, o Mogi News pediu informações sobre as obras de reforma e ampliação do hospital. A assessoria da Secretaria de Estado da Saúde só se manifestou na última quinta-feira e mesmo assim não divulgou informações sobre os gastos no estabelecimento médico. 
A reportagem apurou no Diário Oficial do Estado que, somente em 2010, mais de R$ 20 milhões foram gastos em obras no complexo hospitalar. Por outro lado, na quarta-feira, a direção do hospital não autorizou o acesso de uma equipe do jornal às novas instalações do Arnaldo Pezzuti. A falta de informações mais claras também foi questionada nessa semana pela diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Saúde do Estado de Saúde (SindSaúde). "Estamos encontrando dificuldades para saber o que já foi concluído o como essas obras melhoraram, ou poderão melhorar, o atendimento aos pacientes e à população", comentou a presidente da entidade, Kátia Aparecida dos Santos. 
De acordo com a assessoria, as obras para as adequações estão em andamento. Um novo espaço foi construído para acolher os familiares dos pacientes e funciona como uma espécie de Hotel Dia, que permite o conforto dos visitantes e amigos dos internados. 
A ala tem como objetivo humanizar o atendimento durante o período da internação. Além de um novo necrotério, também foi construído o Núcleo de Cuidados Paliativos, para os pacientes terminais.


O núcleo, bem como outras alas do hospital, segue em fase de compra de equipamentos e mobiliário. A reforma também prevê a troca de telhado do prédio de internação, além de readequações nas partes de hidráulica, elétrica e instalação de novas janelas.


As etapas da reforma seguem priorizando a melhoria das áreas assistenciais de saúde à população. Por este motivo, as primeiras obras estão concentradas na internação e demais serviços hospitalares. A assessoria não revelou nenhum prazo para conclusão de todos os serviços.


Fonte:Mogi News

plebiscito: Mais de 93% diz não ao aumento de vereadores

Adriano Vaccari

MCCE colhe 1.747 assinaturas no Largo do Rosário, em Mogi
Mais de 93% dos mogianos que votaram ontem no plebiscito do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), no Largo do Rosário, manifestaram-se contra a ampliação do número de vereadores na Câmara de Mogi, dos atuais 13 vereadores para 23. Foram 1.747 votos no total, sendo 1.665 indicações contra o aumento das cadeiras no legislativo mogiano. Somente 68 pessoas se mostraram favoráveis. O levantamento feito pelo MCCE apurou, ainda, 13 votos brancos e um nulo. 
Na terça, os líderes do movimento levarão o resultado ao presidente da Câmara Mauro Araújo (PSDB), que já aprovou o aumento de legisladores a partir de 2013. 
O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi e integrante do movimento, Marco Soares, fez um balanço positivo do trabalho: "Os números são incontestáveis, o que deixa claro que a Câmara não ouviu nem atendeu aos interesses da população".


Fonte:Mogi News