quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Frente Parlamentar do Alto Tietê protocola pedido de instalação de aparelho de ressonância magnética nos hospitais Luzia de Pinho Melo e Osiris Florindo Coelho



oficio 1.jpg
 Durante reunião com o Coordenador de Regiões de Saúde, Afonso Viviani, o deputado André do Prado protocolou dois ofícios da Frente Parlamentar do Alto Tietê, solicitando a instalação de aparelhos de ressonância magnética nos Hospitais Estaduais Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, e Dr. Osíris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos.


De acordo com o parlamentar, os motivos para tal solicitação são simples e notórios. Afinal, um equipamento deste no hospital é de extrema importância, uma vez que o Luzia de Pinho Melo é referência para nove municípios e tem uma abrangência de atendimento de 1,8 milhão de pessoas.


 “Assim, a ampliação do atendimento médico contribui para que a população do Alto Tietê tenha acesso aos procedimentos médicos mais modernos e de última geração. Os hospitais, ao receberem esse importante aparelho, poderão resolver a deficiência desse atendimento na região, afinal são unidades que atendem casos complexos, ocasionando graves problemas ao ter que transferir um paciente para fazer um exame como este.”.


 O Coordenador ficou sensível ao pedido do grupo e se comprometeu a reforçar a solicitação ao secretário de Saúde, Guido Cerri. “Levaremos essa demanda da região do Alto Tietê. As melhorias na área da saúde são um processo contínuo. Trata-se de um conjunto de ações e benefícios que nunca irão terminar. Este aparelho de ressonância magnética é o que há de mais avançado em diagnósticos por imagens”, declarou.


Fonte:Clarissa Johara


Frente Parlamentar do Alto Tietê se reúne com Coordenador de Regiões de Saúde para discutir as demandas da saúde regional



reunião.jpg
Os deputados André do Prado, José Candido e Heroilma Tavares, que integram a Frente Parlamentar do Alto Tietê, se reuniram nesta quarta-feira (31) com o Coordenador de Regiões de Saúde, Affonso Viviani Jr, para tratar sobre o relatório da saúde do Alto Tietê com as principais necessidades apontadas pelos secretários municipais do setor, que no ato estavam representados pelas secretárias Adriana Martins e Virginia Garcia Leme, de Guararema e Biritiba Mirim, respectivamente.   

Segundo o deputado André do Prado, coordenador da Frente Parlamentar, a reunião foi articulada para que as demandas fossem debatidas pontualmente pelo órgão técnico da Secretaria de Estado da Saúde. “Para a reunião acontecer positivamente com o secretário Guido Cerri, é necessário obter todos os dados técnicos destes problemas crônicos que foram pontuados no documento, haja vista que o Alto Tietê é uma Região com muitas possibilidades, necessitando de uma presença ativa do Estado”, aborda o parlamentar ao destacar que é de extrema importância tentar solucionar os principais problemas na área da saúde que se instalam na Região.

De acordo com Viviani, está em fase de estudo a instalação de redes regionais de atenção à saúde, o projeto reforça e amplia a interligação dos diversos níveis de atendimento necessários para o tratamento dos pacientes que buscam o Sistema Único de Saúde, em especifico no Alto Tietê, para melhorar a gestão do sistema de saúde e todas as resolutividades de cada região. “Afinal, precisamos de resultados concretos e rápidos, e a rede apontaria as necessidades de investimentos pautados com as demandas, podendo equacioná-las com rapidez”.

André do Prado destaca que os projetos prioritários a curto prazo, de acordo com informações do Coordenador, será a Rede Cegonha, objetivando garantir à gestante e ao bebê uma rede de cuidados que assegure atendimento seguro e humanizado, a Rede de Urgência e Emergência, atenção às urgências seguindo a lógica da regionalização e adotando uma linguagem única nos pontos de atenção, e a Rede de Atenção à Dependentes em Álcool e Drogas, serviços de atenção aos usuários e dependentes de drogas.

Outra questão elencada como prioritária pelo deputado André do Prado, é a questão da oncologia no Alto Tietê, pois de acordo com ele, é extremamente necessário o aumento no número de vagas para pacientes da oncologia na região. “É uma questão preocupante, afinal ampliou a demanda na região registrada nos últimos meses e a necessidade de aumento do teto para atendimentos dos pacientes com câncer no Alto Tietê. São 11 municípios atendidos pelo Hospital do Câncer de Mogi das Cruzes, incluindo Guarulhos. Com o bloqueio de atendimento aos pacientes no Hospital do Câncer de Mogi, automaticamente entram para a fila de espera, enquanto este hospital tem capacidade instalada para fazê-lo. Posteriormente, são encaminhados para o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), gerando grande transtorno no transporte dos pacientes, já debilitados pela doença”, argumenta.

Conforme Dr. Afonso Viviani, esta questão, que é prioritária, vem sendo trabalhada pela equipe técnica que atua no Icesp. “São pessoas gabaritadas tecnicamente para equacionar essa questão. Realmente, o atendimento está saturado e as medidas estão sendo tomadas para oferecer da melhor maneira o atendimento na região”.

Com relação à ortese e prótese, o coordenador informou que o Estado necessita carrear recursos para arcar com as despesas da concessão desses procedimentos de reabilitação em nível ambulatorial e hospitalar no sistema. “É uma questão difícil, que demanda grandes reflexos. Porém, o governo tem feito uma grande iniciativa que é Rede Lucy Montoro”. Já o deputado André argumentou que a região do Alto Tietê é a que tem menos prestadoras, ou seja, centros de reabilitação, necessitando de redes de serviços regionalizados estabelecidos aos cuidados integrados que possam garantir o acesso da população do Alto Tietê.

Para o deputado André do Prado, foi uma reunião muito produtiva e necessária, com objetivo de ter acesso aos dados técnicos para identificar o que pode ser executado pela Coordenadoria a curto, médio e longo prazo. “O próximo passo será uma reunião com o secretário Guido Cerri, para levar todos os dados técnicos e, diante disso, cobrarmos um posicionamento do que devemos avançar e equacionar com rapidez, diante dos problemas crônicos de saúde regional.
5 anexos — Baixar todos os anexos (zipado para   Português


Fonte:Clarissa Johara comunicacaoandredoprado@hotmail.com

Grupo Lafarge chega a Mogi com Centro de Distribuição


Líder sul-americana em sistema drywall, as conhecidas placas de gesso, a Lafarge Gypsum acaba de montar um Centro de Distribuição (CD) no Bairro do Taboão. A unidade ocupa o galpão industrial construído pelo empresário Edson Bento, ex-proprietário da rede de açougues Bistecão, nas margens da Rodovia Mogi-Dutra, próximo à saída para a Estrada da Pedreira e para o Condomínio Aruã, sentido Mogi-São Paulo. A empresa, que atua no mercado brasileiro desde 1995, é a principal concorrente da Placo, multinacional instalada na Vila São Francisco, e além do recém-inaugurado CD, já busca uma área no Município, com cerca de 200 mil m², para a futura instalação de uma fábrica. Hoje, a fabricação brasileira da Lafarge está concentrada no município de Petrolina, em Pernambuco, e a própria região nordeste absorve praticamente toda a produção local. Mas de olho no crescimento do mercado de drywall registrado no Sudeste do País, a empresa tratou meio de fincar os pés aqui rapidamente com uma unidade, que recebe produtos fabricados na Argentina, Colômbia e a até Israel e, de Mogi, abastece os municípios paulistas e de estados vizinhos como Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além de estar próxima das principais rodovias, a área escolhida pela Lafarge está a poucos minutos do terminal de cargas da JSL, empreendimento do Grupo Julio Simões que cuida da logística da empresa de gesso e cimento. A Prefeitura de Mogi já iniciou as tratativas com o DER para viabilizar um acesso da Estrada da Pedreira para o CD.


Posse


O ex-juiz do Fórum de Mogi, Jéferson Moreira de Carvalho, 55 anos, será empossado hoje no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo pelo presidente e desembargador José Roberto Bedran. Com a promoção ocorrida ontem, Jéferson deixará suas atividades como juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral.


CQC


O humorista Oscar Filho, do temido CQC da Band, esteve ontem no gabinete do prefeito Bertaiolli cobrando uma rampa de skate profissional para a Cidade, a pedido de skatistas. Nada levou, além da promessa de que no aniversário de 452 anos de Mogi, a rampa será inaugurada.


Comemoração


A absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) pela Câmara Federal foi devidamente comemorada na Cidade por pessoas ligadas ao deputado Valdemar Costa Neto (PR). Para aliados do parlamentar foi a garantia de que nada deve acontecer a ele, caso o processo da Comissão de Ética termine com um julgamento em plenário.




Em Sampa


Deu na edição de ontem do jornal Valor Econômico: a UMC está investindo R$ 45 milhões na construção de seu segundo campus na Capital, onde planeja ter 10 mil alunos dentro de cinco anos e, junto com Mogi, faturar de R$ 230 milhões. A nova unidade deve operar no segundo semestre de 2012. Hoje, São Paulo tem 9 mil alunos.


Fonte:O Diário de Mogi









Cursos gratuitos abrem 400 vagas


O Centro de Apoio à Educação de Jovens e Adultos (Crescer), da Prefeitura de Mogi das Cruzes, oferece na próxima segunda-feira 400 vagas em 15 cursos gratuitos nas áreas de alimentação, turismo e hospitalidade, serviços domésticos e informática avançada. Os mogianos deverão ir até a Rua Ipiranga, 579, das 9 às 16 horas.


O Centro se destaca por promover cursos rápidos de 18 e 36 horas com duração de um mês e meio. "É um via rápida para o emprego. No Crescer, o mogiano pode se preparar em um curto espaço de tempo para uma nova vaga no mercado de trabalho, em especial, no segmento de hotelaria, que está em franca expansão na nossa Cidade", observou o prefeito Marco Bertaiolli.


Nesta área estão disponíveis vagas para cursos de auxiliar de cozinha, arrumadeira/camareira, governanta/gerente de governança e o mais recente, recepcionista para hotel. "Este novo curso é reflexo do contato constante que temos com os hotéis da Cidade, como o Paradise Resort. Eles nos procuram em busca de alunos e nos contam quais as suas necessidades", contou Marilda Aparecida Tavares Romeiro Safiti, diretora do Departamento de Educação Não-Formal da Secretaria Municipal de Educação.


A área de informática tem grande procura no Centro. As vagas são oferecidas para jovens a partir dos 14 anos com ensino fundamental completo e curso de informática básica. A proposta do Crescer é promover cursos avançados na área de informática, como Excel, Corel Draw, Internet, Photoshop e Dreamweaver. Para todos os cursos é preciso apresentar documento original de identidade e comprovante de endereço. Mais informações sobre os cursos pelo telefone 4727-4971.


Fonte:O Diário de Mogi

Discutida segurança em lotérica



O projeto de lei de autoria do vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), que prevê a obrigatoriedade da contratação de vigilantes pelas casas lotéricas da Cidade, está causando polêmica entre os proprietários destes estabelecimentos, contrários à proposta. Eles alegam que teriam um gasto muito alto com os profissionais da segurança e que não há estatísticas de furtos ou roubos em lotéricas de Mogi das Cruzes. Portanto, para debater o assunto, uma audiência pública será realizada na próxima segunda-feira, às 10 horas, na Câmara Municipal.


Segundo Tobias, a ideia visa "a diminuição de riscos à segurança dos usuários dos serviços e, de forma direta, aprimorar a qualidade do atendimento ao consumidor". "Outra coisa é que a Polícia Militar tem um efetivo reduzido e não pode estar em todos os lugares. Com os seguranças nas lotéricas, o público ficará muito mais confiante de que nada vai acontecer com ele", explicou o vereador.


Ele disse, ainda que, posteriormente, apresentará novos projetos para que todos os comércios que façam serviços bancários disponham de vigilantes, tais como farmácias, supermercados e pequenos mercados que recebem contas a pagar.


Apesar de já ter propostas para o futuro quanto ao assunto, Tobias terá dificuldades para aprovação de seu projeto. De acordo com o vereador Pedro Komura (PSDB), que recebeu em seu gabinete um grupo de proprietários de lotéricas pedindo a inviabilidade da proposta, outros legisladores também estariam contra o projeto. "Sou contra, assim como muitos outros. Um gerente de casa lotérica ganha, em média, R$ 1,5 mil. Um vigia terá de receber R$ 2 mil e cada lotérica precisará contratar ao menos dois profissionais para que se revezem. Não tem como isso dar certo. Além do mais, cada estabelecimento deste tem 25 m², sempre fica cheio e o segurança terá de ficar na rua? É estranho. E no shopping, por exemplo, que já tem segurança? O que vai ser feito? E os demais estabelecimentos, como as farmácias? Vão ter que ter vigia lá também? Enfim, há uma série de questionamentos que o projeto não responde. É falho", afirmou Komura.


Mesmo com a polêmica, Tobias garante que não irá retirar a proposta. "Prefiro ficar ao lado do povo do que dos donos das lotéricas", justificou. "Quero o melhor para todos, já que o povo passará a sofrer porque as lotéricas e demais estabelecimentos passarão a não mais aceitar o pagamento de contas ou reduzirão o horário de atendimento", retrucou o tucano.


Fonte:O Diário de Mogi

Filho de Kadafi tenta negociar com rebeldes


TRÍPOLI
Insurgentes líbios informaram no começo da noite de ontem que o ex-ministro das Relações Exteriores do governante Muamar Kadafi foi detido perto de Tripoli. "Abdelati al-Obeidi foi detido hoje, perto de Janzur", disse Mahdi al-Harati, vice dirigente do conselho militar dos insurgentes.


A detenção ocorre no mesmo dia em que dois filhos do coronel enviaram mensagens contraditórias sobre o conflito civil líbio e o destino de Kadafi. Seif al-Islam, um dos filhos de Kadafi, prometia continuar lutando até a morte e dizia que ninguém iria se render, segundo uma mensagem de áudio atribuída a ele e levada ao ar pela emissora de televisão Al-Rai. Na mensagem, Seif al-Islam dizia estar na periferia de Trípoli e afirmava que seu pai estava bem.


Pouco antes, um de seus irmãos, Al-Saadi, declarava-se pronto para dialogar com os rebeldes do Conselho Nacional de Transição com o objetivo de interromper o derramamento de sangue.


"Nós morreremos na nossa terra", disse Seif al-Islam. "Ninguém vai se render". Já Al-Saadi disse mais cedo que "a coisa mais importante é interromper a carnificina". As declarações de Al-Saadi foram feitas à televisão estatal da Arábia Saudita. A voz de Seif al-Islam era facilmente reconhecida, mas foi mais difícil confirmar a autenticidade da voz de Al-Saadi.


O porta-voz de Kadafi, Moussa Ibrahim, rejeitou ontem um ultimato dos rebeldes para que os partidários de Kadafi se rendam até o sábado ou enfrentem um amplo ataque. "Nenhuma nação digna aceitaria um ultimato dado por gangues armadas", disse Ibrahim.


Mais cedo, ontem, um comandante dos insurgentes em Tripoli, Abdel Hakim Belhaj, disse que Al-Saadi tentava negociar termos para a própria rendição, se sua segurança fosse garantida. Quando questionado sobre essas afirmações, Al-Saadi disse que conversou com Belhaj e vários oficiais das forças insurgentes, mas afirmou que ofereceu a rendição apenas para que a carnificina chegue a um fim, não em troca de garantias pessoais.


As declarações contraditórias são feitas no momento em que as forças dos insurgentes pressionam os partidários de Kadafi nas suas últimas cidades, Sirta, Bani Walid e Sabha. Kadafi está escondido desde a semana passada, quando os rebeldes tomaram Tripoli. A quinta-feira, 1º de setembro, marcará o 42º aniversário do golpe de Estado de Kadafi, quando ele liderou um grupo de militares que derrubaram a monarquia do rei Idris I, o qual fugiu para Roma.


Al-Harati confirmou que Al-Saadi negociou a rendição. "Ele está relutante, mas que quiser se render sua vida está segura, se Deus quiser. Se houver um acordo, não haverá problemas", afirmou Al-Harati.


A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) informou que bombardeou vários alvos perto da cidade natal de Kadafi, Sirta, e de Bani Walid, cidade a sudeste de Trípoli que segundo os rebeldes pode ser um esconderijo do líder fugitivo.


A aliança começou a atacar nas proximidades de Bani Walid na terça-feira, destruindo três lançadores de mísseis terra-terra, um depósito de munição, um tanque e um local onde eram estocados lançadores de foguetes, além de uma base militar não especificada, segundo a atualização diária das operações da Otan.


Um porta-voz da missão militar, coronel Roland Lavoie, disse na terça-feira que a missão liderada pela Otan estava agora voltando-se para "o corredor entre Bani Walid e o limite leste de Sirta". A Otan atacou 35 alvos no entorno de Sirta na segunda-feira e continuou a disparar na área na terça-feira, atingindo 12 veículos com armas, três tanques, um comando, um posto de controle, um radar e outra base militar.


Omar Hariri, chefe de assuntos militares dos rebeldes, disse que Kadafi pode estar escondido em Bani Walid ou nas proximidades da capital. Porém ele ressaltou que, como a Líbia está em um estado de guerra, as informações mudam rapidamente.


Fonte:O Diário de Mogi

Governo recorre a tributos ‘velhos’




ALTERNATIVA O ministro Padilha avalia ser viável uma cobrança maior de tributos sobre cigarro e bebida


BRASÍLIA
Diante da dificuldade de apoio no Congresso para criar um novo imposto para sustentar mais gastos com o sistema público de saúde, o governo tem feito as contas para tentar levantar recursos com aumento de taxações já existentes. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, avalia ser viável uma cobrança maior de tributos sobre cigarros e bebidas para conseguir esse dinheiro.


A proposta apresentada ontem pelo ministro a parte dos líderes da base em reunião com a ministra de Relações Exteriores, Ideli Salvatti, poderia, segundo ele, cobrir uma lacuna estimada em R$ 10 bilhões anuais necessários para o setor.


Na opinião do ministro, a medida seria uma forma de sair do impasse provocado pela proposta da Emenda 29, que define os gastos da União, dos Estados e dos municípios com a saúde, com votação marcada para o dia 28 de setembro na Câmara. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e os partidos da base, exceto o PT, não aceitam o adiamento da votação nem a criação de uma nova contribuição financeira, aos moldes da extinta CPMF.


"Nós vamos votar aqui (na Câmara) no dia 28 e cumprir com o nosso dever", disse o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), lembrando que o projeto está a espera de votação na Câmara há três anos. "Nosso colo já cansou. Essa Casa tem limites e não peçam a ela o que ela não pode fazer", continuou. "Temos 20 dias para melhorar a Emenda 29, se não for possível, o governo pode continuar buscando uma fonte de financiamento na votação no Senado", afirmou o peemedebista.


Depois da aprovação no plenário da Câmara, o projeto voltará ao Senado. Em 2008, os senadores aprovaram a proposta que, no entanto, está sendo modificada pelos deputados, o que obriga uma última votação no Senado antes de seguir para sanção ou veto da presidente da República.


A presidente Dilma Rousseff, terça-feira, em Caruaru (PE), foi enfática ao transferir a responsabilidade pela criação de uma fonte de receita para o Congresso. Trata-se de um assunto espinhoso para o governo. Para Dilma, projetos de lei que ampliam gastos com saúde e segurança, sem determinar a origem de onde sai o dinheiro, são verdadeiros "presentes de grego".


O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), ontem, ao sair da reunião com Padilha e Ideli, não quis comprometer a presidente na defesa de criação de um novo imposto para garantir uma fonte adicional de recursos para a saúde pública.


"Para dar uma saúde de qualidade e universal no Brasil, temos de ter mais recursos. A Emenda 29 só não basta. Precisamos criar uma fonte alternativa, mas não existe ainda consenso no governo. Não existe uma decisão da presidente da República. Segundo ele, quanto a um novo imposto, a presidente "não tem posição" sobre o assunto.


Vaccarezza, no entanto, demonstrou que a presidente não quer o texto parcialmente já aprovado e prestes a ter sua votação concluída na Câmara. "Ela (Dilma) defende a regulamentação da Emenda 29, (isso) é uma coisa. Esse projeto que está aí é outra. Você pode regulamentar com outro projeto. Eu tenho defendido elaborar outro projeto para a regulamentação da Emenda 29", disse o líder do governo.


Fonte:O Diário de Mogi

Fora do sério


Noemia Alves (Interina)
Daniel Carvalho



A fila quilométrica formada quase que diariamente na porta do Ambulatório de Ortopedia da Santa Casa e as muitas reclamações de pacientes que esperam horas a fio por atendimento médico no hospital acabaram por tirar do sério o secretário-adjunto Marcelo Cusatis, o Théo. 


Bronca
Ao visitar o ambulatório de especialidades e o Pronto Socorro e constatar a presença de apenas um especialista para atendimento de dezenas de pessoas, Théo soltou o verbo: "É uma irresponsabilidade, é inconcebível...", disse, nos corredores do hospital. 


Na hora
Coincidência ou não, um médico que estava atrasado assumiu o posto e o atendimento "acelerou". O flagrante do descaso na Ortopedia da Santa Casa colocou em risco o "bom convívio" da filantrópica com administração municipal. Nos próximos dias, Théo deverá se reunir com a provedoria para discutir o assunto. 


Ressonância 
Outro assunto que deve ser discutido no encontro do secretário-adjunto da Saúde de Mogi com a direção da Santa Casa é a conclusão do projeto e o início das obras para adequação do prédio para instalação do aparelho de ressonância magnética. O equipamento já teria sido comprado e faltaria somente um prazo para a instalação.


Divulgação





Presente 
A liberação de R$ 4 milhões, como primeira parcela de quase R$ 14 milhões, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), ontem pela manhã, foi assimilada pelo prefeito Marco Bertaiolli (DEM) como presente antecipado pelos 451 anos de Mogi, comemorados hoje. "É uma excelente notícia, porque caberá ao Estado pagar 50% dos R$ 28 milhões para construir o hospital, e nós, os outros R$ 14 milhões. Foram 100 quilos que foram tirados das nossas costas", comentou Bertaiolli.


Festa
A véspera de aniversário de Mogi foi agitada com visitas da equipe do CQC, da TV Bandeirantes, e da cantora Elba Ramalho. Ao meio-dia, a trupe comandada por Marcelo Tas esteve no gabinete do prefeito Bertaiolli para gravação do quadro "Proteste Já". Elba, por sua vez, esteve no Cemforpe para o último ensaio com o coral de mil vozes que a acompanhará no show de hoje à noite.


Homem de palavra 
Como de praxe, o repórter do CQC, Oscar Filho, pediu ao prefeito um objeto que serviria de garantia à promessa de construção, até 1º de setembro de 2012, de uma pista de skate para competições oficiais. O prefeito mogiano deixou em aberto para que o jornalista escolhesse, mas reafirmou que tinha sua palavra como a maior garantia. Oscar Filho aceitou. Pela primeira vez, o CQC saiu de uma prefeitura sem nenhum pertence pessoal como garantia. 
Maurício Sumiya





Placa
O veículo Fox entregue ontem pela Prefeitura e a Câmara a uma creche em Jundiapeba trazia uma placa com a seguinte inscrição: EVP 2584. Há quem diga que, coincidência ou não, é a abreviação de "Emenda do Vereador Protássio". O primeiro par de números, 25, é o mesmo do partido do parlamentar, o DEM.


Indicação 
Durante a solenidade, tanto o vereador como a direção da creche ressaltaram que a compra do veículo só ocorreu graças à indicação da assessora parlamentar Ana Lúcia da Silva, moradora de Jundiapeba. 


Liso
Quem teve a paciência de esperar pelo programa do Jô Soares na noite de quarta-feira foi brindado com a entrevista com o governador Geraldo Alckmin. O tucano, no estilo "zen" de sempre, talvez pela profissão de anestesista, escapou pela tangente de perguntas um pouco mais ácidas do entrevistador. Por exemplo: não respondeu se considerava cunhado como parente (uma indireta à suspeita de envolvimento de parentes de dona Lu Alckmin em irregularidades), mas foi taxativo: "Não importa quem seja, se errou, tem de pagar".


Divulgação





Gafe
Alckmin sempre foi bom de números, pronto a usar a matemática em comparações e a falar da grandeza do Estado de São Paulo. Mas em geografia... Ao falar da despoluição do rio Tietê, disse que a mancha de sujeira está diminuindo, o que, certamente, é um avanço. Mas errou ao citar a nascente do rio como sendo em Mogi das Cruzes. Como Jô Soares provavelmente também não sabe que, na verdade, o Tietê começa em Salesópolis, a informação incorreta passou batida.


Média
Outra questão espinhosa levantada por Jô: o relacionamento político do governador com o prefeito paulistano e dissidente Gilberto Kassab e a presidente petista Dilma Rousseff. Alckmin falou bem dos dois.


Menos, menos
Sobre as críticas do funcionalismo, detalhou aumentos salariais para a área de saúde, para policiais e para professores. Deu a entender que estão todos contentes. "Tanto que em São Paulo não tem greve, os professores estão satisfeitos...". Não é bem assim.


Fonte:Mogi News

Divergência Lei que obriga casas lotéricas a manter segurança gera polêmica

Vereadores estão divididos. Uma audiência pública será feita na próxima segunda-feira para discutir a proposta
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Komura: É contra o projeto
A audiência pública que discutirá o projeto que obriga as casas lotéricas da cidade a contar com seguranças particulares será realizada na próxima segunda-feira, às 10 horas, na Câmara Municipal, no entanto, os vereadores contrários e favoráveis à medida já iniciaram as discussões. A proposta segue em análise nas comissões permanentes do Legislativo e poderá entrar em votação em plenário nas próximas sessões. 
O vereador Pedro Komura (PSDB) faz parte do grupo que se posiciona contra a norma. Segundo ele, o custo para manter um segurança é elevado, o que pode inviabilizar a manutenção do estabelecimento. "Em média, um gerente de lotérica recebe R$ 1,2 mil e um vigilante R$ 2 mil", destacou.


O tucano também frisou que não há espaço físico suficiente para o trabalho do vigia. "A maioria das lotéricas funciona em um local com 25 m² e isso (a presença de segurança) traria ainda mais desconforto aos clientes", disse. 
Outro ponto criticado pelo parlamentar é a justificativa apresentada para que o projeto entre em atividade. "Não existe nenhuma estatística que demonstre que esse tipo de prestação de serviço é alvo frequente de roubos. E, se a preocupação é proteção, será preciso estender a determinação às farmácias e a outros locais que também prestam atendimentos bancários", avaliou. 
"Estes são apontamentos feitos por um grupo de empresários que veio me procurar", revelou Komura.


O autor do projeto, Expedito Ubiratan Tobias (PR), respondeu às críticas. "Trata-se de uma maneira de aumentar a segurança, não só dos clientes, mas dos próprios funcionários. Como o efetivo da Polícia Militar é reduzido, esses lugares precisam buscar alternativas", afirmou. "Nossa cidade tem 400 mil habitantes e apenas 24 lotéricas, então, o problema de recursos não existe. Inicialmente, o projeto prevê apenas a obrigatoriedade de seguranças nas lotéricas, mas se houver a necessidade podemos estender a determinação às farmácias e a outros locais", disse.


O republicano acredita que todas as dúvidas serão esclarecidas após a audiência pública.


Fonte:Mogi News

Aniversário de Mogi Mauro Araújo destaca aproximação maior da Câmara com a comunidade


Presidente da Câmara fez um amplo balanço do trabalho desenvolvido pelo Legislativo em benefício do município
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Mauro Araújo: "Os vereadores estão mais acessíveis e as pessoas participam do nosso dia a dia"
A Câmara de Mogi das Cruzes tem participado ativamente do desenvolvimento da cidade. Este é balanço que o presidente do Legislativo mogiano, Mauro Araújo (sem partido), faz no aniversário de 451 anos do município, comemorados neste 1º de setembro.


À frente do segundo mandato como representante dos parlamentares, Araújo destaca que entre as principais ações do Legislativo está o "envolvimento maior com a sociedade". "Hoje é comum ver audiências públicas e a busca de recursos feita pelos vereadores. Temos uma grande parceria com o Executivo, seja na aprovação de algum projeto, como no próprio caso do Hospital de Brás Cubas", destacou o presidente. 
"A conquista do terreno onde vai ser construído o prédio foi resultado do trabalho de uma comissão da Câmara que conseguiu o espaço do governo federal. Talvez o projeto pudesse até ser inviabilizado caso o local não fosse doado", afirmou o vereador. Ele também citou o apoio dado para resolver os problemas existentes na Santa Casa e no transporte público. 
Araújo destacou o desenvolvimento de projetos como a criação das creches. "A Câmara teve a responsabilidade que regulamentar a definição das vagas que acabou com o apadrinhamento político, tornando uma questão mais técnica", afirmou. 
"O combate ao aterro no Taboão é outro ponto que posso destacar como contribuição para a cidade. Legislativo e Executivo têm um discurso unificado. Concordamos em discutir novas saídas, como a criação de um consórcio, uma ideia que nasceu aqui. Não é apenas dizer não ao aterro, chegamos à conclusão que temos que debater soluções e passamos a avaliar propostas. Algumas alternativas, inclusive, estão com conversas bem avançadas", afirmou Araújo.


"O modelo de gestão que está sendo adotado na Câmara agrada a população, porque todos, independentemente da cor partidária, trabalhamos em prol da sociedade, seja com uma crítica construtiva ao Executivo ou na busca por recursos. E posso adiantar que, no que vem, período de eleições, a atual legislatura tem maturidade de separar as questões políticas e a administração da cidade. Alguns espinhos vão ficar, mas isso é natural", salientou.


A conquista das emendas parlamentares também é considerada um marco. Cada vereador teve R$ 100 mil para destinar a projetos ou obras que apóiam. "Isso foi uma conquista pessoal. As emendas deram resultados e vamos avançar ainda mais. Esse tipo de gestão permite uma discussão muito maior com a sociedade. A população vem ao nosso encontro e os vereadores saem para conhecer os projetos. Isso cria uma Câmara participativa. Vivemos um bom momento com a sociedade civil mais perto", frisou. 
O vereador Mauro Araújo também citou o site como forma de interatividade com a população. "Ele deu uma abertura muito grande. Os vereadores estão mais acessíveis e as pessoas participam do nosso dia a dia. Antes era muito fechada". A presença maciça do público durante as sessões solenes foi destacada pelo parlamentar, assim como o sucesso do Parlamento Estudantil. 


Austeridade
"A austeridade na administração do Legislativo gera benefícios a população, porque podemos ter mais audiências e investimentos em tecnologia que favorecem diretamente nosso papel de servir a população. Uma prova que o trabalho tem dado resultado é que o último relatório do Tribunal de Contas não questionou nenhum gasto", destacou o presidente que prometeu que até o final do ano o Legislativo vai apresentar um grande serviço a população de baixa renda.


Fonte:Mogi News

Aniversário de Mogi Bertaiolli avalia próximos desafios


Prefeito falou sobre o que melhorou na cidade e o que precisa mudar para atender às necessidades da população
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

No terceiro ano de seu mandato, Marco Bertaiolli faz uma avaliação sobre as melhorias que Mogi recebeu e o que está faltando fazer
Aos 451 anos, Mogi das Cruzes é uma cidade em franco desenvolvimento. O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) tem na área de trânsito o grande desafio a ser vencido e tem na saúde, na educação e nos transportes, os pilares do desenvolvimento. O tratamento aos idosos e deficientes físicos, segundo ele, é um diferencial. De ações complexas, como a obra de canalização do córrego dos Canudos, às mais simples, como a implantação das Academias da Terceira Idade (ATIs), Mogi vai ganhando cada dia mais a "cara" de cidade grande. Não no que diz respeito ao território, de 721 quilômetros quadrados, mas nos setores social, de geração de emprego, industrial, cultural e ambiental.


Mogi News: O senhor sempre falou de mogianidade. O que significa isso?
Marco Bertaiolli: É mostrar para as pessoas que moram em Mogi das Cruzes que ser mogiano é gostar da cidade e conhecer suas virtudes e seus defeitos da mesma forma que se gosta de um filho. É ajudar a construir a cidade. Mogi precisa ser administrada por todos os cidadãos.


MN: Qual a grande conquista da cidade nos últimos anos?
Bertaiolli: O transporte coletivo. Imaginava-se que demoraríamos mais tempo para acertar, mas conseguimos em dois anos. Hoje, oferecemos um transporte digno aos usuários, trocamos 212 ônibus e implantamos o SIM (Sistema Integrado Mogiano). Tenho bastante orgulho de ter feito isso no transporte público de Mogi.


MN: Qual a obra principal dos 451 anos de Mogi?
Bertaiolli: Um das grandes dificuldades é a falta de um serviço de urgência e emergência. E nós vamos entregar a Cure (Central de Urgência, Remoção e Emergências), para que a população tenha esse serviço que engloba ambulâncias da Prefeitura, unidades de resgate do Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência). Acredito que este seja o grande destaque do aniversário de 451 anos.


MN: O senhor falou de transporte e de saúde. Com a educação, estes setores são a base da administração?
Bertaiolli: Os pilares. No campo da educação, avançamos muito. Estamos construindo escolas de ensino fundamental, municipalizando unidades escolares e avançando no ensino infantil. Vou entregar em setembro a 20ª creche de um programa de 40 para até o fim de 2012. Fomos coroados com o fato de Mogi receber o prêmio de melhor merenda escolar do Estado de São Paulo das mãos do presidente Lula (ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva). Isso mostra que estamos atentos.


MN: Como está a situação das famílias que vivem em áreas de risco no Jardim Lair? 
Bertaiolli: Este é um caso emblemático. No primeiro dia útil de governo, nós fomos ao bairro, era período de chuva, e havia 125 famílias correndo, inclusive, risco de morte. Congelamos a área e tiramos as famílias. Hoje, estamos fazendo o taludamento da encosta e todas aquelas pessoas receberão uma unidade habitacional própria em setembro, fechando o ciclo do trabalho. Isso é muito gratificante.


MN: Que desafios a cidade tem?
Bertaiolli: Mogi cresce muito rapidamente. Em 1990, tínhamos 190 mil habitantes e hoje passamos dos 400 mil. Em 2011, serão 200 mil carros licenciados. Colocar uma rede de semáforos na rotatória não é melhorar o trânsito, mas ordená-lo, minimizando a falta de segurança. O que resolve são grandes obras, como túneis e viadutos, com investimentos dos governos estadual e federal. O próximo grande desafio é o trânsito. Mogi vai ter de reestruturar as obras viárias. Nós estamos fazendo o projeto da passagem subterrânea na avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, que é inevitável. Vamos construir os viadutos. Temos de terminar a perimetral de César de Souza, continuar a Guilherme Georgi e asfaltar a Volta Fria. São projetos prontos que estamos trabalhando para viabilizar os recursos.


MN: Os idosos e os deficientes físicos também são prioridade?
Bertaiolli: Sim. Cuidar dessas pessoas demonstra que você pode ter uma sociedade mais organizada e mais respeitada. As ATIs que estamos entregando na cidade têm uma utilização absurdamente elevada e os próprios usuários cuidam delas. Já vi gente levando latinha de óleo para lubrificar os equipamentos. Em duas delas, colocamos também as academias para deficientes. Sem contar que temos a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) para inaugurar e os ônibus adaptados.




MN: Como avalia o trabalho nos Jardins Aeroporto III e Nova União?
Bertaiolli: Fundamental. São bairros enormes, carentes de tudo e que estamos dotando de esgotamento, asfalto, água tratada e Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Ficam prontos no fim do ano e vão ficar com uma característica de urbanização muito próxima à do centro da cidade. 


MN: E o hospital de Brás Cubas?
Bertaiolli: É algo equacionado. Ainda não temos todo o recurso para construí-lo, mas o governo estadual já se comprometeu a nos ajudar. Estou construindo o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e o Unica (Unidade Clínica Ambulatorial), recuperamos a Santa Casa, estamos construindo três postos de saúde e quatro unidades do Programa Saúde da Família (PSF), compramos novas ambulâncias e implantamos o SIS (Sistema Integrado Mogiano). É importante completar a rede com o hospital, que fará o que a Santa Casa e o Luzia (de Pinho Melo, hospital) não fazem. Na saúde, o trabalho é diário para melhorar sempre. Se imaginava que uma cidade que não tinha quase nada hoje teria raio X em postos de saúde? Que a Santa Casa quebrada teria um aparelho de tomografia, um laboratório de análises clínicas moderno e que assinaria um contrato para ter ressonância magnética? Que teríamos tomografia em posto de saúde?


MN: Problemas em diversas áreas estão sendo resolvidos, como citou. A que se deve isso?
Bertaiolli: Eu fui buscar soluções para todos os grandes problemas sem virar as costas para nenhum. Vou citar mais dois: o transporte coletivo e a questão dos chacareiros. Era manifestação, o pessoal com medo de ser despejado, enfim. A partir de setembro, 500 famílias daquela região receberão um imóvel próprio. É impressionante. 


MN: E o aterro sanitário que a Queiroz Galvão quer instalar no Taboão?
Bertaiolli: Outro problema que herdei e quero resolver. Tratamos isso com profissionalismo quando esse assunto renasceu. Contratamos uma das maiores empresas de engenharia do Brasil, a Falcão Bauer, que fez um relatório técnico sobre os motivos pelos quais esse processo não pode andar e a Secretaria de Assuntos Jurídicos provou que ele está cheio de fraudes. Está tudo comprovado e tenho certeza de que esse é um aterro enterrado. Vamos partir para a vida nova. Temos duas ou três alternativas para que Mogi encaminhe corretamente o seu lixo para um tratamento moderno com reciclagem, incineração e geração de energia, como o mundo moderno faz.


MN: Em setembro de 2012, o senhor estará a três meses do final do mandato. Vai concorrer à reeleição? Como quer deixar Mogi?
Bertaiolli: Concorrer à reeleição é uma coisa que vamos decidir no ano que vem. Quero deixar Mogi melhor. O meu objetivo é fazer aquilo que propus na minha campanha: Mogi das Cruzes cada vez melhor.


Fonte:Mogi News

Aniversário de Mogi Alckmin libera R$ 4 mi para hospital


Governador recebeu o prefeito Marco Bertaiolli ontem, em São Paulo, e anunciou o presente para Mogi das CruzesWillian Almeida
Da Reportagem Local
Ney Sarmento / PMMC

Alckmin recebeu prefeito e vice e garantiu ajuda financeira para hospital municipal. Bertaiolli destacou parceria com o Estado
Na véspera do aniversário de 451 anos de Mogi das Cruzes, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), liberou R$ 4 milhões para a Prefeitura como ajuda às obras do hospital municipal de Brás Cubas. No próximo ano, o Estado vai fazer novo repasse, superior a este, à entidade hospitalar, também destinado à fase de construção. Na manhã de ontem, Alckmin recebeu o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) e o vice José Antonio Cuco Pereira (PSDB) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.


Além do dinheiro para as obras, Alckmin garantiu que a instalação dos equipamentos e o custeio da unidade hospitalar também serão divididos entre o Estado e a Prefeitura. Com isso, o hospital funcionará como em uma sociedade entre os governos municipais e estaduais, meio a meio. 
Com o anúncio de ontem, o governador cumpre a promessa feita em junho na solenidade de lançamento da pedra fundamental do hospital. A ajuda financeira do Estado é fundamental para que a obra seja entregue até dezembro de 2012. 
"Liberamos, para ajudar a Prefeitura na construção do novo hospital de Brás Cubas, R$ 4 milhões para este ano e no começo de 2012 vamos liberar um valor maior. É uma obra muito importante para descentralizar a saúde, atender melhor a população do distrito e ter mais resolutividade. Será um hospital novo, moderno, com os melhores equipamentos para atender bem e de graça a população", afirmou o governador.


Bertaiolli comemorou a liberação do recurso, que classificou como o "presente" do governador para o aniversário de 451 anos Mogi, completados hoje. 
"São importantes esses R$ 4 milhões, mas é mais importante essa sociedade que o governador está firmando com Mogi das Cruzes. Vamos fazer o hospital meio a meio e sem essa ajuda seria muito difícil. Então, o governador liberou esse valor, vai liberar mais no ano que vem e em 2013 ajudará com os equipamentos e o custeio", afirmou o prefeito. 


Fonte:Mogi News

Aniversário da cidade Expo Mogi traz diversas atrações


Público tem à disposição vários estandes com produtos da cidade e serviços, além das apresentações artísticas
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Oswaldo Birke

Na Expo Mogi deste ano, estandes têm muito mais atrações para o público. Evento vai até o domingo
Quem visitar a Expo Mogi 2011 irá se surpreender com a quantidade de empresas expositoras, prestação de serviços, mimos para os visitantes e até venda de produtos, novidades trazidas para a segunda edição do evento em comemoração ao aniversário de 451 anos da cidade. Aberta na noite de ontem durante uma cerimônia oficial, a Expo Mogi traz 50 empresas de diversos setores que receberão os visitantes até o próximo domingo, das 10 às 22 horas. 
Para a presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Tânia Fukusen, a feira é uma oportunidade para a população mogiana conhecer os produtos que a cidade fabrica ou comercializa. "Neste ano temos um número maior de empresas ligadas ao ramo de varejo que poderão, inclusive, realizar vendas diretamente do estande. E tudo isso foi possível graças a uma parceria com outras entidades como o Sebrae, o Sincomércio e o Sindicato Rural", destacou.


Entre as curiosidades estão sessões de massagem, maquiagem e até a distribuição de cachaça de Cambuci, disponível para degustação. 
Para o diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura de Mogi, Renato Torquato Rissoni, a Expo Mogi também é uma oportunidade para os empresários fecharem novos negócios. "Não é só o público que sai beneficiado. As empresas podem conhecer umas às outras e daí sair novas negociações. É fundamental incentivar eventos como este, porque mantém a cidade e a economia movimentada", disse. O investimento da administração municipal com a estrutura do local foi de R$ 600 mil. 


Apresentação
Hoje, a partir das 21 horas, o palco da Expo Mogi 2001 recebe a cantora Elba Ramalho, que interpretará seu repertório com os Canarinhos do Itapety e o Coral de Mil Vozes. Durante a tarde de ontem, a cantora realizou seu primeiro ensaio técnico com a criançada no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). O show promete ser animado igual ao ensaio.
"Foi um casamento perfeito entre as crianças e a Elba. Ela é muito simpática, muito energética e trouxe um tom especial para a apresentação", disse a regente Solange Urbano. Para ela, a música "O xote das meninas" foi a mais animada. "A criançada não parou de cânter e pular", garantiu.


Elba também promete um belo show. Em conversa com a reportagem, ela disse que se surpreendeu com o talento das crianças mogianas. "São todos bem ensaiados, bem afinados, a banda, a orquestra, tudo foi perfeito. Me emocionei muito quando cantamos ´Ciranda da Rosa Vermelha´, que é uma canção feita para as crianças. Eu já tinha passado por Mogi em outras oportunidades, mas me sinto honrada de estar aqui no aniversário da cidade, e cantar com estas crianças talentosas", disse. Elba aproveitou as horas de descanso para ficar na cidade. A cantora seguirá para o Rio de Janeiro, onde visitará as filhas, depois do show em Mogi.


Fonte:Mogi News

"proteste já" CQC pede e prefeito promete nova pista de skate em 2012


Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Mogi deve ganhar em seu aniversário de 452 anos uma pista de skate com o formato oficial. O anúncio foi feito na manhã de ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (DEM), em seu gabinete. A promessa foi realizada por causa do quadro "Proteste Já!", do programa CQC, da Rede Bandeirantes. 
O quadro comandado por Oscar Filho veio até a cidade pedir a Bertaiolli a construção de uma pista para a prática esportiva. O prefeito garantiu que parte do Orçamento do próximo ano destinado ao esporte deve ser direcionada para a obra.


A equipe do CQC visitou quatro pistas de skate construídas na cidade, entre elas a do parque Botyra Camorim Gatti e a no piscinão da cidade, no Alto do Ipiranga. O apresentador contou ao prefeito que achava estranha a estrutura que existe dentro do piscinão. Bertaiolli garantiu que o espaço nunca foi utilizado. "A ideia era que o local pudesse ser usado na época de seca para a prática de esportes. No entanto, a Vigilância Sanitária nunca autorizou seu funcionamento, já que o lugar estaria contaminado por detritos existentes na água", esclareceu.


O prefeito explicou que a pista de skate deve começar a ser construída no primeiro semestre de 2012. "A Câmara deve aprovar o Orçamento para o próximo ano. Nele, vai constar a parte destinada ao esporte. Depois disso, o Conselho Municipal de Esportes, formado por esportistas, destinará os investimentos. Os skatistas serão convidados para participar da reunião e pleitear a construção da pista. Acredito que não teremos problemas em aprovar a obra, já que as outras modalidades estão bem-assistidas pelas estruturas feitas para os Jogos Abertos", explicou. Um dos locais cotados para a futura construção é o espaço ao lado do Ginásio Municipal.


Bertaiolli mostrou a Oscar Filho o projeto para a construção de uma pista de skate no Parque da Juventude, em Brás Cubas. "A obras devem ser entregues até o fim do ano", garantiu. O quadro costuma levar algum objeto do prefeito da cidade visitada, mas em Mogi foi diferente: "Resolvi não levar nada do Bertaiolli, pois ele me deu sua palavra de que iria cumprir a promessa. Daqui a um ano, vamos voltar para conferir", afirmou. A reportagem será exibida na próxima segunda-feira.


Fonte:Mogi News