quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aniversário de Mogi Mauro Araújo destaca aproximação maior da Câmara com a comunidade


Presidente da Câmara fez um amplo balanço do trabalho desenvolvido pelo Legislativo em benefício do município
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Mauro Araújo: "Os vereadores estão mais acessíveis e as pessoas participam do nosso dia a dia"
A Câmara de Mogi das Cruzes tem participado ativamente do desenvolvimento da cidade. Este é balanço que o presidente do Legislativo mogiano, Mauro Araújo (sem partido), faz no aniversário de 451 anos do município, comemorados neste 1º de setembro.


À frente do segundo mandato como representante dos parlamentares, Araújo destaca que entre as principais ações do Legislativo está o "envolvimento maior com a sociedade". "Hoje é comum ver audiências públicas e a busca de recursos feita pelos vereadores. Temos uma grande parceria com o Executivo, seja na aprovação de algum projeto, como no próprio caso do Hospital de Brás Cubas", destacou o presidente. 
"A conquista do terreno onde vai ser construído o prédio foi resultado do trabalho de uma comissão da Câmara que conseguiu o espaço do governo federal. Talvez o projeto pudesse até ser inviabilizado caso o local não fosse doado", afirmou o vereador. Ele também citou o apoio dado para resolver os problemas existentes na Santa Casa e no transporte público. 
Araújo destacou o desenvolvimento de projetos como a criação das creches. "A Câmara teve a responsabilidade que regulamentar a definição das vagas que acabou com o apadrinhamento político, tornando uma questão mais técnica", afirmou. 
"O combate ao aterro no Taboão é outro ponto que posso destacar como contribuição para a cidade. Legislativo e Executivo têm um discurso unificado. Concordamos em discutir novas saídas, como a criação de um consórcio, uma ideia que nasceu aqui. Não é apenas dizer não ao aterro, chegamos à conclusão que temos que debater soluções e passamos a avaliar propostas. Algumas alternativas, inclusive, estão com conversas bem avançadas", afirmou Araújo.


"O modelo de gestão que está sendo adotado na Câmara agrada a população, porque todos, independentemente da cor partidária, trabalhamos em prol da sociedade, seja com uma crítica construtiva ao Executivo ou na busca por recursos. E posso adiantar que, no que vem, período de eleições, a atual legislatura tem maturidade de separar as questões políticas e a administração da cidade. Alguns espinhos vão ficar, mas isso é natural", salientou.


A conquista das emendas parlamentares também é considerada um marco. Cada vereador teve R$ 100 mil para destinar a projetos ou obras que apóiam. "Isso foi uma conquista pessoal. As emendas deram resultados e vamos avançar ainda mais. Esse tipo de gestão permite uma discussão muito maior com a sociedade. A população vem ao nosso encontro e os vereadores saem para conhecer os projetos. Isso cria uma Câmara participativa. Vivemos um bom momento com a sociedade civil mais perto", frisou. 
O vereador Mauro Araújo também citou o site como forma de interatividade com a população. "Ele deu uma abertura muito grande. Os vereadores estão mais acessíveis e as pessoas participam do nosso dia a dia. Antes era muito fechada". A presença maciça do público durante as sessões solenes foi destacada pelo parlamentar, assim como o sucesso do Parlamento Estudantil. 


Austeridade
"A austeridade na administração do Legislativo gera benefícios a população, porque podemos ter mais audiências e investimentos em tecnologia que favorecem diretamente nosso papel de servir a população. Uma prova que o trabalho tem dado resultado é que o último relatório do Tribunal de Contas não questionou nenhum gasto", destacou o presidente que prometeu que até o final do ano o Legislativo vai apresentar um grande serviço a população de baixa renda.


Fonte:Mogi News