domingo, 2 de setembro de 2012

Um médico de bem com a vida


Um médico de bem com a vida

O médico Francisco Averaldo Netto conta sua história na entrevista de domingo

Apaixonado pela Medicina, filmes, futebol e Mogi das Cruzes, o médico Francisco Averaldo Netto, 63 anos, o Coquinho, é conhecido por sua irreverência. Bem humorado, admite que adora fazer gozações e contar piadas e, desta forma, conquistar amigos onde quer que vá. Não fossem as complicações no parto, ele nasceria em Mogi, pelas mãos da parteira Lula, mas veio ao mundo em um hospital da Capital e chegou à Cidade nos primeiros dias de vida, com os pais Vicente Averaldo e Therezinha Boucault Averaldo. A família morava na Rua Professor Flaviano de Mello, 703, de onde ele guarda boas lembranças da infância, vivida ao lado dos avós paternos Francisco e Antonieta Averaldo e maternos Isidoro e Vera Boucault.

Em 1962, mudou-se para a Rua Alfredo Cardoso, em frente ao Largo Bom Jesus. Iniciou os estudos no Instituto Dona Placidina e fez o primário na antiga Escola Técnica de Comércio Braz Cubas. Após o curso preparatório, estudou o Ginásio no Liceu Braz Cubas, onde participou da fanfarra e, no colegial, cursou o Científico, no Instituto de Educação Dr. Washington Luís, pela manhã, e o Técnico em Contabilidade, no Liceu, à noite. Formado na segunda turma de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), fez especializações em Medicina do Trabalho, no ABC, e em Pediatria, na Capital. Ainda estagiário, atuou no Ambulatório Munici¬pal da Prefeitura de Mogi.
Em 1977, assumiu como médico do trabalho na Valmet e montou consultório. Também atendeu funcionários na Aços Anhanguera, Nachi do Brasil e na Rede Ferroviária, e pacientes na Santa Casa de Suzano, Maternidade Mãe Pobre e Hospital Santana. Fez parte das equipes da Samed e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e há 3 anos e meio está no Pró-Hiper. Corintiano roxo, tem várias peripécias vividas nos estádios, que promete revelar no livro “Histórias do Pequeno Grande Coco”.

Fonte:Mogi News


Interatividade marca a transmissão



Interatividade marca a transmissão

Professor José Carlos Miller da Silveira e Darwin Valente na transmissão do Desfile Cívico / Foto Eisner Soares

Da Paraíba, de Minas Gerais e até do Japão. Os mogianos que moram longe e não puderam acompanhar de perto as comemorações de aniversário dos 452 anos da Cidade, pelo menos mataram um pouquinho da saudade pela internet. É que ontem, O Diário transmitiu, ao vivo, pelo seu site o desfile cívico-militar, realizado na Avenida Cívica, no Mogilar. Esta é a segunda vez – a primeira foi na Festa do Divino - que o endereço eletrônico dis¬ponibiliza aos internautas imagens de um evento importante de Mogi.
Com narração do editor-chefe de O Diário, Darwin Valente, comentários do professor José Carlos Miller da Silveira, o Tuta, e entrevistas com o público feitas pelo editor do site, Alexandre Barreira, o internauta pôde acompanhar todos os detalhes do evento e ainda interagir com a equipe. “Durante toda a trans-missão tivemos a participação do público, mandando mensagens. Teve até uma pessoa que estava em outro Estado e contou que foi aluno do Tuta”, comenta Darwin, acrescentando que esta ainda é uma forma de ter a resposta imediata de quem está assistindo, se está gostando ou não.
Por enquanto ainda não há previsão de uma nova ação pelo site como a realizada ontem, mas a possibilidade existe. “Quando fizemos a transmissão da Festa do Divino, não tínhamos planejado a transmissão do desfile. Por isso certamente irá acontecer novamente com eventos de peso, que sejam de interesse da comunidade”, explica o editor-chefe do jornal.
A partir de amanhã, o público que não conseguiu acompanhar a transmissão poderá conferir no site e no youtube. O endereço eletrônico de O Diário é o www.odiariodemogi.com.br. (Mariana Nepomuceno)

Fonte:O Diário de Mogi

Zoneamento de Mogi em debate



Zoneamento de Mogi em debate

Secretário Chavedar coordena as reuniões sobre a Leia de Uso e Ocupação do Solo em Mogi / Foto Arquivo

A participação popular na construção da nova proposta da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo de Mogi das Cruzes tem sido um dos pontos mais comemorados desta nova legislação, que há anos tem passado por alterações visando interesses particulares. Após dezenas de consultas em bairros, além de reuniões com um corpo técnico formado pelo Conselho da Cidade (Concidade) e entidades de classe de Mogi, a nova proposta chegou à fase de apresentações. Até a última sexta-feira, foram quatro encontros. Outros quatro, agora sobre os instrumentos de políticas públicas, como as de cobranças de contrapartida em infraestrutura de novos empreendedores que causarem impactos no trânsito, por exemplo, ainda serão realizados nesta semana, até a próxima quinta-feira, sempre após as 18h30, no andar térreo do prédio da Prefeitura.
Conforme destaca o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, responsável pelo grupo técnico que revisou o zoneamento mogiano, “é importante que a participação popular seja bastante efetiva na construção de uma cidade como a nossa”. A fase de apresentações ainda não representa a última oportunidade de a população participar da construção da nova lei. Entre os dias 10 e 14 de setembro, será dado início ao processo de validação do texto. Depois disso, o projeto será submetido a audiências públicas e ao crivo do Concidade, antes de seguir para aprovação da Câmara Municipal. A expectativa é que o documento seja encaminhado ao Legislativo até o final deste ano. (Danilo Sans)

Fonte:O Diário de Mogi

Elize pode ter cúmplice no assassinato



Elize pode ter cúmplice no assassinato

DNA mostra sangue de outro homem no quarto de Matsunaga / Foto Divulgação

Exames de DNA de amostras coletadas no quarto onde Marcos Kitano Matsunaga, 41, foi esquartejado por sua mulher, Elize Araújo Kitano Matsunaga, 30, apontam a existência de sangue de outro homem no recinto, além do executivo.
Elize vem dizendo que fez tudo sozinha: matou e esquartejou o marido no apartamento do casal na Vila Leopoldina (zona oeste de São Paulo) e espalhou partes do corpo em Cotia (Grande SP).
Segundo a revista "IstoÉ", que revelou trechos do laudo na edição que começou a circular nesta sábado (1º), os exames de DNA provam que Elize teve um cúmplice no assassinato.
Luciano Santoro, advogado de Elize, disse à Folha de S.Paulo que a interpretação está errada.
De acordo com o advogado, dos 30 cotonetes com amostras de sangue coletadas no local, em 28 havia apenas sangue de Matsunaga.
Em outro cotonete, disse Santoro, havia apenas sangue de mulher -provavelmente de Elize, que teria se machucado no esquartejamento. No último apareceu uma mistura de sangue de mulher e de outro homem que não era Matsunaga.
"Eles espalharam luminol e coletaram sangue em vários pontos. Nesse cotonete não tinha luminol. É sangue que estava lá há tempos. Pode ser um monte de coisas. É invenção dizer que tinha outro homem com Elize. É só ver as imagens: no prédio não entrou e não saiu ninguém", afirmou Santoro. (Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Inédito: Transmissão ao vivo da TV MN é aprovada


Inédito
Transmissão ao vivo da TV MN é aprovada
TV Mogi News sai na frente, mais uma vez, ao levar para a casa dos telespectadores o desfile cívico em homenagem aos 452 anos de Mogi
Fernanda Fernandes
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro
Equipe da TV chegou à Avenida Cívica às 6h30 para fazer todos os preparativos para a transmissão
Pela primeira vez na história de Mogi das Cruzes, o desfile cívico militar em comemoração ao aniversário da cidade foi transmitido na íntegra por uma emissora de televisão. E a TV Mogi News teve o privilégio de ser a primeira a levar às casas dos mogianos as imagens da festa em tempo real, pois quem não pôde comparecer ao local da festividade, teve a oportunidade de acompanhar ao vivo todas as comemorações pelo canal 15 da NET Digital ou pela internet, no site www.tvmoginews.com.br. 
O trabalho de toda a equipe valeu a pena, pois os mogianos aprovaram iniciativa e elogiaram a programação. Para a funcionária pública Soraia Farias, de 24 anos, a transmissão ao vivo da TV Mogi News ajuda a promover a cidade: "É interessante, porque incentiva as pessoas a virem até aqui para assistir ao desfile e divulga ainda mais a cidade."
A ajudante de limpeza Josimara Xavier, 30, também aprovou a ideia: "É muito legal assistir ao que está acontecendo, em tempo real, na cidade", disse. Para a podóloga Renata Luciana Rodrigues, 35, essa iniciativa faz parte do crescimento da cidade: "Acredito que ajuda a promover Mogi e dá oportunidade do próprio mogiano saber o que ocorre em sua cidade."
O aposentado Duilio Guazzelli, 56, também falou a importância da iniciativa da TV. "Acho importante divulgar a tradição de nossa cidade", avaliou.


Bastidores
A equipe da TV Mogi News chegou na Avenida Cívica, onde ocorreu a festividade, às 6h30, enfrentou neblina e teve um cuidadoso trabalho para instalar todos os equipamentos técnicos para transmitir as imagens, mas os profissionais afirmaram que a experiência foi mais que válida.

A repórter da TV Mogi News, Jamile Santana, comentou que quem ganha é o mogiano, que pôde, pela primeira vez, acompanhar em casa toda a festividade em comemoração aos 452 anos da cidade. "É muito bom ter uma emissora para transmitir essa festa, pois quem não pôde vir pessoalmente, acompanhou do conforto do lar", explicou.

Um exemplo é o ex-combatente Miled Cury Andere, ele se recupera de uma cirurgia de catarata e ficou chateado por não poder participar como em todos os anos, mas, para sua alegria, pôde ver o desfile de casa. "Assisti pela TV e gostei muito. Vi meus amigos, foi muito bom", confirmou.

Para o cinegrafista da TV Mogi News, Edson Vargas Júnior, fazer parte da primeira transmissão ao vivo do desfile cívico é motivo de orgulho, pois é um marco para a história da cidade: "Nós fizemos o melhor possível para que tudo desse certo. Chegamos cedo e trabalhamos para chegar a esse resultado."
O supervisor de programação e operação, Demétrio Martins, revelou que a equipe estava há três dias preparando todos os equipamentos para oferecer a melhor qualidade de programação aos telespectadores. 
O diretor geral da TV Mogi News, Paulo Quaresma, disse que a programação, que foi transmitida das 9 às 11 horas, foi um sucesso. "Tivemos uma equipe com quase 20 pessoas trabalhando para que tivéssemos o resultado esperado. Recebemos também várias ligações de outros Estados do Brasil, pessoas de Maceió, do Paraná e outros lugares do País que viram as imagens via internet", revelou Quaresma.


Fonte:Mogi News

Perda: Ex-combatente morre aos 98 anos Tavírio Villaça Pinto, que atuou na Revolução Constitucionalista


Matéria publicada em 02/09/12
Perda
Ex-combatente morre aos 98 anos
Tavírio Villaça Pinto, que atuou na Revolução Constitucionalista de 1932, estava internado desde junho no Luzia
Deize Batinga
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Tavírio Villaça tinha 98 anos e participou ativamente de um dos maiores fatos históricos do Brasil
Foi enterrado ontem no Cemitério São Salvador, em Mogi das Cruzes, o ex-combatente Tavírio Villaça Pinto, que atuou na Revolução Constitucionalista de 1932. Ele morreu na noite de anteontem aos 98 anos de idade, no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo. Tavírio estava internado desde junho, quando deu entrada no Pronto-Socorro do hospital com um quadro infeccioso.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, a causa da morte do ex-combatente foi "choque séptico". "Ele já chegou ao hospital com um quadro infeccioso. Foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas esse quadro foi evoluindo e o levou à morte", explicou um dos assessores por telefone.

Ontem, por meio de nota oficial, o 17° Batalhão da Polícia Militar lamentou a perda de Villaça. "É com muita tristeza que o 17° Batalhão recebeu, por meio de familiares, a notícia da morte de Tavírio Villaça Pinto. Todos os anos, ele era homenageado em 9 de julho pela gloriosa participação na Revolução Constitucionalista de 1932".


História
Tavírio teve um importante papel em uma parte da história do Brasil, pois, aos 17 anos, se alistou e viveu três meses de combate, entre tantos outros jovens que lutaram em São Paulo por uma nova constituição. O ex-combatente é carioca e chegou a São Paulo em 1931, quando seu pai, que era ferroviário, foi transferido para a capital paulista. Na época do combate, ele e seu pelotão chegaram a ficar oito dias escondidos em um buraco cavado por eles para escapar da artilharia federal.

Fonte:Mogi News

452 anos: Desfile Cívico reúne 10 mil pessoas


452 anos
Desfile Cívico reúne 10 mil pessoas
Tradicional apresentação em comemoração ao aniversário de Mogi teve diversas atrações ontem de manhã
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro
Estudantes de várias escolas da cidade participaram do desfile
O desfile cívico e militar realizado na manhã de ontem para comemorar os 452 anos de Mogi das Cruzes reuniu 10 mil pessoas, segundo dados da Prefeitura. Três mil pessoas desfilaram. Nem mesmo o sol forte espantou os mogianos, que acompanharam a apresentação de diversas atrações na Avenida Cívica.

O Tiro de Guerra foi o primeiro grupo a se apresentar, com destaque para a participação de três ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial: Victor Pinto da Fonseca, de 97 anos, Benedito Bernardino, 92, e Paulo Pereira de Carvalho, 92.

Representantes das polícias Civil e Militar mostraram as viaturas que ajudam diariamente no combate à criminalidade. Um dos momentos marcantes foi o desfile dos policiais militares deficientes físicos, feridos quando trabalhavam. Alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) também participaram do desfile militar, assim como membros das polícias Rodoviária e Ambiental e do Corpo de Bombeiros. 
As viaturas usadas no combate a incêndios chamaram a atenção do público. O desfile militar foi encerrado com o grupo de escoteiros Ubirajara.

A parte cívica foi iniciada com um grupo de DeMolay. A banda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) desfilou logo em seguida.

Estudantes da Escola Municipal de Educação Especial Professora Jovita Franco Arouche e da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) tiveram uma presença marcante. Alunos do ensino fundamental, das universidades, do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) compareceram.

Um dos momentos mais esperados do desfile, a participação do Jeep Clube "Kaki na Lama" e do Clube de Carros Antigos de Mogi das Cruzes, não decepcionou os mogianos, que acompanharam a apresentação até o fim.

Fonte Mogi News

Repercute: Mogi News Revista surpreende mais uma vez


Repercute
Mogi News Revista surpreende mais uma vez
Amilson Ribeiro
Bertaiolli: "Pauta acertada"
A Mogi News Revista em homenagem ao aniversário da cidade chega ao seu nono ano e continua a surpreender a sociedade por sua proposta sempre inovadora. Neste ano, os mogianos foram convidados a falar sobre a sua cidade, o que ela representa, seus pontos fortes e fracos, enfim uma análise sincera de quem vive o seu cotidiano e o resultado está distribuídos nas 84 páginas da publicação.

O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) elogiou a iniciativa e frisou a importância da revista para a cidade. "A Mogi News Revista já é uma tradição na cidade e está muito bonita. E a iniciativa de abordar o povo é muito correta, pois é a voz de Mogi que fala o que a cidade tem de melhor e o que pode melhorar", avaliou.

O deputado federal Junji Abe (PSD) parabenizou a edição comemorativa deste ano: "É muito importante passar o que a população tem a dizer sobre a sua cidade, pois é um diferencial. Acho que não poderia ser mais acertável". O deputado também falou da importância da divulgação dos cartões postais da cidade. 
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS) falou do orgulho que sente da cidade e da revista ter divulgado o que Mogi tem de melhor. O comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Sílvio Lúcio Franco Nassaro, disse que foi surpreendido pela revista, onde ele dá um pequeno depoimento. "Fui surpreendido quando vi que meu depoimento estava inserido na edição comemorativa, e que foi fiel às minhas palavras". Ele também elogiou o conteúdo da Mogi News Revista: "Foi uma ótima iniciativa envolver a população com depoimentos sobre o que a cidade tem de bom e o que ainda pode melhorar." (F.F.)

Fonte:Mogi News

Na região 12 mil mesários serão treinados


Na região
12 mil mesários serão treinados
Nos cartórios de Suzano, 2,6 mil pessoas passarão pela capacitação; em Mogi 3,2 mil vão trabalhar nas eleições
Caio Bezerra
Da Redação
Jorge Moraes
Mais de 1,2 mil pessoas passarão pelo treinamento da Justiça Eleitoral em Mogi das Cruzes
Os 13 cartórios eleitorais que atendem o Alto Tietê estão ministrando, gratuitamente, treinamento e instruções para os mesários convocados e voluntários que irão trabalhar no pleito eleitoral, que será realizado no dia 7 de outubro. De acordo com as informações do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), quase 12 mil pessoas da região serão capacitadas e ficarão distribuídas entre mesários, quem fica dentro da seção, e pessoas que auxiliam na mesa de justificativa, que ficam alocadas nos pátios das escolas.

Os mesários ficarão responsáveis em organizar os trabalhos no dia da votação, desde a ligação da urna, antes da primeira votação, até o seu encerramento, quando é emitido o boletim com o resultado daquela seção eleitoral.

Em Mogi das Cruzes, pelo menos 3,2 mil pessoas estarão trabalhando nas eleições de 2012. Em dois cartórios eleitorais, as capacitações começam ainda neste mês.

O cartório da 287ª Zona Eleitoral fará o treinamento no dia 24, 25 e 26, das 19h30 às 21h30 no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no bairro Nova Mogilar. De acordo com a chefe do cartório, Fernanda Teixeira, mais de 1,2 mil pessoas passarão pelo treinamento. A 319ª zona também fará as instruções no Cemforpe, no dia 17, das 18h às 21h.

Nos dois cartórios eleitorais de Suzano, mais de 2,6 mil pessoas foram convocadas e passarão pela capacitação. Na 181ª zona eleitoral, na Travessa Mirambava, 118, o treinamento dos voluntários já começou e está sendo feito diariamente no Ginásio Municipal Paulo Portela, o Portelão. Os treinamentos, que têm em média duas horas de duração, visam capacitar os novos mesários e fazer uma reciclagem nos procedimentos de rotina, necessários para o dia da votação. Na 415ª Zona Eleitoral o treinamento irá começar no dia 5 de setembro e terminará no dia 12. As aulas serão ministradas de segunda à sexta, das 19h às 21h, dentro do próprio cartório, na Rua Benjamin Constant, 1029.

Desde 2004, o TRE-SP implantou o Programa Mesário Voluntário e este ano recebeu mais de 44 mil inscritos. O objetivo principal é atrair os eleitores para participar de forma espontânea nas eleições.

Fonte:Mogi News

Fatec Estudantes pedem mais segurança


Fatec
Estudantes pedem mais segurança
Segundo informações dos alunos da Fatec em Mogi, o principal problema é no horário de saída das aulas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Alunos afirmam que estão sendo vítimas de furtos quando saem das aulas na instituição de ensino
Os alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi das Cruzes se reuniram com o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Silvio Lúcio Franco Nassaro, para cobrar mais segurança nos períodos de saída dos alunos. 
A reunião foi realizada na tarde de ontem na sede do batalhão e contou com a presença de estudantes vítimas de furtos nas ruas próximas à faculdade e do diretor da instituição de ensino, Fernando Juabre Muçouçah.

De acordo com o dirigente da Fatec, duas propostas foram apresentadas. A primeira foi a instalação de uma base nas proximidades da escola e a segunda foi reforçar o policiamento entre as 22 e 23 horas na região do Mogilar. "O ideal seria um posto avançado da polícia, mas sabemos que há um problema de efetivo na cidade. Independentemente do que possa ser feito, é preciso agir, porque o número de casos de furtos aos estudantes e até de furtos de carros tem assustado a todos", alertou Muçouçah, que avaliou a reunião como positiva. "Eles foram muito solícitos e escutaram todas as nossas demandas. O coronel também sugeriu que elaborássemos uma ação social em conjunto com a comunidade, algo que nos agradou e vamos estudar as maneiras de incluirmos os moradores da região nestas discussões", garantiu. A Fatec está localizada em uma área cercada por condomínios residenciais.


Plano de ação
O comandante do 17º Batalhão adiantou que todas as propostas foram registradas e um plano de ação será avaliado e apresentado em uma nova reunião marcada para a próxima segunda-feira, às 10 horas, desta vez, na Fatec. 
Nassaro descartou a instalação de uma base. "O posto avançado engessa o nosso trabalho. A PM tem entre suas virtudes a mobilidade, ou seja, ir até onde o crime ocorre. Não podemos beneficiar apenas um bairro, criando bolsões de excelência, e prejudicar outras regiões. Para manter uma base, é preciso deslocar quase dez policiais, que ficarão imóveis", explicou.

Segundo Nassaro, a linha de ação mais recomendável é mesmo aumentar o policiamento nos horários de saída dos alunos. "Ouvimos os alunos que foram furtados e identificamos a forma como os assaltantes agem. Vamos manter nosso foco de atuação, que é a mobilidade", disse. "Durante a reunião de segunda-feira, vamos apresentar outras linhas de ação e a melhor solução será adotada, sempre em conjunto com a população", afirmou.

Fonte:Mogi News

Avaliação Mogi é o 12º município mais populoso do Estado


Avaliação
Mogi é o 12º município mais populoso do Estado
Ranking exclui apenas a capital paulista e mostra um aumento do número de habitantes mogianos em relação ao que foi registrado no ano passado
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação
Segundo pesquisa feita pelo IBGE, Mogi das Cruzes tem pouco mais de 396 mil habitantes
Mogi das Cruzes tem uma população estimada de 396.468 mil habitantes, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo como data de referência 1º de julho de 2012. Isso dá à cidade a 12ª posição no ranking entre os municípios mais populosos do Estado de São Paulo, com exceção da capital. Mogi fica atrás de São José do Rio Preto, que em 2012 chegou a 415.769 mil habitantes, 19.301 mil moradores a mais que Mogi. No ranking nacional, a cidade ocupa o 35º lugar na lista (com exceção das capitais).
O município que hoje completa 452 anos ganhou no último ano 8.689 habitantes a mais do que o total registrado no Censo 2010, quando a população da cidade era de 387.779 mil pessoas. Este crescimento é de 2,2%, adensamento populacional acima da média do País, que foi de 1,6%.

De acordo com o IBGE, as estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. Esta divulgação anual obedece à Lei Complementar nº 59, de 22 de dezembro de 1988, e ao Artigo 102 da Lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992.

Entre as cidades do Estado, Mogi está atrás de São José do Rio Preto (415.769 mil), Santos (419.614 mil), Mauá (425.169 mil) e Sorocaba (600.692 mil). Guarulhos é a primeira cidade no ranking estadual e nacional, com 1.244.518 habitantes. A cidade perde apenas para a capital paulista, que chegou a 11.376.685 habitantes. Já entre as cidades do País, Mogi ocupa a 35ª posição.
Para o sociólogo Afonso Pola, o crescimento populacional pode ser incentivado a partir do desenvolvimento econômico e de características de estrutura urbana dos municípios. Essa migração começou no início do século. "Logo no princípio dos anos 2000, a taxa de aumento era muito maior do que agora, porque existia muito deslocamento por causa da cidade de São Paulo, que era onde a maioria dos empregos na área industrial se concentrava na época", aponta Pola.

Fonte:Mogi News

Sabatina da OAB Berti declara guerra a Marco Soares


Sabatina da OAB
Berti declara guerra a Marco Soares
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Mayara de Paula
O candidato Mario Berti participou da sabatina da OAB ontem
O candidato do PCB à Prefeitura de Mogi das Cruzes, Mário Berti, participou na noite ontem da penúltima sabatina realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O comunista declarou guerra ao candidato do PT ao Executivo, Marco Soares, e voltou a atacar os vereadores mogianos. Berti comparou as eleições a uma guerra. "As estratégias são as mesmas utilizadas contra os inimigos. A única diferença é que não há arma. A batalha é cibernética", revelou.

"Meu alvo nas eleições de 2004 foi o Gondim (Luiz Carlos Gondim), que era o elo mais fraco na disputa. Minha candidata na época era a Thamara Strelec (hoje no PMDB) e o objetivo sempre foi enfraquecer o Gondim para depois chegar no Junji (Abe). A mesma tática está sendo utilizada. O (Marco) Bertaiolli tem muito tempo de TV e está blindado, por isso, tenho que focar no Marco Soares. A tática de guerra não manda atacar o mais forte, mas sim aquele que se apresenta em um patamar de igualdade. Se eu for para o segundo turno e tiver um tempo igual de TV, o planejamento muda".

Ele voltou a atacar os vereadores. "Se eu for eleito minha relação com a Câmara será perigosa. Não tenho como fechá-la, mas vou convocar plebiscito para ver se a população quer continuar gastando quase R$ 100 milhões por ano com eles. Quem vai decidir é o povo". Questionado sobre o que faria para acabar com o problema dos flanelões, disse que "iria agir com rigor". "Vou capacitar a Guarda Municipal e ela será responsável por combater este e outros delitos", afirmou.

A construção de linhas de trens suspensas, sobre as vias, voltou a ser defendida. "Os candidatos a prefeito de São Paulo prometeram destruir o minhocão. Vou pedir que mandem para cá toda a estrutura de colunas e concreto", afirmou.

Fonte:Mogi News