domingo, 2 de setembro de 2012

Na região 12 mil mesários serão treinados


Na região
12 mil mesários serão treinados
Nos cartórios de Suzano, 2,6 mil pessoas passarão pela capacitação; em Mogi 3,2 mil vão trabalhar nas eleições
Caio Bezerra
Da Redação
Jorge Moraes
Mais de 1,2 mil pessoas passarão pelo treinamento da Justiça Eleitoral em Mogi das Cruzes
Os 13 cartórios eleitorais que atendem o Alto Tietê estão ministrando, gratuitamente, treinamento e instruções para os mesários convocados e voluntários que irão trabalhar no pleito eleitoral, que será realizado no dia 7 de outubro. De acordo com as informações do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), quase 12 mil pessoas da região serão capacitadas e ficarão distribuídas entre mesários, quem fica dentro da seção, e pessoas que auxiliam na mesa de justificativa, que ficam alocadas nos pátios das escolas.

Os mesários ficarão responsáveis em organizar os trabalhos no dia da votação, desde a ligação da urna, antes da primeira votação, até o seu encerramento, quando é emitido o boletim com o resultado daquela seção eleitoral.

Em Mogi das Cruzes, pelo menos 3,2 mil pessoas estarão trabalhando nas eleições de 2012. Em dois cartórios eleitorais, as capacitações começam ainda neste mês.

O cartório da 287ª Zona Eleitoral fará o treinamento no dia 24, 25 e 26, das 19h30 às 21h30 no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no bairro Nova Mogilar. De acordo com a chefe do cartório, Fernanda Teixeira, mais de 1,2 mil pessoas passarão pelo treinamento. A 319ª zona também fará as instruções no Cemforpe, no dia 17, das 18h às 21h.

Nos dois cartórios eleitorais de Suzano, mais de 2,6 mil pessoas foram convocadas e passarão pela capacitação. Na 181ª zona eleitoral, na Travessa Mirambava, 118, o treinamento dos voluntários já começou e está sendo feito diariamente no Ginásio Municipal Paulo Portela, o Portelão. Os treinamentos, que têm em média duas horas de duração, visam capacitar os novos mesários e fazer uma reciclagem nos procedimentos de rotina, necessários para o dia da votação. Na 415ª Zona Eleitoral o treinamento irá começar no dia 5 de setembro e terminará no dia 12. As aulas serão ministradas de segunda à sexta, das 19h às 21h, dentro do próprio cartório, na Rua Benjamin Constant, 1029.

Desde 2004, o TRE-SP implantou o Programa Mesário Voluntário e este ano recebeu mais de 44 mil inscritos. O objetivo principal é atrair os eleitores para participar de forma espontânea nas eleições.

Fonte:Mogi News