terça-feira, 1 de abril de 2014

Espera na ortopedia chega a 2 mil pacientes
TER, 01 DE ABRIL DE 2014 00:00
A-A+

Demanda por procedimentos de ortopedia na Santa Casa de Mogi inclui pacientes da Região / Foto: Eisner Soares

A fila de espera para procedimentos de ortopedia de média e alta complexidade na Santa Casa de Mogi das Cruzes chega a dois mil pacientes. A demanda conta com pessoas de outras localidades da Região, já que não há outra unidade regional com capacidade de atendimento igual ao hospital da Cidade. O problema será apresentado na reunião entre os prefeitos do Consórcio de Municípios do Alto Tietê (Condemat) e o secretário de Estado da Saúde, David Uip, hoje, às 15 horas, na Capital.

O número foi revelado à reportagem pelo secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis. “Nós temos uma espera de dois mil pacientes de média e alta complexidade. A Santa Casa de Mogi faz este atendimento. Na Região são poucos que atendem ortopedia. No Hospital das Clínicas de Suzano, o atendimento é ambulatorial (básico) e no Luzia de Pinho Melo é por trauma (acidentes). Precisamos criar mais vagas para atendimentos do tipo na Região”, explicou.

Além do problema com a ortopedia, que deixa o hospital mogiano superlotado, a oncologia, ampliação do Ambulatório Médico de Emergências (AME), melhorias no tratamento de hemodiálise, entre outros temas, serão debatidos entre os prefeitos e Uip. (Lucas Meloni)

Fonte:O Diário de Mogi

Obra do Nogueirão fica para maio

Obra do Nogueirão fica para maio
TER, 01 DE ABRIL DE 2014 00:00
A-A+

Secretário Rodrigues mantém cronograma para reforma do estádio e diz que medida não prejudica mogianos / Foto: Arquivo

A realização dos jogos de Atlético e União Mogi no Campeonato Paulista da Segunda Divisão não vai adiar o início das obras de modernização do Estádio Municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão. A informação foi divulgada na noite de ontem (31) pelo secretário municipal de Obras, Cláudio de Faria Rodrigues. Segundo ele, as reformas não irão atrapalhar o andamento do calendário de partidas da temporada 2014. Apenas a troca do gramado será postergada para acontecer ao término da primeira fase da competição.

A decisão de manter o cronograma das obras aconteceu após reunião de Rodrigues com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Nilo Guimarães, e os representantes da Demax - empresa vencedora do processo de licitação. “O andamento das obras vai acontecer paralelo aos jogos. Nada vai atrapalhar o cronograma. Os trabalhos não vão prejudicar os times e nem os torcedores. É mais uma questão de adequação do cronograma”, explicou Rodrigues, ao informar que a modernização do Nogueirão já está na fase de formalização dos contratos para o início imediato das obras.

A reforma do estádio foi anunciada em janeiro de 2013, após a aprovação de um financiamento junto ao Governo do Estado de São Paulo pelo programa Desenvolve São Paulo, no valor de R$ 6.199.537,23.

A obra está prevista para começar em maio. Mas na semana passada o secretário Nilo havia sinalizado com a possibilidade de adiar o início das obras para junho e, assim, não prejudicar as agremiações. A reunião de ontem foi para definir a questão.

A principal mudança será dentro das quatro linhas. O gramado será trocado e terá um novo sistema de irrigação. Na área técnica, serão instaladas novas acomodações para os jogadores reservas, comissão técnica, juízes e equipe médica. Todo o fechamento do campo em alambrado será substituído e serão instalados novos portões.

O projeto da ‘Arena Nogueirão’ prevê ainda melhorias nas bilheterias, arquibancadas, sanitários e cabines de imprensa. A obra está prevista para ser entregue até o final do ano. (Thiago Campos)

Fonte:O Diário de Mogi

Emprega Mogi oferece 1.257 vagas

Emprega Mogi oferece 1.257 vagas
TER, 01 DE ABRIL DE 2014 00:00
A-A+

Os candidatos deverão apresentar documentos pessoais e currículo e terão seu perfil analisado pela equipe do programa / Foto: Arquivo

Nesta semana, os mogianos poderão se candidatar a 1.257 vagas de trabalho oferecidas pelo Emprega Mogi. A seleção será nos três postos do programa nos terminais Estudantes e Central e no CIC de Jundiapeba. Os candidatos deverão apresentar documentos pessoais e currículo e terão seu perfil analisado pela equipe do programa. Caso seja aprovado, o profissional será encaminhado à empresa contratante.

Há vagas para auxiliar de escritório, auxiliar de estoque, cobrador de transporte coletivo, operador de caixa, vendedor e operador de vendas para pessoas com deficiência. Ao todo são 75 oportunidades. Outro destaque são 10 vagas para auxiliar de enfermagem e 10 para técnicos de enfermagem, destinadas a pessoas de ambos os sexos.

Para a área de alimentação serão selecionados auxiliar de cozinha, chapeiro, coordenador de restaurante, cozinheiro geral, garçom e gerente de restaurante. Também haverá recrutamento de profissionais para outros segmentos, como motoristas, mecânico, eletricista, beleza, entre outros.

Nos postos do programa, que é realizado em parceria com o Governo do Estado, mesmo que a pessoa não seja contratada, seu nome permanece no cadastro e ela pode ser encaminhada a outras vagas e programas de qualificação profissional. Além da seleção de profissionais, o Emprega Mogi faz a captação de vagas junto às empresas e presta serviços como emissão de carteiras profissionais e seguro desemprego. Mais informações: 4699-1900.

Fonte:O Diário de Mogi

Ditadura Militar Ossada não é do mogiano Corrêa

Ditadura Militar
Ossada não é do mogiano Corrêa
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Reprudução

Segundo exames, ossada encontrada não era de Sérgio Corrêa
A localização, em 2010, de uma ossada no Cemitério da Vila Formosa, na cidade de São Paulo, diminuiu a angústia dos parentes e amigos de Sérgio Corrêa, o Serginho, morto pela ditadura militar em setembro de 1969. 
Ativista, ele foi membro atuante do Grêmio Estudantil Ubaldo Pereira, hoje Escola Estadual Dr. Washington Luiz. Ele lutou contra os militares representando a Ação Libertadora Nacional (ALN). Planos de um sepultamento digno em Mogi das Cruzes foram feitos pelos amigos que deixou na cidade.

No entanto, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF), exames de DNA foram realizados e o resultado foi negativo. A ossada não era do mogiano.

Uma prima e dois sobrinhos de Serginho cederam o material para análise. Assim, o paradeiro de Corrêa, que teria sido enterrado como indigente 40 anos atrás, segue indefinido. Ele foi morto na explosão de uma bomba no carro onde estava. 
A localização da vala clandestina foi resultado do trabalho de uma equipe formada por membros do MPF de São Paulo; Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal; e Instituto Médico Legal (IML).

A procuradora da República, Eugênia Augusta Gonzaga, estava à frente das investigações em 2010, que tinham como objetivo identificar vítimas da ditadura. Ela informou na época que "a ossada havia sido localizada por meio de estudos que apontaram a possível identificação de uma vala clandestina onde estariam os ossos de vítimas da ditadura".

Além dos restos mortais que poderiam ser do mogiano, o grupo de trabalho encontrou uma segunda ossada. A possibilidade era de ser de outro militante político, Virgílio Gomes da Silva, o Jonas, igualmente morto pela ditadura militar em 1969. Os exames de DNA foram outra vez negativos. Jonas liderou o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick.

Fonte: Mogi News