terça-feira, 28 de junho de 2011

Jardim Universo Após denúncias, posto é vistoriado

Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Vereadores e representantes da Prefeitura participaram da vistoria
As comissões de Saúde e de Obras da Câmara Municipal, além do presidente do Legislativo, Mauro Araújo (PSDB), vistoriaram ontem a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do Jardim Universo, para analisar as denúncias feitas pela vereadora Vera Rainho (PR) na semana passada. Segundo ela, a sala de raio X estava com rachaduras, o que poderia provocar vazamentos de radiação. 
O secretário de Saúde de Mogi, Paulo Villas Bôas de Carvalho, apresentou um laudo radiométrico, que mostra que, mesmo com as fissuras, não há nenhum tipo de risco aos servidores ou pacientes. As rachaduras, inclusive, já foram consertadas. 
"Já tínhamos um laudo da Vigilância Sanitária do Estado, mas, para evitar qualquer tipo de preocupação desnecessária, contratamos uma empresa para realizar um novo laudo", afirmou o secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis.


"Eu já tinha comunicado a Prefeitura por meio de ofício e a única alternativa era falar em plenário, porém, posso afirmar que o problema já está resolvido", disse Vera, que também é médica do posto do Jardim Universo.


A sala do raio X chegou a ficar fechada por 20 dias em abril para obras de recuperação da fissuras existentes apenas superficialmente, na argamassa.


Fonte:Mogi News

Mogi na TV

Amilson Ribeiro

Uma escola de Mogi das Cruzes serve de cenário para inserções televisivas e radiofônicas do Ministério da Educação em todo território nacional. O Cempre (Centro Municipal de Programas Educacionais) Doutora Ruth Cardoso, no Jardim Lair, em Brás Cubas, vira pano de fundo para a reconhecida qualidade da merenda escolar mogiana, subsidiada pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Cempre e PT
Tal apresentação, em detalhes, dá uma demonstração incomum de isenção política do governo federal, comandado pelo PT, ao reconhecer a boa gestão dos recursos repassados a um município governado por um prefeito - Marco Bertaiolli - pertencente a um partido de oposição, o DEM. 
Divulgação

Bom exemplo
Unidade modelo de ensino integral, inaugurada em 2009, que faz homenagem póstuma à socióloga Ruth Cardoso, primeira-dama durante oito anos de um governo tucano e esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). FHC, inclusive, compareceu à abertura oficial do espaço, o Cempre, que tem outras unidades em Mogi, não possui cor partidária e precisa mesmo ser difundido Brasil adentro.


Segredo de Estado
As alterações pretendidas pela Câmara para o zoneamento para a avenida Capitão Manoel Rudge teriam sido pedidas a vereadores pelo deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), Boy. É o que assegura uma fonte bem informada. Talvez se tivesse tido essa informação antes, gente que hoje se posta contra as alterações não tivessem se manifestado tão criticamente.  Afinal, para muita gente na cidade, as posições de Boy, mesmo que não declaradas, são tidas como sagradas, dado seu poder de fogo federal.
Daniel Carvalho

Paulo Renato
A morte do ex-ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e depois secretário de Estado da Educação, no governo José Serra (2007-2010), Paulo Renato Souza, faz lembrar sua passagem por Mogi em 2009, quando tentava viabilizar sua candidatura ao governo estadual. Numa espécie de sondagem em solo mogiano, ele foi recebido por tucanos locais. Acabou ficando somente na intenção de ser candidato.


Passado para trás 
Pertencente ao grupo de Serra, Souza abriu mão de sua pré-candidatura para colaborar numa composição em torno da tendência majoritária dentro do partido pelo retorno de Geraldo Alckmin (PSDB) ao Palácio dos Bandeirantes. Depois, tentou legenda para se candidatar ao Senado, mas parou em Aloysio Nunes Ferreira Filho, que acabou eleito senador da República.


Retirada forçada
Deputado federal bem votado e eleito em 2006, Souza não quis pleitear a reeleição. Num acordo com Alckmin, foi um dos coordenadores da campanha do hoje governador, mas acabou passado para trás. Ele teria a promessa de ser mantido na Secretaria da Educação, o que não se concretizou. O grão-tucano se recolheu, então, nos estudos sobre os mecanismos do ensino público e privado, sua grande paixão.


Kassab para todos
Deu no Estadão de ontem: "Concebido como projeto político paulista e pessoal do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o novo PSD nasce como um ajuntamento de sublegendas de caciques tradicionais da política nos Estados. É a partir da força local de lideranças como o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e de governadores do PMDB, do PT, do PSDB, do PSB, do PMN e do DEM, que Kassab e seus operadores constroem a sigla nacional". 
Jorge Moraes/Guilherme Bertti

Mistura fina
Em Mogi, há uma intensa movimentação do deputado federal Junji Abe para a consolidação de um novo grupo para o PSD. Em caso de confirmação do atrelamento político entre Junji e Bertaiolli, será que, uma vez o prefeito retornando das férias, a distribuição de sua base de apoio, para efeito da disputa por cadeiras no Legislativo, vai contemplar o PSD com a filiação de políticos "bertaiollistas" que estão em outras legendas?
Troca-troca
O raciocínio é simples: hoje, Junji não contaria com nenhum dos atuais vereadores no PSD. Excetuando-se Osvaldo do Mercado, que deve ficar no PPS de Luiz Carlos Gondim Teixeira, toda a Câmara (15) deve cerrar fileiras com o atual prefeito. Daí a possibilidade de Bertaiolli remanejar dois ou três parlamentares para que, em tom de colaboração, venham a compor o PSD.


Dois lados
Isso teria dois lados. O positivo: Bertaiolli renovaria de vez um pacto com Junji; o negativo: mostraria uma colaboração com o ex-aliado Kassab, o que poderia fazer o governo do Estado torcer o nariz para o prefeito.   
e-mails do leitor
Insegurança
Sou morador da cidade e na sexta-feira (24/06), por volta das 23h30, estava voltando para Brás Cubas, utilizando a Via Perimetral. Após a reta da Placo, em um trevo antes da Favela do Gica, na subida do pontilhão, apareceram dois indivíduos, que arremessaram um tijolo em meu pára-brisa. Um deles estava armado. Acelerei o veículo e, na descida, havia outros três à espera, caso eu estacionasse o carro. Segui até a base da PM, no Jardim Universo, e fiz a reclamação. Enquanto estava ali, outros dois carros chegaram alegando o mesmo problema. 
Graças a Deus nada ocorreu comigo, mas é preciso divulgar essa situação, pois outros podem não ter a mesma sorte. Detalhe: ao lado desse pontilhão, fica o Garra e também uma delegacia.


Eduardo Scotton
eduardoscotton@gmail.com


Estacionamentos
Sou morador de Mogi e leitor do jornal. Li as matérias referentes à diminuição de vagas para estacionar os veículos no centro e gostaria de apresentar uma ideia para solucionar o problema da cidade: bicicletas. O maior problema quanto ao tráfego e estacionamento está no incrível aumento no número de veículos. Grande parte dos veículos leva apenas uma ou duas pessoas. Sei que a cidade tem um relevo muito acidentado, mas grande parte dos bairros da cidade não estão a mais que quatro quilômetros do centro. Já contamos com os bicicletários nos terminais. Creio que, com uma política voltada aos ciclistas, poderíamos ter mais ciclovias, ciclofaixas e locais para prender a bicicleta no centro comercial. Esta ideia é sustentável, ecológica e saudavel!
Heitor Flavio Dias
hfdias@ymail.com
Imagem do dia
Jorge Moraes

Pelé chupando laranja
Sósia de Pelé participou no domingo da Corrida Fast Run 
Flex Pé Sport/TV Mogi News e confundiu público e participantes


Fonte:Mogi News