terça-feira, 3 de janeiro de 2017

CIDADES: Bertaiolli: sensação é de “missão cumprida”

1 de janeiro de 2017  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
O prefeito Marco Bertaiolli tira férias de 30 dias e diz ter a sensação de “missão cumprida”. Governou Mogi das Cruzes durante oito anos. “Sentirei saudades porque não fui prefeito de Mogi por acaso” / Foto: João Ricardo Santo
O prefeito Marco Bertaiolli tira férias de 30 dias e diz ter a sensação de “missão cumprida”. Governou Mogi das Cruzes durante oito anos. “Sentirei saudades porque não fui prefeito de Mogi por acaso” / Foto: João Ricardo Santo
O prefeito Marco Bertaiolli tira férias de 30 dias e diz ter a sensação de “missão cumprida”. Governou Mogi das Cruzes durante oito anos. “Sentirei saudades porque não fui prefeito de Mogi por acaso” / Foto: João Ricardo Santo

PERFIL
Nome: Marco Aurélio Bertaiolli
Idade: 48 anos
Nascimento: Mogi das Cruzes
Estado civil: casado com Mara Bertaiolli
Filhos: William, Thayna e Maitê
Formação: Administração de Empresas

CARLA OLIVO
Uma sala de 88 metros quadrados, com paredes brancas de 0,80 centímetros entre o piso e o início das janelas de vidro – que permitem visão cinematográfica da Serra do Itapeti à esquerda de quem está sentado na cadeira giratória em couro na cor preta – e instalada no andar mais alto da sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Foi neste ambiente amplo, moderno e clean que o ex-prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) despachou quinta-feira pela última vez. O novo gabinete, construído durante a reforma do prédio do início da década de 80, foi usufruído por seu idealizador apenas nos quatro meses da reta final de seus dois mandatos – que totalizam 8 anos – à frente do Executivo. Hoje, ele o passará ao novo prefeito, Marcus Melo (PSDB), eleito com seu apoio e sob a promessa de dar continuidade aos projetos da gestão encerrada ontem. Na entrevista a seguir o ex-prefeito faz um balanço de sua administração, aponta os principais desafios do próximo governo diante das dificuldades geradas pela crise econômica do País e revela os planos para este ano.


Qual deve ser o primeiro pensamento ao acordar amanhã?
Primeiramente, tenho absoluta certeza de que é hora de renovar e de entrar um prefeito com fôlego novo. Eu me sinto plenamente realizado enquanto prefeito e com a consciência tranquila de que fiz o melhor que podia pela minha Cidade, com o respaldo da população. De outro lado, claro, sentirei saudades porque não fui prefeito de Mogi por acaso, me preparei e trabalhei para isso a vida inteira e me realizei. Mas, como tenho a consciência tranquila da missão cumprida, de ter feito um bom mandato, de saber que a democracia exige a renovação e de que isso é correto. Viajo agora e nunca tirei 30 dias de férias, mas vou tentar.
E depois?
Já começo a atuar a partir deste ano como representante da minha Cidade junto aos governos do Estado e Federal. Serei útil a Mogi e ao prefeito Marcus Melo, utilizando o relacionamento com o governador Geraldo Alckmin, a fim de trabalhar junto ao Governo do Estado as demandas de Mogi. Também usarei o relacionamento do nosso partido e dos amigos que temos em Brasília para defender os projetos da Cidade. Já começo a atuar como deputado federal ainda sem ser eleito. Também vou me dedicar à reorganização do partido, que é novo principalmente na região que administro, que vai de São Paulo ao Rio de Janeiro. Este trabalho nada mais é do que fortalecer minha pré-candidatura a deputado federal e reestruturar um partido forte, que hoje é o terceiro maior do País.

Há convites para atuar na gestão pública?
Não que eu tenha e nem que não tenha recebido convites. Mas preciso perseguir o objetivo traçado, que é disputar as eleições de 2018 como deputado federal. Não posso me desvirtuar deste caminho. Pela primeira vez na história Mogi não tem um deputado federal. Sempre tivemos pelo menos dois e este é o primeiro mandato em que a gente não tem nenhum. Senti na pele o que é isso porque muitas obras que fiz em Mogi foram com resultados de recursos angariados pelos nossos deputados federais. Construi a Única Fisioterapia e a de Jundiapeba com dinheiro que o Valdemar Costa Neto enquanto deputado federal mandou para Mogi. Também fiz obras importantes com recursos e emendas que o deputado Junji Abe conseguiu. E neste mandato não temos nenhum recurso de emendas de Brasília porque não há um deputado da Cidade lá. Vou me preparar, trabalhar e estudar para ser eleito deputado federal em 2018.

Como o senhor entrega Mogi?
Mogi hoje é uma cidade melhor daquela que encontrei. E isso não é nenhum demérito ao que eu encontrei. Não é mais do que obrigação de todo prefeito elevar a Cidade do ponto que ele pegou a um ponto superior. O prefeito que me suceder tem obrigação de fazer isso e assim sucessivamente. Mogi cresceu demais nos últimos anos, assim como as demandas por serviços públicos. Mas, se comparados a outras cidades do mesmo porte, temos serviços públicos de qualidade, principalmente em Saúde e Educação. Mogi hoje é uma das melhores cidades do Brasil para se viver. Sob qualquer aspecto que se analise está entre as 50 maiores e melhores cidades dentre as 5.550 do País. Eu me sinto realizado e faço um balanço muito positivo dos 8 anos de mandato. Quando candidato a prefeito estabeleci prioridades e um plano de governo. Na primeira gestão, de 2009 a 2012, cumpri tudo o que foi proposto. Renovei os compromissos para a gestão de 2012 a 2016, novamente concluí o plano de governo e fiz 150% do que foi estabelecido como meta nas áreas da Educação, Saúde, Mobilidade, Segurança, Urbanização, Lazer, Cultura, em todas.
E as principais obras?
Na área da Saúde foram 34 prédios construídos nestes 8 anos, entre eles, a Única (Única Clínica Ambulatorial) em Jundiapeba, a Única Fisioterapia, 2 Upas (Unidades de Pronto Atendimento), o novo Pró-Mulher, que é a Secretaria de Saúde, o Hospital Municipal… Na Educação então, nem se fale. São 75 prédios construídos, entre eles 66 escolas de educação infantil e creches, 6 Cempres (Centros Municipais de Programas Educacionais) e o próprio prédio da Secretaria Municipal de Educação. Na Cultura não há como não citar o famoso e tão aguardado Centro Cultural de Mogi. No Lazer, entregamos mais um parque, que é o Parque da Cidade, um projeto magnífico, no Centro de Mogi. Na Mobilidade Urbana, além de dezenas de quilômetros de avenidas que fizemos, entre elas a Avenida Julio Simões, temos o Complexo Viário Tirreno Da San Biagio, que é uma inovação na Cidade. Urbanizamos 10 bairros inteiros, como na Kaoru Hiramatsu e, na Habitação, foram 6 mil novas moradias.

Há outras conquistas?
Há tudo o que mantivemos funcionando. Não construímos a merenda escolar em Mogi, mas fizemos a melhor merenda do Estado de São Paulo. Estes serviços de qualidade prestados tornam a Cidade mais carinhosa. Algo interessante que despertei nas pessoas foi o amor Mogi, este conceito de administração, seja através da bandeira, porque não havia uma bandeira de Mogi exposta na Cidade e eu coloquei na primeira avenida que fiz, a Yoshiteru Onishi, seja pelo time de basquete que leva o nome de Mogi a todo o País e hoje é campeão paulista e sulamericano.

O que deixou de ser feito?
Pode parecer presunção dizer que não tenho o que gostaria de ter feito, mas tudo o que idealizamos e era possível ser feito e muitas vezes, beirando até o impossível, nós fizemos. Porém, as demandas não acabam nunca. Posso listar um milhão de coisas que a Cidade precisa, mas dentro do que gostaria de ter feito, posso dizer que sou um prefeito realizado porque tenho a convicção de que ninguém faria mais do que fizemos.

E se houvesse o terceiro mandato?
Não seria tão bom quanto foram os dois. Este é o segredo da democracia. Estes 8 anos foram intensos, de muita dedicação e é óbvio que nos consumimos, porque ninguém é máquina. Entendo que é preciso ter novas ideias e novo oxigênio, com a alternância do poder para que as coisas continuem funcionando. O período de 8 anos foi o tempo exato. É preciso renovar, mudar, ter um novo jeito de fazer política em Mogi no sentido de uma nova administração.


Como está o caixa da Prefeitura?
Absolutamente em ordem. Entrego a Prefeitura de Mogi com todas as contas rigorosamente em ordem e pagas, além de dinheiro na Caixa Econômica Federal (CEF) para os pagamentos das obras em andamento, como o Complexo Viário Jornalista Tirreno da San Biágio, com a construção do segundo túnel, que deve ficar pronto no final do ano, e a Avenida das Orquídeas, que liga a Rua Professor Flaviano de Melo, no Centro, até a divisa com Suzano, em Jundiapeba, e é formada por três vias, a Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, entregue no mês passado, a Guilherme Giorgi e a Orquídeas, que ficarão prontas até o final deste ano.

Quais os desafios do novo prefeito?
Por mais que a Cidade esteja em ordem, os recursos arrecadados pela Prefeitura de Mogi estão diminuindo e as incumbências aumentando. Ampliamos a rede de saúde pública e temos oito unidades funcionando 24 horas por dia, assim como o Hospital Municipal. Isso tem custo e tão importante quanto construir é manter em funcionamento. O Marcus Melo precisa deste apoio para manter Mogi funcionando. Temos agora 50 mil alunos na rede municipal. Quando cheguei à Prefeitura eram 30 mil. A qualidade do ensino e a construção de 75 escolas ampliou o número de alunos. Inaugurar uma escola é maravilhoso, mas depois é preciso custeá-la todos os meses pelo resto da vida. E este será um ano de muitos desafios econômicos.

O que deve ser feito?
Estamos em momento de crise econômica no País, temos 15 milhões de pessoas desempregadas e quando o trabalhador perde o emprego, tira o filho da escola particular e coloca na escola da Prefeitura, perde o convênio médico e vai ao posto de saúde da Prefeitura e atrasa o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A crise faz com que a arrecadação da Prefeitura tenha queda, mas os serviços só aumentam. Este distanciamento é a conta que não fecha porque você tem que atender mais pessoas, demandar mais serviços públicos com menos recursos e dinheiro. O maior desafio para este ano é ter um administrador que feche esta conta, aperte os cintos e priorize o que é prioridade entre as prioridades. O Marcus Melo tem um trabalho árduo pela frente, será um grande gestor e estarei o tempo todo à disposição para colaborar no que for necessário.

Como foi o período após as eleições?
Não deu tempo para pensar. Entramos em um ritmo frenético na Prefeitura para administrar a Cidade, fechar as contas e entregar as obras que queríamos. Inauguramos tudo e até de uma forma bastante importante, com a presença do presidente da República, Michel Temer, e do governador do Estado, Geraldo Alckmin, em Mogi, para entrega de mais uma UPA, duas creches, um Cempre, uma avenida duplicada e 420 apartamentos. O Fórum de Braz Cubas também está pronto. Acertei com o governador e o Estado vai entregá-lo ao Tribunal de Justiça, que começará a equipá-lo para que esteja funcionando até abril. Iniciei o mandato no dia 2 de janeiro de 2009, visitando a encosta do Jardim Layr, que estava desabando, com o coronel Eli (Nepomuceno, ex-secretário municipal de Segurança). Foram tiradas de lá 300 famílias que corriam risco. E no dia 30 de dezembro, último do meu governo, inaugurei o Parque da Cidade.Não parei um dia nestes 8 anos.

Há um acordo para que o vice-prefeito Juliano Abe seja o candidato a prefeito daqui a quatro anos?
Isso não existe. O único acordo político que há é dar todo o apoio ao Marcus Melo para que ele seja o melhor prefeito desta Cidade, porque é isso que Mogi merece.

Qual a mensagem de Ano Novo?
O fim de ano é um período de solidariedade, quando as pessoas estão mais sensíveis, fraternas e abertas. Minha mensagem é um desafio para que consigamos levar isso aos 365 dias do ano. Agradeço de coração à população de Mogi, por me consentir ter sido prefeito da minha Cidade, ser reeleito com a maior votação do País em cidades desse porte e pela aprovação tão importante que tenho hoje.

Confira neste link a entrevista com o prefeito Marcus Melo (PSDB), que assume o Executivo a partir de hoje

Fonte:O Diário de Mogi

transporte: Tarifa de ônibus poderá ser reajustada ainda este ano

Proposta das concessionárias, segundo o prefeito de Mogi, é que o valor suba de R$ 3,80 para até R$ 4,70
A tarifa do transporte público de Mogi poderá sofrer um aumento ainda este ano. As duas concessionárias, CS Brasil e Princesa do Norte, responsáveis pelo serviço na cidade já encaminharam para a prefeitura a solicitação de aumento tarifário. A proposta é que o valor da passagem suba dos atuais R$ 3,80 para até R$ 4,70. A informação foi divulgada ontem pelo prefeito Marcus Melo (PSDB) durante coletiva de Imprensa para detalhar o início de sua gestão.
O chefe do executivo ressaltou que a solicitação está em processo de estudo pela Secretaria Municipal de Transportes. O prazo para que a análise seja concluída é de cerca de duas semanas. "Nesse momento nós recebemos o pedido oficial das empresas acerca do reajuste, mas a prefeitura ainda está analisando", informou.
Ainda, segundo a administração municipal, caso algum reajuste venha a ser efetivado, a população será avisada com antecedência. Além disso, o prefeito reforçou que o contrato firmado entre a prefeitura e as concessionárias inclui uma série de contrapartidas para a população que deverão ser mantidas. "Uma delas é a integração, pela qual os passageiros pagam apenas uma passagem e podem se deslocar por regiões diferentes do município no período de até 1h30", disse.
Atualmente o sistema de transporte público mogiano registra uma média mensal de 3,4 milhões de passagens, sendo 30,69% de gratuidades, que beneficiam idosos e pessoas com deficiência, além de subsídio para estudantes, que pagam metade do valor.
As concessionárias foram procurada pela reportagem. A CS Brasil informou que "não se manifesta sobre reajustes de tarifas públicas, ficando qualquer manifestação a esse respeito somente por conta da Prefeitura de Mogi das Cruzes".
Já a Princesa do Norte afirmou que "assim como em todos os anos a empresa tem como base contratual apresentar pedido de reajuste tarifário, processo este já em mãos junto à Secretaria de Transportes".

Ônibus da CS Brasil quebrado em Jundiapeba

Pedido de reajuste está em análise na Secretaria de Transportes, que deve ser concluída em duas semanas

Condemat elegerá nova diretoria hoje
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) escolherá hoje os nomes que irão compor sua diretoria
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) escolherá hoje os nomes que irão compor sua diretoria. O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), é o mais cotado para assumir a presidência, função que até então era desempenhada pelo ex-prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD).
A eleição será realizada a partir das 10 horas em evento fechado. Os prefeitos das 11 cidades que compõem o consórcio, eleitos para a gestão 2017-2020, vão escolher além do presidente, o vice-presidente, bem como o primeiro e o segundo secretários e o presidente do conselho fiscal.
Entre os novos chefes do Executivo que participarão da votação, estará o prefeito de Mogi, Marcus Melo (PSDB), que anunciou não ter interesse em concorrer ao cargo de presidente. "Amanhã (hoje) tem eleição e os prefeitos estarão resolvendo quem deve ser o novo presidente. Nesse momento não tenho a intenção de me candidatar. Alguns prefeitos me ligaram solicitando que eu fosse candidato, mas como já falei na última reunião em que estive no Condemat, a minha preocupação nessa ocasião sempre vai ser o orçamento e as questões do município", disse.
Melo destacou que Mogi deverá continuar sendo atuante no Condemat. "Mogi participa e dependerá da reunião dos prefeitos. Os que ali estavam tinham uma administração que foi acordada entre eles e entendo que os novos têm que conversar e dialogar. O Condemat tem um papel importante desde que tenha unidade. Não adianta ter o consórcio com apenas alguns municípios participando. Então espero que amanhã (hoje) possamos ter um fortalecimento", comentou.
O Condemat foi criado no ano de 2010 com o objetivo de criar políticas públicas visando dar solução a problemas regionais. Sua composição inclui as dez cidades do Alto Tietê, além de Guarulhos. A entidade, que tem sede em Mogi, conta com diversas câmaras técnicas. (S.L.)

Fonte:Mogi News

Lazer: População aprova a estrutura do mais novo parque de Mogi

Variedade de atrações do Parque da Cidade atraiu dezenas de pessoas ontem; local deve ser opção nas férias
O dia ensolarado levou dezenas de pessoas para o Parque da Cidade, que foi inaugurado na última sexta-feira. O espaço que funciona na rua Jardelina de Almeida Lopes, no Parque Santana, fica aberto das 7 às 19 horas. Os mogianos que passaram o dia no local afirmaram que a região estava carente de uma área de lazer. Para muitos, o parque será a principal opção de passeio no período das férias escolares.
A coordenadora fiscal Márcia Aquino, de 45 anos, levou a sobrinha para se divertir no parque. "O espaço é muito bom, principalmente para essa época de férias. É seguro, pois fica perto de várias casas. Esse novo espaço também ajuda a dividir o público entre o Centenário", avaliou.
O vigilante Valdir de Souza Andrade, 48, afirmou que o parque é completo. "O local está excelente. Ainda não deu para conhecer tudo. Hoje, trouxe minhas sobrinhas para brincar. Acho que as pessoas também têm que ajudar a cuidar do parque e o próximo prefeito precisa dar continuidade a esses investimentos", acrescentou.
Para a aposentada Myriam Reis dos Santos, 55, o Parque da Cidade foi projetado para toda família. "O espaço ficou muito gostoso. Moramos na Vila Natal e conseguimos chegar rápido. É um local acessível, com um estacionamento amplo. Esse lugar estava precisando ser revitalizado, pois era um terreno abandonado", destacou. Já a dona de casa Maria Rosa dos Santos, 81, afirmou que o novo parque é um local para descansar. "Adoro a natureza e temos muito o que ver no parque. O espaço ficou muito bonito e tem muitas coisas para fazer. Sempre que puder virei passear", informou.
O Parque da Cidade conta com dois campos de futebol society, pista de caminhada com 1,2 quilômetro de extensão, além de duas quadras de tênis, quadra poliesportiva, duas quadras de vôlei de areia e três quadras de basquete. O pavilhão esportivo será destinado para atividades como tênis de mesa, xadrez e judô. A Prefeitura revitalizou, ainda, o antigo ginásio poliesportivo do Clube Campestre. O local contará com escolinhas de iniciação esportiva para crianças e atividades voltadas aos idosos.

Dezenas de pessoas aproveitaram o dia no recém-inaugurado Parque da Cidade

Myriam: "O espaço ficou muito gostoso"

Andrade: "Pessoas têm que ajudar a cuidar"

Márcia: "O espaço é muito bom e seguro"

Maria Rosa: "Temos muito o que ver"

Fonte:Mogi News

Nova fase: Gian Lopes tem secretariado técnico para 'atender o povo'

Prefeito de Poá iniciou ontem o trabalho de verificação de como está a real situação da administração municipal
O prefeito de Poá, Gian Lopes (PR), escolheu um secretariado técnico e quer fazer a diferença tendo como objetivo governar com a população. "Minha gestão será para todos. Escolhi pessoas altamente preparadas e com perfil para trabalhar na administração pública. Atender as demandas do povo será a grande meta neste primeiro momento".
Ontem, Gian iniciou um trabalho de verificação de como está a real situação da Prefeitura e de todas as obras que se encontram em andamento. "A equipe está pronta para trabalhar para o município. E vamos concluir o que está em andamento e começar a planejar novos projetos que beneficiem os poaenses".
Gian reforçou que espera uma boa relação com o Poder Legislativo e que os secretários devem contar com o apoio dos vereadores no trabalho que colocam em desenvolvimento a partir desta semana. "Volto a reforçar que Poá precisa unir forças e humildemente peço apoio dos nossos vereadores para trabalharmos juntos pela cidade".
O primeiro escalão da Prefeitura de Poá é formado por Augusto de Jesus (Governo), Juliana Pelegrineli (Educação), Jeruza Reis (Mulher), Alexandre Provisor (Administração), Elias El Ghossain (Planejamento), Greg Iassia Dias (Saúde), Carlos Riccio Genovezzi (Assuntos Jurídicos), Fábio Henriques (Comunicação), Ricardo Massa (Indústria e Comércio), Ronaldo Florido de Oliveira (Promoção Social), Alexandre Rossi, o Leta (Serviços Urbanos), Nobuo Aoki Xiol (Segurança), Edvaldo Gonçalves (Turismo), Wilson Lopes (Transportes), Sergio Armiliato (Fazenda), Mário Sumirê (Cultura) e José Carlos Costa, o Zé Maça do Amor (Esporte). Obras, Habitação e Meio Ambiente terão, por enquanto, secretários adjuntos.
O secretário de Governo, Augusto de Jesus, falou em nome de todos os secretários. "Recebemos a missão que foi concebida pelo prefeito. Temos um desafio que é adequar à Saúde, que já foi vista como prioridade pelo prefeito. As outras áreas também receberão atenção especial e certamente no futuro teremos uma cidade que será orgulho da sua população".

Gian Lopes promete equipe altamente qualificada

Indústria e Comércio tem Ricardo Massa

Alexandre Provisor está com a Administração

Alexandre Rossi cuidará dos Serviços Urbanos

Ronaldo Florido está com a Promoção Social

Sergio Armiliato cuida da Secretaria da Fazenda

Juliana Pelegrineli está na pasta da Educação

Secretaria da Mulher tem Jeruza Reis à frente

Fábio Henriques é o chefe da Comunicação

Edevaldo Gonçalves é o secretário de Turismo

Augusto de Jesus é secretário de Governo

Wilson Lopes responde pelo Transporte em Poá

Nobuo Aoki Xiol é o secretário de Segurança

José Carlos Costa comanda o Esporte

Greg Iassia Dias é o secretário de Saúde

Elias El Ghossain está com o Planejamento

Assuntos Jurídicos é com Carlos Riccio Genovezzi



Fonte:Mogi News

Novas gestões: Dívidas em Suzano podem ultrapassar R$ 250 milhões

Chefes do Executivo destacam as primeiras medidas e problemas encontrados nas administrações municipais
Foto: Daniel Carvalho


Valor do déficit deixado pelo ex-prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi, surpreendeu o novo chefe do Executivo
O déficit financeiro deixado pelo ex-prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi, ao atual chefe do Executivo, Rodrigo Ashiuchi (PR), pode chegar a mais de R$ 250 milhões. A previsão é que o relatório completo sobre a atual situação da prefeitura seja finalizado esta semana. Somente após este período será possível detalhar as finanças do município e a possibilidade de investimentos futuros.
De acordo com o republicano, a situação é pior do que se imaginava. "Incluindo precatórios, débitos com fornecedores e as dívidas da Santa Casa de Misericórdia, que encontra-se sob intervenção, as dívidas podem ultrapassar os R$ 250 milhões", disse o prefeito por meio da Secretária Municipal de Comunicação Institucional (Secoi), citando algumas das pendências deixadas pela administração anterior.
Questionado sobre quais as principais medidas a serem adotadas neste início de gestão, Ashiuchi reforçou que conforme já havia anunciado ao longo da campanha eleitoral, neste momento a prioridade será a melhoria de três importantes áreas do município: zeladoria, que inclui ações de limpeza e manutenção da cidade de forma geral, saúde e segurança. Para isso, algumas dificuldades deverão ser superadas, como a necessidade de contingenciamento de gastos e a redução de receita.
Já o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), informou que trabalha com metas para esse início de gestão e que as mesmas serão anunciadas em breve. Questionado sobre como pretende se destacar enquanto chefe do Executivo, já que a comparação com a gestão do ex-prefeito Marco Bertaiolli (PSD) é inevitável, adiantou que seu objetivo principal é manter os serviços funcionando. "No momento da administração do Bertaiolli, a qual tive oportunidade de fazer parte, a situação financeira do País era muito diferente. Se a gente for fazer uma comparação não seria justo pela questão da economia que hoje é diferente do que foi quatro e oito anos atrás", avaliou.
Já em relação às finanças do município esclareceu que o Orçamento ainda está sendo fechado e que a meta para este ano é contingenciá-lo em 10%, o que representa cerca de R$ 100 milhões. "O momento é de desafio, então eu peço a colaboração de todos. A cidade só vai ser melhor quando todo mundo contribuir um pouco", concluiu o prefeito.
Prioridades
A contenção de gastos também foi uma medida adotada pelo prefeito reeleito de Guararema, Adriano Toledo Leite (PR), que pretende priorizar certas áreas em seu segundo mandato. Entre as principais ações, estão a melhoria no transporte público, com a criação de uma comissão dedicada ao assunto; terraplanagem e preparo do terreno para construção do hospital municipal; expansão das câmeras de monitoramento na região norte do município; ampliação e melhoria na iluminação pública, bem como construção de mais casas populares e ampliação dos programas sociais.
Outras medidas incluem a conclusão de obras em andamento para viabilizar mais vagas na rede municipal de Educação e um reforço na subvenção à Santa Casa de Misericórdia.
Em Poá, o prefeito Gian Lopes (PR) tem como meta neste inicio de gestão acelerar as obras do piscinão e fazer um forte trabalho de prevenção às enchentes com a limpeza de galerias, ruas, bocas de lobo, sarjetas e bueiros; realizar a zeladoria na cidade, além de estruturar os equipamentos da Secretaria de Saúde. Os demais municípios foram procurados pela reportagem, mas não se posicionaram até o fechamento dessa edição.

Fonte:Mogi NewsNovas gestões
Dívidas em Suzano podem ultrapassar R$ 250 milhões
Chefes do Executivo destacam as primeiras medidas e problemas encontrados nas administrações municipais
Foto: Daniel Carvalho


Valor do déficit deixado pelo ex-prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi, surpreendeu o novo chefe do Executivo
O déficit financeiro deixado pelo ex-prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi, ao atual chefe do Executivo, Rodrigo Ashiuchi (PR), pode chegar a mais de R$ 250 milhões. A previsão é que o relatório completo sobre a atual situação da prefeitura seja finalizado esta semana. Somente após este período será possível detalhar as finanças do município e a possibilidade de investimentos futuros.
De acordo com o republicano, a situação é pior do que se imaginava. "Incluindo precatórios, débitos com fornecedores e as dívidas da Santa Casa de Misericórdia, que encontra-se sob intervenção, as dívidas podem ultrapassar os R$ 250 milhões", disse o prefeito por meio da Secretária Municipal de Comunicação Institucional (Secoi), citando algumas das pendências deixadas pela administração anterior.
Questionado sobre quais as principais medidas a serem adotadas neste início de gestão, Ashiuchi reforçou que conforme já havia anunciado ao longo da campanha eleitoral, neste momento a prioridade será a melhoria de três importantes áreas do município: zeladoria, que inclui ações de limpeza e manutenção da cidade de forma geral, saúde e segurança. Para isso, algumas dificuldades deverão ser superadas, como a necessidade de contingenciamento de gastos e a redução de receita.
Já o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), informou que trabalha com metas para esse início de gestão e que as mesmas serão anunciadas em breve. Questionado sobre como pretende se destacar enquanto chefe do Executivo, já que a comparação com a gestão do ex-prefeito Marco Bertaiolli (PSD) é inevitável, adiantou que seu objetivo principal é manter os serviços funcionando. "No momento da administração do Bertaiolli, a qual tive oportunidade de fazer parte, a situação financeira do País era muito diferente. Se a gente for fazer uma comparação não seria justo pela questão da economia que hoje é diferente do que foi quatro e oito anos atrás", avaliou.
Já em relação às finanças do município esclareceu que o Orçamento ainda está sendo fechado e que a meta para este ano é contingenciá-lo em 10%, o que representa cerca de R$ 100 milhões. "O momento é de desafio, então eu peço a colaboração de todos. A cidade só vai ser melhor quando todo mundo contribuir um pouco", concluiu o prefeito.
Prioridades
A contenção de gastos também foi uma medida adotada pelo prefeito reeleito de Guararema, Adriano Toledo Leite (PR), que pretende priorizar certas áreas em seu segundo mandato. Entre as principais ações, estão a melhoria no transporte público, com a criação de uma comissão dedicada ao assunto; terraplanagem e preparo do terreno para construção do hospital municipal; expansão das câmeras de monitoramento na região norte do município; ampliação e melhoria na iluminação pública, bem como construção de mais casas populares e ampliação dos programas sociais.
Outras medidas incluem a conclusão de obras em andamento para viabilizar mais vagas na rede municipal de Educação e um reforço na subvenção à Santa Casa de Misericórdia.
Em Poá, o prefeito Gian Lopes (PR) tem como meta neste inicio de gestão acelerar as obras do piscinão e fazer um forte trabalho de prevenção às enchentes com a limpeza de galerias, ruas, bocas de lobo, sarjetas e bueiros; realizar a zeladoria na cidade, além de estruturar os equipamentos da Secretaria de Saúde. Os demais municípios foram procurados pela reportagem, mas não se posicionaram até o fechamento dessa edição.

Fonte:Mogi News