terça-feira, 8 de março de 2011

Fiel é campeã de 2011. Vila, a vice

Fiel é campeã de 2011. Vila, a vice

MARA FLÔRES
Com o enredo que retrata a cultura nordestina, a Acadêmicos da Fiel foi a grande vencedora do Grupo Especial do Carnaval 2011 de Mogi das Cruzes. A escola formada quase na sua totalidade por corintianos, conquistou ontem seu sexto título na folia mogiana – quatro foram pelo Grupo de Acesso – e comemorou com uma grande festa na quadra do Jardim Rodeio, enquanto que os integrantes da Unidos da Vila Industrial, a vice-campeã, vestiram as fantasias e desfilaram pelo bairro. A Estação Primeira de Braz Cubas, que foi rebaixada no ano passado, deu a volta por cima, ganhou o título no Grupo de Acesso e no próximo Carnaval estará novamente entre as grandes agremiações de Mogi. Com 1,0 ponto de infração, por chegar atrasada na concentração, a Mocidade do Tietê foi a única escola a ser punida entre as seis que desfilaram no domingo e acabou rebaixada para o segundo grupo (veja quadros com a apuração nesta página).
Depois de dois dias de desfiles, a apuração do Carnaval 2011 foi realizada no Tiro de Guerra e durou pouco mais de uma hora, sem registro de nenhuma confusão. Pelo Grupo Especial, a disputa entre a Acadêmicos da Fiel e a Unidos da Vila Industrial foi acirradíssima e decidida no antepenúltimo quesito: enredo. Até aí, as duas agremiações somavam 69,8 pontos, mas as duas notas 9,6 atribuídas pelos jurados para o enredo da Vila Industrial, que decidiu levar para a avenida a sua própria história, fizeram com que a Acadêmicos abrisse uma vantagem de quatro décimos. Os quatro 10 que recebeu, na sequência, nos quesitos fantasia e conjunto, até permitiram que a escola da Mineração diminuísse a diferença para três décimos, mas a Fiel acabou somando 99,7 e ficou com o troféu de campeã, enquanto que a Vila, com 99,4 pontos, ficou com o vice-campeonato.
"Só posso dizer que sou um cara abençoado por Deus porque tenho uma família linda que trabalha comigo", disparou o presidente da Acadêmicos da Fiel, Rone Augusto da Silva, cujas mãos tremiam sem parar e que acabou chorando mesmo de emoção pelo resultado. "Esse é o meu último desfile como presidente e existem coisas que não tem comparação. Os carros e fantasias da Fiel são os melhores. Se a gente perder, é porque alguma coisa aconteceu lá, na avenida, porque fora, somos nós", acrescentou o dirigente que, por conta do estatuto da agremiação, será substituído na presidência.
Última escola a entrar na avenida do samba, já por volta das 2 horas de ontem e sob uma garoa fraca, a Vila Industrial comemorou o vice-campeonato no Carnaval 2011 com um desfile pelas ruas do Bairro e uma festa na quadra. Motivo para isso? O presidente da agremiação, Robert Rodrigo da Silva Lins, afirma que sim. "O pessoal estava desacreditado, mas na hora que a escola formou na avenida, sentimos um peso forte. No final do desfile, já sabíamos que ia ser a gente ou a Acadêmicos porque agradamos o público. Isso já é uma vitória", declarou Lins, que nem chegou a acompanhar a apuração no auditório de Tiro de Guerra. "No resultado oficial, perdemos por detalhes e estamos conscientes porque foi por muito pouco", acrescentou o presidente da Vila, que tem sete títulos pelo Grupo Especial e 1 no Grupo de Acesso.
A Águia de Prata, que buscava o tricampeonato com um enredo que homenageou a unidade mogiana da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), somou 97,8 pontos – 1,6 a menos do que a Vila Industrial - e ficou com o terceiro lugar no Carnaval 2011. A direção da escola da Vila da Prata viu o troféu escapar das suas mãos a partir do quesito alegorias e adereços, o sexto de 10 itens avaliados pelos jurados. A agremiação obteve notas 9,0 e 9,7 e abriu uma distância de 0,9 décimos em relação aos dois concorrentes diretos, que eram Vila Industrial e Acadêmicos da Fiel. As duas notas 10 recebidas pelo seu enredo chegaram a reacender a esperança, que se esvaiu de vez diante do 8,0 dado pela jurada Andressa Aparecida da Rocha para o quesito fantasia. O outro jurado desse mesmo item, Claudemir da Silva, atribuiu 10 para a Águia de Prata, mas o estrago já estava feito e foi suficiente para o presidente da escola, Mauro Rangel, disparar críticas para a comissão de jurados que, este ano, foi terceirizada para a AR Produções.
"Isso é vergonhoso. Como, num mesmo quesito, a gente pode ter ganhado um 10 e um 8,0? Só se o jurado é corintiano. Mas pode escrever. Se o ano que vem for de novo a AR Produções, eu não participo mais do Carnaval de Mogi", avisou Rangel, que para não perder o que já tinha sido armado na quadra da Vila Prata, manteve a festa ontem, só que com outro foco. "Vamos comemorar a péssima atuação dos jurados", frisou.
A Acadêmicos do São João, que depois de uma grande confusão na apuração das notas no ano passado, também foi considerada campeã do Carnaval, dividindo o título com a Águia de Prata, ficou com o quarto lugar, com 97,5 pontos. A Mocidade da Vila Natal, com 93,9 pontos, foi a quinta colocada e conseguiu se manter no Grupo Especial para os desfiles de 2012.
O mesmo não aconteceu com a Mocidade do Tietê. A tradicional escola do Mogilar abriu os desfiles de domingo, mas foi penalizada em 1,0 ponto pelo atraso de um carro alegórico na concentração e não recebeu nenhuma nota 10. Com isso, a agremiação foi rebaixada para o Grupo de Acesso. Os representantes da Mocidade deixaram o Tiro de Guerra antes que a Imprensa pudesse falar com eles.
Fonte : O Diário de Mogi