sábado, 7 de dezembro de 2013

Boca no trombone Mandela e seu legado

Foto: nelson mandela....descanse em paz guerreiro....vc vai ser sempre nosso ídoloBoca no trombone
Mandela e seu legado

Ana Maria MaGNI Coelho
Dentro da noite que me rodeia, negra como um poço de lado a lado, agradeço aos deuses que existem por minha alma indomável. Sob as garras cruéis das circunstâncias, eu não tremo e nem me desespero. Sob os duros golpes do acaso, minha cabeça sangra, mas continua erguida. Mais além deste lugar de lágrimas e ira, jazem os horrores da sombra, mas a ameaça dos anos me encontra, e me encontrará, sem medo. Não importa quão estreito o portão, quão repleta de castigo a sentença, eu sou o senhor de meu destino, eu sou o capitão de minha alma. ´´ 
O famoso poema ´Invictus´ do britânico William Ernest Henley inspirou Nelson Mandela durante alguns dos 27 anos em passou num cárcere de 2,5 m por 1,5 m. E não é à toa!
Sim! Esse grande homem foi senhor de seu próprio destino e capitão da alma de pessoas em todo o mundo. Prêmio Nobel da Paz e símbolo maior da luta contra a desigualdade racial, Nelson Mandela morreu aos 95 anos, na África do Sul. Mandela temperou agressividade e conciliação, para entrar para a história como figura singular que sofreu as dores do racismo e soube ultrapassar a ira que seus adversários tentaram lhe impor.

Lutou contra o Apartheid, ditadura racial. Ficou preso. Tornou-se símbolo da conciliação de classes, da conciliação política, processo em muitos pontos análogo ao de Lula no Brasil.

Você pode achar ousada demais a minha comparação entre essas duas figuras políticas mundiais. Mas convém não esquecer: uma vez no governo, a partir de 1994, Mandela aplicou a fundo o receituário neoliberal no país e seu partido, tornou-se um partido da ordem, corrupto como os outros e defensor do status quo. Entendem agora a comparação?
Mas existem diferenças: ao contrário de muitos líderes mundiais que, uma vez conquistado um sopro de poder, se agarram a ele até que ele destroi seus ideais ou destroem a nação que pretendiam transformar, Mandela deixou o cargo depois de apenas um mandato como presidente.

Talvez de todo o seu legado, o que o faça especial seja a serenidade que o torna um líder até maior que sua própria causa, um verdadeiro exemplo de superação e fraternidade à toda prova.

Depois de ter perdido filhos e netos de maneira trágica, ter sido traído por sua mulher e enfrentado incompreensões entre seus partidários e até entre grupos negros, que exigiam dele uma postura mais agressiva frente ao regime que superava, Mandela mostrou-se ao longo da vida um homem maior do que as circunstâncias imediatas. Sua altivez, seu antirracismo e sua generosidade ajudaram decisivamente a ampliar a visão sobre a dignidade humana, a liberdade e a democracia. Descanse em paz, Madiba, suas lições ficarão para aqueles que desejarem aprender.


Ana Maria M. Coelho
Escreve todo o sábado neste 
espaço do Mogi News

Perda zero

Perda zero
Perda zero
Mais uma vez a metralhadora do noticiário nacional mirou e teve como alvo anteontem o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, afogado no mar de corrupção do escândalo político mensalão e que teve desfecho, após anos, com a prisão do republicano que no mesmo dia renunciou ao mandato. Vale lembrar que é a segunda vez que ele usa a mesma estratégia para se resguardar politicamente e garantir o futuro: a sua aposentadoria gorda de R$ 16 mil por mês. Isso mesmo...


Prejuízo?
Enquanto as lideranças políticas da cidade ressaltavam novamente que "Mogi perde um político de peso", discurso fácil e repetido à exaustão e que a cidade terá, um certo prejuízo político, o guerrilheiro Mário Berti, da Organização Não Governamental (ONG) Guerriheiros do Itapeti, foi contra a toada da "Maria vai com as outras".


Claro e direto
"Eu pergunto o que ele fez para Mogi? Nem os dois pontilhões ele conseguiu trazer para a cidade por conta das denúncias de superfaturamento no Dnit. A cidade não perdeu nada", tascou Berti em conversa com a coluna ontem. Segundo ele, a negociação sobre o terreno com a União para que a Prefeitura de Mogi pudesse ter a posse da área para a instalação do Hospital Municipal Waldemar Costa Filho, em Brás Cubas, não seria nada mais do que sua obrigação como político, pois os mogianos lhe deram votos nas últimas eleições.

Nelson Mandela
Boy teve a "sorte", pois no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal expediu o mandado de prisão que resultou em sua prisão, ao lado de outros mensaleiros, outro fato chamou a atenção dos jornais e ganhou destaque na mídia: a morte do ex-presidente da África e líder político, Nelson Mandela. Caso contrário, só daria ele e os demais mensaleiros penalizados pela Justiça no noticiário.

Aposentadoria gorda
Mesmo preso, o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto terá direito a uma aposentadoria bem "gorda" da Câmara dos Deputados, de cerca de R$ 16,8 mil mensais, algo intangível a maioria dos trabalhadores comuns. Com a publicação da renúncia de Costa Neto, a Câmara dos Deputados suspendeu o pagamento do seu salário e da cota parlamentar. Os funcionários de seu gabinete serão exonerados, mas a pensão ficará valendo.


Benefício
O ex-presidente do PL (hoje PR) foi eleito pela primeira vez em 1991 e aposentou-se em 2005, permanecendo nessa condição até 2007, quando foi eleito após sua primeira renúncia. Na ocasião, ele deixou de receber a benefício porque não é permitido acumulá-lo com o subsídio parlamentar. Mas com a nova renúncia, ele volta a ter direito ao benefício.

Contribuições
De acordo com a Diretoria-Geral da Câmara, Costa Neto contribuiu tanto com o extinto Instituto de Previdência dos Congressistas (IPC) quanto com o Plano de Seguridade Social do Congressista. Por ele ter participado do IPC, extinto em 1997, tem direito à aposentadoria proporcional.

Fonte:Mogi News

Repercussão Condenação e prisão de Costa Neto dividem opiniões entre os mogianos Autoridades e representantes da sociedade têm opiniões diferentes, mas a população foi unânime na comemoração

Repercussão
Condenação e prisão de Costa Neto dividem opiniões entre os mogianos
Autoridades e representantes da sociedade têm opiniões diferentes, mas a população foi unânime na comemoração
Ricardo Rodrigues
Daniel Carvalho

Bertaiolli: "Ele era representante em Brasília"
As opiniões se dividem em Mogi das Cruzes quando o assunto é a prisão do ex-deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy. Anteontem, após ter a prisão decretada, ele renunciou ao cargo e se entregou à Justiça para cumprir a pena de 7 anos e 10 meses em regime semiaberto pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. A decisão repercutiu na cidade: de uma lado, os que lamentam a perda dos investimentos trazidos pelo deputado; do outro, aqueles que comemoram o que chamaram de "avanço do processo político brasileiro".

O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) lembrou a homenagem feita ao pai do ex-deputado, Waldemar Costa Filho, que foi prefeito de Mogi das Cruzes por quatro mandatos, na nomeação do Hospital Municipal de Brás Cubas, que contou com verbas destinadas por Boy por meio de emendas parlamentares. O chefe do Executivo disse que a cidade perderá com a prisão do deputado. "É um dia triste para Mogi das Cruzes, porque ele era o representante da nossa cidade em Brasília. Várias obras estão em execução hoje graças à interveniência do Boy", disse o prefeito.

Já o jornalista Mario Berti comemorou a prisão de Costa Neto. "Essa alegação dos que lamentam a perda do Boy é uma falácia. Uma boa parte dos investimentos que ele trazia para a cidade ia parar no bolso dele (Boy)". Berti acrescentou que a prisão dos mensaleiros é um "sinal de avanço da política brasileira, já que mostra que os corruptos estão sendo punidos".

O vereador Sadao Sakai (PR), líder da bancada do Partido da República (PR) na Câmara Municipal, disse que a legenda investirá todas as fichas para a eleição de Marcio Alvino, atual prefeito de Guararema, como deputado federal no próximo ano.

Já os vereadores Antônio Lino (PSD) e Mauro Araújo (PMDB) também lamentaram a "perda". Lino disse que trabalhará pela reeleição do deputado federal Junji Abe (PSD). O vereador acredita que, em um eventual segundo mandato, o único representante da cidade na Câmara Federal poderá trazer mais investimentos para o município. Já Araújo acha que no ano que vem a política da cidade precisa se unir para eleger mais de um nome para o Congresso Nacional.
Na opinião do ambientalista Silvio Marques, esse é o primeiro passo para um Brasil mais honesto. Ele disse que agora a população passa a acreditar mais na Justiça, já que está vendo políticos irem para a cadeia. "Mogi não perde em nada, pelo contrário. Ganha, porque todo investimento dele tinha uma fatia separada para os corruptos".

Fonte:Mogi News