terça-feira, 22 de novembro de 2011

IGREJA ANGLICANA - DIOCESE DO RECIFE Rito Matrimonial do LOCb em Mogi das Cruzes Ter, 22 de Novembro de 2011 17:03 |

(

   Notícia Diocesana
 
Rito Matrimonial do LOCb em Mogi das Cruzes
No sábado (19.11), foi celebrado o casamento do Postulante Enivaldo Ramos com a jovem Kátia, e o Rito Matrimonial escolhido pelos jovens nubentes foi o Rito I do nosso Livro de Oração Comum Brasileiro (LOCb). A cerimônia foi realizada na Igreja Presbiteriana do Brasil, em Mogi das Cruzes (SP), com a presença de mais de duzentos convidados, e a tocante liturgia acompanhada por um belo grupo musical. “Houve todo um cerimonial para a entrada dos padrinhos e dos noivos. Clarinadas anunciaram a chegada da noiva, que adentrou no templo com a bela Marcha Nupcial”, informou o Rev. Ivo Xavier (Ponto Missionário Anglicano da Transfiguração) que foi um dos co-celebrantes do cerimonial juntamente com Rev. Paulo Quaresma (Ponto Missionário Anglicano Discípulos de Emaús).




XII Congresso de Avivamento Cristãoe  - 25 e 26/11/2011 - João Pessoa (PB)
Ter, 22 de Novembro de 2011 07:29 |   


Os seus padrinhos Luizinho e Teresa deixou da parte de Jesus Cristo,Salmos 121. 


Fonte:Rev. Ivo Xavier

Saúde em Biritiba-Mirim: emenda do deputado André do Prado garante infraestrutura física e equipamentos para o Centro de Especialidades

IMG_1537.jpg
A Unidade foi inaugurada neste sábado com a presença do parlamentar
O deputado estadual André do Prado esteve em Biritiba-Mirim neste sábado (19), junto com o prefeito Carlos Alberto Taino Júnior, o “Inho”, para inaugurar o Cento de Especialidades Prefeito Joaquim Ribeiro Coelho, que terá capacidade para atender cerca de cem pacientes por dia e vai oferecer vários tipos de serviços médicos.
Com a intenção de promover melhores condições e acesso à Saúde em Biritiba-Mirim, o deputado André do Prado atendeu a reivindicação do prefeito Inho e liberou recursos estaduais que foram utilizados para a compra de equipamentos para o Centro de Especialidades, além de possibilitar a reforma do prédio da unidade, procurando, dessa forma, ampliar ainda mais o atendimento aos usuários do sistema de saúde.


Durante seu pronunciamento, o parlamentar afirmou sentir orgulho em participar de mais uma inauguração na cidade. Ele salientou a importância de uma vida saudável e de equipamentos que garantem a saúde dos moradores de Biritiba. “Com minha atuação parlamentar, tenho buscado auxiliar áreas importantes de municípios como Biritiba Mirim. Participar das melhorias na saúde da cidade é motivo de grande alegria”, destacou o deputado.


 André do Prado fez questão de enaltecer o compromisso do prefeito Inho que vem investindo muito nos serviços de saúde, e, comprometeu-se a liberar mais recursos para aquisição de duas ambulâncias para o município. “Com mais esse avanço na área da saúde publica, podemos comemorar relevantes serviços em beneficio da população. Por acreditar que os trabalhos na área da saúde de Biritiba-Mirim estão sendo sempre renovados com modernidade é que me comprometi a viabilizar duas ambulâncias em atendimento aos pacientes”, disse.


De acordo com o prefeito Inho, a parceria com o deputado André do Prado tem resultado em grandes investimentos para o município. “São recursos importantes que foram destinados pelo deputado André do Prado, suficientes para garantir equipamentos médicos e infraestrutura do local. Portanto, inaugurar este centro é resultado de um grande desafio para dar continuidade ao nosso programa de saúde. Nós não paramos e estamos trabalhando para oferecer melhores condições nos serviços prestados à população. Esse Centro de Especialidades é o reflexo do crescimento do município”, destacou o prefeito.


 O Centro de Especialidades fica localizado nas imediações do Jardim Takebe, próximo ao centro da cidade. No local, que servirá de referência para a população local, os biritibanos vão ter ao seu dispor médicos de várias especialidades, tais como clínico geral, pediatras, ginecologistas, otorrinolaringologistas, reumatologistas, ortopedistas, alergologistas e cardiologistas. A unidade e contará com quatro consultórios médicos, salas de vacina e específicas para inalação, sala para realização de curativos e colocação de gessos, além de espaços para exames de raio-x e tratamento odontológico. 


 Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado

Frente Parlamentar do Alto Tietê vistoria Santa Casa de Mogi das Cruzes nesta quarta-feira


Frente Parlamentar do Alto Tietê vistoria Santa Casa de Mogi das Cruzes nesta quarta-feira

Quarta-feira (23), a partir das 09:30 horas, os deputados que compõem a Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, coordenada pelo deputado André do Prado, farão uma vistoria na Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes.


André do Prado destaca que tomou a iniciativa e propôs ao grupo de vistoriar as Santas Casas assim como foi feito nos demais hospitais públicos da região porque tem recebido importantes demandas da diretoria dessas unidades.


Portanto, com objetivo de identificar que tipo de melhoria e investimento cada unidade precisa, o presidente da Frente Parlamentar frisou que o grupo sempre procurará debater assuntos envolvendo a saúde pública do Alto Tietê. “Afinal, acredito que esse é o nosso maior desafio, e como agentes políticos temos que incentivar e apoiar às ações em prol da melhoria da saúde regional. Essa é uma permanente e contínua da Frente parlamentar”, disse.


O parlamentar afirma ainda que após visitar todas as Santas Casas os deputados vão cobrar ações concretas para a melhoria dos serviços de saúde. Inclusive, segundo Prado, com a elaboração de um relatório que será desenvolvido ainda este ano para ser entregue ao secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, e ao governador Geraldo Alckmin.


 "Queremos conhecer de perto os gargalos, saber como está o funcionamento os serviços prestados à população, a capacidade e demanda dessas unidades, e, principalmente, quais as necessidades latentes. A partir daí, vamos estudar uma maneira de contribuir com essas Santas Casas", destacou.


 Visitas às Santas Casas da Região


 O deputado André do Prado pretende agendar as próximas visitas do grupo nas Santas Casas de Suzano, Salesópolis, Santa Isabel e Guararema.




Fonte:Clarissa Johara

Lembrando o ex-vereador José Marcos Gonçalves

Marcos Gonçalves, o Benoni – apelido que herdou de seu pai, competente alfaiate da Cidade –, sempre foi um dos defensores incondicionais da abertura da Mogi-Bertioga. Depois de ser indicado pelo ex-prefeito Waldemar Costa Filho para integrar uma comissão que antecedeu o início das obras da rodovia, o vereador também foi convidado para participar de uma das muitas visitas que representantes de comunidade eram chamados a fazer, de quando em quando, para acompanhar o andamento dos trabalhos. Naquele 5 de junho de 1979, o grupo iria ver a obra que chegara, enfim, ao despenhadeiro do Rio Guacá, por meio de caminhos improvisados na íngreme encosta. Só com veículos com tração nas quatro rodas era possível chegar até lá. Dividida em três caminhonetes, a comitiva desceu até o Rio, observou mais um ousado lance da aventura na Serra do Mar, e quando iniciou o retorno, o segundo veículo a subir perdeu a marcha e voltou de ré, descontrolado, batendo em pedras soltas à beira do caminho e tombando sobre si mesmo, até despencar de uma altura de cinco metros e cair junto ao Guacá. Marcos Gonçalves foi um dos que foram lançados para fora, na primeira queda. Um rastro de feridos ficou pelo caminho. Narciso Yague Guimarães era o mais grave e morreria, mas tarde. Marcos gritava de dor, mas não deixava que mexessem nele. Só quase uma hora depois, seu corpanzil foi colocado por bombeiros dentro de uma minúscula ambulância para ser levado à Santa Casa. Ele gritava para que um dos jornalistas o acompanhasse no reduzido compartimento. Foi sua sorte. Quem o acompanhou, segurou-o pelo cinto para que não sofresse tanto com os solavancos da estrada, cheia de pedras e terra solta. Foi assim durante quase uma hora. No hospital, já fora de perigo, Marcos ouviu a pergunta do médico, se alguém o acompanhara na viagem. Ele contou a história e o médico lhe confidenciou: "Foi a sua sorte. Você estava com uma costela fraturada, com a ponta do osso encostada em seu pulmão. Se os solavancos não tivessem sido amortecidos, seu pulmão seria perfurado e você poderia ter morrido antes de chegar ao hospital." Até pouco tempo antes de sua morte, no último final de semana, Benoni relembrava da história, sempre que se encontrava com o amigo jornalista.


Confiança


No encontro do PR realizado sábado, no Alto do Ipiranga, do qual participaram vereadores, dirigentes e pré-candidatos, o vereador Rubens Benedito "Bibo" Fernandes foi apresentado pelo deputado federal Valdemar Costa Neto, como o "futuro presidente da Câmara de Mogi". O vereador e o deputado também foram, juntos, ao velório do ex-vereador José Marcos Gonçalves, no Legislativo.




 Na Igreja


O governador Geraldo Alckmin não se limitou a ser padrinho de casamento da filha de Ana Bolanho, sábado à tarde, em Biritiba Mirim. Católico fervoroso, ele foi convidado – e aceitou fazer a leitura, retirada do livro de Gênesis, lembrando a criação de Eva a partir de uma costela de Adão, no Paraíso.




 Encontro – 1


"Patrimônio Histórico e Cultural da Serra do Itapeti" será o tema da palestra que a arqueóloga e pesquisadora Vivian Cristiane Fernandes Yamashita irá apresentar às 10 horas do próximo dia 25, na abertura do 1º Encontro Histórico Cultura – Parque Municipal, que acontecerá na reserva da Serra do Itapeti.




 Encontro – 2


No dia 26, no mesmo horário, será a vez de o professor e historiador, Glauco Ricciele Prado Ribeiro, abordar o tema "Histórico e Cultura na Serra do Itapeti". O evento gratuito, que visa resgatar a historia do Parque Municipal, terá 40 vagas para cada palestra. Informações pelo telefone 4790-3529.


Fonte:O Diário de Mogi

Desapropriada área de Jundiapeba

Júlia Guimarães
Representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Justiça Federal comparecerão hoje ao Conjunto Santo Ângelo, em Jundiapeba, para oficializar a desapropriação de 131 hectares de terra, alvo de processo de regularização fundiária em benefício de 44 famílias de chacareiros. Com a imissão da posse, a antiga Fazenda Várzea do Rio Jundiaí, que pertencia ao empresário Jacob Lopes, passará a ser propriedade da União, que ainda deverá realizar a cessão hereditária de posse aos agricultores. A previsão é de que, em até 180 dias, os produtores rurais recebam a documentação, que dará a eles, e a todos os seus herdeiros, o direito de explorar a propriedade por tempo indefinido, desde que para fins agrários. Outras 400 famílias ainda aguardam a regularização.


A imissão da posse será realizada hoje, a partir das 10 horas, na sede da Associação Fazenda Várzea do Rio Jundiaí. O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) deverá participar do ato. O advogado da União das Associações Pró-Moradia Digna e Defesa do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, Carlos Zambotto, esclarece que Mogi das Cruzes possui 444 famílias de chacareiros, divididas em três áreas, lutando pela regularização fundiária. Hoje, a União receberá a posse do menor lote, que tem 131 hectares e foi fragmentado em 55 áreas para acomodação das 44 famílias.


Depois da imissão da posse, a União ainda deverá realizar uma espécie de vistoria da área e recadastramento dos agricultores. Dentro de 180 dias é que deverá ser emitida a cessão hereditária de posse dos lotes. Os agricultores e seus herdeiros ficarão autorizados a fazer uso das terras federais por tempo indeterminado. Eles só perdem o direito se abandonarem a propriedade, que não poderá ser vendida, alugada ou cedida a terceiros. "Os produtores passarão a ter uma série de direitos e obrigações. Junto com a cessão de posse, vem um pacote de benefícios do Governo Federal, como facilidades de financiamento de máquinas e produtos e implantação de infraestrutura básica na área".


O decreto federal de desapropriação da propriedade foi publicado em junho do ano passado e prevê uma indenização de aproximadamente R$ 2 milhões ao proprietário, sendo que parte será paga em títulos da dívida agrária. Zambotto explica que a parte em dinheiro do pagamento já foi depositada em juízo, mas que o recurso não deverá ser destinado à família do empresário Jacob Lopes. Isso porque a propriedade já estava penhorada para a União, o Estado e o Município, em razão da falta de pagamento de impostos. Assim, a indenização deverá ser utilizada para ressarcimento dos credores.


Outras 400 famílias de chacareiros aguardam a regularização das áreas. O maior lote tem 569 hectares e deverá ser dividido em 414 áreas que vão abrigar 344 famílias. A propriedade pertencia à Santa Casa de São Paulo e foi adquirida pela Mineradora Itaquareia, embora a documentação não tenha sido regularizada até o momento. De acordo com Zambotto, a empresa deverá apresentar ao Incra, ainda nesta semana, a documentação que comprova a posse da área. Depois disso, o processo deverá ser encaminhado para apreciação da Casa Civil, como último passo antes da publicação do decreto de desapropriação. A indenização prevista é de R$ 5,7 milhões.


Além disso, há ainda um terceiro lote, de uma área de 100 alqueires, fragmentada em 60 partes, que pertence à Caixa Beneficente Santo Ângelo. Um total de 56 famílias de produtores deverão ter a situação regularizada. De acordo com Zambotto, este processo está mais lento, sendo que ainda não há definições sobre a indenização. "O Incra deu prioridade para as outras duas áreas porque os produtores corriam risco de despejo. Neste caso, não existe urgência porque já há um consenso sobre a desapropriação".


Fonte:O Diário de Mogi

Viadutos são alvos de investigação


 Júlia Guimarães

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil público para investigar possíveis irregularidades no contrato de R$ 48 milhões que prevê a construção de dois viadutos sob a linha férrea de Mogi das Cruzes, em Jundiapeba e na Vila Industrial. Com financiamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as obras chegaram a ser liberadas, mas nunca foram iniciadas de fato, em razão da suspensão do edital de contratação da empresa fiscalizadora dos serviços, após a crise que se abateu sob o Ministério dos Transportes em julho deste ano. As denúncias envolvendo as futuras transposições, no entanto, chegaram ao MPF bem antes dos escândalos, ainda no ano passado.


A instauração do inquérito foi determinada pela procuradora da República em São Paulo, Stella Fátima Scampini, por meio da portaria número 31, de 15 de setembro de 2011, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. De acordo com a publicação, o inquérito foi aberto a partir de uma peça informativa instaurada em 2010. Consultada, a Assessoria de Imprensa do Ministério Público Federal não conseguiu levantar ontem o teor ou a origem das informações que motivaram as investigações. É possível que os dados sejam referentes a eventuais irregularidades na licitação dos viadutos, que chegou a ser suspensa três vezes.


O primeiro edital foi lançado em março do ano passado pela Prefeitura de Mogi. Porém, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu a concorrência e determinou a divisão da concorrência em lotes. Depois disso, o Ministério dos Transportes decidiu custear a obra inteira, que inicialmente teria contrapartida do Município, e lançar sozinho a licitação, que chegou a ser suspensa por mais duas vezes para adequações. A assinatura do contrato só foi realizada em maio de 2011, em cerimônia pública realizada na Prefeitura de Mogi, com a presença do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy. O parlamentar é o responsável pela emenda orçamentária que garantiu os recursos para Mogi.


A Assessoria de Imprensa do MPF não esclareceu ontem as razões pelas quais as investigações foram abertas apenas agora, já que a peça com as informações sobre as supostas irregularidades é antiga. O cenário sugere que a crise do Ministério dos Transportes tenha, de alguma forma, agravado as denúncias que motivaram instauração do inquérito. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não se manifestou sobre o caso. A Assessoria de Imprensa informou que deverá enviar um posicionamento hoje. A Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura informou ontem que o Município não foi notificado sobre o inquérito.


Suspensão


No dia 7 de julho, o Dnit publicou, no Diário Oficial da União, o extrato do contrato 344/20011, que confirma a homologação do convênio para construção dos dois viadutos. A publicação informava que o consórcio SPA-Tejofran-Convap foi o vencedor da licitação. Porém, as construções nunca foram iniciadas em razão da suspensão do edital 205/11, lançado neste ano pelo Dnit para contratação da empresa que fará a fiscalização da obra. A licitação foi paralisada em agosto, junto com dezenas de outras concorrências, por determinação da presidente Dilma Rousseff (PT), em razão da crise no Ministério. Recentemente, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) recebeu ofício do Dnit com a informação de que o edital só deverá ser liberado nos próximos cinco meses. Não há previsão de início efetivo das obras.


Fonte:O Diário de Mogi

Vigilância aplica 6 multas em Mogi

Mariana Leal
Seis estabelecimentos comerciais foram autuados em Mogi das Cruzes durante o último final de semana por descumprirem a Lei Antiálcool para menores, que entrou em vigência na madrugada de sábado. O balanço foi divulgado pela Secretaria do Estado da Saúde, que reforçou a continuidade da fiscalização em bares, restaurantes, supermercados e comércio que vendem bebida alcoólica. O objetivo é impedir que adolescentes consumam a droga lícita, o que pode levar ao vício. Quem desobedecer as determinações estará sujeito à multa e até mesmo interdição e cassação do alvará de funcionamento, caso haja reincidência.


Em todo o Estado, 65 estabelecimentos foram multados por desrespeitarem a norma. De acordo com a secretaria, entre zero hora de sábado e 6 horas de ontem, os agentes da Vigilância Sanitária Estadual e do Procon-SP percorreram 3.329 pontos do comércio paulista. Além da Capital e de Mogi, foram feitas autuações nas regiões do Grande ABC, Franco da Rocha, Bauru, Campinas, Franca, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Baixada Santista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Vale do Paraíba. A maioria das autuações foi por venda de álcool ou presença de menores de 18 anos consumindo bebidas alcoólicas nos estabelecimentos.


Somente na Capital foram aplicadas 40 multas. Na Grande São Paulo houve nove autuações e outras 16 no Interior e Litoral do Estado.


Pela nova lei, bares, restaurantes, lojas de conveniência e baladas, entre outros locais, não poderão vender, oferecer nem permitir a presença de menores de idade consumindo bebidas alcoólicas no interior dos estabelecimentos, mesmo que acompanhados de seus pais ou responsáveis maiores de idade.


Desde 19 de outubro último, quando a legislação foi sancionada, agentes da Vigilância Sanitária percorreram os estabelecimentos em blitz educativas. Somente em Mogi das Cruzes foram 430 lugares visitados, além de proprietários e responsáveis orientados, que receberam material informativo sobre a lei.


Para aqueles que desrespeitarem as novas normas, estão previstas sanções administrativas, além das punições civis e penais já aplicadas pela legislação brasileira, a quem vende bebidas alcoólicas para menores de idade. Multas de até R$ 87,2 mil podem ser aplicadas, interdição por 30 dias, ou até mesmo a perda da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS, de estabelecimentos que vendam, ofereçam, entreguem ou permitam o consumo, em suas dependências, de bebida com qualquer teor alcoólico a menores de 18 anos de idade em todo o Estado.


Além de não vender, os comerciantes não poderão permitir o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes no interior dos estabelecimentos. Antes, se um adulto comprasse a bebida e a repassasse a um menor dentro do bar, o proprietário do estabelecimento não tinha qualquer responsabilidade.


Fonte:O Diário de Mogi

‘Natal Presente’ recebe adesões

SOLIDARIEDADE Colaboradores escolhem crianças para ‘adotar’ na árvore do D’avó Hiper


DANILO SANS
O clima natalino se instalou na Cidade. Pelas ruas de Mogi das Cruzes já é possível avistar diversos prédios e janelas com enfeites característicos desta época. No entanto, uma árvore de Natal instalada no D’avó Hiper, além de deixar o ambiente mais bonito, levará a crianças carentes do Alto Tietê toda a solidariedade que o fim do ano desperta nas pessoas. Numa iniciativa da TV Diário em parceria com o hipermercado, a Campanha Natal Presente 2011 segue até a segunda quinzena de dezembro.


Ontem, quem fez questão de colaborar com a iniciativa e ainda deixou uma mensagem foi o médico Flávio Madruga, de 43 anos. Ele é carioca, mas mora na Cidade há seis meses. "Se cada habitante daqui que tem condição de ajudar fizer a sua parte, a gente pode melhorar o Natal de muita gente", disse.


Junto com a esposa, Cintia Madruga, o médico adotou duas crianças. "Vi o anúncio na TV e adorei a ideia", comentou. Aleatoriamente, o casal puxou duas bolinhas vermelhas da árvore que serão trocadas por outras brancas, representando as crianças já escolhidas.


O Natal Presente 2011 tem como meta ajudar 3,5 mil crianças de nove municípios da Região. A entrega dos presentes acontece nos dias 20, 21 e 22 do mesmo mês e os "padrinhos" poderão acompanhá-la.


Além da árvore no D’avó de Mogi, os interessados em ajudar também podem fazer as adoções na unidade de Suzano. A cada três crianças escolhidas, o colaborador ganha uma camiseta ilustrada com desenho exclusivo da Turma da Mônica.


Mais de 18 mil crianças já foram beneficiadas diretamente em todas as edições do programa (2003, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010). Elas são selecionadas pelos Fundos Sociais, que orientam as instituições dos respectivos municípios a indicarem as crianças carentes.


Com dados como nome, idade, número do calçado e medida das roupas, os cadastros vão para as árvores do Natal Presente em uma bola vermelha. Após a entrega dos kits que são compostos por brinquedo, roupa ou calçado novos, a árvore ganha uma bola branca.


Feijoada


No dia 11 de dezembro, as pessoas poderão, além de ajudar com o Natal Presente 2011, participar da Feijoada da campanha. O evento será realizado no Clube de Campo, a partir das 12 horas e deve contar com a presença de 500 pessoas. O convite, que custa R$ 45,00 (crianças de até 12 anos não pagam), dá direito à feijoada à vontade, um refrigerante e uma cerveja, além da camiseta exclusiva. Cada convite irá presentear uma criança com uma peça de vestuário e um brinquedo. As reservas já podem ser feitas pelo telefone 3524-2342.


Fonte:O Diário de Mogi

Violência derruba governo egípcio

CAIRO
O gabinete do primeiro-ministro do Egito, Essam Sharaf, renunciou ontem em meio às recentes manifestações contrárias ao governo. Num comunicado divulgado pela agência de notícias estatal MENA, o porta-voz do gabinete, Mohammed Hegazy, disse que "o governo do primeiro-ministro Essam Sharaf entregou sua renúncia ao Conselho Supremo das Forças Armadas."


Ele acrescentou que, "dadas as circunstâncias difíceis em que o país se encontra, o governo continuará trabalhando" até que a renúncia seja aceita. Pelo menos 24 pessoas foram mortas nos últimos três dias nas manifestações e na repressão aos protestos no Egito.


A Coalizão da Revolução Jovem e o movimento 6 de abril pediram a renúncia imediata de Sharaf e a formação de um governo "de salvação nacional". Os grupos também pediram que ocorram eleições presidenciais em abril de 2012.


Durante ontem, manifestantes acampados na praça Tahrir do Cairo voltaram a exigir a renúncia da junta militar que governa o país desde 11 de fevereiro, quando caiu em revolução popular o regime de Hosni Mubarak. O Egito terá eleições para a Assembleia Constituinte em 28 de novembro. Mas a explosão da violência, que começou no sábado, reflete a frustração e a confusão que tomaram conta do cenário político do país desde a queda de Mubarak.


Os militares afirmam que entregarão o poder aos civis apenas após as eleições presidenciais, as quais prometeram vagamente realizar em 2012 ou até em 2013. Os manifestantes pedem uma transição imediata para um governo civil.


"O que isso significa, transferência de poder apenas em 2013? Isso quer dizer que ele quer ficar mandando no país até lá", disse um jovem manifestante, Mohammed Sayyed, a respeito do marechal Hussein Tantawi, chefe da junta militar. "As pessoas estão frustradas. Nada mudou para melhor aqui no Egito", disse o jovem.


O chefe dos necrotérios do Cairo disse que o número total de mortos subiu ontem, desde que os confrontos começaram no sábado. Ele falou sob anonimato. Centenas de manifestantes foram feridos, de acordo com as autoridades. No domingo, a crise se agravou quando o ministro da Cultura, Emad Abu Ghazi, renunciou em protesto contra a violência.


Mas ontem os protestos se espalharam do Cairo para outras cidade, como Alexandria, onde centenas de estudantes foram protestar nas ruas, pedindo que os responsáveis pela violência no Cairo sejam punidos.


Os governos dos Estados Unidos e da Alemanha mostraram preocupação com a situação política e a violência no Egito. O governo da Alemanha disse que a junta militar egípcia deveria deixar os manifestantes protestarem, enquanto o governo dos EUA pediu que as eleições ocorram o mais rápido possível.


"Estamos profundamente preocupados com a violência; Nós pedimos que ambas as partes mostrem moderação", disse Jay Carney, porta-voz do Departamento de Estado do governo americano. A Liga Árabe pediu calma aos manifestantes e também moderação à junta militar. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.


Fonte:O Diário de Mogi

Lupi tenta obter respaldo do PDT

TENSÃO Lupi foi colocado em situação delicada nas últimas semanas por conta das denúncias no Trabalho


BRASÍLIA
Depois de obter uma sobrevida e ter sua permanência no cargo até a reforma ministerial sinalizada pela presidente Dilma Rousseff, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, tentará hoje obter o respaldo de seu partido, o PDT. Presidente licenciado da sigla, Lupi espera uma manifestação formal em sua defesa após uma reunião da executiva ampliada da legenda, que contará com a presença das bancadas no Congresso e dos presidentes dos diretórios regionais.


A intenção é isolar os pedetistas contrários a sua permanência. O cálculo político de parte do PDT é de que a saída do ministro pode significar a perda da pasta e prejudicar a legenda nas eleições municipais de 2012.


Lupi foi colocado em situação delicada nas últimas semanas por conta das denúncias de irregularidades em convênios da pasta e de suas versões conflitantes para uma viagem feita ao Maranhão em dezembro de 2009. Ele deslocou-se por algumas cidades em um avião providenciado pelo diretor da ONG Pró-Cerrado, Adair Meira.


Em depoimento na Câmara, Lupi negou o fato e disse não ter relações com Meira. O ministro foi desmentido pelo diretor da ONG e atribuiu a declaração anterior a um "lapso de memória". Não foi explicado até agora quem pagou pelo voo do ministro. Lupi afirma que cabe a seu ex-assessor, Ezequiel Nascimento, esclarecer o caso. Foi Nascimento quem revelou o fato de o avião ter sido solicitado a Meira.


Secretário-geral do partido e braço direito de Lupi no comando da legenda, Manoel Dias dá o tom da manifestação esperada pelo ministro. "Dessa reunião sairá a unidade partidária", diz. Para ele, não há nenhum motivo para uma demissão. "Como vamos tirar um companheiro contra quem ninguém comprovou nada?", questiona Dias.


O clima para o desagravo a Lupi está preparado pela própria convocação da reunião. Decidiu-se por incluir no debate os presidentes dos 27 diretórios regionais do partido. Dois terços deles estão no cargo por meio de comissões provisórias, ou seja, devem a função ao próprio Lupi.


Com isso, a intenção é deixar isolados os que continuam defendendo o afastamento do ministro, como os senadores Pedro Taques (MT) e Cristovam Buarque (DF) e o deputado Reguffe (DF). Uma amostra de como a reunião será favorável é que mesmo quem defendia posição semelhante agora pensa diferente.


Líder da bancada no Senado, Acir Gurgacz (RO) mudou de posição. "Ele (Lupi) me convenceu de que não fez nada de errado. Não podemos ficar nessa onda de denuncismo", disse Gurgacz ontem. Na semana passada, o senador defendia o afastamento como solução melhor para o próprio ministro, que deixaria de sangrar devido às denúncias.


O respaldo do PDT a Lupi deve-se à análise da maioria da legenda de que sua saída traria ainda mais desgastes. Está no horizonte das preocupações também o desempenho eleitoral em 2012. Perdendo um ministro por denúncias de corrupção o partido não teria como enfrentar um debate ético nos municípios, avaliam pedetistas.


No Rio, Lupi se disse "pronto para a luta" e afirmou que o partido apoia a presidente Dilma Rousseff independentemente de estar ou não no governo. Lupi afirmou estar preparado para responder a qualquer questionamento dos companheiros. Afirmou também estar disponível para voltar ao Congresso, caso seja chamado pelos parlamentares.


Fonte:O Diário de Mogi

Atrasou Unidade do Assaí na cidade será inaugurada em janeiro

Ampliação do projeto levou à prorrogação do prazo de inauguração, que seria em dezembro
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Obras estão em ritmo intenso, mesmo assim conclusão foi adiada
A unidade mogiana da rede Assaí Atacadista deverá ser aberta ao público no início de 2012 e não mais em dezembro deste ano. A Assessoria de Imprensa do Grupo Pão de Açúcar, empresa que detém a marca, não informou o motivo para a prorrogação e nem quis estabelecer um prazo para a inauguração do prédio, em construção na rua José Meloni, atrás do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Mogilar. 
Entretanto, segundo apurou o Mogi News, o adiamento, de pouco mais de um mês, teria sido necessário em razão da ampliação da estrutura de atendimento que a rede Assaí passará a oferecer na cidade. Na manhã de ontem, representantes do Grupo Pão de Açúcar voltaram a Mogi para dar prosseguimento ao processo seletivo dos futuros funcionários para a loja. Por volta das 8 horas, uma enorme fila se formava no estacionamento de um hipermercado no Mogilar e chamava a atenção de quem passava na região. 
Eram candidatos para operador de caixa, fiscal, líder de seção que foram entregar documentos e que iniciariam o processo de treinamento. A reportagem não foi autorizada a conversar com os candidatos. 
Por outro lado, a dois quarteirões dali, as obras de construção de mais um supermercado da rede estão a todo vapor. Dezenas de trabalhadores da MC Engenharia trabalhavam em diferentes frentes locais: implantação e marcação do piso do futuro estacionamento, assim como instalação do telhado e piso no interior da loja. Havia ainda um grupo de trabalhadores e máquinas em um galpão lateral e que deve servir de estoque dos produtos a serem comercializados. O ritmo de trabalho no local tem início às 7 horas e prorroga até a noite, por volta das 21 horas, segundo alguns moradores.


Fonte:Mogi News

Vandalismo

Daniel Carvalho

Quem percorre as ruas Sebastião Cascardo e Santa Florentina, no Jardim Universo, não consegue ficar alheio ao cenário de degradação do espaço público. A praça, que fica entre as duas vias, que deveria servir de encontro de moradores e local para brincadeiras das crianças, está completamente pichada e com alguns brinquedos quebrados. De acordo com populares, os poucos visitantes assíduos do local são usuários de drogas, que vão à noite ao local aproveitando a pouca iluminação. De acordo com a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos deve ir ao local nos próximos dias.


Fonte:Mogi News

Orçamento Região recebe mais de R$ 19 mi em emendas

Levantamento apresentou repasses encaminhados por deputados entre janeiro de 2007 e outubro de 2011. Biritiba foi a cidade mais beneficiada
Cibelli Marthos
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Biritiba foi o município da região que mais recebeu recursos
A região do Alto Tietê recebeu R$ 19,5 milhões em emendas parlamentares em quase cinco anos. No total, foram 142 repasses de verba solicitados por deputados estaduais. Biritiba Mirim foi o município mais beneficiado, com R$ 5,8 milhões recebidos por meio de emendas, o que lhe rendeu a sexta posição no ranking das cidades do Estado mais contempladas pela verba parlamentar. Suzano está na décima posição, apesar de contar com o maior número de emendas da região, um total de 42, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Fazenda, que levou em consideração o período de janeiro de 2007 a outubro de 2011.


O deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM) conseguiu encaminhar o maior número de emendas, com 33 repasses para as cidades do Alto Tietê. Deste total, 20 beneficiam Suzano. José Candido (PT), com 23 emendas, é o segundo membro da Assembleia Legislativa de São Paulo que mais destinou repasses para a região. Em terceiro, está o deputado Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), com 16 emendas. Os três parlamentares já ocupavam o cargo na Alesp em 2007, quando os repasses foram levantados pela pasta estadual. Os deputados que iniciaram seu primeiro mandato neste ano, André do Prado (PR) e Heroilma Tavares (PTB), apresentaram três emendas cada um de janeiro a outubro.


Biritiba Mirim recebeu 20 emendas, que somaram R$ 5,8 milhões. Suzano recebeu R$ 5,1 milhões. Mogi das Cruzes é a terceira cidade que mais se beneficiou, com 33 emendas, que resultaram em um repasse de R$ 3,7 milhões. Com apenas quatro emendas, Itaquaquecetuba conseguiu R$ 1,4 milhão em cinco anos. Poá, apesar de ter recebido nove emendas, a soma dos recursos foi de apenas R$ 330 mil. Salesópolis recebeu R$ 836 mil e Ferraz de Vasconcelos R$ 406 mil.


Fonte:Mogi News

Natal Região central terá reforço policial a partir de sexta

Jorge Moraes

Diretores da ACMC inauguraram ontem à noite a casa do Papai Noel, na praça Coronel Almeida
A partir de sexta-feira, o policiamento vai ser reforçado na região central de Mogi das Cruzes. O Comando do 17° Batalhão da Polícia Militar informou que vai aumentar em cerca de 50% o efetivo nas ruas comerciais da cidade. A ação faz parte da Operação Papai Noel, que vai até 8 de janeiro.


Coibir furtos, roubos e a chamada "saidinha de banco", por exemplo, estão entre as metas da operação que conta com a parceria entre a PM e a Prefeitura de Mogi. Para colocar mais policiais nas ruas, o comando teve de fazer um deslocamento de homens do setor administrativo para o patrulhamento. "O número de policiais é variável, mas vamos contar com homens em horário de folga e com escala extra, além dos policiais que já integram o programa Atividade Delegada", explicou a chefe da sessão de Comunicação Social do 17° Batalhão, tenente Cláudia Regina Cândido de Oliveira.


Atualmente, cerca de 60 policiais militares fazem parte do Atividade Delegada no município. A partir de 1° de dezembro, o valor pago aos policiais participantes passará de R$ 7,91 para R$ 13,55 por hora. Com isso, a expectativa da Secretaria Municipal de Segurança é que o número de policiais cadastrados cresça. O objetivo do programa é combater a atuação de ambulantes irregulares.


"Vamos intensificar o policiamento no centro, em Brás Cubas e no Jardim Universo, por exemplo, onde já existe uma ronda comercial que será reforçada", explicou Cláudia. 


Decoração
A praça Coronel Benedito de Almeida, no centro, ganhou ontem decoração especial para as festas de fim de ano. A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) instalou a casa do Papai Noel, que vai funcionar a partir do meio-dia durante a semana e partir das 10 horas aos sábados e domingos, com a presença da Mamãe e do Papai Noel. O espaço foi decorado com bonecos que se movimentam, além de renas e um boneco de neve. As crianças poderão escrever cartas para o bom velhinho e depositá-las em uma urna, que ficará perto da casa. Todas serão lidas e uma delas será escolhida. O autor ou a autora do texto receberá um presente.


No local, estão também o carro e uma motocicleta zero-quilômetro, que serão sorteados no dia 29 de dezembro, às 11 horas. No site da ACMC (www.acmc.com.br), há um link com os nomes de todas as lojas participantes da campanha, para que os mogianos saibam onde comprar para concorrer aos prêmios. (L.N.)


Fonte:Mogi News

Eleição ACMC terá 1ª presidente da história

Tânia Fukusen, que faz parte da diretoria da entidade há seis anos, deve ser eleita hoje à noite em chapa única
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Tânia Fukusen será a primeira mulher a assumir o cargo em 91 anos de existência da ACMC
A eleição para definir a nova diretoria da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) será realizada hoje, a partir das 20 horas, na sede da entidade. Essa edição conta apenas como uma chapa inscrita, por isso, será feita uma reunião para oficializar o grupo presidido por Tânia Fukusen, que, hoje, é vice-presidente da ACMC. 
Em 91 anos de existên-cia, esta será a primeira vez que uma mulher assumirá definitivamente a Presidência. Há alguns meses, Tânia assumiu interinamente a associação no lugar do atual presidente, Marcus Melo, que tirou licença.


O mandato será de três anos. Tânia garantiu que a meta é prosseguir com os trabalhos que já são realizados pela ACMC. "Estou há seis anos na diretoria. Nossa bandeira é aumentar os benefícios para os nossos associados e acumular experiências para dar continuidade aos projetos", afirmou. Ela ressaltou que novos membros estão entrando para a diretoria. "Vamos sentar com os diretores que estão entrando para discutirmos planos de ação e metas. Muitos deles são proprietários de lojas no centro. Queremos aumentar os serviços para os associados e ajudar no desenvolvimento da cidade", destacou.


Tânia explicou que o desafio será dobrado com o cargo de presidente. "Presidir a ACMC é uma grande responsabilidade, pois se trata de uma entidade representativa, que tem 91 anos de história. Suceder presidentes como Marcus Melo, Marco Bertaiolli (PSD) e Airton Nogueira, que já passaram por lá e contribuíram para o desenvolvendo de Mogi, é um desafio. Ainda mais por ser a primeira mulher à frente da associação". Ela afirmou que está preparada para enfrentar a responsabilidade: "Todos ficarão atentos ao nosso trabalho, mas já estamos preparados para receber as cobranças", salientou.


A futura presidente contou que a ACMC é uma das responsáveis pelo crescimento do município, por meio de investimentos na área do comércio. "São mais de 1.600 associados. Se oferecermos mais benefícios, o número de empresas nos procurando também vai crescer, por isso, procuramos envolver os associados de toda a cidade. O comércio gera muitos empregos e arrecadação de impostos para a cidade", explicou.


O estatuto da ACMC prevê que, quando apenas uma chapa da diretoria concorre, é necessário seguir a seguinte regra para oficializar a eleição: o presidente do Conselho Deliberativo, no caso, o Marcus Melo, o primeiro secretário, Marco Zatsuga, além de diretores fiscais, assinam um documento com a descrição da chapa única, que torna oficial a seleção dos novos nomes. A cerimônia de posse da nova diretoria será realizada no início de 2012, em data que ainda será definida.


Fonte:Mogi News

Ranking das maiores Mogi tem a 14ª maior renda familiar mensal no Estado

E mais: um trabalhador mogiano negro ganha em média 39% a menos do que um branco
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação

Destaque no ranking: entre as cidades com mais de 300 mil habitantes, Mogi aparece com renda familiar mensal bem classificada
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mogi das Cruzes possui a 14ª maior renda familiar entre as maiores cidades do Estado de São Paulo, ou seja, aquelas com mais de 300 mil habitantes. No ranking do Censo 2010, a cidade aparece com um salário médio de R$ 1.700. Mas este dado não é tão animador quanto parece: a cidade de Bauru, por exemplo, que tem população de 343.937 habitantes, apresentou renda média de R$ 1.920. A capital paulista e as cidades de São José do Rio Preto e São Bernardo do Campo registraram renda média de R$ 2 mil. A cidade de Santos lidera o ranking com média de R$ 2.600. 
Segundo economistas, o índice de renda por família segue um padrão estudado no chamado circulo econômico. Funciona assim: as empresas aumentam a renda de seus funcionários, que passam a gastar mais no consumo, que, por sua vez, se transformam em investimentos no setor privado. "O crescimento deste índice de rendimento está totalmente nas mãos das empresas. Se as empresas aumentarem o salário de seus funcionários, eles consequentemente gastarão mais e a economia gira", explicou Jacó de Souza. 
O setor público tem uma participação também importante neste aspecto. "As empresas só investem em ampliação e aumento no quadro de funcionários com mais facilidade em municípios que possuem políticas públicas de incentivo. É o caso de Mogi das Cruzes, por exemplo, que abatia o valor do IPTU. Além disso, a média da renda aumenta à medida que a população vai consumindo mais, como acontece atualmente. Com o 13º salário e a injeção do benefício na economia, as empresas devem valorizar e investir, principalmente, na área de recursos humanos", destacou o economista João Luis de Souza Lima. 
Rafael Tartaroti, mogiano e formado em Gestão de Políticas Públicas e servidor público da Prefeitura de São Paulo, destaca que trazer novas empresas para o município não representa diretamente um aumento na renda média das famílias. Para ele, a questão é mais ampla e está diretamente ligada à especialização exigida pela vaga. "Quanto maior o nível educacional, maior poderá ser o salário. Grandes empresas, necessariamente, não dispõem de vagas com níveis salariais maiores, mas quanto maior a oferta de empregos, a demanda torna-se mais exigente, invertendo o poder de barganha. A vinda do campus da Fatec foi um grande marco para a área de tecnologia e deverá representar, futuramente, o desenvolvimento e o crescimento do setor, impactando diretamente na renda média da cidade", considerou. 


Raça
Um trabalhador mogiano negro ganha em média 39% a menos do que um empregado branco, que exerce o mesmo tipo de trabalho. Isto é o que mostra o Censo 2010, que revelou que os mogianos que se declararam brancos (237.397 habitantes) recebem, em média, R$ 1.608. Já os negros (23.453 habitantes) informaram uma média salarial de R$ 970. Os amarelos (16.613 habitantes) ganham R$ 2.108 e os indígenas (361) declararam ganhar R$ 1.308. 
De acordo com o sociólogo e professor universitário Afonso Pola, esta discrepância de salários mostra que a sociedade ainda tem questões raciais a serem resolvidas, particularmente no que refere-se à valorização do trabalhador, independentemente de qualquer outro valor como classe social e raça. "Mas não dá para mudar isso de forma isolada", alerta. Segundo o sociólogo, o poder público fica limitado, mas pode colaborar promovendo discussões sobre o tema. "O município, isoladamente, não tem condições de inverter este quadro, mas pode fazer campanhas com o objetivo de reduzir ou eliminar qualquer forma de discriminação", destacou.


Fonte:Mogi News

UTI Neonatal

Amilson Ribeiro

A Comissão de Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo, em reunião realizada no último dia 17 deste mês, aprovou a ampliação de seis para nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Tipo II (3 novos) da Santa Casa de Mogi das Cruzes, sob gestão municipal. O impacto financeiro será da ordem de R$ 43.084,80 mensais.


Ministério da Saúde
O hospital já tinha recebido parecer favorável da Vigilância Sanitária Estadual às condições físicas e de estrutura (número de funcionários) na unidade, uma das exigências do Ministério da Saúde. Restava apenas a aprovação do pedido no colegiado da saúde, que reúne secretários municipais dos dez municípios do Alto Tietê, e da própria Secretaria de Estado da Saúde. 


Investimentos
Recentemente, a Santa Casa conseguiu a prorrogação do programa Pró-Santa Casa, do governo do Estado. Por mais seis meses, o hospital mogiano, referência em maternidade e atendimento às gestantes de alto risco no Alto Tietê, receberá R$ 200 mil para investir exclusivamente no setor neonatal. 


Mais partos
Os números de partos no hospital só aumentam. No ano passado foram, em média, 300 por mês. Em julho deste ano, 427 partos. E mais de 50% dos bebês nascidos no hospital têm necessitado do uso da UTI Neonatal, que será ampliada. 
Reprodução





Dinheiro
Mogi das Cruzes recebeu R$ 3,7 milhões em emendas parlamentares de 2007 até outubro deste ano. Foram 33 emendas indicadas por deputados estaduais para a cidade. O levantamento está disponível no site da Folha de S. Paulo com a descrição dos valores, incluindo a área para onde a verba foi liberada. A maioria seguiu para as entidades do município. Nas 10 cidades do Alto Tietê, o montante liberado durante o período foi de R$ 19 milhões


Listão
Além dos deputados estaduais com base eleitoral na região, como Estevam Galvão de Oliveira (DEM), Luís Carlos Gondim Teixeira (PPS) e o então deputado Marco Aurélio Bertaiolli, hoje prefeito e no PSD, aparecem na lista outros políticos. 


De fora
São colaboradores do município também Fernando Capez, que destinou R$ 30 mil à Santa Casa de Mogi; Geraldo Vinholi, que indicou R$ 29.108 para a aquisição de equipamentos para a Associação Amigos de Taiaçupeba, além de Vaz de Lima (PSDB), que conseguiu repasse de verba para a Cáritas Diocesana de Mogi. 


Obesos
Projeto de lei que tramita na Câmara de Mogi permite aos obesos do município permanecer na parte da frente do ônibus sem a necessidade de avançar a catraca, assim como já acontece com pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos ou grávidas. É um projeto que confere nova redação aos artigos 64,65 e 66 da lei de número 4.834 de 18 de novembro de 1998.
Reprodução



Corrente do Bem
A coordenação da Campanha Corrente do Bem encaminhou à redação do Mogi News um agradecimento aos diretores, repórteres e jornalistas da TV e do jornal Mogi News pela iniciativa em abraçar a causa da campanha Corrente do Bem para o Teleton 2011. 


Agradecimento
"Certamente, recebemos mais do que o apoio e a divulgação de informações e notícias para todas as ações e eventos realizados durante esse período. No engajamento e no profissionalismo demonstrado por todos, foram beneficiados, especialmente, os cidadãos deficientes físicos, com o direito à vida de mais qualidade e acessibilidade, e que na nova unidade da AACD de Mogi das Cruzes serão todos eficiente e dignamente acolhidos, recebendo, além do tratamento, a esperança de um futuro melhor". 


Coordenadores
O agradecimento enviado ao grupo Mogi News veio em forma de um quadro e foi assinado pelos coordenadores voluntários da campanha Corrente do Bem, Onélia Miranda e Rubens Marialva. 


Segurança pública
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) entrega na próxima quinta-feira, dia 24, a reforma do 2º Distrito Policial de Brás Cubas, que recebeu investimentos de R$ 150 mil da Prefeitura. Será entregue a reforma e um prédio anexo nos fundos da delegacia. 


Desapropriações
O município vai desapropriar imóveis localizados na rua Aratimbó, no Jardim Lair, para a implantação da descentralização de equipamentos comunitários como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na região e uma creche dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A creche custará R$ 179 mil e para a implantação da unidade do Cras será necessário o município investir R$ 91 mil. 


Sandero
A Câmara de Mogi julgou como vencedora da licitação para a renovação da frota a Renault do Brasil. Pelo valor global de R$ 572.326,80, a empresa fornecerá 25 veículos modelo Sandero completo e vai ficar com os carros velhos, os Gols utilizados hoje pelos vereadores. 


Gol bolinha
O valor dos veículos antigos será descontado desta compra nova. Antes, a Câmara renovava aos poucos a frota adquirindo de seis a sete veí-culos por vez. Agora resolveu renovar geral já como preparatório para o Legislativo receber 23 vereadores em 2013. No ano que vem, começa a reforma do prédio para ampliar o número de gabinetes.


Fonte:Mogi News