terça-feira, 3 de julho de 2012

Partidos fazem últimas mudanças



Maioria dos partidos já tem os nomes definidos dos candidatos que disputarão vaga na Câmara / Foto Arquivo


A campanha política vai ganhar as ruas de Mogi das Cruzes a partir de sexta-feira. Daí até as eleições municipais do próximo dia 7 de outubro, a população terá de conviver com santinhos, panfletos, faixas, bandeiras e assédio de cabos eleitoral em todos os cantos. Os partidos políticos já realizaram suas convenções e agora fazem os últimos acertos para homologação das chapas de candidatos a vereadores, que podem ser registradas até quinta-feira.
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) deverá cumprir uma extensa agenda para conseguir inaugurar as obras até esta data, prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para a participação dele em eventos desta natureza. Mesmo assim, ele disse que “Mogi não pode parar” e garantiu que os projetos vão continuar sendo executados normalmente por sua equipe de trabalho na Administração.
A maioria das legendas já está com todos os nomes definidos dos candidatos a vereador. Mas alguns partidos ainda enfrentam problemas para acertar a documentação final dos concorrentes, atendendo as exigências da Justiça. (Silvia Chimello)


Fonte:O Diário de Mogi

Ônibus são incendiados em Guarulhos




Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 3h50 na rua Manoel Marques Brazão / Foto Divulgação


Dois ônibus foram incendiados na madrugada desta terça-feira (3) na região do Jardim Fortaleza, em Guarulhos (na Grande São Paulo). Com isso, sobe para 14 o número de coletivos incendiados no Estado desde o último dia 13. Ninguém foi preso ou ficou ferido na ocorrência de hoje.

Segundo a assessoria da Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 3h50 na rua Manoel Marques Brazão, onde os dois ônibus da Viação Jangada estavam estacionados. Criminosos teriam passado pelo local e iniciado o incêndio que destruiu totalmente um dos veículos e parcialmente o outro.
A PM não soube informar quantos criminosos participaram do crime nem se havia alguém nos ônibus no momento. O caso deve ser registrado no 7º DP de Guarulhos.
No início da noite de ontem, uma base da PM também foi atacada por criminosos na zona norte de São Paulo. Desta vez o alvo foi a base localizada na rua Ari da Rocha Miranda, na região do Jaçanã (zona norte).
Segundo a PM, o ataque aconteceu por volta das 19h, quando dois homens passaram pelo local em uma moto. O homem que estava na garupa efetuou cerca de quatro disparos em direção à base. Ninguém ficou ferido ou foi preso.
Ao menos outras sete bases já foram alvo de bandidos nas últimas semanas. A polícia investiga se os casos têm ligação com as mortes de PMs de folga ocorridas desde o último dia 13. Ao todo, sete PMs foram mortos. (Folhapress)


Fonte:O Diária de Mogi

Gondim sai magoado e também deixa mágoas



Ao anunciar, de última hora, a sua decisão de não mais concorrer à Prefeitura de Mogi, ao contrário do que vinha sustentando até algum tempo atrás, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) fez um discurso destilando mágoas contra tudo e contra todos, desde o governador Geraldo Alckmin (PSDB) até pessoas da Cidade que negaram apoio a seus planos políticos, não perdoando nem mesmo o seu próprio partido. A carga de emoção que o político tentou passar em seu pronunciamento, entretanto, não foi suficiente para aplacar a decepção generalizada entre seus companheiros de partido, especialmente aqueles que contavam com o respaldo de sua candidatura para disputar uma vaga na Câmara. E não foram somente os aliados do PPS que Gondim frustrou com sua decisão.
Leia coluna completa na edição impressa

CHORO Olhos marejados, o deputado Gondim Teixeira anuncia a desistência da candidatura, sob o olhar do presidente Delmiro Goveia / Foto Edson Martins


Fonte:O Diária de Mogi

Previsto mudança no fator previdenciário



 


As mudanças em estudo pelo governo envolvem a definição de uma idade mínima


O governo federal pretende votar em agosto, na Câmara dos Deputados, o projeto que promove mudanças no fator previdenciário. A ideia é fechar um acordo entre líderes de partidos, Ministério da Previdência e Ministério da Fazenda na próxima terça-feira. A votação ficaria para depois do recesso parlamentar.
A negociação para promover a alteração foi confirmada pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, durante café da manhã com jornalistas, nesta terça-feira. O fator previdenciário é uma equação utilizada para calcular a aposentadoria do segurado do INSS levando em consideração a idade ao se aposentar, o tempo de contribuição e a expectativa de vida.
"É importante a gente fazer a correção de algum tipo de injustiça que a fórmula do cálculo das aposentadorias embute no fator previdenciário. É correto isso? É, mas então vamos aproveitar isso pra discutir, dar uma reestruturada, e sustentabilidade maior na Previdência. Teve um dado que na semana passada me chamou muito a atenção. Em 1960, a expectativa de vida tava na faixa de 48 a 50 anos, hoje estamos em 73", afirmou a ministra.
As mudanças em estudo pelo governo envolvem a definição de uma idade mínima "maior" para a aposentadoria, levando em conta o aumento na expectativa de vida dos brasileiros.
Ontem, o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Carlos Eduardo Gabbas, apresentou uma proposta prévia ao ministro Garibaldi Alves. Até amanhã, o governo pretende apresentar o esboço aos assessores das bancadas partidárias no Congresso.
"O Brasil não tem [uma idade mínima]. Nós temos uma fórmula que o fator previdenciário acaba fazendo uma recauchutagem nessa ausência da idade mínima. A tal da fórmula apresentada, somar a idade com tempo de contribuição, pode ser uma fórmula adequada. Mas basta a expectativa de vida crescer mais cinco anos, ou dez anos, que essa fórmula já fica defasada", explicou a ministra.
De acordo com Ideli, os líderes de partidos da base aliada sinalizaram a possibilidade de construir uma fórmula móvel, em que a soma (idade + tempo de contribuição) fosse adaptável à medida em que houver elevação da expectativa de vida dos brasileiros. "Quando a expectativa de vida subir, também subir o resultado da somatória", explicou.
Centrais
As centrais sindicais pretendem pressionar o comando da Câmara para colocar em votação na próxima semana o projeto de lei que estabelece o fim do fator previdenciário. Elas estão insatisfeitas com o governo, que quer trocar o fator por idade mínima para as novas aposentadorias.
"O governo quer ganhar tempo e nos enrolar. Não vamos esperar reunião alguma", disse o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP).
A equipe econômica defende para a aposentadoria de futuros trabalhadores as idades mínimas de 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres).
Fator
O fator é o mecanismo criado no início dos anos 2000 para evitar aposentadorias precoces no setor privado. Ele leva em conta a idade do trabalhador ao pedir a aposentadoria, o tempo de contribuição e a expectativa de vida.
Assim, quanto menor for a idade da pessoa ao se aposentar, menor será o benefício recebido. Um homem com 55 anos e 35 de contribuição tem seu benefício reduzido em cerca de 30% devido ao fator. (Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Senado aprova criação de Bolsa Artista






A proposta é conceder uma ajuda financeira, bancada pelo Ministério da Cultura, para a formação profissional em áreas como artes literárias, musicais, cênicas, visuais e audiovisuais / Foto Divulgação


Artistas amadores e profissionais poderão receber bolsa de estudo para aperfeiçoar suas formações. A Comissão de Educação do Senado aprovou hoje (3), em caráter terminativo, projeto de lei que institui a chamada Bolsa Artista. A matéria segue para a apreciação dos deputados federais.
A proposta é conceder uma ajuda financeira, bancada pelo Ministério da Cultura, para a formação profissional em áreas como artes literárias, musicais, cênicas, visuais e audiovisuais. A concessão da bolsa será prioritária aos artistas em processo de formação, “com ênfase ao pluralismo de ideias e à preservação da diversidade cultural”, ressaltou o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor do projeto de lei.
O candidato ao benefício deve ser maior de 12 anos. No caso de ser menor de 18 anos, a pessoa tem que estar matriculada em instituição de ensino pública ou privada, a não ser que já tenha concluído o ensino médio.
O estudante também não poderá ser beneficiário de qualquer outro programa governamental de formação profissional nesta área.
A Bolsa Artista será concedida por um ano, em 12 parcelas mensais. O autor da proposta não esclarece, entretanto, se o valor cobrirá integralmente ou de forma parcial o curso a ser realizado. (Agência Brasil


Fonte:O Diário de Mogi

Jogo do empurra




Durante a convenção do PT, realizada na escola Coronel Almeida, em Mogi, o o prefeito suzanense Marcelo de Souza Candido (PT) esteve presente e discursou contra o prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli.
Bate
Candido disse que o prefeito mogiano teria ido a uma rádio da cidade - ele não citou o nome, mas todos sabem que é a Rádio Metropolitana (AM 1070) e teria culpado a superlotação no sistema de saúde pública da cidade por causa da situação caótica no município vizinho.


Rebate
Candido rebateu dizendo que pelo contrário - se a Santa Casa de Suzano não tivesse reativado a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a situação de Mogi, hoje, seria muito pior. Perguntado a respeito das críticas do colega do PT, Bertaiolli não quis polemizar: "Não estou sabendo de nada".


Mais estável
Sem Gondim, o cenário político em Mogi fica estável por ora, com cinco candidatos: Bertaiolli, Fernando Muniz, Jorge Paz, Marcos Soares e Mário Berti, mas há quem garanta que ficou mais fácil para o prefeito levar esta ainda no primeiro turno pela falta de um "concorrente de peso e à altura". Será?


Fonte:Mogi News

Prefeita?




Divulgação
Sobre o fato de Jane também não disputar uma vaga na Câmara, Delmiro afirmou que todos entenderam melhor assim: "A presença dela mais prejudicava do que ajudava. Também pensamos que ela poderia concorrer no lugar do Gondim, mas ela declinou".
Conversa fiada
Ontem, Gondim disse que seria ser prefeito de Mogi, mas não queria ficar novamente com um segundo lugar: "Queria ir para as cabeças". Sobre a não candidatura de Jane à Câmara, ele disse que foi ´estupidez´ e falta de matemática dos integrantes do PPS. Além da falta de dinheiro, Gondim afirmou que só encontrou portas fechadas e "forças ocultas" de partidos que poderiam compor com o PPS e já estavam fechados em outra coligação. Além disso, ele temia pela saúde e por crises hipertensivas como as que já teve em eleições passadas.


Fonte:Mogi News

A vaca foi.....





A maior frustração no cenário político foi a desistência do deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) de concorrer nas eleições municipais de outubro alegando falta de apoio da direção nacional da legenda.
Para o brejo
Coincidência ou não a esposa de Gondim, Jane Hallage, não deverá ser mais candidata a vereadora após rebelião dos pré-candidatos que temiam que ela recebesse mais apoio e tivesse a vaga garantida para o legislativo.


´Medroso´
O presidente do Diretório Municipal do PPS, o advogado Delmiro Goveia, não escondeu o descontentamento com a falta de "coragem" de Gondim: "A gente que convive com o deputado tinha praticamente certo que ele seria candidato, quando as coisas começaram a ficar mais claras coloquei em prática o plano B. O Fernando Muniz (atual candidato do PPS), é um nome que se encaixa nos propósitos do PPS de apresentar uma cidade mais sustentável voltada para a área da educação, saúde e geração de empregos". 


Para boi dormir
Para Goveia, a situação financeira é uma desculpa dada por Gondim porque os recursos poderiam vir no decorrer da campanha: "Foi uma frustração no apagar das luzes. Ficamos sabendo praticamente no penúltimo dia antes da convenção", disse Delmiro, que citou São Bernardo do Campo, que vive uma situação idêntica à de Mogi com um candidato favorito a reeleição, o atual prefeito Luiz Marinho (PT). Mesmo assim, o PPS manteve a candidatura do deputado estadual Alex Manente, inclusive colega de Gondim


Fonte:Mogi News


Saúde Demora para agendar consultas com mastologista gera reclamações



Segundo usuários da rede pública de saúde, transferência de médico deixou espera por atendimento mais longa
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Agora, o único mastologista da rede pública de saúde em Mogi das Cruzes fica no AME
Após a saída do médico ginecologista e mastologista Adriano Baeta da Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes, as pacientes que tinham consultas e acompanhamentos agendados com ele passaram a esperar mais de um mês para conseguir o atendimento com o único especialista na rede, que agora atende no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), da Secretaria de Estado da Saúde. Isso porque, no Pró-Mulher, o médico chegava a atender 70 consultas por semana só para pacientes de Mogi e o número caiu para 40 consultas por semana, sendo que as vagas são divididas com as demais cidades da região. 
Com isso, o tempo de espera para uma consulta passa de 30 dias. É o caso da dona de casa Ana Maria da Costa. Há três anos, ela operou as mamas para a retirada de cistos benignos, mas precisa se consultar com o mastologista a cada seis meses para acompanhamento. "Ainda não recebi alta, então, a cada seis meses, eu ia levar os exames para o Baeta. Só que, depois disso, ele foi para o AME e eu estou aguardando para agendar este retorno", detalhou.


O médico explicou que no AME as pacientes não fazem acompanhamento médico, como era feito no Pró-Mulher. "O objetivo do AME é diminuir a fila de espera. Então, a mulher passa comigo e, se tiver necessidade de cirurgia, já é encaminhada para o Hospital Luzia de Pinho Melo, se não, encaminho meu diagnóstico para a Secretaria Municipal de Saúde, para que a paciente seja acompanhada por um ginecologista", explicou Baeta. 
Segundo o especialista, o Sistema Único de Saúde (SUS) não exige que o município ofereça um mastologista, mas o número de profissionais especializados não corresponde ao volume de pacientes. "O ideal seria o município contratar outro mastologista ou mais ginecologistas".


A Secretaria Municipal de Saúde informou que o encaminhamento das mulheres que precisam de consulta com o mastologista no AME é feito pelo clínico-geral ou ginecologista da rede e que o tempo de espera por uma vaga é de, no máximo, 30 dias. Além disso, a pasta informou que a Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), em Jundiapeba, implantará a Ginecologia Especializada, que também poderá atender os casos de mastologia. 
Já a Secretaria de Estado da Saúde informou que o AME coloca à disposição, em média, 125 vagas em mastologia para os municípios a região.


Fonte:Mogi News

Saúde Atendimento à Unimed é suspenso



Conveniado do plano fica sem atendimento eletivo nos hospitais Mogi D´Or e Santana por tempo indeterminado
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Divulgação
No Mogi D´Or, por exemplo, os conveniados não poderão agendar consultas ou fazer exames
Diretores de dois hospitais particulares de Mogi das Cruzes - Mogi D´Or e Santana - decidiram suspender, por tempo indeterminado, o atendimento de consultas, exames e procedimentos (cirurgias) eletivos aos conveniados da Unimed Paulistana. Isso significa que consultas ambulatoriais, exames previamente agendados, pequenas cirurgias e até procedimentos um pouco mais complexos que necessitem de internação não poderão ser realizados nas duas unidades hospitalares da cidade. Somente casos emergenciais e com urgência é que devem ser atendidos, em um primeiro momento, no Hospital Santana. 
A decisão, comunicada no fim da semana passada, foi confirmada ao Mogi News na tarde de ontem por representantes dos dois hospitais. Em ambos os casos a justificativa foi a mesma: "questões administrativas que ainda estão sendo resolvidas". 
De acordo com médicos cooperados da Unimed e que trabalham nos hospitais citados, trata-se, na verdade, de uma negociação de valores por procedimentos até então definidos pela Tabela de Honorários AMB (Associação Médica Brasileira). "É uma discussão que ocorre há alguns meses, mas na falta de um acordo, a decisão foi pela paralisação do atendimento eletivo. Não é nada radical ou permanente, já que outras negociações devem acontecer", contou um cooperado que pediu para não ser identificado. 
A gerente administrativa hospitalar do Mogi D´Or, Iu Cavalcante Albuquerque confirmou que desde a semana passada nenhum atendimento pelo convênio da Unimed foi realizado na unidade. "É uma ordem administrativa", limitou-se a dizer. 
A Assessoria de Imprensa do Hospital Santana também confirmou a suspensão dos serviços eletivos, isto é, aqueles previamente agendados. "Casos de urgência e emergência estão sendo atendidos normalmente. Estamos no aguardo de decisões". No Hospital Santana, são realizados, em média, 1,5 mil procedimentos por mês aos conveniados da Unimed Paulistana. 
A cooperativa, por sua vez, informou por meio de sua Assessoria de Imprensa que "durante o processo de negociação com os hospitais Santana e Mogi D´Or, a Unimed Paulistana foi surpreendida com a atitude unilateral de suspensão dos atendimentos, atitude essa que fere o contrato de prestação de serviços firmado entre as partes. A Unimed Paulistana está tomando todas as medidas para salvaguardar os interesses de seus usuários, uma vez que todos os pagamentos encontram-se em dia com os referidos hospitais".


Fonte:Mogi News


Compromisso Bertaiolli inaugura três creches esta semana. Faltam mais seis




Apostando na continuidade de seu governo, Bertaiolli já estuda implantação de mais 25 unidades no município
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Mayara de Paula
Com a entrega da 33a unidade, no Botujuru, mais de 4,4 mil crianças já foram beneficiadas
A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugura amanhã, às 16 horas, o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Júlia de Moraes Siqueira, em Taiaçupeba. Já na quinta-feira, no mesmo horário, será a vez do CEIM Professora Adelaide Ferreira Vianna do Rio, no Conjunto do Bosque. Com estas duas inaugurações, somada a de ontem - CEIM Professora Maria José Martins de Carmago, no Botujutu - a administração municipal completa a marca de 35 creches de tempo integral entregues à população. 
O plano prevê ainda a construção de mais seis creches, que já estão em obras na Vila Jundiaí, Jundiapeba, Pindorama, Vila Brasileira, Parquelândia e Jardim Esplanada, completando assim 41 creches, conforme previsto no plano de governo do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). As seis novas unidades atenderão, juntas, 790 crianças.


"Entregamos a 33º creche, o que mostra que estamos nos aproximando de cumprir o compromisso de construir 40 novas creches em Mogi das Cruzes. Duas serão entregues nesta semana, e as demais ficam prontas até setembro, próximo ao aniversário da cidade. Muitas cidades do porte de Mogi ainda não atingiram este patamar, estamos bem servidos de vagas na educação infantil e em creches", disse o prefeito.


Com a entrega da 33º unidade no Botujuru, mais de 4,4 mil crianças foram beneficiadas na educação infantil. "É ótimo porque, da minha casa, vou conseguir ver meu filho brincando no playground da creche", disse Maria Aparecida dos Santos, moradora do Botujuru e mãe da pequena Bruna. 
A creche do Botujuru segue o padrão arquitetônico das demais - com salas de atividades, berçário, pátio coberto, horta, cantinho de leitura, entre outros - e tem capacidade para atender 110 crianças de quatro meses a cinco anos, em tempo integral. O investimento é de R$ 1,1 milhão na construção. No Botujutu há ainda a creche CEIM Argeu Batalha, que atende 172 crianças em tempo integral e o Instituto Mãe do Divino Amor I e II que atendem 110 alunos em período integral e 135 parcial. 


Pacote
O prefeito Marco Bertaiolli já está trabalhando em um novo projeto que prevê a construção de outras 25 creches no município. "Estamos deixando tudo pronto, com terrenos indicados, levantamento estatístico que mostre a necessidade de vagas no município e desapropriações feitas, para que a cidade tenha um planejamento e consiga, no futuro, construir novas creches, de acordo com o crescimento dos bairros", explicou.


Fonte:Mogi News


Cidadania Casa própria: 10 mil estão na fila



Cerca de 1,5 mil famílias já receberam as chaves do programa Minha Casa Minha Vida em Mogi das Cruzes
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
Bertaiolli no discurso de entrega das unidades de Jundiapeba
A lista de beneficiários que aguardam atendimento no programa Minha Casa Minha Vida em Mogi das Cruzes é de aproximadamente 10 mil. A estimativa leva em consideração o número de inscritos que realmente atendem aos requisitos do programa, como renda familiar de até três salários mínimos. Na segunda etapa do programa, as moradias devem ser construídas no Conjunto Jefferson, Vila Nova Aparecida, no Conjunto do Bosque e na Vila Brasileira. Das 45 mil inscrições feitas em 2009, quando a Prefeitura de Mogi iniciou o cadastro das famílias, cerca de 27 mil preenchiam os requisitos do programa.


Após uma análise feita pela Coordenadoria de Habitação de Mogi, apenas 6 mil pessoas foram convocadas pela administração municipal. Destas, apenas 3 mil famílias foram aprovadas. Atualmente, 1.500 famílias já receberam as chaves, e as demais devem ser beneficiadas até setembro deste ano com a entrega dos apartamentos Jundiapeba I, II e VI, Santa Antonieta I e II e o Bromélia, em César de Souza.


"Temos um cadastro de 20 mil famílias que aguardam atendimento, mas neste total há muitos cadastros duplicados, ou seja, pessoas de uma mesma família que fizeram cadastros separados. Outras ainda já aumentaram sua renda mensal, por isso, deixam de se enquadrar no programa. Levando em consideração que nossa taxa de aprovação dos cadastros é de 40 a 50%, temos então uma estimativa de que 10 mil famílias possuem os quesitos para receber o empreendimento na cidade", explicou a coordenadora de Habitação, Dalciane Felizardo.


Por causa do volume de pessoas passíveis de atendimento, também aumenta o tempo de espera pelo benefício. É o caso da cabeleireira Ana Maria Salgado da Silva, de 50 anos e o marido, Sérgio Jardim da Silva, que trabalha como pedreiro. A família se cadastrou em 2009 e, no ano passado, foi convocada para apresentar alguns documentos como parte do processo de seleção. "Nós chegamos a fazer uma entrevista com a assistente social, que disse que os documentos seriam enviados para a Caixa Econômica Federal para análise, e que depois retornariam. Até hoje, não sabemos no que deu. Eu moro de aluguel no Alto do Ipiranga há oito anos, até achei que seriamos contemplados com um apartamento na Vila Pomar, mas não foi a nossa vez", destacou Ana.


Hoje, às dez horas, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli fará a entrega de mais 280 apartamentos do condomínio Jundiapeba II.


Fonte:Mogi News