sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Mais empresas CSN quer conhecer Mogi antes de instalar siderúrgica

Mais empresas
CSN quer conhecer Mogi antes de instalar siderúrgica
Empresa está em contato com a Prefeitura e deve enviar representantes para conhecer Mogi
Ricardo Rodrigues
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Bertaiolli: "A Secretaria de Desenvolvimento Econômico recebe constantemente pedidos de empresas que querem conhecer Mogi e estão interessadas em vir para cá"
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD), confirmou a que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) pediu informações e está avaliando a cidade com o objetivo de instalar indústrias em Mogi. As tratativas são realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O chefe do executivo explicou que este processo é padrão, e que outras empresas (Gerdau e Prada, por exemplo), já fizeram este tipo de consulta antes de constituírem uma sede por aqui.

A CSN está verificando todas as características e as condições logísticas da cidade. Transportes, localização, ligação ferroviária, disponibilidade de terreno, água, esgoto e comunicação são alguns dos pontos levados em conta antes da confirmação da implantação de uma unidade. A expectativa é de que na próxima semana, representantes da companhia venham pessoalmente ver as condições da cidade.

Mas a siderúrgica não é a única que está consultando o que Mogi pode oferecer. "A Secretaria de Desenvolvimento Econômico recebe constantemente pedidos de empresas que querem conhecer Mogi e estão interessadas em vir para cá", afirmou Bertaiolli.

A localização é justamente um dos pontos fortes da cidade para atrair novos investidores. A proximidade com o litoral, com a rodovia Presidente Dutra (que liga São Paulo e Rio de Janeiro) e com os aeroportos é apontada pela prefeitura como fator decisivo nas negociações com empresas que se instalam no município.

Existe a notícia de que as negociações estariam avançadas, com a siderúrgica já tendo adquirido um terreno em Jundiapeba, onde seria construída a fábrica, mas o prefeito disse desconhecer a informação.

O grupo multinacional que comanda a empresa já conhece Mogi através da Prada. A empresa de processamento e distribuição de aços planos está instalada na Vila Industrial.

Vargas
A CSN foi criada pelo ex-presidente Getúlio Vargas durante o Estado Novo, em 1941. Sediada em Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, é a maior siderúrgica da América Latina. Em 1993 foi privatizada pelo então presidente Itamar Franco.

A instalação em Jundiapeba seria estratégica, já que o distrito terá ligação direta com a cidade de Suzano e com o Rodoanel, através da Avenida Guilherme Georgi, uma das obras anunciadas há uma semana no plano de ação Avança Mogi.

Fonte:Mogi News