sábado, 28 de maio de 2011

Social:Wilson Toledo

Social:Wilson Toledo

Demanda por trens aumenta. É hora de chegar até César










Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgado durante esta semana mostrou que a demanda por trens nos principais centros urbanos do País cresceu 150% nos últimos dez anos. Em parte, isso se deve aos engarrafamentos cada vez mais comuns nas grandes cidades, que estão transformando os trens e metrôs em sistemas mais atraentes para deslocamentos. Um dos grandes problemas para que a utilização dos trens não seja ainda maior é que a participação de tais meios de transportes ainda é reduzida, se comparada aos ônibus. Motivo: a falta de um maior avanço das linhas em direção a áreas ainda não servidas pelo transporte ferroviário e a pouca quantidade de vagões em operação, muito abaixo das necessidades dessas localidades. Sem alternativas de transporte público, os brasileiros que viram a renda aumentar nos últimos tempos passaram a optar pelos carros ou motos, cujas vendas cresceram 9% nos dez derradeiros anos, fazendo aumentar poluição, congestionamentos e o total de acidentes de trânsito. Tudo isso mostra o quanto acertada tem sido a campanha encabeçada por este jornal e logo assumida pela comunidade de César de Souza para levar até aquele populoso Distrito de Mogi das Cruzes os trens de subúrbio da CPTM, em breve melhorados com a chegada do Expresso Leste. A opção pelo trem é mais que saudável. Um bom motivo para isso é viajar de carro pelas vias supercongestionadas e perigosas do extremo Leste da Grande São Paulo. Entre Itaquá e Mogi, por exemplo. Na Cidade, os congestionamentos estão cada dia mais corriqueiros, não se limitando aos horários de pico. O trem até César é uma opção para o futuro. Uma opção acertada que o governo precisa apressar o máximo possível.



Seu Sete











Quando o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) se licenciar do cargo, na próxima semana, o seu vice, José Antonio Cuco Pereira (PSDB), assumirá o comando da Prefeitura de Mogi pela sétima vez, numa carreira política que soma sete eleições vitoriosas em sequência, além de ter conquistado por sete vezes a Presidência da Câmara neste período.



No Ginásio



A família do professor Hugo Ramos convida para a solenidade de inauguração do busto do antigo educador mogiano, que será inaugurado junto ao Ginásio Municipal de Esportes, do Mogilar, que leva o seu nome. O evento acontecerá no dia 5 de junho próximo, às 10 horas. Em tempo: o busto de bronze será uma homenagem dos familiares ao professor, sem dúvida, merecedor de todas as honrarias.



Homenagem








A avenida que será aberta com a canalização do Córrego dos Canudos, em Braz Cubas, deverá receber o nome de Anésio Urbano, um antigo e tradicional comerciante da Cidade, que também ajudou a fundar a Associação Comercial e o Clube de Campo de Mogi das Cruzes.



Susto






Valdir Ferreira, um dos antigos e bons advogados de Braz Cubas, recupera-se de um derrame sofrido durante a semana passada, após participar da solenidade de assinatura dos contratos para construção das passarelas sobre a via férrea, na Prefeitura de Mogi. Está recebendo tratamentos intensivos dos médicos Mituaki Miyabe e Carlos Kodama, que o acompanham desde a ocorrência do problema.

Fonte:O Diário de Mogi

MDB coloca Palocci como refém

PMDB coloca Palocci como refém

BRASÍLIA

Pressionado pelo Planalto, o PMDB usou sua "reserva" de senadores rebeldes para tornar o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, refém do partido e avisar a presidente Dilma Rousseff de que não aceitará retaliações por ter confrontado o governo na votação do Código Florestal.
Na aritmética da pressão, o PMDB obteve dos sete senadores independentes do partido o compromisso de que se absteriam de assinar um eventual pedido de CPI no Senado - que exige o apoio de 27 parlamentares - para investigar o aumento patrimonial de Palocci. Se somados aos 19 senadores de oposição (PSDB, DEM, PPS e PSOL) e demais insatisfeitos da base, os "independentes" da legenda podem tornar certa a Comissão Parlamentar de Inquérito.
"Se contemporizando já está difícil, não é hora de colocar combustível nessa relação. Não dá para aceitar isso", diz um cacique do partido, sobre as ameaças verbalizadas por Palocci. Segundo informação publicada na coluna de Dora Kramer, no jornal "O Estado de S. Paulo", no dia da votação do código Palocci telefonou para o vice-presidente Michel Temer dizendo ter um recado de Dilma de que todos os ministros do PMDB seriam demitidos se o partido votasse contra seu desejo.
Palocci teria insistido ainda sugerindo a possibilidade de demissão de Wagner Rossi (Agricultura), indicação pessoal de Temer. O vice-presidente interpretou a ação como ameaça.
Temer fez um café da manhã, na quinta-feira, no Palácio do Jaburu, quando juntou sete peemedebistas incomodados com o governo Dilma: Jarbas Vasconcelos (PE), Roberto Simon (RS), Luiz Henrique (SC), Casildo Maldaner (SC), Ricardo Ferraço (ES), Waldemir Moca (MS), Eduardo Braga (AM). Eles se comprometeram a não assinar o requerimento da CPI - houve uma "fuga", porque Jarbas assinou, mas, mesmo assim, Palocci ligou no final da tarde para Temer e agradeceu pelo serviço de contenção política.
Ontem o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou não acreditar em retaliação por conta da ameaça de demissão dos ministros do PMDB. "Nem conversei com o presidente Temer, não tenho conhecimento desse fato e não acredito em retaliação contra o PMDB em decorrência da posição dos senhores deputados", disse. "Seria uma providência que jamais seria bem recebida pelo partido. Não acredito em nenhuma retaliação do governo pela posição que o PMDB possa ter".
Outro integrante do PMDB destaca que a ligação de Palocci a Temer não foi a única ação deselegante no episódio. Ele lembra que em discurso na tribuna o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que uma derrota levaria a Câmara a ficar sob ameaça. "A Casa fica sob ameaça, no regime parlamentarista ou no regime presidencialista, quando o governo é derrotado. Aí é que a Casa fica sob ameaça", disse o petista durante a votação.
Para este peemedebista, a resposta a essas ações já foi dada. "A chantagem não foi aceita. O plenário da Câmara já se posicionou e não aceitou esse tipo de ação". A avaliação é que setores do PT que duelam dentro do governo e do Congresso têm procurado jogar a pressão para o PMDB para minimizar as disputas internas.
Cotado para ocupar a liderança do governo no Congresso, o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) acredita que o Planalto agiu errado ao colocar pressão demais na votação na Câmara.
O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), disse que já tinha ouvido relatos sobre a conversa entre Palocci e Temer e atribuiu a discussão à falta de comando no governo. "É uma nau a deriva".
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que o episódio precisa ser esclarecido por Palocci e Temer e destacou a situação de fragilidade do ministro diante das denúncias sobre sua evolução patrimonial. "Essa ação não combina muito com ele (Palocci), ainda mais na situação em que ele se encontra".


Fonte:O Diário de Mogi

Delúbio falta a evento de novos filiados do PT em Goiânia



Delúbio falta a evento de novos filiados do PT em Goiânia


PATRÍCIA BRINGEL

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE GOIÂNIA

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, que foi autorizado a voltar para o partido no final de abril, faltou à reunião de recepção aos novos filiados petistas em Goiânia, realizada nesta sexta-feira (27).
O ex-tesoureiro, que é réu no processo que investiga o escândalo do mensalão, havia sido expulso da sigla em 2005 por estar no centro das denúncias.
Wildes Barbosa/Jornal O Popular
Ex-tesoureiro Delúbio Soares, pivô do mensalão, foi recebido com festa pelo PT em Buriti Alegre, sua cidade natal
Ex-tesoureiro Delúbio Soares, pivô do mensalão, foi recebido com festa pelo PT em Buriti Alegre, sua cidade natal
No último dia 7, a reintegração de Delúbio ao PT de Buriti Alegre (184 km de Goiânia) foi comemorada com churrasco.
Na ocasião, o assessor especial do prefeito de Goiânia, Ivanor Florêncio, havia anunciado uma nova festa para comemorar o retorno do ex-tesoureiro ao PT da capital do Estado.
O assessor, no entanto, disse à Folha que desistiu da ideia de reunir a militância. Ele também não compareceu ao evento de boas-vindas aos novos petistas.
De acordo com a secretária de organização do PT municipal, Paula Beiro, o ex-tesoureiro esteve na sede do diretório no início deste mês para assinar a ficha de filiação.
A nova ficha, segundo ela, foi anexada à primeira, datada de 1980, junto de uma cópia da ata do diretório nacional do PT que autoriza a reintegração de Delúbio.
"Ele é um filiado como todos os outros e, em nenhum momento, o diretório programou festa", disse a secretária.
No entanto, alguns encontros reservados foram realizados em Goiânia para comemorar a volta do ex-tesoureiro.
A secretária de organização disse não entender o "escarcéu" feito pela imprensa ao cobrir a reintegração de Delúbio.
Segundo ela, várias pessoas já foram expulsas do PT e depois retornaram ao partido. No fim da reunião, a secretária mostrou à Folha o email enviado por Delúbio ao diretório justificando sua ausência no evento: "Infelizmente, não estarei em Goiânia".

Fonte:Folha.com

PSDB faz sua convenção nacional em Brasília neste sábado

PSDB faz sua convenção nacional em Brasília neste sábado





O PSDB realiza neste sábado, em Brasília, sua convenção nacional em qual vai eleger seu novo diretório nacional e a executiva do partido.
Embora ainda haja impasses, a intenção dos tucanos é apresentar uma chapa única, com a recondução do deputado federal Sérgio Guerra (PE) na presidência da legenda.
Outra questão que ainda está indefinida é a presidência do ITV (Instituto Teotônio Vilela), ligado ao PSDB. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, defende que o posto fique com José Serra, sem cargo público desde que deixou o Palácio dos Bandeirantes para disputar a Presidência da República no ano passado.
Porém, a ala ligada ao senador Aécio Neves (PSDB) prefere que o instituto fique sob a batuta do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).
Além da convenção, será realizado também o 10º Encontro do PSDB. Evento que reunirá governadores, senadores, deputados federais e estaduais, ex-governadores, prefeitos, vereadores e militantes.
O evento tem início às 9h, com os debates para a escolha do diretório nacional da legenda e a votação dos candidatos.
Entre 10h30 e 12h, os líderes nacionais do partido vão discursar para os presentes e, logo após, será anunciado o resultado da votação.

Fonte:Folha.com

Advogado de Palocci diz que investigação é 'ilegal'

Advogado de Palocci diz que investigação é 'ilegal'


ANDREZA MATAIS
MATHEUS LEITÃO
DE BRASÍLIA

O advogado José Roberto Batochio, que defende o ministro Antonio Palocci (Casa Civil), qualificou ontem de "ilegal" a decisão da Procuradoria da República no Distrito Federal de abrir investigação sobre o enriquecimento do ministro e as atividades de sua consultoria, a Projeto.
O procurador Paulo José Rocha Júnior quer averiguar se de fato a Projeto prestou serviços que justifiquem o enriquecimento do ministro.
Em outra frente no Ministério Público, Palocci encaminhou ontem à PGR (Procuradoria Geral da República) respostas a um pedido de explicações feito pelo procurador-geral Roberto Gurgel. O conteúdo do documento não foi revelado à imprensa.
Enquanto Gurgel se limitou a pedir explicações, a Procuradoria do DF entendeu haver indícios suficientes para abrir uma investigação preliminar para averiguar suposta improbidade administrativa e solicitou vários documentos à Receita Federal e à consultoria.
Folha revelou que o ministro multiplicou seu patrimônio por 20 entre 2006 e 2010, período em que atuou como consultor e exerceu o mandato de deputado federal. A Projeto faturou R$ 20 milhões no ano passado, quando Palocci também chefiou a campanha de Dilma Rousseff à Presidência.
Marcelo Camargo - 26.mai.2011/Folhapress
Palocci ao lado de Dilma durante evento no Palácio do Planalto; ministro entregou defesa à Procuradoria-Geral da República
Palocci ao lado de Dilma durante evento no Palácio do Planalto; ministro entregou defesa à Procuradoria-Geral da República
Batochio viu "ilegalidade" em três aspectos do pedido dos procuradores do DF. A investigação foi aberta com base em reportagens de imprensa que o advogado classificou como "boatos", e a iniciativa foi tomada em Brasília, e não em São Paulo, onde fica a sede da Projeto.
Além disso, o advogado de Palocci aponta o fato de o procurador ter requisitado diretamente à Receita as cópias de declaração de Imposto de Renda da empresa.
"O procurador agiu com base em meros boatos", afirmou Batochio. "Não existe o menor indício de qualquer irregularidade." O advogado também investiu contra o procurador Rocha Júnior. "Ele gosta de temas políticos e polêmicos", disse.
Batochio afirmou ter orientado Palocci a não revelar os nomes dos seus clientes, argumentando que ele não pode violar a confidencialidade dos contratos.
A Procuradoria da República no DF defendeu a legalidade da apuração. Citou que "inúmeras" investigações foram abertas com base em reportagens de jornal. E acrescentou que as notas divulgadas por Palocci nos últimos dias confirmaram seu enriquecimento e as atividades da consultoria.
Nota técnica da Receita Federal de 2008, citada pela Procuradoria, afirma que há "interpretação no sentido de que não há que se opor reserva de sigilo fiscal ao Ministério Público Federal".
A Procuradoria Geral informou que os procuradores de primeira instância têm competência legal para fazer a investigação e que o pedido de dados à Receita é legal.
"Essa requisição é totalmente normal e recorrente do nosso poder investigatório", afirmou o presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), Alexandre Camanho. "Pedir informações para Receita é algo totalmente comum, legítimo e rotineiro."

Fonte:Folha.com

Investigação: Polícia vai ouvir famílias de bebês

Investigação:
Polícia vai ouvir famílias de bebês
Pais dos recém-nascidos mortos neste ano na Santa Casa prestarão informações após inquérito ser instaurado
Vivian Turcato
De Suzano
Adriano Vaccari

Esteves: "Pais devem pedir prontuários para análise", diz delegado
O delegado-titular da Delegacia Central de Suzano, Jorge Neves Esteves, ouvirá as famílias de todos os recém-nascidos falecidos neste ano na Santa Casa de Suzano e no Pronto-Socorro Municipal. Isso acontecerá depois que Esteves receber a notificação do Ministério Público (MP) para a instauração do inquérito policial que investigará as mortes.
O policial argumentou que por causa dessa investigação as famílias das crianças não precisam mais procurar a DP para lavrar o boletim de ocorrência pelas mortes. "Agora inverteu a história. A família não precisa mais procurar a polícia. Nós que vamos procurá-las", argumentou.
Para que a investigação seja realizada, Esteves solicitará que cada família busque nas unidades de saúde os prontuários dos bebês para auxiliar na investigação. "Vamos orientar para que os pais peçam os prontuários para análise", comentou. Isto poderá ser uma tarefa difícil para estas famílias.
A reportagem acompanhou, na quarta-feira passada, os pais de Luana de Souza Silva, que havia falecido um dia antes no Pronto Socorro por insuficiência respiratória e meningite, na retirada dos exames da criança. Meia hora depois do enterro da criança no cemitério São Sebastião, no bairro do Raffo, os pais de Luana foram até a unidade de saúde. Uma hora de espera foi o tempo total que eles ficaram esperando a entrega dos documentos. No entanto, o laudo da equipe médica ficaria pronto após sete dias se fosse requisitado por meio de uma solicitação por escrito na unidade.



Casos
Apenas nestes cinco primeiros meses do ano já faleceram, em média, 18 crianças sob os cuidados da Secretaria Municipal de Saúde. Dezessete bebês morreram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e uma no Pronto Socorro Municipal. Por causa disso, a promotora da Vara da Infância e Juventude, Celeste Leite dos Santos, instaurou dois inquéritos civis.
O primeiro (instaurado na segunda) apurará a insuficiência de números de leitos neonatal na Santa Casa e a adequação do serviço. O segundo (instaurado na quinta) investigará o elevado número de recém-nascidos na cidade e a eventual possibilidade de intervenção imediata nas unidades de saúde.

Fonte:Mogi News

Novo Viracopos

Divulgação


Novo Viracopos
A construção de um aeroporto de cargas a ser implantado no Hiroí, em Biritiba Mirim, onde há décadas existe um aeroclube, que foi cogitada, há dois meses, pelo deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, é na verdade um projeto muito maior.


OAS
Será algo que, segundo uma fonte da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, tem semelhança com o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, abarcando também passageiros, sob a chancela de uma das maiores construtoras do País, a poderosa OAS.




PPP
Um convênio entre os governos federal - a partir da Infraero - estadual - que deverá permitir o pedido de licença ambiental na vasta área do novo aeroporto privado - e municipal - com perspectivas econômicas das mais animadoras para Biritiba Mirim - deverá viabilizar o empreendimento por meio de uma Parceria Público-Privada.
Divulgação


Fim do pesadelo
Uma vez pronto e funcionando o aeroporto, haverá uma parte da solução para que se alivie a situação do chamado caos aéreo, tido como apocalipse, se nada for feito, para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.


Nada é por acaso
A presença de Costa Neto na terça-feira em Biritiba, quando da inauguração do novo hospital, dividindo palanque com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito da cidade, Carlos Alberto Taino Júnior (PSDB), além de marcar o passo do avanço na saúde da cidade, ainda teria demarcado a colaboração cada vez mais estreita entre os três em torno do aeroporto a ser construído pela OAS.




Fim da discórdia
O conselheiro do Consema que representou a Fiesp na fatídica reunião que discutiu prazo para a audiência do Lixão, Paulo Dallari, votou, sim, pela causa mogiana. É o que garante a mesma fonte da Secretaria do Meio Ambiente.



Bursite
A polêmica em torno do assunto teria surgido porque Dallari, em vez de levantar a mão como todos os outros, teria erguido apenas o dedo, algo visível para quem presidia a reunião, o secretário Bruno Covas, mas imperceptível a outros. Seria o caso de recomendar sessões de alongamento para o conselheiro, que talvez tenha tido dificuldades para levantar o braço. Só assim, ele vai poder deixar seus votos mais visíveis nas próximas reuniões.
Reprodução


Central Business - I
Deu no Meio&Mensagem, na edição especial voltada ao interior e litoral de São Paulo, publicada no dia 23: "Central Business é destaque pelo segundo ano consecutivo". A agência, que tem em meio a seu comando o mogiano Antonio Carlos Urbano Andari, o Tunico, teve seis concorrentes, e 11 campanhas escolhidas, entre 90, no "Show Up 2011 - O Melhor da Propaganda".


Central Business - II
Diz o Meio&Mensagem: "Entre as agências, a Central Business Comunicação foi a que obteve mais sucesso entre o júri, com quatro trabalhos destacados. A empresa emplacou dois filmes publicitários, um spot para rádio e uma campanha impressa". E completa: "Em 2010, a Central Business Comunicação já havia sido a agência com mais destaque entre as avaliadas". 
Adriano Vaccari/ Divulgação


Dilma sem futuro
A culpa é das gestantes, que não fizeram pré-natal. Esta é a aberração travestida de conclusão da secretária municipal de Saúde de Suzano, Célia Bortoletto, uma das pré-candidatas à prefeitura da cidade, criada em laboratório pelo prefeito Marcelo Candido (PT), uma espécie de semente de Dilma Rousseff do futuro.


Mãos lavadas
Célia se refere às mortes em série (17) registradas na UTI Neonatal no hospital nos últimos tempos, como se não coubesse qualquer responsabilidade ao hospital e sim somente a quem teve a dor da perda de um filho explicar o que aconteceu.




"Mogianidade"
Quando do episódio semelhante ocorrido em Mogi, em 2009, o Ministério Público, a Polícia Civil, a Prefeitura, a Vigilância Sanitária e até a Comissão de Saúde agiram rapidamente nas apurações e nas providências para se evitar mais mortes na UTI Neonatal.




Rolo completo
Em Suzano, o MP entrou no caso na terça-feira e deve forçar a Polícia Civil a embarcar nele. A Vigilância Sanitária do Estado já apura as más condições que levaram aos óbitos. A Comissão de Saúde da Assembleia também entrou no páreo e deverá discutir, na terça-feira, o assunto, a partir de iniciativa do deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), que é membro do grupo, assim como Heroilma Tavares (PTB), outra representante da região. Uma vistoria deverá ocorrer nos próximos dias.

Fonte:Mogi News