sábado, 28 de maio de 2011

Investigação: Polícia vai ouvir famílias de bebês

Investigação:
Polícia vai ouvir famílias de bebês
Pais dos recém-nascidos mortos neste ano na Santa Casa prestarão informações após inquérito ser instaurado
Vivian Turcato
De Suzano
Adriano Vaccari

Esteves: "Pais devem pedir prontuários para análise", diz delegado
O delegado-titular da Delegacia Central de Suzano, Jorge Neves Esteves, ouvirá as famílias de todos os recém-nascidos falecidos neste ano na Santa Casa de Suzano e no Pronto-Socorro Municipal. Isso acontecerá depois que Esteves receber a notificação do Ministério Público (MP) para a instauração do inquérito policial que investigará as mortes.
O policial argumentou que por causa dessa investigação as famílias das crianças não precisam mais procurar a DP para lavrar o boletim de ocorrência pelas mortes. "Agora inverteu a história. A família não precisa mais procurar a polícia. Nós que vamos procurá-las", argumentou.
Para que a investigação seja realizada, Esteves solicitará que cada família busque nas unidades de saúde os prontuários dos bebês para auxiliar na investigação. "Vamos orientar para que os pais peçam os prontuários para análise", comentou. Isto poderá ser uma tarefa difícil para estas famílias.
A reportagem acompanhou, na quarta-feira passada, os pais de Luana de Souza Silva, que havia falecido um dia antes no Pronto Socorro por insuficiência respiratória e meningite, na retirada dos exames da criança. Meia hora depois do enterro da criança no cemitério São Sebastião, no bairro do Raffo, os pais de Luana foram até a unidade de saúde. Uma hora de espera foi o tempo total que eles ficaram esperando a entrega dos documentos. No entanto, o laudo da equipe médica ficaria pronto após sete dias se fosse requisitado por meio de uma solicitação por escrito na unidade.



Casos
Apenas nestes cinco primeiros meses do ano já faleceram, em média, 18 crianças sob os cuidados da Secretaria Municipal de Saúde. Dezessete bebês morreram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e uma no Pronto Socorro Municipal. Por causa disso, a promotora da Vara da Infância e Juventude, Celeste Leite dos Santos, instaurou dois inquéritos civis.
O primeiro (instaurado na segunda) apurará a insuficiência de números de leitos neonatal na Santa Casa e a adequação do serviço. O segundo (instaurado na quinta) investigará o elevado número de recém-nascidos na cidade e a eventual possibilidade de intervenção imediata nas unidades de saúde.

Fonte:Mogi News