sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Em evento do PT, Dilma se emociona e adota apelido 'três porquinhos' para coordenadores

DE SÃO PAULO

A presidente eleita, Dilma Rousseff, demonstrou emoção nesta sexta-feira e chegou a soltar lágrimas em evento "festivo" do Diretório Nacional do PT, em Brasília.

Durante discurso, ela também adotou o apelido "três porquinhos" para os coordenadores de sua campanha: José Eduardo Dutra, José Eduardo Cardozo e Antonio Palocci.

Alan Marques/Folhapress

"Nós hoje não temos o último membro dos 'três porquinhos' o companheiro Palocci", disse a petista.

Em seguida, demonstrando bom humor completou: "Eu quero avisar para vocês. Eu não dei esse apelido."
Dilma lembrou que, no início, o apelido era considerado uma crítica. Mas, ela o adotou por considerar mais "simples".
"Os 'três porquinhos' foram muito bem sucedidos na coordenação da minha campanha. Encontrei neles companheiros de todas as horas", afirmou.
Ela também pediu ao PT um clima político de união e compreensão depois de uma campanha dura.
Além do agradecimento especial aos "três porquinhos", a presidente eleita elogiou o empenho de militantes e aliados durante a campanha.
"Não vou falar em programa de governo porque hoje eu vim agradecer", completou sobre o evento petista.
Dilma disse que o PT tem respeito internacional por conta a política externa do governo Lula.
Esse é o primeiro discurso público de Dilma em um evento desde que iniciou a transição de governo.
A reunião dos 81 membros do diretório acontece no centro de convenções Brasil 21.

 
Folha.com - 19/11/2010

Ocorrências de dengue em Mogi chegam a 36

Casos da doença no município aumentaram 800% este ano em relação a 2009, que apresentou apenas quatro ocorrências. Cinco pessoas contraíram a doença na cidade

Cleber Lazo
Da reportagem local

Mauricio Sumiya

Balanço: Dados foram apresentados ontem pela Prefeitura,
que atribui o crescimento a vários fatores, entre eles, a grande
 quantidade de chuvas no inverno

Mogi das Cruzes registrou 36 casos de pessoas com dengue e 101 notificações de contaminados, no intervalo de tempo de primeiro de janeiro de 2010 até a tarde de ontem. Outras seis ocorrências da doença aguardam resultado de exames. O número de infectados é 800% maior que o contabilizado em todo o ano de 2009, quando houve apenas quatro casos confirmados e 38 notificações.

O balanço dos primeiros 11 meses e meio deste ano revela uma situação ainda mais alarmante. Cinco, dos 36 mogianos, contraíram a doença no próprio município. Até o último mês de abril, Mogi não havia registrado nenhuma ocorrência autóctone, ou seja, com a infecção do vírus na própria cidade. O primeiro foi em uma mulher moradora do São João. As outras quatro pessoas foram contaminadas pelo mosquito em outros pontos do município.
Os dados foram apresentados na tarde de ontem pela diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Sylvia Maria Abrantes Gomes. O objetivo foi alertar a população sobre a importância do combate aos focos do mosquito. Amanhã será comemorado o "Dia D de Combate à Dengue", e a administração municipal promoverá uma série de atividades educativas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. As ações serão desenvolvidas no largo do Rosário; no Parque Centenário, em César de Souza; além da unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do Jardim Piatã, que será inaugurada. Os eventos ocorrerão das 9 às 16 horas.
A diretora acredita que este crescimento foi resultado de uma série de fatores, entre eles, as condições meteorológicas - inverno com muitas chuvas e com temperaturas elevadas e a reintrodução de tipos diferentes da dengue. "Há quatro variações. Quando uma pessoa é contaminada, ela se torna imune àquele tipo, o problema é que os outros três podem infectá-la. No Brasil havia uma incidência de tipos 2, contudo, já houve registro do tipo 1 e há casos até do tipo 4, raro no País", explicou Silvia.
Com os casos autóctones, Mogi teve de se adaptar a um procedimento de fiscalização mais rígido. O município antes de abril deste ano era "extrato 4", de acordo com as determinações do programa federal de combate à dengue, e após a infecção na própria cidade passou a ser "extrato 2". Na prática, isso significa que além da verificação das armadilhas da constatação da existência dos mosquitos, os técnicos também passaram a vistoriar todo o entorno. "Passamos em casa por casa e a qualquer sinal de local propício à existência de larvas, o proprietário será notificado. Será estabelecido um prazo para ele limpar o espaço e se for identificado novamente o problema, haverá a elaboração do auto de infração, com multa mínima de R$ 174,41", afirmou.
Os bairros com maior preocupação da equipe da Vigilância em Saúde são: Brás Cubas, São João, Mogi Moderno, centro e Jardim Camila. Denúncias de possíveis criadouros podem ser feitas à Ouvidoria Municipal, no telefone 156 ou pelo e-mail: denuncia.visa@pmmc.com.br.


Comissão

A Prefeitura vai criar um grupo de trabalho que atuará diretamente nas ações de combate à dengue. Ele será formado por integrantes do gabinete do prefeito e diversas secretarias. "Esta comissão terá autonomia para, se preciso, decretar um surto, mas o objetivo é atuar de forma dura para que isso não aconteça. A dengue no Brasil não será erradica, mas sim controlada", lamentou médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei.

Moginews 19/11/2010