quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Dom Paulo Evaristo Arns morre aos 95 anos, em São Paulo

O cardeal estava internado desde 28 de novembro, por causa de complicações pulmonares
compartilhar: Facebook  Google+  Twitter

 postado em 14/12/2016 12:37 / atualizado em 14/12/2016 14:32
CNBB/Divulgação. Dom Paulo Evaristo Arns.
CNBB/Divulgação. Dom Paulo Evaristo Arns. 


O arcebispo emérito de São Paulo, cardeal dom Paulo Evaristo Arns, morreu nesta quarta-feira (14/12), na capital paulista. Ele tinha 95 anos e estava internado no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, desde 28 de novembro, para tratamento de uma broncopneumonia.

Saiba mais
Políticos lamentam morte de Dom Paulo Evaristo Arns nas redes sociais 
Políticos lamentam morte de Dom Paulo Evaristo Arns nas redes sociais
Corpo de d. Paulo Evaristo Arns será velado na Catedral da Sé
Corpo de d. Paulo Evaristo Arns será velado na Catedral da Sé
Dom Paulo Evaristo Arns era símbolo progressista da igreja no Brasil
Trabalho pastoral de Dom Arns era voltado a moradores da periferia
Dom Paulo Arns nasceu em Forquilhinha (SC), em 1921. Quinto de treze filhos do casal Gabriel Arns e Helena Steiner, brasileiros, descendentes de imigrantes alemães, ingressou no noviciado em 1940, em Rodeio (SC).

Cursou filosofia em Curitiba e teologia em Petrópolis (RJ). Três de suas irmãs se tornaram freiras, e um irmão faz parte da Ordem dos Frades Menores. Era também irmão de Zilda Arns, médica sanitarista com quem fundou a Pastoral da Criança, uma entidade social criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Ela morreu em um terremoto no Haiti em 2010, quando realizava ações humanitárias. 

Nomeado arcebispo metropolitano de São Paulo pelo Papa Paulo VI, em outubro de 1970, exerceu o cargo até 15 de abril de 1998, quando renunciou, por limite de idade, recebendo o título de Arcebispo emérito de São Paulo.
Religião e política

O trabalho pastoral de Dom Paulo Arns foi voltado aos moradores da periferia, aos trabalhadores, à formação de comunidades eclesiais de base nos bairros, principalmente nos mais pobres, e à defesa dos direitos humanos. Foi o fundador e líder da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, e sua atividade política era claramente vinculada à fé religiosa.

Segundo ele, a atuação contra a repressão da ditadura ganhou destaque em 1969, quando passou a defender seminaristas dominicanos presos por ajudarem militantes opositores.
Linha do tempo Dom Paulo Evaristo Arns

1921 - Nasce em Forquilhinha (SC)

1940 - Entra para o seminário franciscano

1945 - Ordenado sacerdote

1966 - Eleito bispo auxiliar de São Paulo

1970 - Nomeado arcebispo metropolitano de São Paulo pelo Papa Paulo VI

1973 - Torna-se Cardeal

1985 – lançamento do livro Brasil: Nunca Mais

1998 - Renuncia ao cargo de arcebispo, por limite de idade, e recebe o título de arcebispo emérito de São Paulo

2016 – Morre em São Paulo (SP)

Fonte:Correio Braziliense

Investigadores veem 'desespero' de Michel Temer em carta a Janot

Para eles, aparentemente, o presidente demonstra "desespero" com a possibilidade de seu governo ser atingido pelas apurações da Lava-Jato e as informações da Odebrecht

compartilhar: Facebook  Google+  Twitter

 postado em 14/12/2016 10:30 / atualizado em 14/12/2016 10:55
 Eduardo Militão
  AFP / EVARISTO SA
AFP / EVARISTO SA 

Um dia depois de o presidente Michel Temer pedir “celeridade” ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na investigação das delações premiadas da Odebrecht na Lava-Jato para não atrapalhar a agenda econômica empreendida por ele, a Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou, em nota, que as apurações têm seu próprio tempo. “O desenvolvimento das investigações obedece tempo próprio, independentemente da agenda política do país”, afirmou a Procuradoria-Geral da República em nota, na noite de terça-feira. “Nenhuma investigação tem como objetivo interferir ou influenciar a agenda política do país.”

A nota inicia o texto afirmando ser uma resposta a uma notícia publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, segundo a qual procuradores consideravam Temer “inimigo” e que fariam de tudo para “derreter” o governo do PMDB. “O Ministério Público Federal somente exerce sua função de apurar indícios de crimes citados por colaboradores, com responsabilidade e profissionalismo.”

Leia mais notícias em Política 

Mais cedo, a força-tarefa no Paraná reafirmou que não persegue políticos e partidos. “O trabalho realizado pela força-tarefa é técnico, impessoal e sem qualquer viés político-partidário, e continuará sendo feito desta forma.”

"O desenvolvimento das investigações obedece tempo próprio, independentemente da agenda política do país”

Trecho da nota divulgada pela Procuradoria-Geral da República


Durante o dia de ontem, antes da nota da PGR, investigadores ouvidos pelo Correio criticaram a carta de Michel Temer e destacaram a necessidade de separação entre os Poderes, como Executivo e Judiciário.

Para eles, aparentemente, o presidente demonstra “desespero” com a possibilidade de seu governo ser atingido pelas apurações da Lava-Jato e as informações da Odebrecht. As apurações já estão andando de forma rápida, avaliaram. O presidente disse na carta que a divulgação das informações atrapalha a condução das políticas para retomar a economia brasileira. No entanto, é a corrupção, e não a investigação que estraga as finanças nacionais, na avaliação de investigadores.

Fonte:Correio Braziliense

Manobra para votar abuso de autoridade pode beneficiar Renan

Manobra para votar abuso de autoridade pode beneficiar Renan v Projeto de lei de 1999, que deve ser incorporado à proposta atual, prevê julgamento de quem tem foro apenas por tribunais em casos de improbidade
27
        
Ricardo Brito , 
O Estado de S.Paulo

14 Dezembro 2016 | 19h04

Foto: Jefferson Rudy|Agência Senado
Sessao
Sessao
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), preside sessão
BRASÍLIA - A manobra do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para acelerar a votação de um projeto de abuso de autoridade ainda nesta quarta-feira, 14, poderá garantir ao peemedebista e a demais detentores de foro privilegiado direito a serem julgados em ações de improbidade apenas por tribunais. Atualmente, esse tipo de ação - mesmo para quem tem foro privilegiado - é julgada na primeira instância por ter natureza cível. A celeridade seria obtida com incorporação de projeto de lei antigo já aprovado pela Câmara à proposta atual. A votação do projeto de Renan teve início nesta noite.
O projeto de lei 65 de 1999 da Câmara que foi desanexado nesta quarta pela Secretaria Geral da Mesa do Senado prevê, além de punições como prisão para juízes e promotores condenados por abuso de autoridade por declarações sobre processos, a adoção do foro por prerrogativa de função para casos de improbidade administrativa. Isso significa que as ações penais iriam tramitar no Supremo Tribunal Federal, foro em que Renan é alvo de investigações criminais, como o proceesso em que ele é acusado de ter recebido propina da construtora Mendes Júnior para apresentar emendas parlamentares que beneficiavam a empreiteira
A manobra de Renan, que tem amparo regimental, consiste em apensar essa proposta de 1999 ao projeto de abuso de autoridade cujo autor é o próprio peemedebista e é relatado pelo senador Roberto Requião.
Apesar da articulação de Renan, no entendimento da assessoria técnica, o peemedebista ainda precisará enfrentar um requerimento que pede o fim da urgência e a retirada de pauta do projeto de abuso de autoridade. Com os dois projetos apensados, o requerimento assinado por vários senadores passa a valer para as duas propostas e precisa ser apreciado antes da votação do mérito dos projetos. 
Como esse projeto de abuso de autoridade de 1999 já passou pela Câmara, se for aprovado pelo Senado, seguirá diretamente para a sanção do presidente Michel Temer.

Fonte:Estado de São Paulo

Vereador mais votado de Salesópolis é denunciado por “favorecimento”

Vereador mais votado de Salesópolis é denunciado por “favorecimento”
Gazeta RegionalDez 10, 2016CIDADES, SALESÓPOLIS0Curtir
Home  CIDADES  Vereador mais votado de Salesópolis é denunciado por “favorecimento”

ABRE_Salesópolis_Denuncia Rodolfo - foto 1 @divulgação
ABRE_Salesópolis_Denuncia Rodolfo - foto 1 @divulgação
Rodolfo Marcondes recebeu por serviços prestados à Prefeitura mesmo após ser exonerado do cargo de Diretor de Agronegócios. Fotos: Divulgação


Por Irânia Souza

De Salesópolis

Denúncia feita ao Ministério Público (MP) coloca o vereador mais votado de Salesópolis, Rodolfo Rodrigues Marcondes (PDT), como protagonista de suposto favorecimento por parte da máquina em período pré-eleitoral. Nos bastidores políticos, Marcondes estaria sendo cotado para ser o primeiro presidente da Câmara Municipal neste mandato.

ABRE_Salesópolis_Denuncia Rodolfo - foto 2 @reproduçãoDocumento ao qual o jornal teve acesso explica que, no mês de maio de 2016, a Prefeitura de Salesópolis fez pagamentos a Marcondes por serviços técnicos de palestrante no ‘IV Dia do Campo’, além de serviços de auxiliar na ‘Cavalgada Rural’ e auxilio deslocamento referente ao Projeto Senar.

O fato causou estranheza ao denunciante, que analisou as contas do Poder Executivo e verificou que, naquele período, o vereador eleito havia se afastado do cargo comissionado de Diretor de Agronegócios, após ter pedido exoneração (Portaria 4.955, de 1º de abril de 2016) para concorrer no pleito eleitoral.

Por conta disso, o denunciante recorreu ao MP por entender que a prática de contratar e pagar por serviços “extras” de pré-candidatos a vereador, especialmente no período de afastamento, pode afetar os resultados da eleição. “Os eventos servem como palanque, já que Rodolfo foi contratado até para ser palestrante no ‘IV Dia de Campo de Ovinocultura’, em 14 de maio de 2016 [evento promovido pela Prefeitura], ou seja, no período de pré–campanha eleitoral, mas já no de afastamento”, elucida o documento.

O que mais chamou a atenção do denunciante foi a contratação do que se chamou de serviços de auxiliar na ‘Cavalgada Rural’, realizada em 28 de setembro de 2016, vésperas da eleição.

No entendimento do denunciante, “tantos técnicos em agropecuária existentes no Brasil, porque contratar (nesse período) para ser palestrante e auxiliar de uma cavalgada exatamente aquele que havia recém deixado o cargo de Diretor de Agropecuária para ser candidato? Não transparece que a intenção tenha sido dar evidência ao pré-candidato em eventos realizados e patrocinados pelo Poder Público? Num momento em que o município passa por uma crise financeira sem precedentes, gastar-se com auxilio a cavalgadas parece, no mínimo, uma afronta à inteligência”.

Providências

A Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara Municipal de Salesópolis tomou conhecimento da denúncia feita ao MP e sugeriu à presidência da Casa de Leis que encaminhe a remessa dos documentos ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE).

Caso o órgão estadual confirme o pagamento de valore indevido ao candidato a vereador em período de afastamento, onde denota ingerência ou favorecimento indevido – é imoral o uso da máquina pública por candidato desincompatibilizado ou em favorecimento dele, de acordo com o art. 14, parágrafo 9º, da Lei Complementar 64/1990, que estabelece as formas e prazos das desincompatibilizações -, Rodolfo poderá ter a sua posse prejudicada.

Posse

Para entender o que a denúncia feita ao MP poderá prejudicar a posse do vereador, o advogado especialista em Direito Constitucional e Penal, Delmiro Goveia, destaca algumas vigências baseadas na Lei 64/90.

“Se o vereador foi denunciado, com certeza a denúncia será julgada procedente. Mas qualquer candidato, partido político, coligação pode ajuizar impugnação a diplomação. Qualquer cidadão também pode pedir providências ao Ministério Público visando impedir sua diplomação e posse. Agora caso ele seja diplomado, o denunciante pode entrar com uma Ação de Impugnação de mandato eletivo. Lembrando que MP apenas faz a denúncia, quem tem que acatar é o juiz. Se o juiz acatar, embora caiba recurso, pode prejudicar a posse do candidato eleito. Existem decisões que apenas pode ser prejudicado quando não mais couber recurso, ou seja, quando houver o trânsito em julgado, no linguajar jurídico”, disse Goveia.

Outro lado

O vereador eleito Rodolfo Marcondes (PDT) afirmou que foi notificado da denúncia e que entrará com pedido de defesa apresentando documentos que comprovam a sua inocência.

“Os serviços prestados durante o período citado pela denúncia foram remunerados pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), sendo que a Prefeitura só fez o repasse desse valor, mas preciso verificar melhor os documentos. Lembrando que o Senar é um órgão independente”.

O vereador destacou ainda que os eventos foram realizados em parceria com a Prefeitura e o Senar.

Fonte:G Regional GAZETA

CIDADES: Entrevista: Paulo Roberto, secretário de Segurança

 CIDADES:
Entrevista: Paulo Roberto, secretário de Segurança

 13 de dezembro de 2016  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
Coronel Salles assume a pasta em janeiro, na gestão de Marcus Mello. (Foto: Arquivo)
Coronel Salles assume a pasta em janeiro, na gestão de Marcus Mello. (Foto: Arquivo)

LUCAS MELONI
Conhecido pelo perfil operacional, o coronel da reserva da Polícia Militar Paulo Roberto Madureira Sales assumirá, em janeiro, o comando da Secretaria Municipal de Segurança e objetiva mudanças na estrutura da Guarda Municipal. A ideia dele é repor o número de agentes que saíram da corporação por aposentadoria (são 12 desde junho passado) e criar as patrulhas rural e escolar, para ampliar a sensação de segurança nas áreas produtivas mais afastadas do Centro, onde há invasões a propriedades, e nas imediações dos equipamentos municipais de educação, para coibir o tráfico de drogas. Em relação às fiscalizações, estabelecimentos que descumprirem as regras estarão na mira dos agentes como, por exemplo, bares e igrejas evangélicas.

Aos 61 anos, 37 deles dedicados à Polícia Militar (entrou para a reserva, a aposentadoria dos militares, em 2011), Sales passa a comandar a Secretaria Municipal de Segurança em substituição ao coronel Eli Nepomuceno, de quem é adjunto e que sai da Prefeitura por motivos de saúde. Para a função, o militar aposentado afirma que pretende dar uma ação mais “operacional” à Guarda, para aumentar a sensação de segurança.


“É preciso deixar claro o importante trabalho que o coronel Eli Nepomuceno vem desenvolvendo. É um homem muito competente e que fez um grande serviço. Trabalho com ele há décadas, desde a nossa passagem pelo 17º Batalhão, em Mogi. Ele está de saída para tratar de um assunto de saúde dele. Eu fico na Secretaria focado em cuidar de assuntos importantes como o armamento dos agentes, ampliação da atuação da Guarda, Defesa Civil e Departamento de Fiscalização”, disse Sales à reportagem, ontem pela manhã.

Uma das primeiras ações dele como secretário, conforme comentou a O Diário, é criar as patrulhas específicas. São equipes que vão atuar na área rural e nas imediações de escolas municipais. “É a minha intenção criar a patrulha rural e a escolar porque são duas demandas importantes, sobretudo, para ampliar a sensação de segurança em área mais afastadas (perto das propriedades agrícolas) e das escolas municipais (para evitar tráfico de drogas). Outra coisa que quero implantar definitivamente é o serviço rotineiro durante a noite da Guarda Municipal. As pessoas querem ser protegidas, não importa se pela Polícia Militar, Civil, Federal, Exército ou Guarda Municipal. Apesar de não ser nosso papel desempenhar a segurança pública, isso cabe ao Estado, nós, como Prefeitura, podemos auxiliar de diferentes formas. Uma delas é, dentro do Pacto da Segurança, ter uma atuação mais ampla e intensa”, disse.

A previsão é de que as patrulhas da Guarda Municipal Escolar passem a atuar com a volta das aulas do próximo ano letivo. Já as rurais estão programadas para até o final do 1º semestre.

Armamento
Está em fase final o processo de repasse de 60 pistolas semiautomáticas .380. Elas são da Polícia Civil e serão repassadas à Guarda. O objetivo é de que, após a avaliação psicossocial – que deve acontecer neste semestre – e os treinamentos de tiro, os agentes possam atuar armados até o final de 2017. “Alguns já trabalham armados. Eles têm porte de arma e autorização na Justiça. A expectativa é de que trabalhem assim até a definição de quem são os agentes que vão trabalhar armados. A partir daí, aqueles que trabalham com as próprias armas vão receber as armas da Guarda para exercer a função. Outra coisa é substituir aqueles que saíram por aposentadoria. De junho para cá foram 12. Se possível, dependendo do orçamento, podemos tentar admitir mais alguns agentes. Pelo estatuto, podemos ter até mil agentes”, disse. Hoje, são 273 guardas municipais.

Confusão
Depois do fechamento temporário dos bares Amarelinho e do Eugênio, nas imediações da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) por supostos transtornos à vizinhança, o secretário-adjunto Sales afirma que a fiscalização será reforçada. “Não é possível permitir que estabelecimentos que não estejam em dia com a documentação e causem impacto à vizinhança funcionem. Meia dúzia de pessoas fecha a razão e para tudo, com som alto, e atrapalham o sono de muitos trabalhadores. O mesmo vale para as igrejas evangélicas. A impressão é que alguns ‘pastores’ acham que Deus é surdo, gritam vários e vários decibeis, mas Ele não é”, concluiu.

Perfil
Paulo Roberto Madureira Sales, de 61 anos, tem 37 anos de atuação na Polícia Militar, seis deles como comandante do 17º Batalhão Metropolitano da PM (17º BPM/M), em Mogi das Cruzes. Há quatro anos, Sales está como secretário-adjunto de Segurança municipal e é o coordenador da Guarda. Ele destaca o novo trabalho operacional dado à Guarda. “É preciso haver uma referência na Guarda. As pessoas precisam saber que ela têm status de força de segurança e que podem contar com ela num momento de dificuldade”, disse o coronel à reportagem.

Fonte:O Diário de Mogi

R$ 150 mil:
Damasio conquista emenda para Hospital
Menos de uma semana após conseguir liberar uma emenda de R$ 150 mil para a Santa Casa de Mogi das Cruzes, o deputado estadual Marcos Damasio (PR) retornou ontem ao Palácio dos Bandeirantes para a assinatura de mais um convênio no valor de R$ 150 mil, desta vez, destinado ao Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Brás Cubas
Foto: Divulgação


Cusatis e Damasio participaram da cerimônia
Menos de uma semana após conseguir liberar uma emenda de R$ 150 mil para a Santa Casa de Mogi das Cruzes, o deputado estadual Marcos Damasio (PR) retornou ontem ao Palácio dos Bandeirantes para a assinatura de mais um convênio no valor de R$ 150 mil, desta vez, destinado ao Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Brás Cubas.
O secretário de Saúde de Mogi, Teo Cusatis, participou da cerimônia de assinatura do 22º lote de convênios ao lado do parlamentar. De acordo com o secretário municipal, o recurso será utilizado para custear 1.200 exames de ultrassonografia (600 de mama e 600 transvaginal); 10 mil exames laboratoriais; e 1.600 consultas com especialistas, entre cardiologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral e outros.
"Este recurso que o deputado Marcos Damasio conseguiu para nós é fundamental para fazermos aquilo que o nosso Sistema Integrado de Saúde (SIS) faz: tratar as demandas antes que elas fiquem muito grandes. E essa emenda, já aprovada, vai nos ajudar a fazer este grande mutirão de exames e consultas, tudo no Hospital de Brás Cubas", declarou Cusatis.
Ter duas emendas liberadas nos últimos dias de 2016 é motivo de grande satisfação para o republicano. "Tivemos o privilégio de liberar R$ 150 mil para que a Santa Casa adquira novos equipamentos e, agora, mais R$ 150 mil para o Hospital de Brás Cubas, um hospital importante e instalado em um distrito muito populoso. Como deputado e representante de Mogi e do Alto Tietê, fico muito feliz em encerrar este ano com a liberação de R$ 300 mil para a área da saúde", disse Damasio.

Fonte:Mogi News

Para 2017: Orçamento será de R$ 310 milhões

A Câmara de Ferraz de Vasconcelos aprovou em primeiro turno o projeto de lei nº182/2016 que estima a receita e fixa a despesa da cidade para o exercício do ano que vem
Foto: Divulgação


Vereadores aprovaram valor em primeira votação
A Câmara de Ferraz de Vasconcelos aprovou em primeiro turno o projeto de lei nº182/2016 que estima a receita e fixa a despesa da cidade para o exercício do ano que vem. A votação da matéria do Poder Executivo ocorreu na sessão ordinária ocorrida anteontem. Agora, o texto volta à pauta em segunda e última discussão amanhã, às 10 horas.
Em 2017, o projeto de lei prevê uma arrecadação de R$ 310,3 milhões. Dessa previsão, a maior fatia está reservada para a Secretaria Municipal da Educação, com R$ 118,6 milhões, seguida da pasta de Serviços Urbanos, com R$ 61,7 milhões. Em compensação, a menor estimativa de receita fica com a da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia com um pouco mais de R$ 911 mil.
Em contrapartida, para manter o custeio do Poder Legislativo, a administração da cidade planeja o repasse do chamado duodécimo da ordem de R$ 10,4 milhões contra R$ 10,2 milhões este ano. Por sua vez, para a reserva de contingência, isto é, recurso para ser aplicado em casos de emergência, o Executivo prevê uma verba de R$ 1 milhão. Esse valor representa, exatamente, a metade do calculado para 2016.

Fonte:Mogi News

Facilidade: Poupatempo Mogi terá sistema de coleta digital

Cidadãos não precisarão mais levar foto 3x4 para tirar Carteira de Identidade na unidade; serviço foi implantado ontem em Suzano
Foto: Divulgação


Assinatura, impressões digitais e a foto do documento passam a ser digitalizadas
O novo sistema para coleta biométrica, que elimina a necessidade de levar a foto 3x4 para fazer a Carteira de Identidade, no Poupatempo, deve ser implantado em Mogi das Cruzes no início de 2017. Desde ontem, o serviço é oferecido na unidade de Suzano. A assinatura, as impressões digitais, que agora não sujam mais os dedos de tinta, e a foto do documento passam a ser totalmente digitalizadas, sem qualquer custo adicional ao cidadão. 
A mudança está sendo implantada em todos os 72 postos Poupatempo no Estado de São Paulo para facilitar a vida de quem precisa tirar ou atualizar documentos. Atualmente, 63 unidades do programa oferecem essa facilidade. 
O Poupatempo é um programa do governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp - Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 520 milhões de atendimentos. Nas 72 unidades, instaladas em todas as regiões administrativas do Estado, são atendidos mais de 175 mil cidadãos por dia.
Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o 'melhor serviço público de São Paulo' pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 97% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a 'melhor indústria digital do Brasil', no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.
Serviço 
O Poupatempo Suzano fica Rua Sete de Setembro, 555 (dentro do Suzano Shopping), Jardim Iraí. Em Mogi, o endereço é avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 1.000 (dentro do Hipermercado D'avó), Centro Cívico. O horário de atendimento é o mesmo nas duas unidades, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. Mais informações no Disque Poupatempo: 0800-7723633, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, e aos sábados, das 6h30 às 15 horas, ou pelo site www.poupatempo.sp.gov.br.

Fonte:Mogi News

Sem folia: Queda orçamentária faz Mogi cancelar Carnaval de 2017

Justificativa para suspender o desfile é a dificuldade momentânea de repasse por parte da União e Estado
Foto: Ney Sarmento / PMMC

Ao contrário do habitual, avenida Cívica estará vazia durante o Carnaval sem os desfiles das escolas de samba
O tradicional desfile das escolas de samba de Mogi das Cruzes, que acontece anualmente na avenida Cívica, não será realizado em 2017. A suspensão do evento é motivada por questões econômicas, já que a previsão é de que a administração municipal tenha que trabalhar com um orçamento bastante apertado. O anúncio foi feito na tarde de ontem pelo secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, em coletiva de Imprensa.
"Depois de muito estudo e trabalho por parte da Comissão de Transição, a gente chegou a conclusão de que não há condição de realizar o Carnaval no ano que vem. Começar 2017 sabendo das dificuldades dos repasses tanto da União quando do Estado faz com que onere muito as atividades do município. Para que a gente mantenha uma administração de forma responsável sem prejudicar o atendimento da população naquilo que é mais essencial, nós decidimos inviabilizar a organização do Carnaval", disse.
Segundo Sartori, com essa decisão será possível garantir uma economia de aproximadamente R$ 1,2 milhão. "O objetivo do município era que tivéssemos o Carnaval, mas vimos que será um ano muito difícil. Sem dúvida trata-se de um evento importante, mas precisamos pensar na administração como um todo. O montante é o mesmo que se gasta para manter o funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionando por determinado período, bem como escolas funcionando, por exemplo,", justificou.
O chefe da pasta não descartou a possibilidade de que alguma outra ação carnavalesca seja promovida no município. "Inicialmente estamos tratando da avenida Cívica, pois o maior custo é com o desfile carnavalesco. No momento, não consigo dizer se teremos outras atividades relacionadas ao Carnaval. Pode ser que isso aconteça, mas inicialmente estávamos inviabilizando apenas o desfile".
Questionado sobre a atual situação financeira da Secretaria, o secretário informou que há algumas pendências tanto por parte da União quanto do Estado. Os valores, no entanto, não foram informados.
Agremiações terão prejuízo

De acordo com a diretoria das agremiações ouvidas pelo Grupo Mogi News, a notícia pegou todos de surpresa. A preocupação agora é como será possível recuperar o prejuízo. Isso porque, embora a o repasse destinado às escolas ainda não ter sido efetuado em função de uma série de critérios, as escolas de samba já estavam com mais de 60% dos preparativos para o desfile concluídos. 
De acordo com a presidente da agremiação Unidos do Sales, Amanda Aparecida de Souza, a escola já havia gasto quase R$10 mil. “Iriamos estrear no grupo especial e já tínhamos muita coisa pronta. Pagamos os funcionários, e agora não teremos esse dinheiro de volta. Um valor que foi tirado do nosso próprio bolso. Achei muita falta de respeito, pois deviam ter avisado antes”, reclamou. 
A mesma insatisfação foi demonstrada pelo diretor da Acadêmicos da Vila Industrial, Ronaldo Gomes, campeã do último Carnaval. “O nosso carnaval estava orçado em 115 mil e já tínhamos gasto mais de R$ 60 mil. E agora, quem irá repor esse nosso prejuízo? Essa foi uma desculpa que deram para acabar com o Carnaval. Nós cumprimos nossa parte, mas infelizmente a prefeitura não cumpriu com a dela. Dizer que está tirando o dinheiro da Cultura para não deixar faltar merenda para as crianças é uma tamanha falta de respeito com nosso trabalho”, criticou.

Fonte:Mogi News

diplomação: Zé Biruta corta 6 secretarias e deseja construir piscinões

Prefeito eleito disse ontem que pretende reduzir os gastos da prefeitura para poder realizar os investimentos
Foto: Juliana Oliveira


Prefeito e vereadores eleitos neste ano foram diplomados ontem durante evento na Câmara de Ferraz
Como estratégia para economizar e manter as contas públicas em dia, o prefeito eleito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, vai cortar seis secretarias. Além disso, ele ainda demonstrou desejo de construir dois piscinões na cidade, que sofre com enchentes e alagamentos.
A novidade foi anunciada ontem, durante a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos. Além do prefeito e vice-prefeito, os 17 vereadores também foram habilitados a assumirem o cargo a partir do mês que vem, dos quais 13 parlamentares serão novos no plenário.
Na ocasião, Zé Biruta ainda adiantou alguns investimentos que pretende executar durante a gestão 2017/2020 e falou das obras inacabadas, que a cidade herdou das administrações anteriores.
Embora o futuro prefeito não tenha dado detalhes sobre os possíveis reservatórios para conter as águas da chuva, ele deixou claro o interesse em eliminar os problemas ocorridos na cidade. "Ferraz precisa fazer dois piscinões. A medida em que a cidade vai crescendo, a enchente também cresce. Se faz asfalto em uma rua, por exemplo, a enxurrada aumenta, porque não tem mais para onde escoar a água. Esse é um projeto que precisa ser iniciado em janeiro. Não dá para esperar muito", disse, lembrando da necessidade de recursos para a viabilidade da obra.
O republicano ainda destacou a situação das contas públicas e alfinetou a atual administração: "A prefeitura, hoje, é como um cidadão honesto, mas que comprou a prestação nas Casas Bahia, não pagou, e o nome foi para o Serasa. Ele não tem mais crédito e assim está Ferraz de Vasconcelos", comparou. "A prefeitura está 'quebrada', devendo até o nome. Os funcionários estão recebendo o pagamento em três parcelas. Isso é o fim do mundo".
Com o objetivo de "enxugar a máquina" e conter os gastos, Zé Biruta já adotou estratégias e adiantou que, dia 1º de janeiro, vai anunciar apenas 12 secretários. "A prefeitura tem, hoje, 18 secretarias. Só terei 12. Vou reduzir em seis, porque a prefeitura não aguenta pagar. Não temos dinheiro para fazer a folha de pagamento", explicou, no entanto, sem adiantar os nomes dos futuros secretários e nem quais serão as pastas extintas. Alguns cargos comissionados também devem ser desligados.
Shopping
O prefeito eleito para o próximo exercício ainda falou sobre o interesse em construir uma área de lazer no Estádio Municipal Birutão, e descartou a construção de um shopping, devido aos possíveis riscos de enchentes na área, que está localizada na avenida Jânio Quadros. "Esse lugar tem que ser ocupado, até porque foi feito uma negociação e ninguém sabe de que jeito foi executado. Precisamos saber de que maneira foi licitado, qual é a empresa que ganhou, se foi legal ou ilegal. Nunca vi construir um shopping em cima de um rio, porque lá passa um rio, tem enchente, que é outro problema. Faz 12 anos que a prefeitura não limpa um metro de córrego e, quando chove, dá enchente. Ainda riram quando falei em colocar barcos infláveis, mas é a realidade".
Político critica 'elefantes brancos'
O prefeito eleito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, criticou as obras inacabadas que o município herdou das administrações anteriores
O prefeito eleito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, criticou as obras inacabadas que o município herdou das administrações anteriores. Uma delas são os 180 imóveis do Conjunto Habitacional Morar Bem, que foram construídos na gestão de Jorge Abissamra, na Vila São Paulo, e que devem ser demolidos para evitar riscos de desabamentos.
O republicano criticou a situação do espaço, que já foi invadido algumas vezes por marginais e noticiado pelo Grupo Mogi News. "A construção começa, o dinheiro acaba e a obra fica paralisada. Faz oito anos. O dinheiro veio, o dinheiro acabou e as casas estão lá. Têm que ser demolidas porque estão ruídas e ninguém fala nada", destacou.
Zé Biruta também lembrou do Centro de Convenções, que está abandonado. "Tem duas opções; uma é demolir o prédio e a outra é manter. Porém, a prefeitura não tem dinheiro para derrubar e nem para manter. Então vamos avaliar a situação e estudar o que pode ser feito naquela estrutura", explicou. "Só para construir aquele 'elefante branco' foram R$ 7 milhões que vão para o lixo, se tiver que derrubar. O correto seria não demolir. Mas preciso ver quanto custa e qual a garantia que vou ter".

Fonte:Mogi News