quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

diplomação: Zé Biruta corta 6 secretarias e deseja construir piscinões

Prefeito eleito disse ontem que pretende reduzir os gastos da prefeitura para poder realizar os investimentos
Foto: Juliana Oliveira


Prefeito e vereadores eleitos neste ano foram diplomados ontem durante evento na Câmara de Ferraz
Como estratégia para economizar e manter as contas públicas em dia, o prefeito eleito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, vai cortar seis secretarias. Além disso, ele ainda demonstrou desejo de construir dois piscinões na cidade, que sofre com enchentes e alagamentos.
A novidade foi anunciada ontem, durante a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos. Além do prefeito e vice-prefeito, os 17 vereadores também foram habilitados a assumirem o cargo a partir do mês que vem, dos quais 13 parlamentares serão novos no plenário.
Na ocasião, Zé Biruta ainda adiantou alguns investimentos que pretende executar durante a gestão 2017/2020 e falou das obras inacabadas, que a cidade herdou das administrações anteriores.
Embora o futuro prefeito não tenha dado detalhes sobre os possíveis reservatórios para conter as águas da chuva, ele deixou claro o interesse em eliminar os problemas ocorridos na cidade. "Ferraz precisa fazer dois piscinões. A medida em que a cidade vai crescendo, a enchente também cresce. Se faz asfalto em uma rua, por exemplo, a enxurrada aumenta, porque não tem mais para onde escoar a água. Esse é um projeto que precisa ser iniciado em janeiro. Não dá para esperar muito", disse, lembrando da necessidade de recursos para a viabilidade da obra.
O republicano ainda destacou a situação das contas públicas e alfinetou a atual administração: "A prefeitura, hoje, é como um cidadão honesto, mas que comprou a prestação nas Casas Bahia, não pagou, e o nome foi para o Serasa. Ele não tem mais crédito e assim está Ferraz de Vasconcelos", comparou. "A prefeitura está 'quebrada', devendo até o nome. Os funcionários estão recebendo o pagamento em três parcelas. Isso é o fim do mundo".
Com o objetivo de "enxugar a máquina" e conter os gastos, Zé Biruta já adotou estratégias e adiantou que, dia 1º de janeiro, vai anunciar apenas 12 secretários. "A prefeitura tem, hoje, 18 secretarias. Só terei 12. Vou reduzir em seis, porque a prefeitura não aguenta pagar. Não temos dinheiro para fazer a folha de pagamento", explicou, no entanto, sem adiantar os nomes dos futuros secretários e nem quais serão as pastas extintas. Alguns cargos comissionados também devem ser desligados.
Shopping
O prefeito eleito para o próximo exercício ainda falou sobre o interesse em construir uma área de lazer no Estádio Municipal Birutão, e descartou a construção de um shopping, devido aos possíveis riscos de enchentes na área, que está localizada na avenida Jânio Quadros. "Esse lugar tem que ser ocupado, até porque foi feito uma negociação e ninguém sabe de que jeito foi executado. Precisamos saber de que maneira foi licitado, qual é a empresa que ganhou, se foi legal ou ilegal. Nunca vi construir um shopping em cima de um rio, porque lá passa um rio, tem enchente, que é outro problema. Faz 12 anos que a prefeitura não limpa um metro de córrego e, quando chove, dá enchente. Ainda riram quando falei em colocar barcos infláveis, mas é a realidade".
Político critica 'elefantes brancos'
O prefeito eleito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, criticou as obras inacabadas que o município herdou das administrações anteriores
O prefeito eleito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, criticou as obras inacabadas que o município herdou das administrações anteriores. Uma delas são os 180 imóveis do Conjunto Habitacional Morar Bem, que foram construídos na gestão de Jorge Abissamra, na Vila São Paulo, e que devem ser demolidos para evitar riscos de desabamentos.
O republicano criticou a situação do espaço, que já foi invadido algumas vezes por marginais e noticiado pelo Grupo Mogi News. "A construção começa, o dinheiro acaba e a obra fica paralisada. Faz oito anos. O dinheiro veio, o dinheiro acabou e as casas estão lá. Têm que ser demolidas porque estão ruídas e ninguém fala nada", destacou.
Zé Biruta também lembrou do Centro de Convenções, que está abandonado. "Tem duas opções; uma é demolir o prédio e a outra é manter. Porém, a prefeitura não tem dinheiro para derrubar e nem para manter. Então vamos avaliar a situação e estudar o que pode ser feito naquela estrutura", explicou. "Só para construir aquele 'elefante branco' foram R$ 7 milhões que vão para o lixo, se tiver que derrubar. O correto seria não demolir. Mas preciso ver quanto custa e qual a garantia que vou ter".

Fonte:Mogi News